Ambiente virtual de aprendizagem (AVA) O que é? Entenda!

22 ago 2023

O ambiente virtual de aprendizagem é uma sala de aula com recursos que possibilitam que os interessados aprendam novas habilidades e competências. Diferente da abordagem tradicional, este ambiente é construído on-line, ou seja, todas as atividades e interações acontecem no contexto digital.

Vivemos em um mundo em que o real e o virtual estão cada vez mais conectados. Nesta onda tecnológica surgem inovações a todo momento, e na área da educação não é diferente. 

Um exemplo disso é o ambiente virtual de aprendizagem. AVA é a sigla para Ambiente Virtual de Aprendizagem, essa ferramenta de educação a distância está se tornando cada vez mais comum dentro do mercado corporativo por entregar mais do que apenas conhecimento para os funcionários.

A ferramenta proporciona uma experiência de ensino mais dinâmica e eficiente no ambiente on-line. Pode ser usado para a educação a distância, como um complemento de aulas presenciais, em empresas que realizam conferências, seminários e treinamentos ou para qualquer outra atividade que tenha como objetivo transmitir um conteúdo.

O que é um Ambiente Virtual de Aprendizagem? 

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é uma plataforma ou espaço totalmente on-line, que foi projetada para facilitar e suportar a aprendizagem e ensino no âmbito digital de forma interativa, didática e colaborativa.

Diferentemente da abordagem tradicional, ele é um ambiente utilizado como um meio de oferecer cursos, treinamentos e materiais educacionais de modo virtual. A partir dele, os estudantes conseguem acessar o conteúdo, participar de atividades, interagir com colegas e professores, realizar avaliações e dar feedbacks. 

Tudo isso acompanhando o próprio progresso acadêmico que pode ser mensurado conforme a realização de tarefas e acompanhamento das aulas.

Ambiente Virtual de Aprendizagem no contexto corporativo

Tudo ao nosso redor está alcançando o avanço tecnológico, e com a educação, não poderia ser diferente, a atualização e inovação chegaram para a aprendizagem. Muitos lugares dentro do mercado corporativo já utilizam plataformas on-line, por exemplo, para gerar um ambiente de estudo de acordo com a necessidade da empresa.

Esses ambientes são criados para oferecer uma experiência de aprendizagem mais flexível, acessível e adaptada às necessidades individuais dos alunos. Geralmente, o AVA é acessado através da internet, o que permite que os estudantes participem das atividades educacionais de qualquer lugar, desde que tenham uma conexão com a rede.

Funcionalidades do AVA

Dentre as principais funcionalidades de um Ambiente Virtual de Aprendizagem, é possível destacar:

  • Distribuição de conteúdo: o ambiente AVA permite o compartilhamento de materiais educacionais, como textos, vídeos, áudios, slides e outros recursos didáticos.
  • Comunicação e interação: ele  oferece ferramentas para troca de mensagens, fóruns de discussão, salas de chat ou videoconferências para facilitar a comunicação entre estudantes e professores.
  • Acompanhamento do progresso: o Ambiente Virtual de Aprendizagem possibilita que os alunos acompanhem seu desempenho acadêmico, como notas, participação em atividades e resultados de avaliações.
  • Avaliações e feedback: o AVA facilita a realização de atividades avaliativas, como testes e questionários, e oferece feedback sobre o desempenho dos alunos.
  • Personalização: Em alguns casos, essa ferramenta pode adaptar o conteúdo e as atividades de acordo com as necessidades individuais de cada aluno.

Diversas instituições de ensino, desde escolas e universidades até empresas que oferecem treinamentos corporativos, utilizam ambientes virtuais de aprendizagem para enriquecer a experiência educacional e proporcionar uma aprendizagem mais dinâmica e envolvente. Além disso, esses ambientes também são úteis para promover a educação a distância e facilitar o acesso à educação para pessoas que não podem frequentar aulas presenciais.

Como surgiu o AVA?

