Por que gamificação?
Planos
Blog
  • English
Experimente 14 dias grátis!
Confira nossos recursos
Inteligência artificial Crie cursos gamificados em menos de 2 minutos
Acessibilidade Uma experiência de aprendizagem inclusiva
Personalização Crie um ambiente de aprendizagem com a cara da sua empresa
Aprendizagem Crie cursos, trilhas de aprendizagens e muito mais
Recompensa Engaje seus usuários através de recompensas
Progressão e Performance Estimule o desenvolvimento da sua equipe
Dashboards e Relatórios Gerencie e analise tudo com precisão
Comunicação Mantenha contato dentro e fora da plataforma
Conheça todas as funcionalidades
Casos de sucesso:
12/03/2025
SAINT-GOBAIN
Quem é a Saint-Gobain: A Saint-Gobain é uma das maiores fábricas para materiais de infraestrutura e construção civil do Brasil e do mundo, com mais de 57 fábricas em território nacional e 12 mil colaboradores. O Desafio:  Para eles, o desafio era o engajamento de vendedores a treinamentos relacionados aos produtos da fábrica. O mais […]
11/03/2025
Grupo SM
Quem é o Grupo SM: O SM Educação é um dos maiores grupos educacionais privados do país, atende cerca de 12 milhões de alunos, em 10 países em que atua. A empresa surgiu com o propósito de criar soluções para melhorar a qualidade da educação. A empresa foi fundada há mais de 80 anos e […]
Ver todos os casos de sucesso
Conteúdos exclusivos e validados!
Planilhas, eBooks e mais! Aumente seu conhecimento com nossos materiais gratuitos.
Cases de sucesso Confira histórias de quem já inovou com a Ludos Pro
Guia prático da gamificação Aprenda com nosso passo a passo como gamificar processos e treinamentos corporativos
Plataforma LXP da Ludos Pro Confira as funcionalidades da plataforma gamificada Ludos Pro
Última publicação
13/02/2025
O Futuro do Treinamento e Desenvolvimento em 2025
Descubra as tendências que irão moldar o T&D e veja como aplicá-las para engajar equipes, otimizar treinamentos e gerar impacto real nos resultados do seu negócio.
Veja mais materiais de apoio
Confira nossos recursos
Inteligência artificial Crie cursos gamificados em menos de 2 minutos
Acessibilidade Uma experiência de aprendizagem inclusiva
Personalização Crie um ambiente de aprendizagem com a cara da sua empresa
Aprendizagem Crie cursos, trilhas de aprendizagens e muito mais
Recompensa Engaje seus usuários através de recompensas
Progressão e Performance Estimule o desenvolvimento da sua equipe
Dashboards e Relatórios Gerencie e analise tudo com precisão
Comunicação Mantenha contato dentro e fora da plataforma
Conheça todas as funcionalidades
Casos de sucesso:
12/03/2025
SAINT-GOBAIN
Quem é a Saint-Gobain: A Saint-Gobain é uma das maiores fábricas para materiais de infraestrutura e construção civil do Brasil e do mundo, com mais de 57 fábricas em território nacional e 12 mil colaboradores. O Desafio:  Para eles, o desafio era o engajamento de vendedores a treinamentos relacionados aos produtos da fábrica. O mais […]
11/03/2025
Grupo SM
Quem é o Grupo SM: O SM Educação é um dos maiores grupos educacionais privados do país, atende cerca de 12 milhões de alunos, em 10 países em que atua. A empresa surgiu com o propósito de criar soluções para melhorar a qualidade da educação. A empresa foi fundada há mais de 80 anos e […]
Ver todos os casos de sucesso
Por que gamificação? Planos
Conteúdos exclusivos e validados!
Planilhas, eBooks e mais! Aumente seu conhecimento com nossos materiais gratuitos.
Cases de sucesso Confira histórias de quem já inovou com a Ludos Pro
Guia prático da gamificação Aprenda com nosso passo a passo como gamificar processos e treinamentos corporativos
Plataforma LXP da Ludos Pro Confira as funcionalidades da plataforma gamificada Ludos Pro
Última publicação
13/02/2025
O Futuro do Treinamento e Desenvolvimento em 2025
Descubra as tendências que irão moldar o T&D e veja como aplicá-las para engajar equipes, otimizar treinamentos e gerar impacto real nos resultados do seu negócio.
Veja mais materiais de apoio
Blog
Personalize
<<
Personalize sua experiência
  • English
Experimente 14 dias grátis!

Home / Blog / Geral / Como o método elevator pitch pode beneficiar sua corporação?

Como o método elevator pitch pode beneficiar sua corporação?

Como o método elevator pitch pode beneficiar sua corporação?
01 fev 2022

Assine nossa Newsletter

Receba nossas notícias e informações exclusivas diretamente no seu e-mail

Assinar Newsletter

Elevator Pitch é uma forma de apresentação rápida, direta e engajadora para expor propostas e ideias de negócio. Ela é bastante utilizada em eventos e encontros com investidores, ainda mais por startups — e também é chamada de “discurso de elevador”.

