Jogos corporativos para engajar e motivar colaboradores

06 abr 2023

Os jogos corporativos são atividades lúdicas que estimulam o aprendizado, a mudança de comportamentos e a melhora dos relacionamentos dentro da empresa, aliando entretenimento e estratégia de desenvolvimento de pessoas. Seu principal objetivo é mapear e solucionar situações dentro das organizações.

Mesmo as empresas mais conservadoras estão abrindo espaço para que métodos inovadores e lúdicos sejam adotados em seu cotidiano, especialmente no que diz respeito à gestão de pessoas.

Estas técnicas visam melhorar o ambiente profissional ao desenvolver os colaboradores e torná-los mais engajados na empresa e, assim, mais produtivos e eficientes. Entre várias estratégias, os jogos corporativos podem ser um bom investimento para aumentar a motivação dos profissionais de uma organização.

Quer conhecer um pouco mais sobre este método e como utilizá-lo para engajar e motivar os colaboradores da sua empresa? Vamos lá!

O que são jogos corporativos?

Os jogos corporativos são atividades lúdicas que estimulam o aprendizado, a mudança de comportamentos e a melhora dos relacionamentos dentro da empresa, aliando assim entretenimento e estratégia de desenvolvimento de pessoas.

Esta metodologia simula cenários que não imitam fielmente a realidade dos colaboradores, mas que, mesmo assim, refletem situações e comportamentos do seu dia a dia. Este ambiente lúdico permite que os participantes ajam da mesma forma que fazem em seu cotidiano, e não tomem as atitudes que acreditam serem as corretas segundo a dinâmica.

Desta forma, a técnica ajuda o RH a mapear os hábitos dos funcionários que precisam ser mudados, reduzindo a possibilidade dessas condutas serem mascaradas até inconscientemente pelos profissionais.

Os jogos são usados principalmente de forma pontual para a avaliação dos funcionários e também com o objetivo de mudar determinados comportamentos, melhorando assim o desempenho de toda a equipe. Tudo isso é feito em um ambiente recreativo com decisões e atitudes controladas, visando um propósito específico.

Assim, mesmo simulando situações lúdicas, os jogos corporativos trazem resultados reais para a empresa, desenvolvendo seus colaboradores em nível pessoal e profissional.

Os jogos corporativos podem trabalhar com várias finalidades, porém é possível dividi-los em dois grandes grupos:

Jogos colaborativos

Como o nome indica, são atividades lúdicas em que somente com a colaboração de todos é possível atingir o objetivo ou missão proposta. Este tipo de jogo estimula o trabalho em equipe, reforçando assim o relacionamento dos colaboradores de um mesmo setor e demonstrando como cada profissional é importante para alcançar a vitória da atividade ou o sucesso da empresa.

Jogos competitivos

Já este modelo incentiva a competição entre os participantes para demonstrar como as atitudes e decisões do colaborador ou time vencedor impactaram em seu sucesso. Isso ajuda a todos a avaliar sua própria performance e analisar quais comportamentos podem ter para atingirem os objetivos.

A competição é importante para que os funcionários busquem constante aprimoramento em seu trabalho, trazendo melhores resultados para a companhia. No entanto é fundamental também trabalhar a diferença dessa qualidade com a rivalidade, que causa inimizades e prejudica o desempenho de todos e até da própria empresa.

Qual é o objetivo dos jogos cooperativos?

objetivos jogos colaborativos

Os jogos corporativos têm como objetivo engajar os colaboradores para que realizem a atividade proposta pela empresa, geralmente voltada para o ensino de competências e habilidades.

Ao invés de trabalhar com metodologias tradicionais, as empresas tendem a aderir esse tipo de ferramenta para compartilhar o conteúdo de forma mais atrativa e lúdica.

Tipos de jogos corporativos

Os jogos cooperativos podem ser divididos em 5 categorias:

1. Jogos Comportamentais

São jogos com práticas voltadas para desenvolver características comportamentais (soft skills) dos colaboradores, como relacionamento interpessoal, confiança, trabalho em equipe, criatividade, empatia, ética no trabalho e comunicação.

2. Jogos de Mercado

Os jogos de mercado são criados para ensinar os profissionais a interagir e se relacionar com clientes e fornecedores e melhorar processos internos da organização.

3. Jogos de Processos

Já os jogos de processos têm como objetivo aprimorar habilidades técnicas, também conhecidas como hard skills, como finanças, organização, gestão de projetos, conhecimento no pacote office, entre outros.

4. Jogos Funcionais

Dedicado aos setores de grande importância para a empresa, esse tipo de jogo corporativo busca otimizar os processos que garantem que a empresa cresça de forma saudável, como o setor de contabilidade, RH e marketing.

