Ideias de treinamentos interativos para sua empresa
Educação

Ideias de treinamentos interativos para sua empresa

Preencha seu email e receba conteúdos exclusivos
Obrigado pelo seu cadastro!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Investir na educação corporativa é uma ótima maneira de melhorar a qualidade do trabalho de seus colaboradores, seja desenvolvendo tanto suas habilidades técnicas quanto suas pessoais. Porém, nem sempre as capacitações atingem os resultados desejados, especialmente ao faltar engajamento da equipe nas atividades. Mas, calma! Esse problema pode ser resolvido ao adotar treinamentos interativos na empresa.


Confira nesse artigo como os treinamentos interativos podem contribuir com a educação corporativa e algumas ideias para implementar esse modelo na sua organização. Vamos lá?


Treinamentos Corporativos e Interativos


Diversas empresas adotaram o ensino empresarial para melhorar seu desempenho e, assim, se destacar da concorrência. Ao apostar em treinamentos, é possível aprimorar a qualidade do trabalho dos colaboradores ao atualizar seus conhecimentos específicos, ensinar boas práticas e preencher lacunas de saberes. Isso tudo ajuda a criar uma verdadeira equipe de alta performance que traz resultados para a companhia.


Mas nem todos os treinamentos são os mais adequados para a realidade da organização, pois alguns colaboradores podem ter dificuldade dependendo do tipo adotado. Existem pessoas que não conseguem aprender efetivamente com o modelo tradicional expositivo (instrutor e aluno), que pode se tornar cansativo se for o único utilizado. Outras assimilam melhor os conteúdos se forem apresentados de determinada forma, como acredita a teoria dos diferentes estilos de aprendizagem. Há de se considerar também a idade dos estudantes, além dos recursos disponível da empresa antes de escolher uma capacitação.


Outro problema na implementação dos treinamentos é a falta de engajamento dos colaboradores. A dificuldade de aprendizado e o uso de apenas um modelo pode fazer com que essa atividade se torne penosa aos funcionários, desmotivando-os a aprender e aprimorar suas habilidades. Desta forma, a ação não consegue trazer os resultados desejados, sendo um gasto de tempo e recursos.


O treinamento interativo, entretanto, tem uma característica que o diferencia dos outros modelos: ele instiga os colaboradores a participar de forma ativa das atividades, estimulando seu empenho nas tarefas e, assim, sendo algo menos monótono. Esse tipo de capacitação pode fazer a diferença no dia a dia da sua organização, tornando o aprendizado uma experiência mais agradável - ajudando assim a motivar os colaboradores a completar o treinamento e assimilar os conhecimentos e habilidades propostas. Isso vale tanto para as hard quanto para as soft skills.


Ideias de Treinamentos Interativos


Existem várias formas de treinamento interativo. Vamos te dar algumas ideias para implementar na sua empresa e dar um up na educação corporativa da sua empresa.   


1 - Troca de Papéis


Esse treinamento é uma atividade simples, mas que pode trazer resultados surpreendentes para sua empresa. A dinâmica consiste em trocar as funções dos colaboradores, permitindo que o funcionário atue em outro setor ou cargo por um determinado período de tempo.


Parece banal, mas este tipo de treinamento pode despertar a empatia com os colegas, reforçar os relacionamentos internos e ensinar como cada setor e funcionário é importante na dinâmica da empresa. Desta forma, diversas soft skills podem ser desenvolvidas com uma atividade simples.


Além de ser uma forma curiosa e engajadora, a troca de papéis também possibilita que os “novos” colaboradores tragam insights para as atividades rotineiras, ampliando a visão de todos e até identificando problemas e questões que não eram consideradas anteriormente.


Criar equipes multidisciplinares, com colaboradores de áreas diferentes trabalhando juntos, também é uma forma de trazer novas ideias à empresa e reforçar os laços internos.


2 - Dinâmicas


Diversas atividades interativas podem ser aplicadas no cotidiano empresarial para tornar os aprendizados mais divertidos e engajadores - basta adaptar as situações e planejar bem os objetivos de cada ação.


Algumas empresas apostam nos mais variados treinamentos: desde aula de culinária a sessões de meditação. Parece até que essas atividades tem nada a ver com treinamento corporativo, não é mesmo? Porém elas ajudam a desenvolver diversas soft skills, como planejamento, trabalho em equipe, autoconhecimento e solução de problemas - tudo de forma inovadora e interativa.


3 - Jogos Corporativos


Outra atividade que, em um primeiro momento, pode parecer que não pertence ao ambiente empresarial são os jogos. Pelo contrário! Existem algumas dinâmicas específicas para serem trabalhadas na empresa, ajudando a melhorar o engajamento e motivação dos colaboradores.


Os jogos corporativos são ações pontuais que visam estimular o aprendizado, fortalecer os relacionamentos internos e até mesmo mudar comportamentos. O lado lúdico ajuda os colaboradores a se soltar na dinâmica, enquanto o lado sério permite mapear as posturas dos funcionários e como elas impactam a equipe. Desta forma o RH consegue identificar pontos que precisam ser trabalhados para melhorar o desempenho do grupo.


4 -  EAD


Mesmo o Ensino a Distância pode trazer elementos interativos que tornam os treinamentos mais dinâmicos e engajadores. O EAD permite que os colaboradores possam acessar os conteúdos educativos em diversos dispositivos, em qualquer lugar e hora. Isso torna a aprendizagem mais flexível, respeitando o ritmo do estudante. Além disso, as plataformas costumam ter um espaço de fórum, para que os usuários postem dúvidas, sugestões ou troquem ideias uns com os outros e com os instrutores.


Mesmo as aulas em vídeo podem adotar a interação em sua dinâmica, fazendo pequenos quizzes com os colaboradores, usando o estilo do microlearning para não cansar os estudantes, entre outras ideias. Desta forma, o colaborador poderá engajar ainda mais com os conteúdos, testando seus conhecimentos e tendo uma postura mais ativa no processo de aprendizagem.


O EAD pode ser trabalhado tanto para desenvolver capacidades técnicas, como também as habilidades pessoais, trazendo assim conteúdos que irão ajudar nas tarefas específicas das funções e que despertem comportamentos positivos nos funcionários.  


5 - Gamificação


Uma das soluções mais interativas e inovadoras presentes no mercado, e que vem ganhando cada vez mais espaço nas empresas, é a gamificação. Essa estratégia alia elementos de jogos com a realização de ações com resultados concretos, como participar dos treinamentos, assimilar conhecimentos e até mesmo cumprir as tarefas dos dia a dia.


Recursos como storytelling, pontuação e recompensas estimulam os colaboradores a progredir na dinâmica, oferecendo uma experiência interativa e imersiva para motivá-los e engajá-los na empresa. Além disso, as plataformas gamificadas costumam gerar relatórios detalhados do desempenho dos funcionários, facilitando o trabalho do RH de analisar os resultados das atividades ao disponibilizar dados confiáveis.


A gamificação é uma ótima opção para as empresas que querem uma solução inovadora para processos como recrutamento, treinamento corporativo, onboarding de novos funcionários, comunicação interna e aumento da produtividade. Quer saber mais sobre essa metodologia? Converse conosco e saiba como ela pode beneficiar sua empresa.


Veja outros conteúdos sobre assuntos relacionados:
O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários.
Veja outros posts relacionados
icon localização
Av. Nova Independência, 87 - 9º andar - São Paulo/SP • CEP 04570-000
icon telefone
+55 11 5171-6940
logo sioux grouplogo siouxlogo ludos prologo pgblogo movieplaylogo go gamers
icon facebookicon instagramicon linkedin