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Home / Blog / Comportamento / Engajamento Profissional: O que é e qual a sua importância?

Engajamento Profissional: O que é e qual a sua importância?

Engajamento Profissional: O que é e qual a sua importância?
26 set 2022

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Engajamento profissional é um fator fundamental para o sucesso de qualquer negócio

O funcionário engajado é aquele que se identifica com os objetivos e valores da empresa, sentindo-se realizado ao desempenhar suas atividades no ambiente de trabalho. Esse tipo de colaborador apresenta uma postura empenhada, colaborativa e otimista, o que traz diversos benefícios para a organização.

O que você vai ver neste artigo:

  • Antes de mais nada, o que é engajamento profissional?
  • Alinhamento do funcionário com os objetivos da organização
  • Como engajar os colaboradores na empresa?

Para aumentar o engajamento, é preciso ter líderes que valorizem e dialoguem com seus subordinados, além de muito planejamento e estratégia. O RH tem um papel essencial na implementação dessas ações, já que cuida diretamente de fatores-chave como avaliação de desempenho, gestão de competências e planos de carreira.

É importante pensar muito bem em cada uma dessas tarefas, inovando e trazendo tendências de mercado sempre que possível. Sistemas informatizados de gestão de pessoas e treinamentos gamificados são ótimos exemplos de ferramentas que ajudam a criar conexão com os colaboradores.

Todo esse esforço, certamente, vale a pena, já que o engajamento profissional gera excelentes vantagens para a empresa. Para ajudar você a entender melhor a importância desse trabalho no dia a dia, explicaremos neste post os principais diferenciais gerados pelo aumento do engajamento entre os funcionários. Interessado? Confira a seguir!

Antes de mais nada, o que é engajamento profissional?

Uma imagem com uma multidão de pessoas sentadas e o foco no centro da imagem uma mulher de óculos e de cabelo curto marrom dando risada vestindo uma camisa branca e um terno azul marinho.

Engajamento profissional é um termo utilizado para se referir ao funcionário comprometido, envolvido e motivado com o seu trabalho e com a empresa em que atua. Trata-se do nível de comprometimento e conexão que um colaborador possui com uma organização.

Em outras palavras, esse conceito está relacionado à ligação afetiva do profissional com a empresa, que pode oscilar conforme ela implementa ou não ações que façam os trabalhadores se sentirem respeitados, valorizados, seguros e autoconfiantes.

Quando esse senso de pertencimento é satisfatório, o profissional tende a entregar os melhores resultados e atingir os objetivos e metas. Além disso, ele apresenta grande nível de satisfação e está sempre engajado nas atividades e ideias da empresa.

Quais são as vantagens e benefícios do engajamento profissional?

O engajamento profissional influencia desde o aumento da produtividade até redução de turnover. Veja o porquê.

Aumento da produtividade

Produtividade tem a ver com a quantidade e qualidade das atividades realizadas durante o expediente de trabalho. Logo, melhorar a produtividade significa produzir mais e melhor. Práticas voltadas para gerar engajamento profissional afetam de forma positiva a produtividade porque elas colocam o colaborador em um lugar de importância.

É comum, por exemplo, que uma empresa atenta ao engajamento, dê feedbacks e abertura para que o colaborador também faça essa avaliação. É normal que ela crie política de benefícios também. São atitudes que mostram como o colaborador é importante para ela, que o bem-estar dos funcionários é um assunto levado a sério.

Essa preocupação com o colaborador gera frutos, ele demonstra sua satisfação através de diferentes ações, principalmente sendo mais produtivo. É uma consequência implícita, pessoas satisfeitas e reconhecidas fazem um melhor trabalho do que pessoas desmotivadas.

Logo, quanto maior o engajamento profissional na empresa, mais motivada se torna a equipe. Quando um funcionário acredita no que faz e desempenha tarefas que lhe trazem satisfação, é natural que ele se sinta compelido a dar 100% de sua capacidade em suas atividades. Isso aumenta a produtividade e gera excelentes resultados para o negócio.

