A administração estratégica é um conceito voltado a definir o planejamento e ações de longo prazo de uma empresa. Sem esse cuidado, ela arrisca sofrer por mudanças e problemas que poderiam ter sido previstos antes de ser afetada negativamente.
O que você vai ver neste artigo:
Toda empresa precisa de planejamento para sobreviver no mercado. Saiba mais sobre o conceito de administração estratégica e como aplicá-la em seu negócio!
Planejamento e Estratégia: essenciais para qualquer empresa
Gerir uma empresa não é uma tarefa fácil. Uma série de demandas e atividades são exigidas dos empreendedores e lideranças na correria do dia a dia: controle financeiro e contábil; administração do estoque e logística; contato com fornecedores; definição e controle de processos — de todas as áreas —; contratação, treinamento e retenção dos talentos; atendimento e encantamento de clientes; desenvolvimento da estratégia de marketing e posicionamento de marca; entre tantas outras operações.
Por isso, abrir e conduzir um negócio não é algo que se faz sem qualquer planejamento ou objetivo, apenas por necessidade ou por meio da intuição pura. Não é à toa que o Sebrae tradicionalmente realiza um estudo para averiguar a taxa de empresas brasileiras que fecham em seus primeiros 5 anos de existência e os motivos para esse fim.
O estudo Sobrevivência de Empresas (2020), divulgado na Agência Brasil em 2021, mostra um retrato do ambiente de negócios no país. A taxa de mortalidade de MEIs é de 29%; a de microempresas é de 21,6% e as de pequeno porte é de 17%.
Enquanto a pandemia foi considerada a maior culpada pelo encerramento desses PJs (40%), problemas tradicionais também foram apontados nesse contexto, como a falta de capital de giro (22%) e baixo volume de vendas e de clientes (20%). Para 34% dos entrevistados a empresa não teria fechado se tivesse tido acesso ao crédito bancário, sendo que apenas 7% dos participantes do estudo solicitaram e conseguiram esse apoio.
Enquanto os dados focam em empresas de portes menores, mesmo as médias e grandes estão sujeitas a adversidades semelhantes. Afinal, quanto maior a operação, maiores as chances de problemas aparecerem. E essa preocupação deve acompanhar todos os tipos e segmentos de negócio.
Estudos como estes mostram como situações de certa forma previsíveis — como dificuldade para captar e reter clientes e para obter empréstimos em organizações especializadas — e mudanças repentinas (como uma pandemia) impactam no desempenho de um negócio ao ponto de acarretar o seu encerramento.
Assim como também explicitam a importância de se estar preparado para enfrentar desafios adversos com um planejamento sólido e ações estratégicas para evitar o pior. E, do contrário, posturas como estas ajudam a organização a crescer e conquistar seu espaço no mercado.
Uma das formas de se preparar melhor para gerir uma empresa é investindo em táticas como a administração estratégica.
O que é Administração Estratégica?
Nada mais é do que planejar o futuro de um negócio. No fim das contas, administração estratégica é um conjunto de diretrizes, escolhas e valores definidos para o desenvolvimento da empresa ao longo prazo. Essas decisões dão um norte para as ações e estratégias que serão realizadas na organização, contribuindo para alcançar metas e evitar determinados problemas.
Desta forma, adotar a administração estratégica é algo que tem muito a contribuir para uma empresa:
- Ajuda a antecipar problemas: prever situações negativas e mudanças repentinas permite com que a organização se prepare e tenha planos reservas para evitar que os impactos sejam fortes demais;
- Diminuir riscos: se preparar para desafios e problemas futuros possibilita com que se reduza os perigos à diversas áreas da empresa, como produtividade e qualidade, além de minimizar a chance de sofrer ameaças e impactos negativos em geral;
- Dar um norte: esse conceito facilita a definição de objetivos na organização, consequentemente também contribui na sua realização ao focar naquilo que realmente interessa.
Ou seja, implementar esse ideal pode acabar sendo a diferença entre o sucesso e a queda de uma empresa. No entanto, o conceito da administração estratégica parece ser muito amplo — gerando dúvidas sobre sua aplicação na prática.
Como aplicar a Administração Estratégica
Cada negócio tem sua realidade, necessidades e desafios próprios: é importante levar essas particularidades em consideração antes de adotar qualquer estratégia ou ferramenta para entender que os resultados podem variar e que deve-se adaptar os conceitos para o dia a dia das empresas.
De forma geral, algumas etapas para incorporar a administração estratégica na organização são:
1- Analisar o ambiente
Nenhuma empresa opera no vácuo, sem sofrer interferência de agentes externos — e até mesmo influências internas e da sua própria natureza — e que irão gerar consequências em seu desempenho. É fundamental entender o ambiente em que se está inserido para antecipar problemas, oportunidades e lacunas em diversas questões.
Uma ferramenta essencial para fazer esse processo é a Matriz SWOT/FOFA, que serve para analisar tanto o ambiente interno quanto externo, avaliando inclusive oportunidades e ameaças envolvidas no mercado. Não é à toa que esse estudo é recomendado para negócios de todos os portes e segmentos, especialmente no caso dos empreendedores que têm dúvidas sobre como fazer um planejamento estratégico eficiente para a empresa.
2- Definição dos objetivos organizacionais
Não se pode sair do lugar sem ter um norte. Uma empresa sem objetivos pode acabar perdendo o foco e “atirando para todos os lados”, sem chegar a resultados e crescimentos concretos.
É importante definir objetivos gerais e metas específicas para que as estratégias, esforços e recursos sejam direcionados a ações com resultados práticos. Além disso, essa conduta irá facilitar a tomada de decisões dos empreendedores, pois eles terão um foco que os irá guiar em caso de dúvidas e incertezas de qual caminho seguir.
Os objetivos organizacionais podem ser desde melhorar o atendimento ao cliente, ser reconhecido localmente pela qualidade ou alcançar a internacionalização do negócio. Como sua empresa quer performar ou ser conhecida no mercado?
3- Estudar administração estratégica
Esse conceito é bastante amplo e sua aplicação pode variar de uma organização para a outra. Por isso, é importante estudar tanto a teoria quanto a prática (com os diversos casos de sucesso — ou fracasso — que estão disponíveis) para se inspirar no planejamento, execução, monitoramento e aprimoramento das estratégias no negócio.
Somente se aprofundando no assunto é possível explorar o melhor dessa metodologia em seu cotidiano e fortalecer as ações e planejamento da organização.
Todas essas ações devem ser baseadas em dados e métricas para refletirem a realidade da empresa e suas necessidades, permitindo com que estratégias eficientes sejam implementadas, sem achismos.
E, para isso, é preciso usar as melhores ferramentas. Descubra o que são os indicadores de capacidade e como usá-los para fortalecer o seu negócio!
Perguntas Frequentes:
Nada mais é do que planejar o futuro de um negócio. No fim das contas, administração estratégica é um conjunto de diretrizes, escolhas e valores definidos para o desenvolvimento da empresa ao longo prazo.
1- Analisar o ambiente;
2- Definição dos objetivos organizacionais;
3- Estudar administração estratégica.