O que é MBTI? Entenda como funciona essa metodologia e como ela pode ser utiliza na gestão de pessoas!

O que é MBTI
26 jan 2024

MBTI é a sigla de Myers-Briggs Type Indicator, uma ferramenta de personalidade e de características pessoais que classifica as pessoas em 16 tipos diferentes. Esse recurso se baseia nas teorias de Carl Jung, um psiquiatra e psicoterapeuta suiço.

Essa sigla se refere a um teste de personalidade que é implementado a partir de um questionário. É uma metodologia que busca entender o comportamento de um indivíduo, e trazer informações para o RH sobre como o indivíduo pode se comportar na empresa.

Teste de personalidade é uma maneira de obter clareza a respeito de quem é, de forma individual. Há várias formas de entender a personalidade de alguém, mas os testes são alternativas típicas, e o MBTI é uma opção bastante conhecida. Ao fazê-lo, a pessoa é enquadrada em algum dos 16 tipos.

Mesmo que a tecnologia tenha tomado conta de diversos processos das organizações de diferentes áreas, as pessoas ainda são o centro das empresas, ou seja, elas são partes essenciais para a sua existência. Por isso é importante entender como cada colaborador funciona no ambiente de trabalho.

Conhecer seus colaboradores vai muito além das formalidades. É fundamental se aprofundar e saber suas competências, habilidades e aptidões, suas fraquezas e, é claro, sua personalidade. 

Pois, esse conjunto faz toda a diferença na hora de adotar medidas de engajamento, benefícios e recompensas, criar treinamentos, tomar decisões e outras questões que precisam ser diariamente validadas pelos gestores e o setor de Recursos Humanos.

Para descobrir a respeito dos colaboradores que fazem parte da sua instituição e dispor de dados coerentes e eficientes, é possível adotar testes de personalidade, como é o caso do MBTI.

O que é o teste de MBTI?

O que é MBTI

A tipologia de Myers-Briggs, também conhecida como indicador tipológico ou classificação tipológica de Myers-Briggs, é uma ferramenta desenvolvida para identificar características e preferências pessoais de indivíduos. Criada durante a Segunda Guerra Mundial, com base nos estudos de Carl Gustav Jung sobre tipos psicológicos, o MBTI visa avaliar a personalidade de uma pessoa.

No contexto desse teste específico, cada indivíduo é categorizado em um dos 16 tipos de personalidade, levando em consideração sua maneira de pensar e agir. 

Esses tipos são delineados através de quatro dimensões principais: Introversão/Extroversão, Observação/Intuição, Pensamento/Sentimento e Julgamento/Percepção. 

Cada dimensão é representada por uma letra (I ou E, S ou N, T ou F, J ou P), resultando em uma combinação única que define a abordagem e as preferências de uma pessoa em relação ao mundo ao seu redor.

O MBTI proporciona uma compreensão mais profunda da personalidade, ajudando a promover o autoconhecimento e a melhorar as interações interpessoais. Ao categorizar os indivíduos em tipos específicos, essa ferramenta oferece uma estrutura que pode ser utilizada para orientação profissional, desenvolvimento pessoal e melhoria nas relações pessoais e profissionais.

Para que servem os testes de personalidades?

Os testes de personalidade contribuem para o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas. Eles servem tanto para matar a curiosidade, como para gerar mais autoconhecimento, para entender o comportamento de outras pessoas ou ser avaliado em um teste de um processo seletivo de alguma empresa, por exemplo.

Geralmente, quando utilizado em processos seletivos, os testes servem para entender características pessoais dos candidatos, porque além de serem bem populares, eles têm um viés científico que ajuda na escolha de profissionais que construirão times alinhados e com o objetivo da empresa.

Este teste surge como uma solução para empresas que querem identificar maior diversidade ou promover autoconhecimento dos talentos que têm se candidatado às vagas da empresa, sendo, por fim, o objetivo de avaliar as características e atitudes do profissional no ambiente corporativo.

Como funciona o teste MBTI?

Como funciona o teste MBTI

O teste é aplicado por meio de um questionário no qual o profissional responde perguntas com relação às suas preferências, de acordo com as opções apresentadas:

  • concordo totalmente;
  • concordo em parte;
  • indiferente;
  • discordo em parte; e
  • discordo totalmente.

O teste se baseia em 16 tipos de personalidades diferentes e ao final deixa claro quais são as tendências comportamentais do candidato.