5. Jogos Sistêmicos

Os jogos sistêmicos são aqueles que contemplam toda a empresa, ou seja, aqueles que buscam alinhar os colaboradores nas expectativas da empresa, promover a cultura empresarial, integrar os setores e melhorar o clima organizacional.

Por que os jogos ajudam a engajar e motivar colaboradores?

Os jogos corporativos influenciam diretamente em três principais elementos da empresa: na prática do trabalho em equipe, no desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências e habilidades dos colaboradores e no acolhimento de novos profissionais. Confira sobre cada um.

Estimula o trabalho em equipe

O trabalho em equipe está diretamente interligado ao crescimento e sucesso de uma organização, isso porque ele aumenta o desempenho dos colaboradores e facilita a construção de um ambiente colaborativo. Então, estimular o trabalho em equipe é uma prática essencial para o funcionamento de uma empresa.

Há diversos tipos de jogos específicos que podem ser aplicados para trabalhar competências comportamentais com objetivo de melhorar a harmonia entre os colaboradores e ajudá-los a lidar com as diferenças e o jogo é uma opção. 

E em todos eles, os profissionais passam a entender que cada um precisa trabalhar em conjunto e utilizar suas habilidades e competências em busca de alcançar o mesmo objetivo.

Desenvolve competência e atitudes do colaborador na organização

Os jogos corporativos também são conhecidos por desenvolver práticas e competências dos profissionais, isso porque eles ajudam a identificar alguns traços comportamentais importantes dos colaboradores. 

Através dos jogos, por exemplo, é possível reconhecer qual profissional reage melhor a pressão ou qual tem espírito de liderança. Por isso que eles podem ser  uma ferramenta auxiliar na empresa e que ajuda a explorar a potência máxima de cada colaborador.

Apesar de a organização já ter traçado algumas competências e habilidades no processo de recrutamento e seleção, algumas delas são só identificadas na trajetória do profissional, outras são desenvolvidas no ambiente de trabalho, logo os jogos ajudam a perceber isso.

Contribui para que os novos colaboradores se sintam parte da empresa

Além de todas as contribuições aqui já mencionadas, os jogos corporativos ainda podem ser adotados pelas organizações com objetivo de integrar novos profissionais e compartilhar sobre a cultura organizacional.

Ações como essas fazem com que os colaboradores se sintam abraçados pela empresa, pois elas demonstram a preocupação em inserir os novos profissionais no ambiente de trabalho.

Qual a vantagem de se adotar os jogos corporativos?

Apesar de um dos objetivos principais dos jogos corporativos ser a avaliação e a mudança de comportamentos dos colaboradores, a aplicação desta metodologia também traz outros benefícios para a gestão de pessoas da empresa.

Ao auxiliar o colaborador a ter comportamentos mais positivos, trabalha-se seu desenvolvimento pessoal. Este processo valoriza o funcionário e também incentiva seu aprimoramento profissional, permitindo que ele cresça cada vez mais dentro da organização e, desta forma, contribua ainda mais para seu sucesso.

Esta atenção impacta diretamente na motivação do funcionário, que se sentirá mais valorizado e, assim, terá mais dedicação ao seu trabalho. A característica lúdica dos jogos ainda tornará o ambiente mais descontraído, dando mais ânimo para o profissional e sua equipe.

Outro ponto é que, com os jogos colaborativos, os funcionários têm a oportunidade de estreitar seus relacionamentos fora do ambiente de correria e pressão do dia a dia. Isso fortalece a equipe e ajuda a cada um enxergar seu valor dentro do time e da instituição.

Todos estes fatores ajudam no engajamento do empregado na organização, pois ele estará mais motivado e se sentirá parte importante dentro do setor e, consequentemente, da empresa. Neste sentido, ele criará uma ligação pessoal com seu trabalho, tornando-se um funcionário mais comprometido, eficiente e proativo.

Como trabalhar os jogos corporativos na minha empresa?

Antes de adotar essa estratégia é importante avaliar qual competência é necessária trabalhar na equipe. Alguns jogos são focados em desenvolver habilidades de planejamento, liderança, colaboração, negociação e comunicação dos participantes, por isso o RH deve buscar uma atividade focada em sua demanda.

Além de definir objetivo central do jogo, também é fundamental estudar tudo que irá compor a atividade, como o espaço físico, as analogias usadas, regras, missões, objetos utilizados, design, entre outras possibilidades. Após desenvolver a dinâmica, deve-se testá-la para avaliar sua efetividade e verificar os pontos que podem ser aprimorados. Então é necessário escolher o facilitador mais adequado, ou seja, a pessoa responsável por aplicar a atividade e analisar os participantes.

