Gamificação nas empresas: 5 casos de sucesso para conhecer!

30 ago 2019

Com a chegada da tecnologia, muitos negócios precisaram reinventar a forma como lidam com seu público e com suas próprias equipes. Há cada vez mais oportunidades de engajar os dois grupos com sua marca, elevando seu faturamento e garantindo uma base mais sólida. A gamificação nas empresas é um bom exemplo disso.

Gamificação aplicada aos negócios

gamificação aplicada nos negócios

Para quem não sabe, “gamificar” significa utilizar elementos comuns aos jogos, como pontuações, missões e conquistas, para estimular o empenho de um indivíduo em uma tarefa. Para isso, pode ser utilizada uma plataforma gamificada que acompanha o desempenho de cada um, oferece feedback rápido e melhora sua análise dos resultados.

No caso das empresas, esse tipo de abordagem é ainda mais indicado, uma vez que pode melhorar a motivação dos colaboradores e sua produtividade no ambiente de trabalho.

Ainda não está convencido? Então, veja aqui 5 casos de sucesso da gamificação nas empresas e entenda como ela pode ser útil para você também:

Empresas que utilizam gamificação

Existem vários exemplos de gamificação desenvolvidos especialmente para o cotidiano empresarial:

1. Vivo

A qualidade do Call Center é a essência de qualquer operadora de telefone. Diante disso, a Vivo resolveu utilizar uma plataforma interativa baseada em storytelling para capacitar seus atendentes com mais eficiência. Cada um cria um avatar para interagir com outros colaboradores e 4 personagens fictícios que auxiliam no processo de desenvolvimento de competências.

São mais de 8 mil usuários, com 95% deles bem ativos, com duas campanhas realizadas por ano até hoje. Graças a esse recurso, foi possível elevar a qualidade do atendimento e melhorar o desempenho geral da empresa.

2. Netflix

Entender os jogos como “filmes interativos” não é uma ideia fora da realidade. Tanto que eles já fazem parte da gamificação nas empresas. Na Comic Con 2015, por exemplo, a Netflix usou uma plataforma que integra um acesso via smartphone com uma atividade realizada em uma grande tela.

Dessa forma, várias pessoas puderam jogar simultaneamente, sem necessidade de fios ou de uma grande rede. Ela continua utilizando essa ferramenta até hoje, com mais de 15 mil participantes nos 5 dias da Comic Con 2017.

3. Starbucks

gamificação também pode ser realizada de formas mais simples, como é o caso do Starbucks Rewards. Por meio de um aplicativo no celular, o cliente recebe uma pontuação de acordo com seu nível de fidelidade, ganhando algumas recompensas relacionadas. É uma forma bem prática e eficaz de manter os clientes interessados e mais satisfeitos.

4. Santander

O serviço de educação do Santander Universitário já é bem reconhecido em vários lugares, ainda mais agora que envolve a gamificação nas empresas. Com a ajuda de um aplicativo, estudantes participam de atividades gamificadas para disputar diversas bolsas em diversos cursos de empreendedorismo.

Em duas campanhas, com 3 meses de duração cada, foram lançadas 50 bolsas internacionais, dando ótimas oportunidades para novos profissionais. Nesse mesmo período, houve um salto de 12 mil novas contas abertas!

5. Madcode

Aprender a programar sempre foi uma tarefa difícil, mesmo nas linguagens mais simplificadas. Diante disso, a Madcode resolveu adotar uma plataforma gamificada para sua rede de escolas e cursos, ensinando seus alunos a programar desde o básico até o avançado por meio de diversos módulos mais digeríveis.

Com atividades lúdicas e o direcionamento por trilhas de aprendizagem, a qualidade do ensino cresceu consideravelmente. Hoje, são mais de 25 unidades, com total de mais de 15 mil alunos!

Agora que você conhece esses cases de sucesso, já deve estar mais interessado na gamificação nas empresas e em como ela pode contribuir para o seu negócio. Se quiser tirar mais alguma dúvida, deixe um comentário abaixo.

Banner-teste-gratis-artigo

Perguntas Frequentes:

O que significa "gamificar"?

Para quem não sabe, “gamificar” significa utilizar elementos comuns aos jogos, como pontuações, missões e conquistas, para estimular o empenho de um indivíduo em uma tarefa. Para isso, pode ser utilizada uma plataforma gamificada que acompanha o desempenho de cada um, oferece feedback rápido e melhora sua análise dos resultados.

Quais Empresas utilizam gamificação?

1. Vivo;
2. Netflix;
3. Starbucks;
4. Santander;
5. Madcode.

Engaje, incentive e inspire: Gamifique.

A Ludos Pro foi desenvolvida com os recursos que você precisa para oferecer treinamentos gamificados rápidos, eficientes e muito mais dinâmicos. Tudo em um único lugar!

  • Impulsione o engajamento da sua equipe
  • Potencialize a performance com foco em resultados
  • Revolucione o processo de aprendizagem e desenvolvimento

Nossas conquistas

  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo GESAwards
  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo boostlab
Pular para o conteúdo