Cada tipo de comportamento tem uma sigla composta por quatro características predominantes combinadas. Cada uma dessas abreviações resume um tipo de preferência com características específicas.

Os 4 pilares do MBTI

O MBTI tem pilares que permeiam todo o processo de identificação da personalidade de um sujeito, sendo eles: 

  1. Energia e motivação;
  2. Percepção de mundo;
  3. Avaliação e tomada de decisão;
  4. Estilo de vida.

Veja a respeito de cada um!

Energia e motivação

Extrovertidos (E): aquele que se sente motivado ao interagir com outras pessoas; esse perfil geralmente age antes de pensar.

Introvertidos (I): o indivíduo que se sente melhor em atividades solitárias. Ele prefere refletir bastante antes de qualquer decisão.

Percepção de mundo

Sensoriais (S): essa pessoa foca no que é concreto, naquilo que é perceptível através dos 5 sentidos.

Intuitivo (N): é aquele que considera o abstrato, aquilo que é simbólico ou intangível.

Avaliação e tomada de decisão

Racionalistas (T): são os sujeitos que atuam de maneira lógica, organizada e objetiva, aqueles que procuram argumentos racionais.

Sentimentais (F): indivíduo que se baseia em critérios subjetivos, que levam em consideração as necessidades humanas.

Estilo de vida

Julgadores (J): são aquelas pessoas decisivas que buscam seguir as regras e viver de uma maneira planejada. Eles também tendem a sentir mais tranquilidade quando tomam suas decisões.

Perceptivos (P): se enquadram nesse perfil os indivíduos que gostam de liberdade e improvisações. Eles buscam por uma vida adaptável e flexível e se sentem calmos quando se deparam com várias opções de escolha.

Quais são os 16 tipos de personalidade?

Os 16 tipos de personalidades procedentes dessas dicotomias identificados no teste de MBTI são:

  • 1. ISTJ - "O Inspetor" (Introvertido, Observador, Pensativo, Julgador)

Os ISTJs são meticulosos, confiáveis e orientados para resultados. Como organizadores naturais, destacam-se na implementação de procedimentos e na manutenção da ordem. Sua abordagem lógica e detalhista os torna excelentes solucionadores de problemas, sendo frequentemente referidos como "pés no chão".

  • 2. ISFJ - "O Protetor" (Introvertido, Observador, Sentimental, Julgador)

Os ISFJs são compassivos, leais e dedicados a cuidar dos outros. Eles valorizam tradições e são observadores detalhados. Sua natureza empática os torna ótimos ouvintes e amigos confiáveis, muitas vezes desempenhando papéis de apoio em suas comunidades.

  • 3. INFJ - "O Conselheiro" (Introvertido, Intuitivo, Sentimental, Julgador)

Os INFJs são visionários criativos, comprometidos com valores profundos. Empáticos e compassivos, buscam compreender as necessidades dos outros. Sua rica vida interior muitas vezes os leva a trabalhar para causas altruístas e impactar positivamente o mundo ao seu redor.

  • 4. INTJ - "O Arquiteto" (Introvertido, Intuitivo, Pensativo, Julgador)

Os INTJs são estrategistas analíticos com uma visão de longo prazo. São orientados por metas e têm uma habilidade única para encontrar soluções eficientes para desafios complexos. Sua abordagem lógica e independência muitas vezes os coloca em posições de liderança.

  • 5. ISTP - "O Virtuoso" (Introvertido, Observador, Pensativo, Perceptivo)

Os ISTPs são pragmáticos, adaptáveis e habilidosos em solucionar problemas de forma prática. Sua abordagem descontraída, combinada com uma habilidade técnica inata, os torna eficazes em lidar com situações imediatas. Eles prosperam em ambientes dinâmicos e desafiadores.

  • 6. ISFP - "O Aventureiro" (Introvertido, Observador, Sentimental, Perceptivo)

Os ISFPs são artísticos, sensíveis e espontâneos. Valorizam a liberdade e a expressão pessoal, muitas vezes dedicando-se a atividades criativas. Seu espírito aventureiro os torna apreciadores da beleza e da experiência sensorial no mundo ao seu redor.

  • 7. INFP - "O Mediador" (Introvertido, Intuitivo, Sentimental, Perceptivo):

Os INFPs são idealistas e criativos, comprometidos com valores profundos e uma busca constante por significado. Sua empatia e imaginação os destacam como mediadores, buscando harmonia e compreensão em suas relações.