Além disso, colaboradores satisfeitos sofrem menos desgaste mental e físico no dia a dia, o que aumenta a qualidade de vida. Esse aspecto é importante para reduzir as taxas de ausências e problemas de saúde entre os funcionários, fatores que também influenciam diretamente na produtividade.

Diminuição de turnover

Turnover é o termo adotado para se referir a ausência do profissional no ambiente de trabalho, seja por falta, atraso, afastamento ou desligamento. Existe um número aceitável, que é chamado de turnover funcional. Agora, quando os índices estão altos, significa que algo não vai bem na empresa.

Alto índices de turnover podem ser justificativa para diferentes razões, principalmente aquelas relacionadas à falta de interesse por parte dos colaboradores. Como engajamento profissional diz respeito a melhorar a satisfação dos funcionários, ao investir nessa prática, a empresa está, de certo modo, contribuindo também na redução das taxas de turnover.

Assim, engajamento profissional é sinônimo de funcionários engajados, motivados, satisfeitos e interessados no seu trabalho.

Equipes de alta performance

A equipe de alta performance é composta por profissionais especialistas, com habilidades e competências que se complementam. Eles dispõem de uma visão em comum e trabalham para alcançar um mesmo objetivo.

Um grupo de trabalho de alta performance é composto por atributos que são conquistados com o engajamento profissional, como motivação, eficácia, liderança e propósito. E impactam uma série de benefícios para a empresa, como melhora na qualidade dos produtos e serviços.

Melhorias no clima organizacional

Profissionais engajados se tornam embaixadores internos da empresa, contagiando positivamente os colegas no ambiente de trabalho. Esse tipo de atitude, somada a uma cultura organizacional forte, faz com que o relacionamento da equipe melhore e a satisfação aumente, garantindo um bom clima corporativo.

A imagem da organização entre clientes e parceiros também é potencializada quando a equipe é engajada. Afinal, os funcionários são responsáveis por todos os contatos e atendimentos prestados pela empresa. Se o colaborador estiver feliz e motivado, seu discurso estará alinhado aos propósitos da instituição e a qualidade dessas interações será muito maior.

Alinhamento do funcionário com os objetivos da organização

Na imagem temos 4 pessoas se cumprimentando com as mãos fechadas.

Quando o colaborador se identifica com o propósito da empresa, é criada uma conexão afetiva que aumenta o senso de pertencimento. Desse modo, as metas da organização acabam se tornando também os objetivos do funcionário, já que ele se vê trabalhando dia após dia por algo em que realmente acredita.

Para que isso se concretize, é fundamental que o RH estabeleça uma cultura organizacional muito forte e bem definida. Apenas o discurso não basta: é preciso ter práticas coerentes e fiéis à identidade proposta. Dessa forma, os valores da empresa serão reforçados em cada detalhe da rotina de trabalho, garantindo o engajamento profissional.

Uma das maiores vantagens de contar com funcionários alinhados com os objetivos da empresa é o aumento da taxa de retenção de talentos. Afinal, se um profissional sente que trabalha em um lugar que representa seus valores pessoais, pensará duas vezes antes de buscar oportunidades em outras organizações.

Como engajar os colaboradores na empresa?

Diferentes práticas estratégicas podem ser adotadas a fim de garantir o engajamento dos funcionários da sua empresa. Separamos as principais delas para compartilhar com você.

Fortaleça a cultura da empresa

Entende-se por cultura empresarial o conjunto de atitudes, comportamentos, valores, visão e expectativas que norteiam uma empresa todos os dias. A cultura busca alinhar e difundir o comportamento dos funcionários ao comportamento almejado pela empresa.

Cada instituição dispõe de um modelo de cultura empresarial único, porque nele são somadas às diretrizes e à maneira de pensar e agir da empresa. 

Quando bem implementada, a cultura empresarial influencia diretamente no senso de pertencimento, na valorização da mão de obra e no bom relacionamento dos colaboradores.

