O clima organizacional é um aspecto que influencia diretamente na motivação e no engajamento dos colaboradores de uma empresa. 

Em linhas gerais, é a percepção coletiva que o público interno têm do ambiente da empresa.

O que é o Clima Organizacional?

Veja a seguir quais são os três tipos de clima organizacional.

1. Bom

Ocorre quando os funcionários têm uma ótima imagem da empresa e da sua dinâmica interna.  Neste caso, eles estão motivados, engajados e satisfeitos com o trabalho, seus colegas, lideranças e organização, e esse bom ânimo impacta positivamente na sua produtividade e qualidade do serviço.

2. Médio

Quando os colaboradores têm uma percepção mais neutra da empresa, ou seja, não estão nem tão satisfeitos e nem insatisfeitos, o clima interno está em estado mediano.  Assim, eles não se dedicam tanto quanto poderiam ao trabalho, mas também cumprem suas funções adequadamente.

2. Ruim

Um alerta vermelho deve soar quando o clima interno está neste estado.  Os funcionários estão desmotivados, insatisfeitos, pouco produtivos e a qualidade de seu serviço cai — e, no fim de tudo, os talentos podem acabar indo embora, aumentando a rotatividade de pessoal no setor.

Como diagnosticar o Clima Organizacional?

A Pesquisa de Clima Organizacional é uma ferramenta eficiente para fazer essa tarefa.  Ela busca compreender a percepção dos funcionários a respeito do ambiente interno, por meio de entrevistas e questionários individuais.