Ao longo do tempo, surgiu um grande interesse por proporcionar um ensino mais dinâmico e interativo. Com o avanço da tecnologia, foi possível criar novos métodos de educação a distância, como softwares que favorecem a aprendizagem de maneira virtual em um ambiente coletivo, no caso, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

O conceito do ambiente virtual de aprendizagem (AVA), é mais antigo do que se pode parecer, mas seu crescimento é devido a evolução da tecnologia da informação e a comunicação global aplicada à educação.

O Ambiente virtual de aprendizagem é resultado de uma convergência entre a evolução da tecnologia da informação e a busca por soluções educacionais mais acessíveis e flexíveis.

O crescimento tecnológico ocorreu com uma certa urgência e rapidez, e, com isso, as eras e épocas tiveram que acompanhar essa crescente como o avanço na criação e atualização de softwares, lançamento de sites, propostas midiáticas etc. 

E assim, deu início ao que se pode chamar de exploração da utilização da internet, um pensamento revolucionário e diferente do tradicional, que uniu o alcance de dados com o alcance de conhecimento, ofertando cursos e treinamentos específicos em qualquer lugar do mundo.

Isso é o que difere de pesquisar qualquer assunto ou informação em sites de busca para sanar alguma dúvida, com um ambiente propício para aprender.

Busca na internet vs AVA

O Ambiente Virtual de Aprendizagem te dá acesso à uma plataforma on-line de conhecimento específico, a informações completas, organizadas em formato de curso/treinamento, e baseadas em fundamentos, que lhe trará:

  • certificação;
  • enriquecimento profissional (currículo); 
  • destaque no mercado de trabalho;
  • acesso a profissionais de qualidade; 
  • informações verdadeiras; e 
  • contato com outros alunos.

Na internet até é possível encontrar informações, mas pouco se sabe da procedência daquele conteúdo, sem contar que o material está espalhado em diferentes sites e plataformas.

Blackboard foi pioneira no ramo

Uma das primeiras plataformas, pioneira nessa área, foi a Blackboard (1997). Ela nada mais era que um ambiente virtual que proporciona aos seus alunos acesso aos materiais educacionais, interação entre alunos e professores e a realização de atividades com avaliação e resposta rápida.

Tudo isso on-line, de qualquer lugar do mundo, e em qualquer momento do dia, exigindo apenas um aparelho de telefone ou computador com acesso a internet.

Essas primeiras tentativas abriram as portas para uma nova era na educação. O AVA proporcionou maior flexibilidade aos estudantes, permitindo que estudassem no seu próprio ritmo e de acordo com suas necessidades individuais.

Quais as vantagens do Ambiente Virtual de Aprendizagem?

O AVA possui diversos recursos que permitem o ensino on-line. O usuário que utiliza o ambiente virtual de aprendizagem pode: assistir a conteúdos, realizar atividades que foram programadas, acessar os materiais disponibilizados e acompanhar seu progresso por meio do relatório de atividades. 

A plataforma permite que sejam exibidos conteúdos em diversos formatos, desde os mais comuns, como vídeos, textos, links e slides, até os mais modernos, como mini games. Também podem utilizar chats durante um webinar ou videoaula, por exemplo, de modo que as questões podem ser respondidas na mesma hora, além de fóruns para discutir em grupo temas de maior reflexão.

Um dos grandes benefícios do ambiente virtual de aprendizagem é a possibilidade de utilizar um conteúdo digital para impactar funcionários em todos os locais. Além de ser mais barato, ele permite a utilização de jogos para ensinar, treinar e compartilhar conteúdos, aumentando a participação e a produtividade dos colaboradores no ambiente virtual e em suas atribuições do dia a dia. 

Outra função importante do AVA é o controle da evolução dos usuários. Por meio de atividades e do envolvimento dos participantes, é possível acompanhar o desenvolvimento deles, entender suas dificuldades e ajudá-los no processo de aprendizagem

Ensino a distância

Por se tratar de uma ferramenta educacional on-line, o ambiente virtual de aprendizagem é muito usado no EAD (ensino a distância). Ele também é um excelente recurso em atividades presenciais e uma opção estimulante para usuários que estão o tempo todo inseridos em contextos virtuais. 

