Gamificação: o que é e quais os benefícios na aprendizagem?

Seta

Gamificação tem como significado o uso de mecanismos dos jogos em contextos de não entretenimento, como treinamento corporativo, marketing e processos de aprendizagem. É uma estratégia criada com objetivo de gerar motivação e engajamento dos participantes. Desenvolver novas formas de engajar os participantes em treinamentos ou atividades educacionais é sempre um desafio para qualquer empresa ou instituição de ensino. Como manter os funcionários interessados durante a dinâmica e trazer resultados concretos, mesmo com as obrigações e correrias cotidianas? Como reter a atenção de alunos de diferentes faixas etárias nas aulas e conteúdos educacionais?  Muitas organizações tentam solucionar dilemas como esses por meio de plataformas tecnológicas, como os conhecidos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). É nesse cenário que a questão “o que é gamificação?” se torna mais que pertinente.

O que é gamificação?

Basicamente, gamification é uma forma de usar elementos comuns dos jogos em situações que não se restringem ao entretenimento. É utilizar a lógica e metodologias dos games para servir a outros propósitos, como tornar conteúdos complexos em materiais mais acessíveis, facilitando os processos de aprendizado — tudo isso de forma mais dinâmica do que outros métodos. Nessa estratégia, vários elementos característicos de qualquer jogo — como um sistema de pontuação e ranking, um objetivo claro a ser alcançado, recompensas ao completar as missões — podem ser usados para atrair e engajar pessoas, promover o aprendizado e motivar determinadas ações do público-alvo.

A gamificação é um tema de tendência no mundo dos negócios. Sua popularidade está aumentando à medida que mais e mais empresas estão procurando maneiras de aumentar a produtividade e o engajamento dos funcionários. No entanto, o que é gamificação? Como funciona? Será que ela é realmente eficaz?  Estas são todas as perguntas que empreendedores fazem e têm sido respondidas aqui. Confira alguns tipos: – Gamificação em Treinamento Corporativo: É voltada para aperfeiçoar hard skills dos colaboradores de uma empresa. – Gamificação na Integração de Novos Funcionários (Onboarding): Ao invés daquele apresentação formal e nada dinâmica, a gamificação ajuda o novo colaborador a se situar sobre os processos da empresa e sobre o que ela faz. – Gamificação em Treinamento com foco em Vendas: Uma das grandes características da gamificação é ensinar de maneira lúdica. No treinamento com foco em vendas esse elemento ajuda a aprender novas técnicas para implementar com o cliente.

Tipos de gamificação

De acordo com a empresa de pesquisa Newzoo, temos aproximadamente 2.5 bilhões de pessoas que jogam ao redor do mundo. No Brasil, estima-se que 66,3% das pessoas jogam independentemente do tipo de dispositivo e possuem idade média entre 25 e 34 anos, conforme dados da Pesquisa Game Brasil. Outros estudos mostram que colaboradores se sentem mais motivados quando há elementos de jogos em seus treinamentos, cerca de 83% responderam positivamente.  Além disso, 89% se sentem mais produtivos quando seu trabalho está gamificado. Estes números mostram que jogar faz parte do cotidiano das pessoas e aplicar elementos de jogos em atividades que não são de entretenimento pode ajudar no engajamento e na motivação.

Por que gamificação?

Bacana né? Quer entender melhor como a gamificação pode ajudar a sua empresa a qualificar e engajar seus funcionários?  Leia o artigo completo  em nosso blog!😀