Descubra como engajar funcionários em treinamentos
Comportamento

Descubra como engajar funcionários em treinamentos

Preencha seu email e receba conteúdos exclusivos
Obrigado pelo seu cadastro!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Investir na capacitação dos colaboradores é fundamental para melhorar os resultados do negócio. Afinal, ter uma equipe mais preparada favorece a produtividade e o surgimento de ideias fora da curva, que farão a organização se destacar no mercado. Nesse cenário, o grande desafio das empresas é aprender como engajar funcionários nos treinamentos corporativos.

Muitas vezes, mesmo com uma alta taxa de participação, os colaboradores não estão, de fato, interessados nos conteúdos oferecidos pela empresa. Dessa forma, o retorno sobre o investimento em educação corporativa é muito baixo, já que os funcionários não se desenvolvem com todo o potencial que poderiam.

Para ajudar você a evitar esse problema, listamos neste artigo algumas dicas valiosas sobre como aumentar o engajamento da sua equipe nos treinamentos. Interessado? Então continue lendo e confira!

Exponha os benefícios do treinamento

educação corporativa traz grandes vantagens ao colaborador, que tem a oportunidade de evoluir suas competências e se tornar um profissional mais completo. Portanto, ao convidá-lo para o treinamento, exponha a sua importância para o crescimento dele na carreira. Se entender isso, ele certamente vai se empenhar muito mais.

Também é essencial oferecer conteúdos atualizados, práticos e alinhados com suas reais necessidades. Dê orientações sobre assuntos que ele ainda não domina e que sejam aplicáveis no dia a dia de trabalho. Caso contrário, o treinamento não será relevante — o que derruba a taxa de engajamento.

Utilize diferentes formatos

Além de planejar um conteúdo de qualidade, é importante buscar alternativas criativas para estruturar o curso. Afinal, hoje a tecnologia proporciona opções muito mais atrativas e dinâmicas do que as clássicas aulas expositivas.

É possível usar vídeos, áudios, jogos, plataformas on-line e vários outros métodos que ajudam a aumentar o interesse e a retenção de funcionários nos treinamentos. Na hora de escolher qual estrutura usar, contudo, fique atento ao perfil do público e ao conteúdo que será transmitido.

Para funcionários que passam o dia em frente ao computador, por exemplo, usar ferramentas de e-learning pode ser mais indicado. Já os colaboradores que trabalham fora do escritório podem se adaptar melhor ao mobile-learning, com atividades interativas acessadas via smartphone.

Enfim, as opções são muitas — basta analisar o cenário e escolher qual faz mais sentido para o seu negócio. Assim, é possível proporcionar à equipe uma experiência personalizada e alinhada à cultura da sua empresa.

Invista em design instrucional

O design, em geral, também é fundamental para atrair os colaboradores e facilitar a compreensão dos treinamentos. Ter um visual moderno e boas combinações de cores, além de proporcionar uma navegação intuitiva, ajuda bastante o funcionário a acessar os conteúdos de cursos on-line sem dificuldade.

Há, ainda, um fator específico que merece atenção especial: o design instrucional, conceito que trata de estratégias para transformar um conteúdo bruto em uma verdadeira solução educacional.

Isso envolve o conhecimento das metodologias de ensino para adultos e a estruturação das aulas de forma lógica e coerente, de modo que o colaborador saiba exatamente o que aprendeu ao final de cada módulo.

Utilize storytelling

Para prender a atenção dos alunos, não há jeito melhor do que contar uma história. Por isso, uma técnica que pode aumentar muito a efetividade das aulas, seja qual for o formato escolhido, é o storytelling.

Na verdade, ele pode ser usado tanto em treinamentos presenciais, com dinâmicas de grupo, quanto em cursos on-line mais lúdicos, que envolvam games e atividades interativas.

Ao contar uma história, você faz com que o aluno se envolva naquele universo e torça pelo sucesso do personagem, oferecendo uma experiência de imersão no conteúdo das aulas. Assim, é possível traçar um paralelo o mundo fictício e o dia a dia profissional, e a mensagem é absorvida com muito mais facilidade e eficiência.

Aposte na gamificação

Entre os diversos formatos possíveis para treinamentos corporativos, a gamificação é um dos que trazem hoje os melhores resultados. Esse método utiliza o design e a mecânica dos jogos para oferecer uma experiência mais interessante e recompensadora ao aluno.

Para isso são usados recursos como o próprio storytelling, trilhas de conhecimento, níveis de dificuldade e bônus por desempenho, transformando uma atividade que poderia ser maçante em um momento lúdico e descontraído. Ao misturar competição, recompensa e diversão, é possível instruir, influenciar comportamentos e incentivar resultados práticos.

Além disso, grande parte da geração Y — que vem dominando o mercado de trabalho — cresceu jogando videogames e está familiarizada com esse formato. Logo, além de todas as vantagens já citadas, a gamificação ainda é uma ótima forma de capacitar os jovens profissionais!

Trabalhe com feedbacks

Ter mecanismos de feedback é extremamente útil para engajar funcionários nos treinamentos corporativos.

Se a pessoa não tiver uma visão clara da própria evolução, principalmente em tempo real, não enxergará os benefícios da atividade e pensará que todo o seu esforço foi uma grande perda de tempo. Então, elabore um sistema de avaliações, notas ou pontuações para avaliar o desempenho dos colaboradores.

No e-learning gamificado, inclusive, esses feedbacks já estão integrados ao próprio sistema, já que o aprendizado se dá por meio de fases, conquistas e desbloqueio de novos desafios.

Recompense o colaborador pelo engajamento

Oferecer incentivos extras também é interessante para aumentar o engajamento dos funcionários nos seus treinamentos.

Você pode elaborar um ranking de desempenho entre os colaboradores, por exemplo, oferecendo prêmios — como jantares, viagens, ingressos de cinema e outros brindes — para aqueles que atingirem os melhores resultados. Além de estimular a competição saudável, essa é uma ótima maneira de valorizar o esforço da equipe.

Outra sugestão é oferecer certificações, que podem ser adicionadas ao currículo como forma de oficializar a capacitação do profissional. Com essas medidas, a empresa mostra ao funcionário que se preocupa com sua evolução e bem-estar, o que gera grandes ganhos no clima organizacional e retenção de talentos.

Enfim, essas foram as nossas dicas sobre como engajar funcionários em treinamentos corporativos! Agora que você já sabe tudo sobre o tema, que tal colocar o que aprendeu em prática?

Planeje conteúdos relevantes e seja criativo na hora de estruturar seus cursos. Dessa forma, você certamente conseguirá excelentes resultados no desenvolvimento da equipe!

Então, gostou do post? Sobrou alguma dúvida sobre o assunto? Deixe-nos um comentário! Estamos ansiosos para saber quais estratégias você utiliza para capacitar o seu time.

No items found.
Veja outros conteúdos sobre assuntos relacionados:
O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários.
Veja outros posts relacionados
logo sioux grouplogo siouxlogo ludos prologo pgblogo movieplaylogo go gamers
icon linkedinicon instagramicon facebook