Ambiente empresarial

Os diferenciais do AVA também são vantajosos para as empresas que desejam manter seus funcionários engajados e estimulados. É possível realizar treinamentos, conferências e seminários em um ambiente moderno com técnicas que auxiliam o desenvolvimento do colaborador. 

É uma maneira de tornar o processo de comunicação mais dinâmico e com menos custos comparados ao de um treinamento presencial, por exemplo.

A empresa pode propor atividades que sejam realizadas dentro do AVA, buscando incentivar determinados comportamentos em seus colaboradores que os deixem alinhados com o propósito da corporação.

O bom funcionamento é fundamental

Além de preparar um conteúdo de qualidade e que desperte o interesse do usuário, a empresa precisa estar atenta ao bom funcionamento da plataforma utilizada.

Se o ambiente virtual de aprendizagem for mal planejado ou mal estruturado, pode haver falhas na comunicação e gerar dúvidas na aprendizagem. A boa usabilidade do software é essencial para proporcionar uma experiência educacional significativa.   

Exemplos práticos de ambientes virtuais de aprendizagem

O ambiente virtual de aprendizagem pode ser trabalhado em diferentes modelos de ensino voltados para a educação a distância. Veja quais são elas.

Plataformas gamificadas

Gamificação (ou gamification, em inglês) é o termo adotado para se referir a utilização de estratégias e mecânicas dos jogos em situações do dia a dia que normalmente não usam essa dinâmica. Essa técnica tem sido muito utilizada no ambiente corporativo, especialmente pelo RH para desenvolver programas de treinamento e desenvolvimento de pessoas.

Nesse contexto, a plataforma gamificada é um ambiente de aprendizagem voltado para treinamentos e abordagens corporativas que adotam as características dos jogos. É uma ferramenta de apoio que busca tornar o processo de aquisição de conhecimento e outras atividades corporativas mais dinâmico e lúdico.

O ambiente virtual possui espaço próprio para cada colaborador, e é acessado com login e senha. Os gestores também têm acesso à plataforma, para analisar métricas e outras informações pertinentes sobre a evolução dos profissionais.

Sites de cursos on-lines

O advento da internet e de tecnologias que possibilitam o acesso da rede transformou a maneira com que conteúdos são consumidos. Os sites de cursos livres são reflexos do que o ambiente virtual de aprendizagem é capaz de fazer.

Websites como Udemy, Eduzz e Hotmart são alguns exemplos que adotam essa tecnologia para promover educação. Eles são conhecidos por hospedar conteúdos de diferentes usuários que desenvolvem cursos on-line.

Para ter acesso, o usuário precisa criar um login e senha, escolher o curso de interesse, efetuar o pagamento pelo próprio sistema do site e então estudar. As aulas são gravadas e estão salvas na plataforma para o aluno acessar a qualquer hora e em qualquer lugar. Já os materiais são anexados na própria plataforma e disponibilizados para download.

Bibliotecas virtuais

No ambiente virtual de aprendizagem é possível trabalhar com uma biblioteca de materiais do curso, ou de qualquer outro dado compartilhado nas aulas e que precisa ser dividido com o aluno, como atividades e ferramentas.

Através da biblioteca, o estudante consegue fazer download do material e de outros conteúdos extras adicionados pelo professor a fim de reforçar os estudos. Todo conteúdo inserido na biblioteca virtual não possui limite de empréstimo, multa de atraso ou mesmo prazo de devolutiva, como acontece nas bibliotecas físicas.

Há bibliotecas virtuais que vão além da proposta original. Dependendo da plataforma utilizada, ela também funciona como plataforma de leitura digital. Essa modalidade permite aos educadores e instituições de ensino enviar lista de material para os tutores responsáveis, preparar tarefas e atividades avaliativas, criar programas de leituras e outras práticas.

Algumas, ainda, desenvolvem relatórios de leitura, o que possibilita ao docente acompanhar o desempenho de seus alunos: livros lidos, tempo de leitura, títulos já lidos, etc.