Essa metodologia é bem democrática, podendo ser aplicada tanto em grupos pequenos quanto maiores e nas mais diferentes situações: experimente usar os jogos em convenções, eventos, no desenvolvimento de colaboradores, treinamento de lideranças e no fortalecimento das equipes. Depois avalie os resultados da ação, como o engajamento dos participantes e sua percepção sobre a atividade.

Para trazerem resultados ainda melhores, os jogos corporativos podem ser adotados em conjunto com outras estratégias, como palestras, treinamentos corporativos e gamificação. Este último tem um contexto que se aproxima da dinâmica abordada neste artigo, no entanto, traz características e objetivos diferentes.

Jogos Corporativos e Gamificação

Enquanto os jogos corporativos são estratégias pontuais, a gamificação pode ser trabalhada de forma ampla dentro da empresa. Essa metodologia usa elementos comuns aos games em contextos que não se resumem ao lúdico, incorporando-os às tarefas cotidianas para torná-las mais dinâmicas e engajadoras.

Na prática, a gamificação cria um ambiente de competição usando ferramentas como pontuação, ranking e storytelling para motivar os colaboradores a realizarem determinadas atividades ou terem determinados comportamentos positivos, recompensando-os por sua progressão. Tudo isso é feito de forma lúdica e inovadora, despertando ainda mais a atenção dos funcionários e ajudando a retê-los na dinâmica.

Além das tarefas diárias, a gamificação também é aplicada no treinamento corporativo e na integração de novos funcionários, auxiliando a tornar conteúdos mais densos em informações mais acessíveis e fáceis de serem assimiladas.

Onde aplicar os jogos corporativos? 

Os jogos corporativos podem ser aplicados principalmente em dois contextos, eventos corporativos e projetos empresariais.

Eventos corporativos

Eventos corporativos geralmente abrangem todos os colaboradores da instituição, situação em que é um grande desafio despertar a atenção e o interesse de todos, por isso que os jogos corporativos se tornam uma excelente alternativa, com eles a empresa consegue adaptar o jogo ao tema do evento e trazer uma dinâmica diferente para o contexto empresarial, que vai gerar curiosidades nos colaboradores e, consequentemente, deixá-los mais interessados.

Projetos empresariais

Os jogos corporativos também se encaixam em qualquer projeto empresarial. Ou seja, através desse recurso, é possível definir planos para o futuro da empresa, do serviço ou produto que ela prende ou mesmo de seus profissionais.

Ficou interessado em como a gamificação pode contribuir com a gestão de pessoas da sua empresa? Converse conosco e descubra como tornar seus colaboradores mais engajados e motivados!

Como criar um jogo corporativo eficiente?

Os jogos corporativos são uma ferramenta cada vez mais popular no contexto empresarial. Isso porque esses jogos são projetados para ajudar as empresas a atingir seus objetivos de negócios, independente de quais sejam eles: melhorar a comunicação, aumentar a colaboração, desenvolver habilidades de liderança ou alcançar metas de vendas.

Das ferramentas de mercado existentes, os jogos corporativos são uma excelente alternativa para melhorar a aprendizagem, a colaboração e a motivação entre os funcionários. Isso porque eles podem ser jogados em equipe ou individualmente, e geralmente são projetados para ser divertidos e envolventes.

Essas características ajudam a manter os colaboradores motivados e comprometidos com o jogo, o que é fundamental para garantir o sucesso de toda a ação. Além disso, essa dinâmica também melhora a aprendizagem dos funcionários. Mas isso só acontece quando eles são trabalhados de forma efetiva. Então está aí a necessidade de entender o que de fato significa esse conceito e como ele pode ser aplicado no ambiente empresarial.

Então, confira aqui algumas dicas para criar jogos corporativos eficientes.

Defina os objetivos do jogo

Antes de começar a desenvolver o jogo, é importante ter claro qual é o objetivo dele e como ele se relaciona com os da empresa. Certifique-se de que o jogo seja relevante para o trabalho dos funcionários e que ajude a alcançar as metas da organização.

Faça o jogo desafiador, mas não impossível

Os jogos devem ser desafiadores, mas possíveis de serem realizados, ajudam a manter a motivação dos funcionários e a garantir que eles continuem jogando até alcançarem o objetivo final.

Envolva a equipe

Quando possível, envolva a equipe na criação do jogo. Isso ajuda a garantir que o jogo seja relevante para os colaboradores e que ele seja desenvolvido de acordo com as necessidades da equipe.

Faça um jogo divertido

O jogo deve ser divertido e engraçado para manter os funcionários interessados e motivados. Isso ajuda a garantir que eles continuem jogando até completar o objetivo final. Promover a competitividade é uma ótima maneira de conseguir isso.

