Market Share é um indicador para empresas que possibilita identificar o tamanho e o potencial do negócio. Se você quer saber como calcular o Market Share de uma empresa, então é preciso compreender como ele funciona e os motivos que o fazem ser o principal mensurador para este objetivo.

Isso porque o mundo do empreendedorismo dispõe de diversos indicadores que ajudam a mensurar o tamanho e, ainda, o potencial de uma empresa, só que o Market Share foca em estabelecer a relevância da empresa diante o mercado atual e de seus concorrentes.

Se quer saber detalhes sobre como calcular o Market Share da sua empresa, então é só continuar lendo os próximos tópicos, pois mostraremos como você pode aplicar esta ferramenta de extrema relevância em qualquer negócio. Confira agora!

O que é Market Share?

O Market Share pode ser definido como o indicador que mensura qual é a participação percentual, em valores monetários ou unidades vendidas de uma empresa no mercado em que atua.

São duas as principais razões que fazem do Market Share da sua empresa algo importante e fundamental de ser calculado, analisado e trabalhado:

  • Mensurar seu valor: quanto mais um produto ou serviço é buscado, maior é considerado e almejado pelos clientes, e é através do Market Share que você pode identificar qual é a demanda de procura do seu produto ou serviço.
  • Medir seu progresso: o crescimento do Market Share de uma instituição ao longo dos meses é um indício de que sua empresa está superando a concorrência e alcançando a liderança no mercado de atuação.

Encontrando a fatia de mercado da minha empresa

Antes de partir para a prática e de fato calcular o Market Share da sua empresa, é importante que você tenha bem definido em qual ramo ela está inserida, e há alguns critérios que podem ser analisados para chegar a tal conclusão. Veja alguns deles:

Região

O âmbito territorial que sua empresa está inserida e o raio que ela pode atingir é uma maneira de encontrar sua fatia de mercado. Uma padaria, por exemplo, pode considerar que sua possível clientela são aqueles indivíduos que moram na região de até 5 km do local em que está inserida.

Público-alvo

Empresas ou pessoas que se enquadram no perfil dos seus consumidores, ou seja, de quem normalmente busca pelo seu produto ou serviço.

Como calcular o Market Share da minha empresa?

Há diversas formas de calcular o Market Share de uma empresa, o que irá influenciar como você irá calcular o market share é o aspecto que você deseja usar como critério para mensurar a participação dela no mercado. Em aspecto geral, a fórmula de Market Share é:

Market Share =  resultado da sua corporação / resultado do mercado que ela atua x 100

As variáveis desta fórmula precisam estar baseadas em um tempo específico e no critério que deseja avaliar: volume de vendas, faturamento, número de clientes ou através do concorrente. Confira a respeito de cada uma delas.

Market Share de volume vendas

O Market Share de volume de vendas é calculado através de uma comparação dos números de vendas com os resultados de seus concorrentes.

Digamos que você seja uma loja de roupas que vende aproximadamente 5 mil peças por mês. Você dispõe de três grandes concorrentes em sua região, que, ao todo, negociam cerca de 100 mil peças mensais. Através dessas informações, você irá realizar uma regra de três para encontrar o seu percentual de participação no mercado através do seu volume de vendas. 

Neste caso:

100.00 = 100%

5.000 = X

5.000 x 100 = 5.000.00 / 100.00 = 5

Isso significa que seu Market Share de volume de vendas é de 5%.

Market Share de faturamento

O Market Share de volume de faturamento é calculado através do faturamento de uma determinada época, por exemplo: todas as lojas de roupas faturam juntas R$56 mil por mês, sua loja especificamente fatura R$10 mil mensalmente.

Neste caso (também utilizando a regra de três), o cálculo é:

56.000 = 100%

10.000 = X

10.000 x 100 = 1.000.000 / 56.000 = 17,86

Seu Market Share é de 17,86%.

Market Share de número de clientes

O Market Share de número de clientes, conforme o nome já diz, é calculado por meio da quantidade de clientes, portanto é necessário dispor do número total de clientes que possui e fazer uma relação com o número de clientes em potencial.

Em um cenário hipotético, você tem 30 clientes ativos, porém o mercado em que atua possui 150 empresas que também estão inseridas nele e trazem a mesma solução que você, aplicando a regra de três, como nos outros exemplos, você verá que neste caso o seu market é de 20%.

Market Share concorrente

O Market Share concorrente, também encontrado como “relativo”, usa dados do concorrente como análise. Se através da fórmula o seu Market Share for de 45% e o seu de 20%, por exemplo, seu Market Share concorrente será de 44,4%.

Este método geralmente não é muito utilizado, somente quando uma empresa deseja saber o quão próximo está para se tornar líder do mercado em que atua.

Agora que você conhece algumas maneiras de calcular o Market Share da sua empresa, mas não se esqueça que ele não deve ser analisado de maneira isolada, ao contrário, é fundamental colocá-lo em uma perspectiva para encontrar oportunidades e ameaças, mas sem perder o foco nos seus objetivos estratégicos de negócio.
Se depois de fazer o cálculo de Market Share da sua empresa e outros comparativos, você analisou que precisa melhorar em alguns aspectos para se ampliar no mercado, então confira de que maneira os treinamentos podem te ajudar nisso. Leia o artigo: Tá, mas treinamento é um custo ou investimento?