Gamificação como ferramenta para disseminar a cultura organizacional

18 set 2023

Adotar a gamificação nas estratégias de promoção da cultura organizacional é uma excelente ideia para se disseminar os valores e identidade da empresa de forma engajadora e eficiente. Infelizmente, muitas companhias ainda não sabem como aproveitar essa ferramenta, ainda mais neste contexto. 

Fortaleça a identidade da empresa e o engajamento dos seus funcionários — saiba como adotar a gamificação para disseminar a cultura organizacional!

O que é Gamificação Organizacional? 

O uso de metodologias lúdicas em contextos mais sérios não é novidade: esse método já vem beneficiando áreas como saúde, educação e negócios nas últimas décadas — e uma das soluções deste segmento que mais se destaca é a gamificação

Essa estratégia usa elementos, lógica e design comuns aos jogos para estimular as pessoas a realizarem determinadas atividades ou mudarem certos comportamentos. Se aplicadas com eficiência, essa técnica é capaz de transformar ações, processos e tarefas em experiências engajadoras e, assim, mais eficientes. 

Nas empresas, especificamente, a gamificação pode ajudar a atrair e reter a atenção do público-alvo em diversas estratégias, potencializando os seus resultados. Neste contexto, a metodologia vem sendo aplicada em ações como: recrutamento e seleção; integração de novos funcionários; treinamento corporativo; desenvolvimento de pessoas; comunicação interna; estratégias de marketing e vendas; plano de carreira; nas tarefas diárias e na promoção da cultura organizacional.

Neste último caso, a gamificação oferece uma experiência imersiva e interativa para despertar, cultivar e disseminar a identidade e valores da companhia para diferentes públicos — algo que é bastante vantajoso para os negócios, especialmente na sua relação com os colaboradores. 

Qual a Importância da Cultura Organizacional?

Não é à toa que grandes empresas investem em criar, cultivar e fortalecer sua cultura organizacional, promovendo essa identidade tanto entre os seus funcionários e público interno como para a sociedade como um todo. Quantas companhias têm valores associados a sua marca? O que passa por sua mente quando pensa em Apple, Nike, Coca-Cola e Globo, por exemplo? 

Esse tipo de ação ajuda a criar uma imagem positiva da empresa no mercado e com os seus clientes. Mas, esse trabalho começa de dentro para fora: os colaboradores são o primeiro público de qualquer negócio e eles precisam promover os valores internos em suas atitudes do dia a dia para solidificá-las com os consumidores e não contradizer as mensagens oficiais. 

Além disso, há um motivo básico e valioso para se trabalhar a cultura organizacional: ela ajuda a aumentar o engajamento e fidelidade dos funcionários na empresa. Esses elementos contribuem para melhorar sua produtividade, qualidade e dedicação cotidiana, inclusive colaborando para que os talentos permaneçam na equipe. 

A cultura organizacional permite com que os profissionais se sintam parte da companhia e tenham um senso de propósito em suas atividades — algo fundamental especialmente para as gerações mais novas. 

Como a Gamificação contribui com a Cultura Organizacional?

Com todos esses benefícios, é fácil entender como é fundamental trabalhar esse conceito com os funcionários. No entanto, não adianta desenvolver toda uma estratégia e valores que tem tudo a ver com a empresa — mas as ações forem pouco engajadoras e, pior, maçantes e desinteressantes para o público. 

Imagine que todas as atividades de promoção da cultura interna sejam feitas apenas por meio de palestras ou EAD: consegue enxergar os colaboradores animados, realizando cada etapa com um sorriso no rosto? 

Mesmo os conteúdos mais incríveis podem se tornar nada atraentes e, assim, pouco eficientes ao se adotar uma única metodologia, especialmente se for do modelo integralmente expositivo. Por isso, é importante investir na diversificação de métodos e ferramentas nessa ação — e é aqui que entra a gamificação e a sua capacidade de despertar e reter a atenção das pessoas. 

Usar a gamificação nas ações de disseminação da cultura organizacional ajuda a tornar essa estratégia mais engajadora, imersiva e produtiva para todos os envolvidos. É possível desenvolver uma dinâmica voltada a despertar comportamentos nos funcionários e que tenham relação com os valores internos — como senso de trabalho em equipe, inovação, criatividade, proatividade e liderança, por exemplo. 

Também é possível tornar vários pontos dessa ação mais engajadores: em vez de contar a história da empresa apenas de forma expositiva, pode-se criar toda uma narrativa gamificada para que essa experiência seja mais interativa e, dessa forma, mais marcante e significativa para os colaboradores. Esse tipo de dinâmica pode ser inclusive adotada no onboarding de novos funcionários para apresentar a companhia aos recém-contratados. 

A gamificação pode ser aplicada em diferentes ações que disseminem a cultura organizacional, inclusive com o público externo. Imagine desenvolver uma dinâmica que ajude a promover uma imagem positiva da marca na sociedade e que ainda seja divertida para os participantes — esse é o poder da gamificação, especialmente quando adotada da forma correta. 

Como Implementar a Gamificação na sua Empresa? 

Assim como qualquer estratégia, a gamificação demanda planejamento, investimento e um certo grau de expertise para extrair o melhor dessa ferramenta e gerar os resultados desejados. 

Conhecer o público-alvo, definir os objetivos e metas, estabelecer indicadores, determinar o orçamento e cronograma, realizar ações de acompanhamento e aprimoramento… todas essas etapas devem ser respeitadas para aproveitar todos os recursos disponíveis e ter uma estratégia robusta e eficaz. 

No caso específico da gamificação, é importante dominar a metodologia para saber como usar os recursos dos jogos de forma produtiva, sendo capaz de atrair e manter o interesse do público com atividades divertidas ao mesmo tempo em que elas sejam construtivas. 

Cada elemento tem seu propósito e possibilidades: a dinâmica usará avatares? Storytelling? Pontuação? Ranking? Estimular mais a competição ou a colaboração? Quais serão os recursos de avaliação de desempenho e de aprendizagem? Como os valores organizacionais serão trabalhados na atividade? 

Equilibrar o entretenimento e os objetivos da estratégia é fundamental para se obter os impactos desejados em qualquer ação envolvendo uma metodologia lúdica. Mas, nem sempre a empresa tem a expertise ou os recursos práticos para desenvolver uma atividade gamificada com a qualidade desejada.

Por isso, é importante contar com uma parceira para criar uma ação de sucesso: conheça a solução gamificada da Ludos Pro e aproveite o melhor dessa estratégia nos seus negócios!

O que é Gamificação Organizacional? 

O uso de metodologias lúdicas em contextos mais sérios não é novidade: esse método já vem beneficiando áreas como saúde, educação e negócios nas últimas décadas — e uma das soluções deste segmento que mais se destaca é a gamificação.

Como Implementar a Gamificação na sua Empresa? 

Assim como qualquer estratégia, a gamificação demanda planejamento, investimento e um certo grau de expertise para extrair o melhor dessa ferramenta e gerar os resultados desejados. Cada elemento tem seu propósito e possibilidades: a dinâmica usará avatares? Storytelling? Pontuação? Ranking? Estimular mais a competição ou a colaboração? Quais serão os recursos de avaliação de desempenho e de aprendizagem? Como os valores organizacionais serão trabalhados na atividade? Por isso, é importante contar com uma parceira para criar uma ação de sucesso: conheça a solução gamificada da Ludos Pro e aproveite o melhor dessa estratégia nos seus negócios! 

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