Assim, fortalecer a cultura organizacional contribui no interesse dos funcionários de fazer parte da empresa, e dedicar suas habilidades e competências para gerar resultados satisfatórios.

Adote um bom onboarding

Mesmo um processo de recrutamento e seleção que se atente aos mínimos detalhes e contemple todas as informações pertinentes sobre a vaga e filosofia da empresa, precisa dispor de um bom onboarding, principalmente se objetivo for gerar engajamento profissional já nos primeiros dias do colaborador na empresa.

Antes de qualquer coisa, o recém-chegado precisa ser apresentado a toda a instituição— colegas, instalações, departamentos — para se familiarizar com o ambiente e as pessoas e criar mais facilmente um vínculo. Para isso existe o programa de onboarding.

Através dele, o novo funcionário irá conhecer a história da empresa, objetivos, suas conquistas, missão, visão e mais. A ideia é que nesse momento os valores organizacionais se conectem aos pessoais para o profissional se engajar profissionalmente.

Com as opções ilimitadas de hoje, a empresa pode criar diferentes soluções para implementar um bom onboarding, inclusive um treinamento gamificado em que todo processo pode ser dinâmico e lúdico.

Invista na comunicação interna

A comunicação interna é parte crucial na interação entre os colaboradores de uma empresa. É a partir dela que processos são alinhados, tarefas são atribuídas e instruções são dadas. Mas para que tudo isso aconteça da melhor maneira possível, ela precisa ser clara. 

Uma empresa que não se atenta a esse aspecto está suscetível a uma série de problemáticas, principalmente relacionadas à cultura organizacional.

Logo, investir na comunicação interna de uma empresa é essencial para dispor de um ambiente saudável e alinhado.

Construa um ambiente de trabalho leve e saudável

Três pessoas negras sentadas em uuma mesa de trabalho, todas estão sorrindo.
A pessoa da direita é um homem e esta de óculos vestindo uma camiseta preta e um terno azul marinho, a pessoa do meio é uma mulher e está vestindo uma camiseta cinza e um terno bege e a pessoa da direita é um homem e está vestindo uma camiseta verde e um terno cinza

O ambiente de trabalho leve e saudável é base fundamental aos profissionais de hoje. Além de bons salários e oportunidades de crescimento, estar em um local que se preocupa com a saúde mental deles está na lista de requisitos que não podem faltar quando se trata de escolher uma empresa para trabalhar.

Trabalhe a cultura de feedback

O feedback também é parte essencial na construção do engajamento profissional de uma empresa, pois é através dele que as expectativas da empresa são alinhadas com as do profissional e vice-versa.

Invista em capacitação profissional

Avalie treinamentos e desenvolvimentos que vão acrescentar ou melhorar habilidades, competências ou aptidões dos seus colaboradores. 

Como você tem visto ao longo deste artigo, engajamento profissional está diretamente relacionado à satisfação do profissional com relação ao ambiente de trabalho que ele está inserido.

Ao se preocupar e investir no crescimento pessoal e profissional de seus colaboradores, eles se sentem agradecidos e retribuem esse ato de diferentes maneiras.

Chegamos ao fim do nosso artigo sobre engajamento profissional! Agora que você já sabe o porquê desse fator ser tão importante nas empresas, é hora de tomar as atitudes certas para melhorar o relacionamento com os funcionários. Reforce a cultura organizacional e trace planos de comunicação interna e desenvolvimento de carreira. Temos certeza de que você verá ótimos resultados em breve!

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Como engajar pessoas no trabalho?

- Fortaleça a cultura da empresa
- Adote um bom onboarding
- Invista na comunicação interna
- Construa um ambiente de trabalho leve e saudável
- Invista na comunicação interna
- Trabalhe a cultura de feedback
- Invista em capacitação profissional

O que é engajamento profissional?

Engajamento profissional é um termo utilizado para se referir ao funcionário comprometido, envolvido e motivado com o seu trabalho e com a empresa em que atua. Trata-se do nível de comprometimento e conexão que um colaborador possui com uma organização.

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