3 Dinâmicas para motivar os funcionários da sua empresa
Comportamento

3 Dinâmicas para motivar os funcionários da sua empresa

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A motivação é o combustível que impulsiona seus colaboradores a realizarem seu melhor trabalho. Sem ela, os profissionais não conseguem manter a qualidade do serviço, não são produtivos como antes e até podem sair da organização! Existem algumas formas de se despertar essa energia na equipe e, uma delas, é promover algumas atividades engajadoras. Conheça agora 3 dinâmicas para empresas que são simples de serem aplicadas e dê um up na animação dos seus funcionários.


Dinâmicas para empresas: como aplicar?


As dinâmicas são conhecidos instrumentos para se avaliar o comportamento humano, sendo adotadas especialmente em processos como recrutamento, para avaliar a postura de cada candidato e encontrar aquele que tem atitudes mais próximas ao exigido para a vaga.


Porém, essa estratégia pode ser usada em outros momentos, como para despertar a motivação dos colaboradores. As dinâmicas para empresas usadas nesse contexto permitem trabalhar conceitos como criatividade, resolução de problemas, proatividade, autoconfiança e relacionamento interpessoal - qualidades necessárias na maioria das organizações.


Além disso, as dinâmicas podem ajudar o RH a identificar determinados comportamentos nos funcionários e depois pensar em estratégias de desenvolvimento de pessoas para mudar as atitudes indesejadas ou estimular certas posturas.


Claro, é preciso investir em atividades que tenham um real objetivo, e não sejam apenas entretenimento - ou pior - perda de tempo ou causem vergonha alheia na equipe. Por isso a ação deve ser bem escolhida e planejada pelo RH.


3 Dinâmicas para motivar os funcionários


Adotar atividades diferenciadas na sua empresa pode ser mais fácil do que você imagina. Jogos, brincadeiras, ações colaborativas e até mesmo as dinâmicas mais simples podem ajudar a quebrar o gelo, descontrair o ambiente e ensinar alguma coisa a todos.


Vamos conhecer algumas dinâmicas para empresas, com foco em despertar a motivação e outras qualidades na equipe?


1- Troca de segredos


Essa atividade é bem simples: com papel e caneta distribuídos para os participantes, oriente-os a escrever algum problema de relacionamento que tem com os seus colegas, mas que teria vergonha de falar pessoalmente. Avise-os para tentar mudar sua letra e a dobrar cada pedaço da forma padrão, para evitar que o autor do “segredo” seja identificado.


Faça um sorteio com os papéis e peça para um participante vir e pegar um dos “segredos”. Essa pessoa deve ler o comentário em voz alta, tentar se colocar no lugar do colega que escreveu essa confissão (explicando-a como se tivesse sido o autor) e tentar propor uma solução para a questão.


Essa atividade busca despertar a empatia entre a equipe, a autoaceitação e a melhora no relacionamento entre os colaboradores. Enquanto cada um pega o papel e faz sua parte, não é permitido debates ou perguntas, para não tirar o foco da ação.


Após todos terem sua vez, deve-se fazer alguns questionamentos aos participantes: como se sentiram ao escrever seu “segredo”? Ou ao ler e se colocar na dificuldade do outro? Como foi escutar a visão do colega sobre sua confissão? Desta forma, amplia-se a reflexão em torno da atividade.


Nessa dinâmica, o RH deve estar atento ao comportamento dos participantes - ele estão levando a sério as confissões ou tirando sarro da dificuldade dos colegas? Isso ajuda a identificar comportamentos prejudiciais à equipe, que podem impactar negativamente a confiança e produtividade de alguns funcionários. Essas atitudes poderão ser corrigidas com estratégias específicas.


2- Campo Minado


Essa é uma atividade para duplas. Prepare uma sala formando um caminho com diversos obstáculos, usando cadeiras, mesas e outros objetos para ficarem no trajeto.


Um dos participantes deve ser o líder, enquanto o outro será ser vendado e deverá cruzar o caminho sem ver nada, seguindo apenas a orientação do colega. A dupla que completar o desafio no menor tempo é a vencedora da dinâmica.


Essa atividade, além de render algumas risadas, pode ajudar a trabalhar o relacionamento e confiança entre os colegas. Um precisa do outro para vencer o desafio e somente a colaboração e respeito mútuo vão permitir que alcancem o objetivo. Um bom planejamento também é uma qualidade que conta nessa tarefa.  


3 - Caixa do Desafio


Essa atividade busca verificar e incentivar a proatividade em aceitar novos desafios.


Tudo começa ao mostrar uma caixa fechada para os participantes. Explique que dentro dela há vários papéis com pequenos desafios, que deverão ser cumpridos por quem ficar com ela em mãos. Coloque uma música e oriente os participantes a passarem a caixa do desafio entre si até a canção ser interrompida.


Quando parar em alguém, o mediador deve questionar o colaborador se ele aceita o desafio ou se quer passar para outro. Isso vai se seguir até que alguém aceite ficar com a caixa e cumprir a ação proposta - mesmo sem saber o que será.


Porém uma surpresa: não há desafios dentro da caixa, e sim um chocolate!


Parece simples, mas essa atividade incentiva a mentalidade de aceitar novos desafios, pois é possível receber um inesperado prêmio ao final.


O RH pode observar nesta atividade quais são os colaboradores mais dispostos a encarar novos desafios e aqueles que se sentem inseguros/ansiosos diante dessa situação de pressão. Assim, pode-se pensar em como explorar ou desenvolver essa postura na equipe.     


Conclusão


As dinâmicas para empresas são atividades divertidas, mas que trazem resultados para o relacionamento das equipes. Elas podem ser adotadas para melhorar a motivação, integrar um novo colaborador ou para desenvolverem habilidades específicas, além de ajudarem o RH a avaliar o perfil comportamental dos funcionários.


Mas, uma forma de ter resultados ainda melhores é combinar as dinâmicas com outras estratégias motivadoras, como a gamificação. Essa metodologia alia elementos dos jogos com a realização de ações concretas, como fazer o treinamento corporativo, o onboarding de novos funcionários e até mesmo cumprir as tarefas diárias.


A gamificação é um método inovador que vem sendo adotado cada vez mais nas empresas, com o objetivo de fortalecer o treinamento, melhorar a produtividade e aumentar a motivação e engajamento dos funcionários.


Além disso, ao implementar essa estratégia, o RH poderá contar com relatórios detalhados da performance dos colaboradores nas atividades, ajudando assim a ter dados confiáveis para tomar as decisões mais acertadas para motivar e capacitar a equipe.


Quer conhecer mais sobre essa metodologia? Converse conosco e descubra mais benefícios de se adotar a gamificação na gestão de pessoas da sua empresa!

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