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Home / Blog / Educação / Treinamento remoto: como capacitar sua equipe na era digital

Treinamento remoto: como capacitar sua equipe na era digital

Treinamento remoto: como capacitar sua equipe na era digital
10 set 2025

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Adotar um treinamento remoto é uma opção que traz diversas vantagens para uma empresa. No entanto, algumas organizações e RHs ainda têm dúvidas sobre suas diferenças em comparação ao modelo presencial ou híbrido de educação corporativa e em como aproveitar o melhor da capacitação digital.

O que você vai ver neste artigo:

  • O que é treinamento remoto?
  • Por que investir em treinamento remoto?
  • Treinamento remoto x presencial x híbrido: principais diferenças
  • Desafios do treinamento remoto e como superá-los
  • Como planejar um treinamento remoto eficaz
  • Metodologias para treinamentos remotos
  • Tecnologias e ferramentas para treinamento remoto
  • Como medir o desempenho e resultados do treinamento remoto
  • Casos de sucesso e boas práticas no treinamento remoto
  • Futuro do treinamento remoto
  • Conclusão: capacite sua equipe com treinamentos remotos eficazes

Descubra neste artigo como fortalecer sua equipe e otimizar os recursos da sua empresa por meio do treinamento online!

O que é treinamento remoto?

O modelo de capacitação remota não é nenhuma novidade. Porém, a última década trouxe uma série de mudanças, evolução e até mesmo de uma explosão na popularidade desta modalidade de ensino e aprendizagem.

As empresas que torciam o nariz para soluções de educação a distância (EAD) e outras soluções tecnológicas tiveram que se adaptar e abraçar novas ferramentas para sobreviver. 

Mas, mesmo sendo adotada em grande escala, muitas companhias ainda não entendem questões básicas dessas ferramentas — e, nisso, prejudicam sua aplicação e não exploram o seu potencial.

Definição e conceito

Antes de mais nada, é preciso entender o que é realmente essa modalidade para extrair o melhor dessa estratégia no seu negócio.

Em linhas gerais, o treinamento remoto é um modelo de capacitação que promovemos à distância, sem a necessidade de os colaboradores se deslocarem a determinado local e de estarem fisicamente presentes nas atividades.

Além disso, as aulas podem ocorrer tanto ao vivo como por meio de conteúdos gravados e desenvolvidos anteriormente, não precisando que os colaboradores tenham que cumprir as atividades em horários predefinidos no segundo caso.

Tudo isso permitiu que o treinamento online (como também é chamado) que a educação empresarial se tornasse mais flexível para todos os envolvidos. E isso só foi possível graças aos avanços tecnológicos, que reduziram as distâncias e ofereceram experiências mais diversificadas de aprendizagem.

Afinal, flexibilidade não significa falta de qualidade: vídeos, lives, e-books, infográficos, podcasts, realidade virtual, quizzes e gamificação são alguns recursos que, geralmente, usamos na capacitação remota e que ajudam a fortalecer a aprendizagem dos colaboradores.

No fim, esse modelo abriu portas para uma série de possibilidades para as organizações, permitindo usar o melhor da tecnologia em diferentes técnicas de treinamento.

Evolução do treinamento remoto

Experiências de educação remota já ocorrem há décadas, ocorrendo por cartas e CDs antes  da popularização da internet nos anos 2000/2010. Desde então, os modelos de ensino e treinamento remoto vêm em uma crescente, acompanhados dos avanços tecnológicos. 

Porém, entre 2020 e 2022, com a pandemia da covid-19, o treinamento corporativo EAD explodiu como solução temporária para manter a educação empresarial dos funcionários nos períodos mais rígidos de distanciamento social. 

Nisso, as pessoas se acostumaram mais com a flexibilidade que os canais digitais oferecem, ganhando a experiência tanto de estudo quanto de trabalho remoto. Assim, esse modelo não é mais algo tão distante — pelo contrário, o público muitas vezes busca esse tipo de formato, seja para ter acesso a cursos que não são promovidos em sua região ou para encaixar a aprendizagem em sua rotina corrida. 