O que você vai ver neste artigo:

  • O que é o Elevator Pitch? Quais são os seus benefícios? 
  • Dicas para fazer um Elevator Pitch

Quer saber mais sobre essa técnica e o que ela pode fazer por sua corporação? Conheça o elevator pitch e transforme a maneira de apresentar seu negócio e ouvir propostas inovadoras!

O que é o Elevator Pitch? Quais são os seus benefícios? 

O mundo dos negócios, especialmente de startups, vem acompanhado de centenas de nomes e conceitos. É fundamental entender pelo menos alguns para conhecer as possibilidades e oportunidades que o mercado oferece, seja para empresas grandes, médias ou de pequeno porte. 

E um dos termos mais difundidos é o do Elevator Pitch, ainda mais quando se fala em startups, investidores e apresentação de ideias e propostas de negócio. Esse é um momento decisivo para muitos empreendedores e sonhadores: a oportunidade de receber recursos financeiros e a orientação de profissionais experientes para fazer seu projeto sair do papel e decolar no mercado. 

Entretanto, a verdade é que grandes investidores e empresários não têm horas para escutar propostas de negócios, ainda mais vindas de desconhecidos. Se fossem escutar o projeto de terceiros de forma livre, eles não teriam tempo de fazer mais nada em seus próprios negócios. Por isso, surgiu uma forma mais rápida de se dar a oportunidade a outros empreendedores, especialmente iniciantes — sem ignorar a qualidade das ofertas. 

Elevator Pitch é um estilo de apresentação curta, mas direta, impactante e engajadora. Esse modelo é bastante usado em eventos e em conversas com empresários e grandes players do mercado, permitindo com que se explique um projeto de negócio para investidores e orientadores com maior experiência e recursos. 

Geralmente um elevator pitch permite ao proponente o tempo de 1 minuto ou até 30 segundos para se expor sua ideia de negócio — não é à toa que o nome veio da ideia de um “discurso de elevador”. Ou seja, a apresentação deve ser a mais persuasiva, certeira e engajadora o possível, convencendo empresários e investidores de que uma ideia ou negócio merece a sua atenção e que vale a pena saber mais sobre ela. 

Profissionais do Futuro

Assim, o empreendedor pode angariar mais recursos para avigorar o projeto e conhecer mentores que ajudarão a descobrir os melhores e mais rápidos caminhos para alavancar a empresa — transformando pequenas ideias em grandes negócios. 

E tudo isso por meio de um modelo de apresentação de propostas que pode fazer toda a diferença para o sucesso de uma empresa ou ideia. Não é à toa que esse termo vem sendo usado continuamente no mercado: existem várias vantagens de se adotar o conceito do elevator pitch — seja para investidores, empreendedores iniciantes, startups e empresas. 

De um lado, investidores e empresários grandes podem apoiar um projeto que acreditam que será bem sucedido, recebendo mais do que depositaram quando isso se realizar — e isso de forma dinâmica e inteligente. 

Em vez de passar horas escutando dados e contextualizações, seu tempo e atenção serão valorizados ao escutar o que realmente interessa, especialmente em um evento que reúna pessoas focadas no mercado. Uma ideia que cative seu olhar pode gerar conversas aprofundadas até que uma parceria seja estabelecida entre as partes e o negócio seja fortalecido com sua participação.

Assim, corporações grandes também ganham com o modelo do elevator pitch, abrindo as portas para inovações e parcerias de sucesso. 

Já empreendedores iniciantes, startups e empresas em geral participam de um processo mais otimizado e ágil para ter investimentos e a orientação de empresários experientes para tirarem seu projeto e ideias do papel. Por ser algo tão direto, não há espaço para enrolar ou se perder na apresentação, direcionando o olhar dos empreendedores para a essência de seu negócio.

E, no encontro de uma boa ideia e de um bom investidor em um elevator pitch, pode sair uma solução que vai transformar o mercado.

Dicas para fazer um Elevator Pitch

Não é fácil condensar todo um projeto de empresa em 1 minuto ou 30 segundos. Portanto, é importante usar todas as ferramentas e dicas disponíveis para lapidar o discurso até conseguir arrematar o coração dos investidores e empresários. 

Quem for apresentar a ideia deve ir direto no que interessa. Uma apresentação nos padrões do elevator pitch é concisa, objetiva e cativante — é importante deixar claro o que é a proposta, a empresa, produto, serviço, o que se pretende com eles e o que o público e os investidores vão ganhar com essa ideia. 

Trazer os impactos práticos é uma ótima forma de mostrar que o negócio tem espaço no mercado. Algumas empresas apresentam cases de sucesso ou então mostram como sua solução vai impactar positivamente a vida dos clientes e sanar suas dores. Mas, não basta apresentar números e dados, pois, assim, qualquer apresentação se tornaria mais cansativa do que deveria. 

O discurso também deve empolgar quem estiver escutando, com o proponente atuando tal qual um vendedor. Por isso, não se deve dar esse papel importante para alguém despreparado — a apresentação deve ser ensaiada até ser capaz de informar e encantar o público. 