Crie um jogo fácil de entender

O jogo deve ser fácil de entender e seguir, para que os funcionários possam começar a jogar imediatamente. Esse fator também será determinante na retenção dos colaboradores.

Faça um jogo personalizável

Crie um jogo que seja bastante característico ao perfil dos seus colaboradores, que atendam suas necessidades e garanta que eles fiquem envolvidos e motivados a jogar. 

Não se esqueça das métricas

As métricas corporativas são medidas quantitativas ou qualitativas utilizadas para avaliar o desempenho de uma empresa. Elas são usadas para medir o progresso em relação aos objetivos estratégicos, para identificar tendências e para avaliar o desempenho de diferentes áreas da empresa.

No caso das métricas de jogos corporativos, é importante se certificar de que o jogo criado possui algum indicador de desempenho, de modo que você possa medir o sucesso do jogo e acompanhar o progresso dos funcionários.

Faça um jogo acessível

O jogo deve ser acessível a todos os funcionários, independentemente de suas habilidades ou conhecimentos. Isso ajuda a garantir que todos os funcionários possam participar e se beneficiar do jogo.

Para tal, crie uma estrutura flexível, ou seja, desenvolva um jogo com diferentes níveis de dificuldade, para que possa ser adaptado às habilidades e conhecimentos dos jogadores. Assim você garante que todos os funcionários consigam participar e se beneficiar de todo o processo de aprendizagem.

Também trabalhe com instruções claras e demais recursos que facilitem o processo, como tutoriais em vídeo ou manuais, para ajudar os jogadores a entender como jogar e como usar o jogo.

Aposte em feedbacks imediatos e recompensas para quando o colaborador alcançar uma meta específica, tudo isso ajuda a manter os jogadores motivados e comprometidos.

Desenvolva um jogo escalável

Certifique-se de que o jogo possa ser escalado de acordo com o número de funcionários e a complexidade do jogo. Assim você garante que o jogo seja relevante para todos os funcionários, independentemente do tamanho da empresa.

Adapte o jogo para diferentes situações e contextos

Certifique-se de que o jogo possa ser adaptado para diferentes situações, contextos e necessidades.

Não se esqueça de inovar

Certifique-se de que o jogo seja inovador e se diferencie dos jogos tradicionais. Assim os colaboradores ficarão interessados e motivados a jogar. Para isso, aposte em tecnologia como realidade virtual ou inteligência artificial.

Crie um jogo baseado em feedback

Peça feedback aos funcionários sobre o jogo e use essas informações para ajustar e melhorar o jogo.

Mas lembre-se, mais do que pedir o feedback, é importante analisá-los, pois só assim saberá quais aspectos do jogo devem ser melhorados. 

Também se programe para implementar essas mudanças, isso vai garantir que o jogo esteja de fato alinhado com as expectativas dos colaboradores e necessidades da empresa.

Não se esqueça do suporte

Certifique-se de que o jogo tenha suporte técnico e treinamento para os funcionários. Isso garante que os colaboradores da sua empresa usem o jogo de maneira eficiente e obtenham ajuda se precisarem.

Em resumo, criar jogos corporativos eficientes envolve definir os objetivos do jogo, torná-lo desafiador mas não impossível, envolver a equipe, torná-lo divertido, fácil de entender, personalizável, colaborativo, medível, acessível, escalável, flexível, inovador, baseado em feedback e com suporte. 

Ao seguir essas dicas, é possível criar jogos corporativos que melhorem a aprendizagem no contexto empresarial, bem como a motivação e a colaboração entre os funcionários. Além disso, quando efetivos os jogos podem contribuir para o sucesso da empresa.

teste gratis por 7 dias
O que são jogos corporativos?

Os jogos corporativos são atividades lúdicas que estimulam o aprendizado, a mudança de comportamentos e a melhora dos relacionamentos dentro da empresa.

Qual a vantagem de se adotar os jogos corporativos?

Ao auxiliar o colaborador a ter comportamentos mais positivos, trabalha-se seu desenvolvimento pessoal. Este processo valoriza o funcionário e também incentiva seu aprimoramento profissional, permitindo que ele cresça cada vez mais dentro da organização.

Engaje, incentive e inspire: Gamifique.

A Ludos Pro foi desenvolvida com os recursos que você precisa para oferecer treinamentos gamificados rápidos, eficientes e muito mais dinâmicos. Tudo em um único lugar!

  • Impulsione o engajamento da sua equipe
  • Potencialize a performance com foco em resultados
  • Revolucione o processo de aprendizagem e desenvolvimento

Nossas conquistas

  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo GESAwards
  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo boostlab
Pular para o conteúdo