Mas, não é só o hábito das pessoas que mudou: com a necessidade e aumento de usuários, as empresas investiram em novas tecnologias para tornar o ensino remoto ainda mais atraente e eficiente. Recursos como a realidade virtual e a gamificação passaram a ser diferenciais para engajar mais os funcionários e aumentar os resultados dessa estratégia.

Por que investir em treinamento remoto?

Muitas organizações de diferentes segmentos estão investindo em treinamento digital, promovendo atividades de educação a distância para os seus funcionários e públicos de interesse — e isso não é à toa.

Benefícios para empresas e colaboradores

Existem várias vantagens em se abraçar o treinamento remoto para negócios. Primeiro, ele proporciona uma experiência mais moderna e dinâmica de aprendizagem, sanando diversas lacunas do modelo tradicional de ensino — beneficiando tanto os funcionários quanto a empresa.

Ao aplicar a educação corporativa digital de forma eficiente e engajadora, conseguimos gerar os mesmos resultados da modalidade presencial, desenvolvendo as habilidades e aptidões que os profissionais precisam aprimorar.

Mas, há um bônus especial: as tecnologias educacionais em geral costumam oferecer dados sobre o desempenho dos participantes nas atividades, permitindo com que os gestores e RH tenham informações importantes para otimizar os treinamentos e fortalecer suas equipes.

Redução de custos e maior alcance

Em vez de ter que locar um espaço físico, agendar um instrutor em um horário fixo e deslocar sua equipe inteira para lá, cada profissional pode acessar os conteúdos de seu computador ou celular a qualquer hora, em qualquer lugar.

Isso representa uma série de redução de custos, além da otimização do tempo, esforços e recursos de todos os envolvidos. 

Esses valores e empenhos são ainda mais significativos quando se tem uma empresa com um grande número de unidades, franqueadas e lojas, especialmente quando localizadas em diferentes cidades ou estados.

Neste sentido, investir na capacitação remota também permite padronizar os treinamentos e alcançar um maior número de colaboradores de uma só vez, garantindo que todos sejam impactados pela ação — e sem precisar ter que pagar o transporte, alimentação e estadia de todo mundo.

Flexibilidade e inclusão

Um dos principais ganhos dos treinamentos digitais é oferecer maior flexibilidade aos funcionários. Não há horários ou condições rígidas para que eles acessem os materiais e aprendam, por isso podem estudar quando for mais conveniente para sua rotina.

Além disso, essa flexibilização e comodidade torna essa ação mais inclusiva, pois não há limites físicos ou de ferramentas que impeçam o acesso de todos: as plataformas podem oferecer conteúdos com letras maiores, legendas, libras, audiodescrição e outros recursos de acessibilidade, por exemplo, com maior facilidade e agilidade.

Assim, todos os profissionais serão valorizados e poderão fortalecer sua capacitação técnica e social por meio da aprendizagem a distância.

Treinamento remoto x presencial x híbrido: principais diferenças

Cada modelo de treinamento tem suas particularidades, forças e limitações. É importante conhecer cada uma delas antes de se investir nessa estratégia. 

Prós e contras de cada formato

Algo que facilita qualquer decisão é fazer uma lista de prós e contras — e o mesmo pode ser elaborado ao pensar na educação corporativa:

ModeloVantagens (Prós)Desvantagens (Contras)
PresencialAcompanhamento próximo do instrutor
- Maior troca entre os participantes
- Oferece dinâmicas ativas e coletivas
Falta de flexibilidade (horário e local fixos)
- Custos mais altos
- Interrupção do fluxo de trabalho
- Dificuldade de atualizar materiais
RemotoInova as estratégias de T&D
- Padroniza treinamentos
- Flexibilidade e acessibilidade (ritmo e horário)
- Reduz custos
- Moderniza processos
- Permite a coleta e análise de dados estratégicos
Dificuldade para quem não tem familiaridade com tecnologia
- Exige maior disciplina e autonomia do funcionário
- Menos troca e interação entre os participantes
- Necessidade de investir em tecnologia de qualidade
HíbridoCombina os prós dos modelos presencial e remoto
- Maior facilidade de adaptação para os colaboradores
- Exige planejamento eficiente
- Necessidade de investir em tecnologia e estratégias tradicionais
- Demanda gastos consideráveis
Exportar para as Planilhas