Google Classroom

O Google for Education é uma solução desenvolvida pelo Google para instituições de ensino gerenciarem a educação dos discentes com o auxílio de ferramentas digitais. Nele existe o Google Classroom, um ambiente virtual de aprendizagem destinado ao professor.

No Google Classroom, o docente consegue criar turmas, realizar aulas on-line, tirar dúvidas, aplicar atividades avaliativas virtuais, compartilhar materiais, dar notas e feedback de trabalhos, entre outras ações.

AVA e a tendência de personalização

Com o passar dos anos, os AVAs foram aprimorados e enriquecidos com recursos tecnológicos inovadores. A gamificação, por exemplo, introduziu elementos de jogos para aumentar o engajamento dos alunos e tornar a aprendizagem mais divertida.

Além disso, a criação de ambientes virtuais personalizados se tornou mais comum, permitindo a adaptação das experiências de aprendizagem às preferências de cada estudante.

Os AVAs também promoveram a colaboração, permitindo que alunos e professores interajam por meio de fóruns de discussão, videoconferências e outras ferramentas de comunicação.

Essa evolução, ao longo do tempo, otimizou em diversos aspectos para uma aprendizagem mais rica e interativa, promovendo em qualquer parte do mundo conhecimento atualizado, diversificado, abrindo possibilidades maiores para todos que obtiverem acesso.

Isso é o que chamamos de acessibilidade global, outra conquista do AVA, eliminando barreiras geográficas e permitindo que alunos de diferentes partes do mundo participem de cursos e treinamentos oferecidos por instituições renomadas.

O AVA revolucionou a educação on-line, promovendo engajamento e aprendizagem interativa. Flexível, colaborativo e acessível globalmente, transformando a educação tornando-a muito mais inclusiva, dinâmica e conectada entre pessoas e tecnologia. 

Diferentes maneiras de utilizar o AVA

Apesar de ser muito prático e inovador, o AVA possui alguns desafios. O principal é o comportamento natural do ser humano de procrastinar. Quando falamos de aulas e atividades no ambiente on-line, sabemos que será exigida autodisciplina do usuário.

Por isso, vale a pena aplicar alguns truques que podem incentivar a participação. Uma maneira interessante de ensinar é pelo método da gamificação. Significa utilizar as técnicas de jogos para proporcionar uma experiência diferente e divertida no aprendizado. 

O usuário participa de um verdadeiro jogo especialmente criado para a empresa em que trabalha. Conforme completa as missões, ele encontra recompensas e novos desafios. 

A gamificação no Ambiente Virtual de Aprendizagem

O método da gamificação colocado em prática no ambiente virtual de aprendizagem funciona porque aumenta a satisfação e o desempenho do participante ao realizar atividades que lhe causam motivação. 

Ao viver uma nova experiência de aprendizagem e ao atingir um objetivo, o usuário adquire um sentimento de conquista, que acaba estimulando ainda mais sua participação em todo o processo estabelecido. 

Como resultado, o colaborador obtém o reconhecimento e o estímulo adquirido nos jogos para o seu dia a dia na empresa, melhorando seu desempenho e gerando mais lucro para a organização. É assim que a empresa ganha funcionários mais motivados e engajados. 

Quais as vantagens da gamificação no AVA?

Cada plataforma de aprendizagem possui suas vantagens específicas, mas algumas são inerentes a todas as opções de ambiente virtual de aprendizagem, como a possibilidade de transformar a forma que é feito o feedback. A possibilidade de acompanhar a jornada do aluno e criar uma comunidade.

Veja, a seguir, detalhes de todos esses elementos e entenda porquê eles são considerados benefícios importantes.

Feedback inovador

Durante o período de aprendizagem, acompanhar o próprio desempenho é fundamental. Mas não é preciso ficar amarrado ao método comum de apresentar os resultados de uma avaliação. 

Ao trabalhar com as técnicas de gamificação, é possível dar feedbacks mais dinâmicos e divertidos, por meio de pontos ou desbloqueando fases e itens, por exemplo. Sabe por que o Candy Crush é um dos jogos mais jogados no país há anos? A resposta é simples: ele busca valorizar o jogador o tempo inteiro. Cada vez que o jogador passa a fase, feedbacks da atividade aparecem na tela e alguns bônus para ajudá-lo no jogo.

