Existem diversas tendências que podem transformar os resultados de uma empresa, mas que infelizmente ainda não são aproveitadas da melhor forma pelo mercado. A adoção da gamificação no mundo corporativo está crescendo, porém essa estratégia tem muito a oferecer às organizações, especialmente no Brasil.
O que você vai ver neste artigo:
O que é Gamificação?
Essa metodologia usa elementos, design e lógica comuns aos jogos em contextos que não tem como objetivo apenas o entretenimento. Recursos como storytelling, missões e recompensas (simbólicas ou reais) são aplicados em uma dinâmica para motivar os participantes a realizarem determinadas ações ou mudarem certos comportamentos, tudo com a finalidade de trazer resultados positivos a sua vida.
A gamificação considera estudos de áreas como neurociência, psicologia, aprendizado e antropologia, desenvolvendo uma dinâmica que usa a motivação que naturalmente é despertada pelos jogos, porém com o objetivo de gerar impactos concretos positivos aos participantes que não são apenas diversão e socialização.
As bases da gamificação já são adotadas há décadas no mundo, porém somente após os anos 2000 ela começou a ser aplicada como a conhecemos atualmente e, no pós-2010, a se fortalecer no mercado. A metodologia vem trazendo resultados impressionantes à áreas como saúde, política, educação e negócios, mostrando sua eficiência e flexibilidade.
No mundo corporativo a gamificação pode ser adotada em diversos processos e atividades, desde no RH ao contato com os clientes, melhorando a produtividade, motivação e engajamento do público-alvo. Não é à toa que esta estratégia é uma tendência mundial nos negócios.
As Oportunidades da Gamificação no Mundo Corporativo
A gamificação é uma estratégia democrática e moderna, ainda mais em sua versão eletrônica — que ainda traz ainda mais vantagens, como a coleta e organização dos dados dos participantes, informações que, se bem usadas, contribuem para a formulação de estratégias mais eficientes.
De toda forma, o uso de elementos de jogos pode trazer resultados positivos em várias operações de uma empresa. E atualmente existem uma série de oportunidades para a adoção da gamificação no mundo corporativo.
Lançamento de produtos e serviços
Desenvolver uma dinâmica gamificada para realizar o lançamento de produtos e serviços é uma ótima maneira de oferecer uma experiência diferenciada ao público-alvo. Os jogos naturalmente despertam a atenção das pessoas — e essa característica pode fazer a diferença na estratégia de marketing.
Em vez de apostar apenas nas propagandas tradicionais ou em campanhas digitais comuns, investir nessa metodologia inovadora pode atrair seus futuros clientes e propiciar um contato mais engajador com suas ofertas.
Fidelização de clientes
Além de usar a gamificação para engajar novos clientes, essa estratégia pode ajudar a fortalecer o relacionamento com quem já conhece e compra de sua marca. É possível oferecer uma plataforma que eduque o público a aproveitar melhor todas as funcionalidades do produto ou possibilidades do serviço adquirido, impactá-lo com a cultura e valores da organização, entre outras ideias para fidelizar sua base.
Comunicação interna
A gamificação também pode ser adotada para fortalecer o relacionamento com o público interno da empresa, engajando colaboradores, parceiros, fornecedores e outros grupos envolvidos. O uso de plataformas irá tornar essa comunicação mais envolvente, rápida e prática, facilitando a aplicação dessa estratégia.
Recrutamento e seleção
Uma das áreas que mais pode se beneficiar das plataformas gamificadas é o recrutamento e seleção. São várias as consequências de se otimizar esse processo ao adotar a estratégia:
- atrair profissionais com uma metodologia inovadora e engajadora;
- permitir que os candidatos estejam mais confortáveis para revelar suas verdadeiras competências e posturas ao usar elementos lúdicos;
- coletar e organizar de forma prática e rápida os dados e resultados dos candidatos, agilizando esta operação;
- automatizar a peneira dos profissionais para mostrar quais são os mais alinhados ao cargo ofertado.
Assim o RH conseguirá atrair e selecionar os melhores candidatos, considerando não apenas seu currículo e experiência profissional, como também seu perfil comportamental — o que faz a diferença no dia a dia das equipes.
Programa de integração
Após a contratação do novo colaborador, é importante realizar um treinamento de integração para ajudá-lo a ter um período de adaptação mais amigável e produtivo, ensinando-o sobre a cultura e valores da empresa, identificando e preenchendo lacunas em suas competências para o cargo e o acomodando à rotina de trabalho.
A gamificação também pode ser usada nessa estratégia para torná-la uma experiência engajadora e efetiva: em vez de mostrar a empresa por meio de uma palestra expositiva, aplica-se elementos lúdicos em uma dinâmica interativa, que irá ser mais amigável e marcante.
Treinamento corporativo
Além do onboarding, outras estratégias de educação corporativa tem muito a ganhar com o uso da gamificação. O treinamento corporativo — que poderia ser uma experiência monótona com o peso de atividade obrigatória — se torna mais engajador, oferecendo uma metodologia ativa de aprendizagem.
Os elementos lúdicos ajudam na fixação dos conhecimentos, associando as informações a estímulos positivos, ao mesmo tempo em que motivam os colaboradores a realizarem as atividades dos treinamentos e a buscarem conhecimento.
A gamificação também pode ser usada no treinamento de lideranças, oferecendo uma experiência inovadora a estes profissionais tão importantes para a dinâmica interna da empresa.
Tarefas cotidianas
Essa ferramenta também pode ajudar a melhorar a motivação no dia a dia e a produtividade das equipes ao usar elementos engajadores para estimular o cumprimento das tarefas. Geralmente as plataformas usam recursos de recompensas — sejam simbólicas, como pontos e medalhões no jogo, ou até mesmo físicas, com benefícios reais —, o que incentiva ainda mais um bom desempenho dos colaboradores.
Áreas estratégicas como vendas e atendimento podem adotar a gamificação para motivar os funcionários a baterem suas metas e aumentarem os resultados do negócio.
Como Adotar a Gamificação na Empresa
A gamificação é uma ótima estratégia para otimizar processos e aumentar a motivação e engajamento dos públicos da organização, sejam clientes ou colaboradores. No entanto, para aproveitar todos esses benefícios no mundo corporativo, é importante desenvolver uma plataforma verdadeiramente engajadora e eficiente.
Isso pode ser feito ao contar com um parceiro especializado nesse tipo de metodologia, que entenda o público-alvo da ação e ofereça o sistema mais alinhado às suas necessidades e realidade: o Ludos Pro! Conheça nossa solução e descubra o que a gamificação pode fazer por sua empresa!
Perguntas Frequentes:
Essa metodologia usa elementos, design e lógica comuns aos jogos em contextos que não tem como objetivo apenas o entretenimento. Recursos como storytelling, missões e recompensas (simbólicas ou reais) são aplicados em uma dinâmica para motivar os participantes a realizarem determinadas ações ou mudarem certos comportamentos, tudo com a finalidade de trazer resultados positivos a sua vida.
- Lançamento de produtos e serviços;
- Fidelização de clientes;
- Comunicação interna;
- Recrutamento e seleção;
- Programa de integração;
- Treinamento corporativo;
- Tarefas cotidianas.