Quando optar por cada modalidade

Como visto, cada modelo tem seus pontos fortes e fraquezas. Saber usar essas informações de forma estratégica é essencial para aproveitar o melhor de cada modalidade, optar por aquela que contemple mais o perfil e necessidades da empresa e para fortalecer a aprendizagem dos funcionários.

Para integrar uma equipe, você pode usar um treinamento presencial, aliando a capacitação ao incentivo da socialização entre colegas e gestores. Essa ação se torna ainda mais eficiente quando você adota metodologias ativas e realiza atividades em grupo.

Com o passar do tempo, pode-se implementar o modelo híbrido para acostumar os profissionais com as possibilidades do treinamento digital, educando-os a terem mais disciplina para fazer as atividades remotas e aproveitar sua flexibilidade. Mas, ainda assim, manter a familiaridade do presencial.

Enquanto isso, o treinamento remoto pode ser adotado em equipes com maior maturidade ou em empresas grandes que precisam padronizar seus treinamentos — inclusive em suas diversas unidades, filiais e franqueadas. Ou então por outros motivos que impossibilitem que as ações ocorram presencialmente, como a falta de espaço físico ou de orçamento para promover os encontros.

Mas, isto não impede de se adotar o treinamento online em grupos menores ou de usar o modelo híbrido de forma permanente: tudo depende do perfil dos colaboradores e da organização, de suas necessidades e objetivos.

Desafios do treinamento remoto e como superá-los

Assim como qualquer estratégia, existem algumas situações que limitam os impactos positivos dos treinamentos online — mas que podem ser superados com as ações certas.

Falta de engajamento dos colaboradores

Aprender a distância exige disciplina e autonomia, o que pode ser um desafio para alguns profissionais e levar à falta de engajamento nos treinamentos. Felizmente, existem metodologias que tornam o aprendizado remoto mais atraente e eficiente, garantindo que os colaboradores realmente absorvam o conteúdo e evoluam.

A gamificação aplicada no treinamento digital, por exemplo, usa elementos e design dos jogos para motivar os funcionários a aproveitar cada conteúdo e a finalizar a jornada de aprendizagem — assimilando melhor os conhecimentos e se dedicando mais em cada tarefa.

Assim, melhora-se o engajamento remoto dos funcionários, promovendo atividades que despertem e mantenham o seu interesse até o fim. 

Barreiras tecnológicas e soluções

Investir em treinamento remoto requer investir em tecnologia de qualidade. Caso contrário, você pode enfrentar uma série de problemas, como falhas na conexão de internet que impedem o carregamento dos vídeos; materiais que não conseguimos baixar; e recursos básicos que disponibilizamos aos colaboradores e que não atendem às suas necessidades, entre tantos outros desafios.

Por isso, é importante conhecer as tecnologias e plataformas ofertadas no mercado para adotar aquelas que ofereçam uma boa qualidade por valores justos, permitindo com que os treinamentos sejam executados corretamente e sem problemas.

Dependendo dos interesses da empresa, é importante saber mais sobre a transformação digital para usar a tecnologia de forma estratégica e beneficiar a organização, dando um passo adiante na modernização de suas operações. 

Adaptação de conteúdo para o formato remoto

Algumas empresas já possuem um material robusto de treinamento corporativo e desejam trazê-lo para o digital. No entanto, é preciso ter consciência de que cada modelo tem suas características, limitações e oportunidades.