Usando a frase do Mario Sergio Cortella: Elogie em público e corrija em particular. Elogios e reconhecimento têm muito poder nas pessoas, principalmente quando partem do seu chefe ou líder.  Ao perceber que está em um jogo, o usuário tem um estímulo a mais para realizar as atividades. 

Conforme participa e recebe feedbacks, ele descobre quais são seus acertos, suas dificuldades e tem o desejo de buscar novos desafios. Para motivar ainda mais os funcionários, é interessante encontrar formas de recompensá-los pela participação no desenvolvimento.  

Para reconhecer o esforço do funcionário, a empresa pode criar um ranking, condecorar o participante com medalhas, realizar a contagem de pontos no ambiente on-line ou até mesmo disponibilizar moedas virtuais que, ao serem acumuladas, podem ser trocadas por prêmios reais.  Mostrar reconhecimento pelo trabalho bem feito é ótimo para engajar os colaboradores. 

Acompanhamento da jornada dentro do Ambiente Virtual de Aprendizagem

Quanto maior a empresa, mais complicado é acompanhar cada funcionário e identificar suas dificuldades. 

Através dos resultados das atividades realizadas dentro do AVA, os gestores ou mesmo o RH da empresa, podem identificar o que vem atrapalhando seus funcionários em determinadas funções e até criar conteúdos que atendam às necessidades identificadas. 

Dessa maneira, fica muito mais simples melhorar o que precisa e aumentar a produtividade do colaborador. 

Aprendizagem Flexível

O dia a dia dos funcionários varia de um para o outro. Pode ser que um funcionário termine sua jornada dentro do AVA em uma semana, enquanto outro leve um mês para cumprir o mesmo roteiro de ensino.  Essa é uma vantagem que apenas o ambiente de aprendizagem virtual nas empresas consegue oferecer: tempo de aprendizagem.  

A empresa pode fornecer o treinamento presencial, mas dificilmente acompanha o desempenho dos funcionários que participaram dele por muito tempo. Logo, promover conteúdos virtuais que possam reforçar o que foi dito e tirar as possíveis dúvidas é uma ajuda para tornar mais eficiente o treinamento. 

Muito além da sala de treinamento

O AVA não possui limitações físicas, as aulas podem ser assistidas na plataforma gamificada em qualquer região do mundo através da internet. Isso possibilita que todos os funcionários, independentemente do local em que estão, possam ter o mesmo conhecimento.

A economia é clara: a empresa pode capacitar seus funcionários sem precisar de gastos com locais físicos, treinamentos presenciais e deslocamentos de pessoal. Além de oferecer interação com os colaboradores, o ambiente de aprendizagem virtual é uma maneira econômica e inovadora de capacitar os funcionários. 

Criação de comunidade

Diferente de boa parte das ferramentas de educação a distância, o ambiente virtual de aprendizagem busca simular uma sala de aula e a interação entre os alunos não pode faltar.  

Sabemos que o cotidiano de uma empresa é corrido e nem sempre os funcionários conseguem interagir entre si (principalmente quando são de setores diferentes) por isso, essa é uma forma inovadora de promover a interação e o conhecimento ao mesmo tempo. 

A tecnologia no mundo atual

Segundo a 31ª Pesquisa Anual do FGVcia, existem mais de 424 milhões de dispositivos no Brasil. Só de smartphones são 234 milhões e 190 milhões correspondem aos computadores. 

Esses dispositivos hoje assumem diferentes funções, substituindo inclusive a sala de aula, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem. Com eles e outras ferramentas, encontrar novas maneiras de ensinar e aumentar a produtividade da equipe é mais fácil do que parece. 

Existe uma série de recursos tecnológicos que estimulam a participação e a obtenção de conhecimento. Vale a pena explorar essas ferramentas e descobrir novos caminhos para a educação.  

AVA e Trilha de Aprendizagem: existe alguma relação?

