Metodologia 70 20 10: A chave para aprimorar o desenvolvimento de habilidades

11 jan 2024

Dentre os existentes, o modelo de aprendizagem 70/20/10 se destaca por sua dinâmica diferente

O modelo 70/20/10 de aprendizagem é focado para o ambiente corporativo e busca alinhar a teoria com a prática. Mais especificamente, ele considera as vivências do cotidiano do profissional, o aprendizado informal e o formal tudo junto. É uma dinâmica que visa potencializar o ensino.

A velocidade com que as informações circulam atualmente exige que a forma de aprendizado seja diferente. Dentro desse cenário, diversos métodos se destacam, sendo um deles o modelo 70/20/10. Ele se divide em 4 etapas de aprendizado que são: empírica, referencial, relacional e formal. Seu principal foco é a aprendizagem no âmbito das organizações. 

Seu nome vem da ideia de que 70% do aprendizado se origina das rotinas laborais do dia a dia, 20% da relação com os outros (observação de pessoas e ideias que podem servir como fonte de conhecimento) e 10% por meio da educação formal (cursos, workshops e afins). Para ilustrar melhor o funcionamento do modelo 70 20 10, vamos nos aprofundar na discussão nos tópicos a seguir. 

Continue a leitura e aprenda mais sobre essa poderosa metodologia.

Na prática, o que significa modelo 70/20/10?

O modelo de aprendizagem 70/20/10 parte do princípio de que o processo de aprendizagem acontece da seguinte forma:

  • 70% das experiências próprias e vivências profissionais do dia a dia;
  • 20% do aprendizado informal e das interações realizadas com outros colaboradores;
  • 10% pelo aprendizado formal, como os treinamentos e desenvolvimentos promovidos pelo setor de RH.
5 Passos para Gamificar sua Empresa

Ele vê o colaborador como protagonista de seu desenvolvimento, e trabalha com elementos que permitam que ele venha ter uma participação ativa em todo processo de aprendizado. Dessa forma, adquirir um novo conhecimento não se torna chato e muito menos se limita às ferramentas comumente utilizadas no contexto tradicional.

O colaborador pode explorar as didáticas que ache mais adequadas para o contexto e para sua necessidade, nisso, a chance de assimilar o conteúdo aumenta, e consequentemente, os resultados da empresa também.

Quais são os benefícios do 70/20/10?

O modelo 70/20/10 de aprendizagem gera uma infinidade de vantagens para o ambiente de trabalho. Confira, agora, as principais.

Melhora o desenvolvimento e aprendizagem do time

O ideal para uma empresa é contar com colaboradores capacitados, que dispõem todas as soft e hard skills necessárias para desempenhar as atividades do negócio. Nessa jornada desafiadora — visto que o mercado muda muito rápido —, a metodologia 70/20/10 é uma grande aliada.

Por meio dela, o gestor identifica e tem acesso às melhores estratégias de treinamento e desenvolvimento para seu time. Pois, a dinâmica desse método combina três formas de aprendizagem, potencializando, assim, o entendimento dos colaboradores.

Fomenta os resultados da empresa

Potencializar os resultados de uma empresa é uma consequência de implementar o modelo 70/20/10. Isso acontece porque, uma vez que aplicada a estratégia de aprendizagem correta, os profissionais assimilam melhor o conteúdo e passam a trabalhar com mais qualidade e produtividade. Logo, os resultados apresentados são mais significativos.

Instiga a cultura de aprendizagem contínua

Cultura de aprendizagem contínua é o nome que se dá a prática de estar em constante atualização, o que é fundamental no mundo moderno, composto por incertezas, volatilidade, complexidade e ambiguidade. 

Para corresponder com essas características e estar no páreo, os profissionais precisam se atualizar. Como as novidades são constantes, a aprendizagem deve ser contínua. Só assim ele conseguirá acompanhar essas transformações.

A metodologia 70/20/10 contribui na implementação da aprendizagem contínua no ambiente corporativo, já que com ela a empresa é capaz de promover o desenvolvimento dos funcionários não somente nos programas de treinamento e capacitação, mas também em atividades do dia a dia.

Com ela também é possível favorecer a aprendizagem em grupo. Nesse contexto, todo colaborador pode assumir o papel de mediador e aprendiz.

Aumenta os níveis de satisfação dos clientes

Times capacitados são capazes de atender às necessidades dos clientes e do mercado, além de representar melhor a empresa que trabalha, compartilhando a cultura da marca, seus valores e objetivos. Isso impacta diretamente no relacionamento com o cliente, bem como na oferta do produto ou serviço.

Como resultado, a empresa consegue elevar o nível da sua entrega e o de satisfação dos clientes, que passam a adquirir um produto ou serviço que vem perfeitamente de encontro às suas necessidades. Isso se transforma em um diferencial competitivo que coloca a empresa no topo da pirâmide e aumenta expressivamente o faturamento, logo, o lucro.

Níveis de aprendizagem

Conforme mencionado, o modelo 70 20 10 se divide em 4 níveis de aprendizagem. São eles:

Aprendizagem Empírica

É a aprendizagem que acontece no ambiente de trabalho e tem como base o desenvolvimento de tarefas como participação em projetos junto aos demais departamentos da empresa, interação com fornecedores e clientes, entre outros.