Não dá para escanear páginas e mais páginas de apostilas, mandar um PDF imenso para seus colaboradores e achar que eles vão ter ânimo para ler tudo e realmente aprender. Nem dá para usar um áudio de uma ação anterior com qualidade de som baixa e sem edição e achar que os funcionários vão prestar atenção em cada ensinamento.

É fundamental fazer a adaptação dos conteúdos com eficiência e aproveitando o melhor das tecnologias. Para isso, deve-se conhecer bem as plataformas e metodologias que estão disponíveis no mercado e aquelas que estão sendo usadas na empresa para saber quais recursos podem ser ofertados. 

E tudo depende de um ótimo planejamento.

Como planejar um treinamento remoto eficaz

Planejar significa reduzir custos, otimizar recursos e gerar mais resultados — e o mesmo vale ao implementar os treinamentos digitais em sua empresa. Há algumas orientações fundamentais nesse processo:

Organização e preparação dos materiais

Primeiro de tudo é importante verificar o estado do treinamento presencial atual: 

  • Como estão os conteúdos adotados?
  • Eles precisam ser atualizados ou necessitam de correções? 
  • As estratégias foram desenvolvidas de acordo com um objetivo específico ou será preciso reestruturar a ação como um todo? 
  • O que pode ser aproveitado do material?
  • O que deverá ser descartado?

Após peneirar o que podemos aproveitar para o treinamento remoto, é necessário que invistamos tempo e esforço no planejamento de como adotaremos esse modelo na prática — como escolher a melhor plataforma e quais recursos empregar, por exemplo.

O ensino online tem a vantagem de explorar diversos formatos de conteúdo para fortalecer o aprendizado: vídeo; áudio; infográfico; imagens; animação; formulários; chats; gamificação… Esses recursos tornam a experiência de treinamento mais rica. 

O RH deve pensar em como usá-los nas aulas, aproveitando os conteúdos e materiais já existentes e feitos para o estilo presencial. 

Cronogramas e definição de metas

Algumas regras servem para o planejamento de qualquer ação: é preciso definir o objetivo principal dos treinamentos online, as metas específicas de curto, médio e longo prazo, o cronograma de implementação e o orçamento da estratégia. 

Todos esses detalhes ajudam a guiar o trabalho do RH e gestores, evitar problemas, otimizar recursos, tempo e esforços e facilitar a vida de todos os envolvidos nesse processo.

Comunicação e envolvimento dos participantes

Nem todos os funcionários que farão os treinamentos estão acostumados ao ensino online. Muitos podem nem saber mexer nas plataformas ou acessar todos conteúdos e recursos disponibilizados, limitando assim sua experiência de aprendizagem. 

É necessário educar o público-alvo em como aproveitar o máximo das plataformas adotadas, por meio de tutoriais ou outras formas educativas, para explicar todas as possibilidades dos sistemas. Assim, os colaboradores irão desfrutar os recursos e ter uma jornada de aprendizagem mais rica.  

O RH também pode educar os funcionários a como se organizar para estudar, seja de casa ou até mesmo a caminho do trabalho. Métodos simples conseguem fazer a diferença e ajudar a manter uma rotina de estudos.

Metodologias para treinamentos remotos

Uma parte fundamental ao adotar a capacitação remota é definir qual metodologia implementar. Não basta apenas apostar em vídeoaulas e achar que todos os benefícios serão alcançados — essa é uma ideia limitadora (e pouco eficiente) de se adotar essa modalidade. 

Existem diversas soluções que podem ser usadas, separadamente ou combinadas, para fortalecer as estratégias de educação corporativa e, assim, enriquecer a aprendizagem da equipe.

E-learning e microlearning

Sendo mais preciso, a educação a distância é um modelo amplo, que serve até mesmo para cursos feitos por correspondência. E entre as opções de EAD, há o e-learning — modelo que depende diretamente da tecnologia.

No contexto empresarial, esse sistema proporciona um ambiente virtual de aprendizagem para a troca de conhecimentos e capacitação profissional, oferecendo uma experiência mais flexível, interativa e moderna. 