  • 8. INTP - "O Lógico" (Introvertido, Intuitivo, Pensativo, Perceptivo)

Os INTPs são pensadores independentes e analíticos, valorizando o conhecimento e a lógica. Sua mente inquisitiva e abordagem flexível os tornam exploradores incansáveis de ideias e teorias.

  • 9. ESTP - "O Empreendedor" (Extrovertido, Observador, Pensativo, Perceptivo)

Os ESTPs são práticos, enérgicos e adaptáveis, destacando-se em situações que exigem ação imediata. Seu estilo empreendedor e coragem os tornam eficazes em lidar com desafios dinâmicos e imprevisíveis.

  • 10. ESFP - "O Animador" (Extrovertido, Observador, Sentimental, Perceptivo)

Os ESFPs são entusiastas, sociáveis e espontâneos. Apreciadores de experiências sensoriais, eles injetam energia e alegria em seus ambientes. Sua natureza amigável os torna ótimos em criar conexões interpessoais.

  • 11. ENFP - "O Inspirador" (Extrovertido, Intuitivo, Sentimental, Perceptivo)

Os ENFPs são visionários e motivados por ideias. Criativos e inovadores, buscam constantemente novas possibilidades. Sua autenticidade e paixão os tornam inspiradores naturais, influenciando positivamente aqueles ao seu redor.

  • 12. ENTP - "O Visionário" (Extrovertido, Intuitivo, Pensativo, Perceptivo)

Os ENTPs são inovadores e questionadores, sempre em busca de desafios intelectuais. Sua mente analítica e abordagem criativa os tornam hábeis em encontrar soluções originais para problemas complexos.

  • 13. ESTJ - "O Executivo" (Extrovertido, Observador, Pensativo, Julgador)

Os ESTJs são práticos, organizados e orientados para metas. Valorizam a eficiência e a estrutura, destacando-se em liderança e administração. Seu comprometimento com o trabalho duro e a tradição os torna confiáveis em ambientes profissionais.

  • 14. ESFJ - "O Cuidador" (Extrovertido, Observador, Sentimental, Julgador)

Os ESFJs são prestativos, sociáveis e centrados nas necessidades dos outros. São excelentes em criar e manter conexões emocionais, muitas vezes desempenhando papéis de apoio em grupos e comunidades.

  • 15. ENFJ - "O Protagonista" (Extrovertido, Intuitivo, Sentimental, Julgador)

Os ENFJs são carismáticos e motivados por valores. Seu comprometimento com os outros e habilidades interpessoais os tornam líderes inspiradores. Eles buscam criar um impacto positivo e motivar mudanças sociais.

  • 16. ENTJ - "O Comandante" (Extrovertido, Intuitivo, Pensativo, Julgador)

Os ENTJs são líderes e estrategistas visionários. Sua assertividade e orientação para metas os tornam eficazes em cargos de liderança. São hábeis em tomar decisões difíceis e direcionar equipes para alcançar objetivos específicos.

Apesar de ser bastante promissor, principalmente para o âmbito corporativo, não é qualquer pessoa ou site que pode aplicar esse teste. Aqui no Brasil há profissionais certificados e especialistas que podem fazer isso.

No entanto, só podem profissionais habilitados porque, de acordo com a psicóloga Adriana Fellipelli, (dona da consultoria autorizada aqui no Brasil para certificar pessoas), o teste só

é de fato efetivo quando aplicado de acordo com as características brasileiras.

Então é preciso fazer uma boa investigação para averiguar um profissional adequado para aplicar o MBTI.

teste por 14 dias grátis

Perguntas Frequentes:

O que é MBTI?

O MBTI é uma ferramenta que ajuda a identificar características e preferências pessoais de alguém.

Para que servem os testes de personalidades?

Os testes de personalidade contribuem para o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas. Eles servem tanto para matar a curiosidade, como para gerar mais autoconhecimento, para entender o comportamento de outras pessoas ou ser avaliado em um teste de um processo seletivo de alguma empresa, por exemplo.

Engaje, incentive e inspire: Gamifique.

A Ludos Pro foi desenvolvida com os recursos que você precisa para oferecer treinamentos gamificados rápidos, eficientes e muito mais dinâmicos. Tudo em um único lugar!

  • Impulsione o engajamento da sua equipe
  • Potencialize a performance com foco em resultados
  • Revolucione o processo de aprendizagem e desenvolvimento

Nossas conquistas

  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo GESAwards
  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo boostlab
Pular para o conteúdo