Aprendizagem Referencial

Como o nome diz, ela se baseia em uma referência, a qual pode vir do feedback de um mentor ou coaching, sendo isso feito de maneira formal ou informal.

Aprendizagem Relacional

Envolve relações com líderes ou colegas dentro de situações específicas como troca de conhecimento, compartilhamento de experiência, participação em mídias sociais, enfim, tudo que esteja baseado em relacionamentos.

Aprendizagem Formal

Ocorre por meio de situações formais como treinamentos e demais atividades educativas, com o fim de trazer conhecimento de forma estruturada. Com a popularização dos cursos digitais, a internet também pode ser considerada um ambiente formal de aprendizado.

Vantagens para empresas e clientes

As vantagens do modelo 70 20 10 são muitas, tanto para empresas quanto para clientes, principalmente quando é utilizada uma plataforma de e-learning. Esse tipo de plataforma possibilita a inserção e replicação do método em todas as atividades educacionais da empresa. Dentre suas vantagens, podemos citar algumas, como:

  • maior interatividade;
  • maior capacidade de memorização;
  • aprendizagem contínua;
  • engajamento elevado;
  • facilidade de aplicar os conhecimentos;
  • melhoria da performance.

Agora que você já conhece o modelo 70/20/10, que tal botá-lo em prática o quanto antes? Depois de ter acesso a todas as vantagens que ele apresenta, eu duvido que você queria deixar isso para depois. Então vem acompanhar algumas dicas para implementar esse modelo de aprendizagem o quanto antes.

Como implementar o modelo 70/20/10?

Teorias dos estilos de aprendizagem

Implementar o Learning Model não é uma tarefa difícil, já que o modelo pode ser adaptado tanto para o contexto individual como coletivo. Pense hipoteticamente que sua empresa precisa treinar um colaborador com jornada de trabalho semanal de 40 horas, e você decide testar esse novo método:

  • 70% da jornada de trabalho do profissional, logo, 28 horas semanais serão destinadas ao trabalho prático. Estar em contato com as atividades que deseja aprender.
  • 20% da jornada, ora, 8 horas semanais, serão voltadas para o aprendizado com profissionais e colegas da área onde esse funcionário busca se desenvolver. Podem ser atividades como coaching, mentoria, fóruns de discussão, feedback, entre outros.
  • As últimas 4 horas semanais, correspondentes por 10% da jornada de trabalho, serão dedicadas para a teoria. O colaborador deverá participar de grupo de estudos, assistir palestras, frequentar treinamentos comuns, ler, etc.
maratona de conteudos

Para colocar essa metodologia em prática não há muitas regras, a não ser essas características citadas acima, pois elas combinam três maneiras de adquirir um novo conhecimento, potencializando, assim, a aquisição dos conteúdos que serão trabalhados.

É importante também dispor de métricas e ferramentas que avaliam o desempenho dos profissionais ao longo do tempo. Através delas, o gestor saberá se o formato tem surtido efeitos positivos, como esperava.

A Tecnologia Sistema de Gestão da Aprendizagem (LMS) é uma alternativa que permite que a empresa faça esse gerenciamento de forma simples.

O Modelo 70 20 10 e a gamificação

O uso da gamificação para o aprendizado nas organizações é cada vez maior. Por isso, é possível agregar essa modalidade ao modelo 70 20 10, ampliando, assim, o potencial de aprendizagem e compartilhamento de informações. 

O trunfo da gamificação nessa união é o seu grande poder de despertar o interesse dos participantes. Portanto, ela consegue trabalhar de forma conjunta com modelo 70 20 10 em todos os 4 níveis de aprendizado. 

Em treinamentos online, a gamificação é bastante funcional porque traz consigo os recursos digitais, aos quais as pessoas já estão acostumadas, devido ao uso constante de dispositivos móveis. 

Logo, ter uma tecnologia altamente eficiente para despertar o interesse e um modelo de aprendizagem funcional é poder contar com dois elementos capazes de mudar para melhor a forma com que a sua empresa trabalha a educação corporativa.
E o primeiro passo para realizar essa missão é entrar em contato com a Ludos Pro e ver como podemos ajudar a sua empresa a revolucionar a cultura de aprendizagem. Vamos transformar o seu projeto em realidade!

teste por 14 dias grátis

Perguntas Frequentes:

O que significa modelo 70/20/10?

O modelo 70/20/10 de aprendizagem é focado para o ambiente corporativo e busca alinhar a teoria com a prática. Mais especificamente, ele considera as vivências do cotidiano do profissional, o aprendizado informal e o formal tudo junto. É uma dinâmica que visa potencializar o ensino.

Engaje, incentive e inspire: Gamifique.

A Ludos Pro foi desenvolvida com os recursos que você precisa para oferecer treinamentos gamificados rápidos, eficientes e muito mais dinâmicos. Tudo em um único lugar!

  • Impulsione o engajamento da sua equipe
  • Potencialize a performance com foco em resultados
  • Revolucione o processo de aprendizagem e desenvolvimento

Nossas conquistas

  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo GESAwards
  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo boostlab
Pular para o conteúdo