Em vez de fazer conteúdos isolados e dispersos, adotar um e-learning corporativo centraliza os materiais e facilita toda a gestão dos treinamentos remotos. 

Já a estratégia de microlearning foca na estrutura e maneira com que os conhecimentos são abordados — em micro “doses”: conteúdos com duração menor, linguagem simples e de fácil e rápida compreensão. 

Esse modelo é perfeito para treinamentos curtos, diretos e com informações práticas, ocupando menos tempo e energia dos colaboradores nas atividades. 

Gamificação aplicada ao treinamento remoto

Há metodologias próprias para aumentar o engajamento dos colaboradores na educação empresarial. A gamificação usa elementos, design e lógica dos jogos para criar uma dinâmica divertida e eficiente de aprendizagem, usando gatilhos específicos para motivar os participantes a cumprirem todas as atividades.

Pode-se investir em temas criativos para atrair e reter a atenção dos funcionários ao longo da jornada educacional, incentivando com que aproveitem todos os conhecimentos oferecidos nas capacitações profissionais.

Além disso, os recursos lúdicos ajudam a reforçar a memorização das informações adquiridas nos treinamentos, facilitando sua aplicação no dia a dia dos colaboradores.

Uso de vídeos, webinars e atividades interativas

Recursos audiovisuais são largamente adotados nas estratégias de treinamento remoto: afinal, desde cedo as pessoas estão acostumadas com esse formato — de assistir aos telejornais locais, às telas grandes do cinema e aos vídeos curtos de redes sociais.

Usar vídeoaulas, webinars, lives e aproveitar os modelos híbridos com atividades interativas é uma maneira de usar uma metodologia comum de forma inteligente na capacitação remota dos funcionários.

Tecnologias e ferramentas para treinamento remoto

Com tantas opções no mercado, escolher uma plataforma e tecnologia de treinamento pode ser um desafio, pois cada uma tem suas particularidades e vantagens. Por isso, é importante que o RH pesquise a fundo cada solução para descobrir qual se encaixa melhor nas necessidades e realidade da empresa. 

Plataformas LMS (Learning Management System)

Do português Sistema de Gestão de Aprendizagem, o LMS é um software desenvolvido para criar, personalizar, organizar e fazer a gestão dos cursos e treinamentos online. Sendo assim, é uma plataforma essencial para promover e controlar as estratégias de educação corporativa digital. 

Existem vários modelos disponíveis no mercado, inclusive com alguns se destacando ao adotarem ferramentas inovadoras e eficientes como a gamificação em suas atividades. É preciso fazer uma pesquisa extensa para conhecer cada fornecedor e escolher a plataforma mais adequada para sua empresa. 

Ferramentas de videoconferência

Algumas organizações preferem promover capacitações ao vivo, mesmo que de forma remota. Assim, conseguem o frescor e a atenção que o tempo real demanda, mas sem ter que deslocar seus funcionários ou o instrutor de lugar.

Neste caso, é importante buscar ferramentas de videoconferência de qualidade — como o Google Meets, Zoom, Microsoft Teams e outras soluções particulares — para realizar as atividades. 

É importante considerar nessa escolha o número de participantes, os recursos que cada plataforma oferece (chat, compartilhamento de arquivos, etc), e os valores do modelo premium antes de baixar ou abrir qualquer software/link.

Recursos adicionais (quizzes, fóruns, avaliações)

Atualmente o treinamento remoto possibilita ir além dos vídeos — pode-se enriquecer a aprendizagem dos colaboradores ao abraçar outros recursos nas plataformas. 

Ter um espaço de fórum permite com que os participantes troquem informações, materiais e referências entre si e tirem dúvidas com os instrutores, tutores e mediadores. Já um chat oferece uma comunicação mais direta com cada envolvido na plataforma.

Já quizzes, jogos e testes gamificados servem como formas de avaliação engajadoras e lúdicas, tirando a carga emocional que uma prova ou perguntas tradicionais costumam pesar sobre os estudantes — e que podem impactar negativamente o seu desempenho de forma desnecessária. 