Outra lição importante nessa situação é: persistência é uma qualidade que faz toda a diferença no processo. Muitos empreendedores receberam milhares de nãos antes que um sim mudasse suas vidas. 

Se um negócio realmente tem apelo no mercado, no coração do público-alvo e há dados e esforços para erguê-lo, em algum momento um empresário experiente irá valorizar o projeto — ou então o próprio empreendedor encontrará outras maneiras de tirar suas ideias do papel. 

Nem sempre o projeto será executado da forma com que os fundadores imaginaram no primeiro momento; muitas adaptações, transformações e até mesmo o chamado “pivotar o negócio” acontecem com frequência, adequando a proposta à realidade do mercado para que finalmente alcance o sucesso que mereça. 

Mas, nenhuma ideia de negócio sobrevive se não tiver a equipe certa para tocar o projeto. Os colaboradores e lideranças têm um papel fundamental para dar vida aos sonhos dos empreendedores, agregando suas expertises, competências e força de vontade para construir uma empresa de sucesso.

Monte uma equipe vencedora: descubra o que é e como realizar um Recrutamento Inteligente em 6 passos!

Teste por 7 dias grátis

Perguntas Frequentes:

O que é o Elevator Pitch?

Elevator Pitch é um estilo de apresentação curta, mas direta, impactante e engajadora. Esse modelo é bastante usado em eventos e em conversas com empresários e grandes players do mercado, permitindo com que se explique um projeto de negócio para investidores e orientadores com maior experiência e recursos. 

Geral

Materiais gratuitos

Profissionais do Futuro
A gamificação no processo de seleção de colaboradores
Como motivar e engajar as gerações Y e Z no ambiente de trabalho
Guia para aumentar a produtividade de seus funcionários.
Guia para Elaborar um Treinamento Online Gamificado
8 Pilares da Motivação

Mais populares

Geral Negócios
Gamificação: o que é e quais os benefícios na aprendizagem?
amigos em processo de aprendizagem felizes todos sentados em uma mesa, apenas dois de frente um homem de amarelo e loiro e uma melhor feliz de cinza e faixa amarela na cabeça
Educação
As 5 etapas do processo de aprendizagem
Dois homens sorrindo sentados e de azul no trabalho em equipe nas empresas
Comportamento Geral
Trabalho em equipe: qual importância nas empresas e como aperfeiçoar

Veja também

Administrativo

brand awareness

Comportamento

Educação

Educação corporativa

Teamwork and leadership vector concept metaphor

Gamificação e Engajamento

Geral

Gestão

Na Mídia

Negócios

Recrutamento e seleção

Tecnologia

Treinamento e desenvolvimento

Artigos relacionados

Duas mulheres conversam em um corredor moderno de escritório com paredes de vidro. Uma delas segura uma prancheta e ambas estão sorrindo, criando um clima de cordialidade e colaboração. Ao fundo, há poltronas e uma parede laranja com um letreiro de neon escrito "GOOD VIBES ONLY", reforçando um ambiente de trabalho acolhedor e positivo.
Administrativo Comportamento Gestão
Superando a timidez no trabalho: o papel do RH na construção de um ambiente seguro
Comportamento
Quais competências são indispensáveis para liderança?
onboarding
Comportamento
Entenda o que é onboarding e como deixá-lo mais atrativo!
Comportamento Educação
Como desenvolver competências organizacionais vencedoras

Engaje, incentive e inspire: Gamifique.

A Ludos Pro foi desenvolvida com os recursos que você precisa para oferecer treinamentos gamificados rápidos, eficientes e muito mais dinâmicos. Tudo em um único lugar!

  • Impulsione o engajamento da sua equipe
  • Potencialize a performance com foco em resultados
  • Revolucione o processo de aprendizagem e desenvolvimento
Agende uma demonstração
Agende uma demonstração

Nossas conquistas

  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo GESAwards
  • Selo boostlab
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
SOLUÇÕES
  • Varejo
  • Turismo
  • Telecomunicações
  • Serviços
  • Seguros
  • Saúde e bem-estar
  • Mídia e entretenimento
  • Instituição financeira
  • Indústria
  • Governamental
PRODUTO
  • Inteligência Artificial Gamificada
  • Acessibilidade
  • Ambientação
  • Aprendizagem
  • Recompensa
  • Progressão e performance
  • Gestão e inteligência de dados
  • Comunicação
  • Integração
  • Planos
INSTITUCIONAL
  • Quem Somos
  • Fale com a gente
  • Cases
  • Política de privacidade
  • Termos de uso
RECURSOS
  • Blog
  • Materiais Gratuitos
  • Web Stories
FIQUE POR DENTRO
Gamificação: o que é e quais os benefícios na aprendizagem? Edtechs: o que são e como estão transformando a educação? LXP x LMS: O que são e quais as diferenças Jogos corporativos para engajar e motivar colaboradores
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
<<
Personalize sua experiência