Ludos Pro

Plataforma de aprendizagem corporativa

Português PT

A mentoria empresarial é uma estratégia que pode ajudar um negócio a superar desafios e aproveitar oportunidades ao contar com a expertise de um especialista para orientar o empreendedor na condução de sua empresa. 

O que você vai ver neste artigo:

Quer saber mais sobre como funciona esse acompanhamento? Descubra o que é e os benefícios da mentoria empresarial para melhorar os resultados da organização!

O Desafio de ter uma Empresa

Abrir e gerir um negócio não é algo fácil: uma série de obrigações e responsabilidades diariamente batem na porta do empreendedor, trazendo desafios e oportunidades. Muitos montam uma empresa sem imaginar o trabalho que terão ao cuidar das burocracias e compromissos legais, desenvolver produtos e serviços competitivos, desenhar processos eficientes, ser uma liderança exemplar, encontrar os melhores gestores e colaboradores, fazer parcerias…além de tantas outras tarefas. 

Ainda mais considerando o complexo cenário empresarial no Brasil, é preciso ter muito preparo e planejamento antes de abrir um CNPJ. Não é à toa que um grande número de negócios no país são fechados logo nos primeiros anos de existência. Assim como também ocorre com frequência que uma mudança no ambiente acabe prejudicando seus resultados, fazendo-os perder competitividade no mercado. 

Muitos erros são cometidos por falta de experiência, fazendo um caminho difícil ser ainda mais tortuoso para todos os envolvidos na organização. Quantos problemas passados na sua vida pessoal seriam mais facilmente resolvidos com a maturidade e conhecimentos que se tem agora? O mesmo não se aplicaria aos negócios?

O empreendedor não precisa passar por tantas dificuldades sozinho ou sem o apoio de alguém mais experiente, que tenha passado por desafios parecidos e que conheça bem as alegrias e dificuldades de se ter um negócio: para isso que existe a mentoria empresarial!

O que é Mentoria Empresarial?

Ela nada mais é do que um aconselhamento profissional voltado para os empreendedores, feito por outro empresário mais experiente. Como um padrinho, esse mentor ajuda a empresa a superar desafios, descobrir oportunidades e se fortalecer no mercado.

A mentoria empresarial é uma ferramenta que pode ajudar novos negócios a encontrar seu espaço, e aos empreendedores encontrarem seu caminho — tornando-se líderes exemplares e inovadores

Mesmo uma empresa com anos de existência pode aproveitar a mentoria empresarial para ajudá-la a superar desafios (até antigos) e mudanças repentinas no mercado, evitando que elas acabem impactando profundamente o negócio e arrisquem a sua sobrevivência. 

Quando o negócio está em expansão, encarando um novo oceano de possibilidades, muitos empreendedores também recorrem a este auxílio para tornar essa jornada mais tranquila e evitar tempestades desnecessárias em seu caminho. 

Porém, é importante se atentar a um detalhe antes de começar esse acompanhamento. Não se deve escolher alguém aleatório para ser o mentor da empresa: é preciso encontrar um empreendedor acessível, experiente e confiável. Como diz uma máxima, “você aceitaria críticas construtivas de quem nunca construiu alguma coisa?”.

Além disso, é preciso que haja uma conexão entre o mentor e mentorado, um relacionamento de confiança e respeito — o que não se desenvolve da noite para o dia, nem com qualquer pessoa. 

É importante deixar algo claro: o mentor não é um consultor, nem coach. O consultor é um especialista que desenvolve um projeto personalizado para a empresa, de acordo com suas necessidades, e pode ser feito em diversos setores, como marketing e vendas, por exemplo. Já o coach é um profissional com uma abordagem diferente e que segue uma metodologia específica, tudo em um determinado prazo. 

O mentor é um empresário experiente que orienta o empreendedor em relação ao seu negócio, com noções diretas e práticas da área, usando a sua vivência e conhecimentos como base. Ele mentora o cliente de acordo com sua realidade e até quando ele desejar, não se prendendo a prazos. 

Também é importante pontuar que o mentor não vai colocar a mão na massa ou ter todas as respostas como se fosse um Oráculo: ele ajudará como guia e padrinho, orientando, questionando e incentivando o empreendedor — que ainda sim, ao fim do dia, será quem decidirá o que e como agir em relação ao negócio. 

Se o mentor for verdadeiramente competente e o mentorado disposto a escutar, desenvolvendo um relacionamento de empatia e respeito, esse aconselhamento poderá gerar vários impactos positivos na empresa. 

Quais são os Benefícios da Mentoria Empresarial?

Quando a mentoria empresarial é feita com eficiência e um relacionamento de confiança é estabelecido, essa ferramenta pode gerar alguns resultados interessantes para o negócio. 

Solução de problemas

Em algum momento todos os empreendedores se deparam com barreiras que parecem impossíveis de serem superadas. Contar com a orientação de alguém que provavelmente já enfrentou uma versão dessa situação — e conseguiu vencê-la! — é mais do que um alento, sim uma forma de encontrar atalhos e atravessar os obstáculos com maior sucesso. 

Inspiração para novas ações

Um mentor bem sucedido pode ajudar a inspirar a empresa a adotar estratégias mais eficientes e diferenciadas, como implementar uma série de benefícios corporativos inovadores para aumentar a motivação dos colaboradores, por exemplo. 

Assim o negócio irá contar com a visão de alguém com maior expertise no que funciona ou não no dia a dia e nas contradições de um ambiente de trabalho. 

Apoio na tomada de decisões

Decisões são tomadas o tempo todo nas empresas, mas algumas têm maior peso e geram dúvidas ao empreendedor. Ter o apoio de alguém mais experiente pode fazer a diferença não só para fazer escolhas melhores, mas para ter mais confiança mesmo em situações inesperadas e imprevisíveis. 

Encontro de oportunidades

Um empreendedor mais experiente tem uma visão mais apurada para identificar oportunidades de negócio. Ter essa expertise em favor da empresa pode fazer a diferença para encontrar uma forma de otimizar processos, um espaço no mercado, uma ideia de produto ou serviço, outra abordagem de marketing, um cuidado especial ao financeiro e tantas outras chances de aprimoramento. 

Juntar esse conhecimento de alguém experiente com o do empreendedor, que está com a mão na massa, pode ser o que a empresa precisa para engrenar e marcar seu lugar no mercado. 

Contar com o apoio de alguém mais experiente para orientar o sucesso da empresa é importante… mas já parou para pensar que seus colaboradores também precisam de uma ajuda para se encontrarem em suas carreiras? Descubra o que é o Job Crafting e torne seus funcionários mais engajados, felizes e eficientes!

Teste-por-7-dias-gratis-1024x286

Fale com um consultor

Preencha os campos abaixo e receba o contato de um especialista.

X
Imagem semi-disco Imagem triângulo

Obrigado!

Entraremos em contato o mais breve possível