Para entender se o Ambiente Virtual de Aprendizagem tem alguma relação com a Trilha de Aprendizagem, primeiro é necessário lembrar o conceito dos dois termos.

O que é AVA mesmo?

Você acaba de ler aqui sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que é uma plataforma online onde ocorre todo o processo de ensino e aprendizagem no formato de Ensino a Distância (EAD).

No AVA, é possível adicionar recursos como materiais de ensino, vídeos, fóruns de discussão, avaliações e testes, além de atividades interativas, a fim de facilitar o processo de ensino-aprendizagem das pessoas envolvidas.

Devido à sua estrutura facilitadora, o AVA é uma ferramenta bastante utilizada em contextos de educação a distância, mas também pode ser utilizado para complementar o ensino presencial.

Sobre a Trilha de Aprendizagem

A Trilha de Aprendizagem é um roteiro, também compreendido como um plano, que contém diferentes atividades educacionais desenvolvidas com o objetivo de ensinar ou aperfeiçoar uma habilidade ou competência específica.

A ideia da trilha é organizar materiais de estudo, atividades e avaliações em uma sequência lógica com a intenção de guiar os estudantes no processo de aprendizagem, para que ocorra de forma estruturada e coerente.

Em outras palavras, a Trilha de Aprendizagem indica aos alunos todo o caminho necessário para adquirir determinado conhecimento, habilidade ou competência, e todo o processo ocorre de maneira gradual e eficaz.

Existe relação entre AVA e Trilha de Aprendizagem?

Respondendo à pergunta, sim, existe relação entre um Ambiente Virtual de Aprendizagem e uma trilha de aprendizagem. O AVA é a plataforma tecnológica na qual a trilha de aprendizagem é inserida e realizada.

Em outras palavras, o AVA é a plataforma onde os materiais, atividades e outros conteúdos da trilha de aprendizagem são inseridos. A principal característica da trilha é organizar esses materiais de modo sequencial, a fim de guiar o aluno a adquirir ou aperfeiçoar determinado conhecimento.

Pense no cenário hipotético em que sua empresa deseja desenvolver um curso online para ensinar os colaboradores da área de Marketing sobre a ferramenta RD Station. Na equipe participante há profissionais com diferentes níveis de conhecimento, alguns nunca utilizaram este recurso e outros já têm um certo domínio.

O ideal nesse cenário é começar do básico e ir até o avançado; portanto, implementar uma trilha de aprendizagem torna-se uma excelente alternativa para atingir o objetivo almejado: treinar a equipe de marketing para dominar a ferramenta RD.

Ao fazer o levantamento dos melhores materiais, os responsáveis pela criação do treinamento encontraram diferentes recursos: vídeos, artigos e atividades. Além disso, acharam interessante implementar um ambiente de interação onde alunos e especialistas possam compartilhar dúvidas e insights.

Unir o AVA e a trilha de aprendizagem permite à empresa abarcar todas essas possibilidades. Logo, a relação entre esses dois conceitos é que o AVA é uma ferramenta tecnológica que torna possível a utilização da estratégia da trilha, facilitando todo o processo de aprendizagem.

Algumas das possibilidades quando somadas as ferramentas AVA e Trilha de Aprendizagem são:

  • Acesso aos Materiais: O Ambiente Virtual de Aprendizagem é uma plataforma onde podem ser inseridos os materiais de estudo de forma personalizada; a sequência em que os conteúdos são inseridos pode ser feita no formato de trilha.
  • Atividades Interativas: Qualquer atividade, como projetos, exercícios, jogos, ações gamificadas, cursos, fóruns de discussão e quizzes, podem ser feitos dentro do AVA.
  • Progresso dos Alunos: Na maioria das vezes, o AVA oferece recursos para acompanhar o progresso dos alunos ao longo da trilha de aprendizagem; isso pode ser feito de diferentes formas, como a pontuação, conclusão de atividades e participação no fórum de discussão.
  • Comunicação: Os participantes conseguem se comunicar com professores e colegas por meio das múltiplas ferramentas de comunicação disponíveis no AVA; isso facilita a interação, a contribuição, bem como o esclarecimento de dúvidas relacionadas ao conteúdo e à trilha de aprendizagem.
  • Testes e Avaliações: O Ambiente Virtual de Aprendizagem também dispõe de diferentes recursos e funcionalidades para conduzir avaliações; recursos estes que facilitam a implementação da trilha de aprendizagem. É possível citar aqui os testes e quizzes.