Como medir o desempenho e resultados do treinamento remoto

É importante definir alguns indicadores que ajudem a identificar os pontos de melhoria e o que está dando certo para aprimorar constantemente a educação corporativa e, desta forma, fortalecer a capacitação dos funcionários. 

Indicadores-chave de performance (KPIs)

Existem algumas métricas fundamentais para atestar a qualidade do treinamento remoto da empresa. Elas são:

  • Taxa de adesão dos funcionários;
  • Taxa de abandono do treinamento e das tarefas;
  • Desempenho individual e coletivo dos colaboradores nas atividades;
  • Média de aprendizagem;
  • Nível de engajamento dos funcionários na dinâmica;
  • Satisfação dos participantes com a plataforma e com as atividades propostas;
  • Custo per capita do treinamento;
  • ROI do treinamento.

Todos esses indicadores ajudam a garantir que o treinamento online esteja gerando os resultados desejados, mostrando exatamente onde intervir para aprimorar a estratégia e a aprendizagem da equipe.

Análise de relatórios e feedbacks

Além desses indicadores, ao adotar uma boa plataforma de treinamento digital é possível acessar relatórios detalhados sobre o desempenho e atividade dos colaboradores na dinâmica. Esses sistemas coletam, organizam e analisam as interações dos participantes no software, obtendo assim insights importantes para o RH e gestores.

Mas, além disso, é interessante buscar informações na fonte: fazer pesquisas de opinião e satisfação com os participantes dos treinamentos ajuda a identificar problemas e pontos fortes que passaram despercebidos. Essa é uma forma mais qualitativa de verificar o engajamento e importância que os funcionários dão à estratégia. 

Casos de sucesso e boas práticas no treinamento remoto

Os benefícios de se adotar o treinamento online não são papo furado: muitas empresas conseguiram melhorar a capacitação de suas equipes por meio dessa metodologia e agora colhem os frutos dessa ação.

As histórias de sucesso mostram que o treinamento online traz resultados reais para empresas. É possível otimizar a capacitação e colher frutos da ação, como fizeram a Ambev e a Unimed.

A Ambev ofereceu mais de 4 mil cursos online aos seus funcionários, abrangendo de soft skills a data science. O sucesso da iniciativa foi tanto que a empresa expandiu o acesso, oferecendo formações gratuitas ao mercado para profissionalizar o setor.

Já a Unimed Santa Catarina, buscando inovar em seu programa de T&D, criou a universidade corporativa Unisaber em uma plataforma gamificada. A solução se tornou um hub de desenvolvimento com mais de 100 cursos, gerando mais de 600 certificados e 4 mil conquistas desbloqueadas.

Para alcançar esses resultados, a empresa deve:

  • Definir objetivos e metas claras;
  • Conhecer o perfil dos colaboradores;
  • Escolher um fornecedor confiável;
  • Investir em metodologias e recursos diversificados;
  • Acompanhar as métricas de qualidade;
  • Aprimorar os treinamentos constantemente;
  • Ouvir o feedback dos funcionários.

Futuro do treinamento remoto

O treinamento online somente chegou a um alto patamar de popularidade devido aos avanços tecnológicos, que tornaram a experiência de aprendizagem mais engajadora, rica e flexível. 

Estar atento a eles é fundamental para otimizar processos, reduzir ainda mais os custos e oferecer a melhor capacitação à sua equipe.

Tendências e inovações tecnológicas

Uma das maiores tendências nessa década também está sendo incorporada à educação corporativa digital: a inteligência artificial.

Neste contexto, a IA pode ajudar a identificar as necessidades de aprendizagem na empresa e dos colaboradores com mais agilidade e eficiência. Desta forma, é possível ser mais assertivo nas estratégias educativas, oferecendo treinamentos que vão impactar diretamente no dia a dia dos profissionais.

