O treinamento EaD com gamificação surgiu como alternativa para duas principais problemáticas do ambiente corporativo: falta de flexibilidade nas datas e horários para treinamentos tradicionais e falta de engajamento e motivação por parte dos colaboradores. 

Mas essas características não são as únicas que o EaD com gamificação foi capaz de solucionar, existem outros motivos que fazem dessa opção uma possibilidade para seus treinamentos e desenvolvimento, estas que você precisa conhecer hoje.

Ficou curioso para descobrir motivos escolher um treinamento EaD com gamificação? Neste artigo nós vamos compartilhar todas as informações sobre o assunto.

EAD com gamificação

Apesar de parecer bastante atual, o formato EaD começou a ser conhecido e utilizado no século 18; nesta época, estudantes e docentes trocavam conhecimento através de cartas, mas é claro que esse modelo passou a ser popularizado mesmo décadas depois, quando os avanços tecnológicos revolucionaram a comunicação, trazendo a internet, o computador e demais artefatos da era digital.

A proposta de aprender sem precisar se locomover até a instituição de ensino e separar um horário fixo na agenda tão agitada passou a ser, de fato, uma alternativa que agrada muitas pessoas, por isso, então pouco tempo, o EaD se tornou tendência no mundo. Hoje, ele é solução para diversas questões, além do Ensino a Distância para cursos livres ou formação acadêmica, por exemplo, há novas extensões dessa ferramenta que surgiram para viabilizar a alternativa para outras problemáticas, que é o caso do treinamento EaD com gamificação, solução para o universo empresarial.

A gamificação está presente em diversas áreas, mas é no contexto do trabalho que ela tem se mostrado uma grande potência para engajar e motivar os profissionais que precisam adquirir novas competências e habilidades para desenvolverem suas tarefas na empresa. Isso porque essa metodologia de aprendizagem utiliza mecânicas e dinâmicas dos jogos para tornar o processo de ensino-aprendizagem algo mais lúdico, fugindo das propostas tradicionais de treinamentos e desenvolvimento.

A proposta de aprendizagem da educação a distância se une com o recurso de gamificação e traz uma alternativa mais recreativa para os treinamentos e desenvolvimentos profissionais que são importantes, mas que, em seus modelos tradicionais, tornam-se cansativos e poucos motivadores.

Além de resolver a necessidade da empresa de proporcionar treinamento mais dinâmico, o EaD com a gamificação proporciona maior flexibilidade para o profissional e para a corporação porque é uma tecnologia que independe de local, horário e mediador para promover o ensino, diferente de qualquer outra proposta. Mas se você acha que são só estes os motivos pelos quais o treinamento EaD com gamificação se faz uma potência para o ambiente de trabalho, está enganado. Confira outros benefícios que esse combo pode proporcionar para sua empresa.

Motivos para optar por um treinamento EAD com gamificação

Estimula a competição saudável

Está na natureza humana o interesse pela competitividade, pois ela gera a vontade de superação (ao próximo ou a si mesmo) e esse recurso pode ser utilizado para incentivar o colaborador a fazer seu trabalho com excelência, buscar melhores resultados e promover a cultura do aperfeiçoamento contínuo. 

Optar por um treinamento EaD com gamificação é uma excelente maneira de gerar a competição saudável no ambiente de trabalho, isso porque a atmosfera estimula a participação dos colaboradores em todas as ações que a empresa promove, porque toda estratégia que envolve a gamificação gera essa sensação de conquista e superação que está na natureza do ser humano.

Gera um sentimento de conquista própria

Um dos recursos de games adaptado para o universo da gamificação é o sistema de recompensa.Quando o colaborador finaliza uma etapa, ele tem acesso a alguma premiação, que pode ser qualquer coisa, desde uma mensagem de feedback quanto itens no mundo real. A ideia é promover um sentimento de conquista, que estimula ainda mais a participação do profissional nos demais passos e melhora a experiência de aprendizado, gerando interesse do colaborador e fortalecendo a cultura do aperfeiçoamento contínuo.

Garante dados de desempenho dos colaboradores

Para desenvolver um treinamento EAD com gamificação é preciso utilizar a tecnologia LMS, que permite criar um processo de aprendizagem mais dinâmico, acessível e atrativo, além de garantir que dados do progresso dos colaboradores sejam gravados na plataforma.

Essas informações são fundamentais para identificar se a estratégia de treinamento cumpriu com o objetivo desejado, e ajudam a traçar novos planos de desenvolvimento e aperfeiçoamento para os profissionais, seguindo as tendências de mercado.

Indicativos são cruciais para avaliar e mensurar os resultados e dispor de um sistema que otimize esse processo, é um meio facilitador para tornar a criação de um treinamento mais fácil e eficaz.

Maior flexibilidade

Ao dispor de um treinamento na modalidade EAD com gamificação, o conteúdo fica disponível todos os dias da semana e 24 horas por dia. Assim, todos os profissionais têm acesso aos mesmos recursos e informações, e depende apenas deles para garantir o seu progresso. Dessa forma, o colaborador tem uma oportunidade contínua para desenvolver suas habilidades e avançar nas etapas do treinamento.

Essa flexibilidade é de fundamental importância para a efetividade na aprendizagem de novas competências e habilidades, isso porque qualquer indivíduo gosta de ter o controle da própria jornada e de seus resultados.

Baixo custo

Em comparação às demais formas de promover um treinamento, essa modalidade além de gerar resultados muito mais promissores com relação à aprendizagem e ao engajamento do colaboradores, também é mais econômica, visto que todo processo é feito a partir da internet, sem a necessidade de dispor de um mentor, alugar uma sala ou outras requisições que treinamentos tradicionais pedem.

Evolução mais rápida

No treinamento EAD com gamificação os feedbacks são praticamente instantâneos, então os colaboradores podem melhorar seus erros e fortalecer os pontos fortes, conseguindo evoluir de forma mais rápida; e dispor de um incentivo (premiações) contribui ainda mais para que esse processo seja mais rápido e efetivo.

Como você viu, são vários os benefícios que um treinamento de Ensino a Distância com gamificação pode proporcionar para o ambiente corporativo, não é por acaso que diversas empresas, como a Vivo, têm abandonado o sistema de treinamento tradicional e recorrido a essa alternativa. 

Se você se interessa sobre o assunto e deseja saber como viabilizar essa metodologia no seu trabalho, então fale com um de nossos consultores, eles estarão disponíveis para esclarecer todas as suas dúvidas.