Em última análise, o AVA é um recurso que hospeda e viabiliza a implementação da trilha de aprendizagem. Ele possui ferramentas e um ambiente facilitador para que esse processo aconteça, permitindo aos alunos seguir o plano de estudos que irá ajudá-los a alcançar os objetivos educacionais definidos pela empresa.

Critérios para escolher um AVA

Existem diferentes critérios a avaliar antes de decidir qual Ambiente Virtual de Aprendizagem escolher para a sua empresa, mas esta decisão deve ser pautada nas necessidades específicas dos instrutores e dos estudantes, assim como nos objetivos que precisam ser atingidos.

A seguir, você confere algumas questões que deve observar.

Interface Intuitiva: O AVA deve ser de fácil navegabilidade para os envolvidos: instrutores e colaboradores. É importante também que a sua interface seja intuitiva.

Recursos Multimídia: Esta ferramenta deve comportar diferentes formatos de conteúdo, como PDFs, vídeos, áudios, apresentações interativas, entre outros.

Interação: O ambiente de aprendizagem também deve conter recursos de comunicação, como salas de bate-papo e fóruns de discussão.

Formas de Avaliar o Progresso: É preciso saber se está alcançando o objetivo final; para isso, as ferramentas de avaliação são essenciais.

Acesso Móvel: A grande maioria das pessoas hoje em dia utiliza o celular como principal ferramenta para fazer tudo, inclusive adquirir um novo conhecimento. Portanto, é crucial que o AVA escolhido seja adaptável para smartphones e tablets.

Suporte Técnico: Por se tratar de tecnologia, ela não está livre de problemas. Contar com um suporte técnico eficiente é fundamental para esses momentos.

Integração com Outras Ferramentas: Veja se o AVA pode se integrar em ferramentas como sistema de gerenciamento de aprendizado (LMS) e sistemas de informações acadêmicas. Tal possibilidade vai agregar muito à instituição.

Relatórios e Análises: Outra característica imprescindível quando se trata de AVA é a capacidade de gerar relatórios e análises sobre o desempenho dos alunos e a eficácia dos cursos. Por meio destes recursos, a empresa conseguirá fazer os ajustes necessários para que o objetivo final seja alcançado com sucesso.

Se você busca por uma plataforma gamificada que te ofereça o ambiente virtual de aprendizagem para empresas, não deixe de conferir o Ludos Pro e acompanhar os nossos conteúdos.

Quais as vantagens do Ambiente Virtual de Aprendizagem?

Um dos grandes benefícios do ambiente virtual de aprendizagem é a possibilidade de utilizar um conteúdo digital para impactar funcionários em todos os locais. Além de ser mais barato, ele permite a utilização de jogos para ensinar, treinar e compartilhar conteúdos, aumentando a participação e a produtividade dos colaboradores no ambiente virtual e em suas atribuições do dia a dia. 

Quais as vantagens da gamificação no AVA?

Cada plataforma de aprendizagem possui suas vantagens específicas, mas algumas são inerentes a todas as opções de ambiente virtual de aprendizagem, como a possibilidade de transformar a forma que é feito o feedback. A possibilidade de acompanhar a jornada do aluno e criar uma comunidade. 

Engaje, incentive e inspire: Gamifique.

A Ludos Pro foi desenvolvida com os recursos que você precisa para oferecer treinamentos gamificados rápidos, eficientes e muito mais dinâmicos. Tudo em um único lugar!

  • Impulsione o engajamento da sua equipe
  • Potencialize a performance com foco em resultados
  • Revolucione o processo de aprendizagem e desenvolvimento

Nossas conquistas

  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo GESAwards
  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo boostlab
Pular para o conteúdo