Em soluções mais sofisticadas, a IA pode ser aplicada para auxiliar outras metodologias e, assim, potencializar os resultados de ambas. Em parceria com a gamificação, a inteligência artificial facilita a criação, personalização e gestão dos conteúdos e materiais da plataforma — tudo com rapidez e qualidade.

As novas tecnologias estão, de fato, remodelando o mundo corporativo e a gamificação se destaca como uma ferramenta que une inovação à prática, tornando o desenvolvimento de pessoas mais atraente e eficiente. Seu texto aponta uma tendência essencial: o futuro do trabalho exige o fortalecimento de habilidades "humanas", que nenhuma IA pode replicar.

Por isso, é fundamental investir em treinamentos online para desenvolver as competências do futuro em sua equipe, tornando-os cada vez mais valorosos para a companhia.

Aprendizado contínuo e transformação digital

Investir na aprendizagem contínua dos colaboradores é algo que sempre será importante, não importa onde os avanços tecnológicos chegarem. Há sempre novos conhecimentos, habilidade, técnicas, novidades e oportunidades de evolução a serem alcançados pelos funcionários e que serão vantajosos aos negócios.

Neste sentido, os treinamentos remotos devem ser desenvolvidos também com objetivos de longo prazo e com o conceito de lifelong learning, levando a educação corporativa com a seriedade que essa estratégia merece. 

A adoção de tecnologias permite que as empresas deem um passo além: em vez de usar soluções isoladas, como treinamento online e gamificação, elas podem abraçar a transformação digital de forma completa e inovadora.

Conclusão: capacite sua equipe com treinamentos remotos eficazes

Adotar treinamentos online pode mudar o jogo na educação corporativa de uma empresa — mas, para isso, é importante ter planejamento, acompanhamento e investimento nessa estratégia.

Neste sentido, abraçar recursos e metodologias variadas nessa dinâmica permite enriquecer a aprendizagem dos colaboradores e aumentar o seu engajamento na jornada educacional. Assim, eles irão absorver melhor os conhecimentos compartilhados e as habilidades despertadas e empregá-las com maior facilidade na rotina de suas funções.

E uma das ferramentas que mais pode ajudar nesse sentido é a gamificação! 

Com uma plataforma de treinamento gamificada é possível aumentar as taxas de adesão, retenção e desempenho dos funcionários nas capacitações. Desta forma, os profissionais irão aproveitar mais as ações de educação corporativa digital e melhorar sua performance e engajamento no dia a dia.

Matheus Marques

Matheus é Gerente de Marketing e Produto na Ludos Pro, graduado e pós-graduado pela ESPM. Com uma trajetória iniciada em 2011, acumula sólida experiência nas áreas de marketing digital, marketing de produto e marketing de performance. Entre 2012 e 2015, integrou o time da Microsoft, atuando com as áreas de Windows, Office e Xbox — período em que fortaleceu sua visão estratégica e seu repertório em grandes operações de marketing e posicionamento de marca. Hoje, lidera projetos que unem criatividade, dados e foco no usuário, transformando ideias em soluções com impacto real — conectando propósito, inovação e resultados de forma consistente.

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Perguntas Frequentes:

Treinamentos Remotos ou Presenciais?

Optar por um treinamento presencial ou remoto é uma decisão que precisa ser tomada com planejamento e consciência, pois cada um deles traz suas características. Enquanto um tem como maior vantagem a familiaridade do olho no olho, o outro permite maior liberdade para estudar, respeitando o ritmo dos estudantes. 

Por que Transformar o Presencial em Remoto?

- Alcançar mais colaboradores, incluindo filiais e outros negócios, mesmo fora do país;
- Tornar o ensino mais flexível, permitindo com que os funcionários façam os treinamentos respeitando seu ritmo e horários;
- Aumentar o engajamento dos colaboradores nas atividades; 
- Ter a impossibilidade de realizar a ação presencialmente, por falta de espaço físico, afastamento, isolamento social, entre outros motivos;

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