7 estratégias para melhorar o trabalho em equipe nas empresas
Comportamento

7 estratégias para melhorar o trabalho em equipe nas empresas

Preencha seu email e receba conteúdos exclusivos
Obrigado pelo seu cadastro!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

O trabalho em equipe nas empresas acontece quando um conjunto ou grupo de duas ou mais pessoas dedicam-se a solucionar uma única tarefa, trabalho ou problema. Fortalecer e melhorar o trabalho em equipe é um grande desafio, porém fundamental para o desenvolvimento sustentável de uma empresa.

Existem 7 estratégias que podem ajudar a estimular, desenvolver e melhorar o trabalho em equipe:

1- Estabeleça o papel de cada membro

2- Confie em sua equipe

3- Feedbacks construtivos

4- Resolução de problemas

5- Seja um exemplo

6- Respeite a individualidade

7- Utilize métodos inovadores, como a gamificação

As companhias estão cada vez mais preocupadas e cientes da importância de preservar funcionários motivados e engajados para obter um desenvolvimento sustentável. O discurso de fortalecer o trabalho em equipe nas empresas pode aparecer na maioria das instituições, no entanto, muitas delas têm dificuldades em transformar esses sete pontos em práticas diárias.

O desafio de alinhar funcionários que, por vezes, possuem diferentes opiniões e objetivos, pode não ser tão complicado quando esse conjunto de práticas é seguido.

1. Estabeleça o papel de cada membro

Ter um objetivo em comum não significa que todos os colaboradores vão realizar a mesma atividade, não é mesmo? Para melhorar o trabalho em equipe nas empresas, é indispensável que todos os funcionários saibam, exatamente, qual o papel que deve desempenhar para o crescimento do negócio.

Apure se as funções dos trabalhadores estão todas bem definidas e de acordo com as suas habilidades profissionais. Isso fará com que o desempenho de cada área melhore e o trabalho em conjunto se fortaleça.

2. Confie em sua equipe

A confiança é fundamental para que todos se sintam seguros e confortáveis para dividir dúvidas, opiniões, responsabilidades e, até mesmo, críticas construtivas. Sem essa base, torna-se inviável a construção de um trabalho em equipe de sucesso.

O desenvolvimento desta confiança acontece por meio de um ambiente que gere uma boa relação entre os colaboradores, seja aberto a feedbacks e trate todos os membros como iguais.

3. Desenvolva a cultura de feedbacks construtivos

Criar uma cultura de feedbacks construtivos também ajuda a fortificar o trabalho em equipe nas empresas. É uma ótima ferramenta para avaliar o desempenho do grupo e orientar os funcionários a como desenvolver melhor o seu trabalho.

Seja positivo ou negativo, o funcionário deve saber que o feedback é sempre construtivo para o seu crescimento profissional. Ele tem o objetivo de reconhecer os pontos positivos, apontar o que pode ser aprimorado e apresentar meios para que aconteça a melhoria desejada.

4. Resolva os problemas na hora

É essencial que o líder diagnostique e resolva problemas pontuais no momento em que eles surgirem. Postergar o problema ou colocá-lo para debaixo do tapete é receita certa para contaminar o trabalho coletivo.

É primordial, portanto, que gestores desenvolvam e aprimorem a competência de diagnosticar falhas, buscar soluções (de preferência junto aos colaboradores) e colocá-las em prática.

No items found.

5. Seja um exemplo

Para estabelecer um forte engajamento da equipe, é fundamental também que os líderes sejam exemplos de dedicação e profissionalismo no dia a dia da empresa. Antes de qualquer cobrança de bons resultados, é imprescindível que os comandantes inspirem os demais tanto em suas ações como em seu comportamento. 

6. Respeite a individualidade

A realização de um bom trabalho em equipe passa também por reconhecer a individualidade de cada colaborador. A diversidade de um grupo é sempre um grande desafio para os gestores e deve ser vista como uma oportunidade para o desenvolvimento de um trabalho mais rico. 

É como em um time de futebol. Cada jogador possui diferentes talentos e distintas funções em uma partida. Cabe ao treinador fazer com que essas qualidades se complementem para que a equipe chegue ao seu objetivo comum: vencer o jogo. 

7. Aposte na gamificação para engajar e motivar

A gamificação está entre as formas mais modernas na hora de estimular e desenvolver o trabalho em equipe nas empresas. Mas o que exatamente ela significa? A gamificação é o uso de conceitos usados em games para motivar funcionários a atingir o seu objetivo.

A prática, surgida por volta dos anos 70, vale-se de características comuns de games como recompensas, feedbacks, colaboração e conquista de status para engajar os envolvidos. Assim, transforma atividades rotineiras em algo interessante e divertido, além de estimular a cooperação, a resolução de problemas e a competição saudável entre os colaboradores.

Gostou dessas dicas para desenvolver o trabalho em equipe nas empresas? Então compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude os seus colegas a também dominarem o assunto!

Veja outros conteúdos sobre assuntos relacionados:
O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários.
Veja outros posts relacionados
logo sioux grouplogo siouxlogo ludos prologo pgblogo movieplaylogo go gamers
icon linkedinicon instagramicon facebook