Crie uma equipe de alta performance de verdade
Negócios

Crie uma equipe de alta performance de verdade

Preencha seu email e receba conteúdos exclusivos
Obrigado pelo seu cadastro!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Uma das maiores preocupações atuais das empresas é em criar uma equipe de alta performance. Ter colaboradores engajados e produtivos ajudar a impulsionar o sucesso do negócio, pois eles estarão mais motivados a fazer seu trabalho com qualidade e serão mais eficientes em suas funções.

No entanto, formar e desenvolver este time de ouro pode ser um grande desafio para o RH. Para te ajudar nesta tarefa, confira em nosso artigo como criar uma equipe de alta performance de verdade e os métodos inovadores que você pode adotar para manter seus funcionários engajados e motivados. Vamos lá?

Equipes de Alta Performance

Ter um grupo de colaboradores proativos, engajados e produtivos é o sonho de todo gestor e empreendedor. Quando seus funcionários estão motivados, gera-se um ciclo que beneficia a empresa: eles produzem mais e melhor, assumem responsabilidades e vestem a camisa da instituição, trazendo mais resultados e tornando sua marca mais competitiva no mercado. Ou seja, no fim das contas, investir no seu quadro de empregados é fundamental para se destacar da concorrência e lucrar mais com seu negócio.  

Uma equipe de alta performance tem como características um alto grau de envolvimento com a empresa, equilibrando um bom desempenho individual e ótimo trabalho coletivo, sabem identificar os problemas de seu setor e propõem soluções por conta própria - sem a intervenção da diretoria nesse processo. Geralmente esses times contam com profissionais que estão alinhados à cultura interna da organização, buscam desenvolvimento constante, sabem se adaptar e trazem excelentes resultados em suas funções.

Portanto, desenvolver uma equipe de alta performance é uma maneira de alcançar o sucesso da sua empresa. Mas, como é possível imaginar, conseguir e treinar os funcionários para atingirem este patamar não é uma tarefa fácil ou imediata - é preciso um trabalho contínuo do RH para contratar as pessoas certas e para motivar e aprimorar os empregados.

Quais as características de uma equipe de alta performance?

Cada empresa e cada time tem a sua forma de trabalhar, porém equipes de alta performance têm um padrão de comportamento. Confira algumas características principais:

  • confiança sólida e profunda entre as pessoas e na intenção da equipe. Elas são livres para se expressar;
  • todos sabem o que esperar para alcançar os objetivos, sejam individuais ou coletivos;
  • todos têm chance de interagir nas discussões, até os mais introvertidos;
  • os conflitos são bem controlados. As críticas são sempre construtivas e voltadas para a solução de problemas;
  • a comunicação entre envolvidos é aberta e os relacionamentos são positivos;
  • todos têm suas funções e procedimentos de trabalho muito claros e definidos;
  • e o principal: todos, sem exceção, têm ciência de que ninguém é melhor ou mais importante que ninguém dentro da organização.

 

Como criar e manter uma Equipe de Alta Performance

Para te ajudar a superar este desafio, vamos mostrar algumas dicas e áreas que precisam ser investidas na gestão de pessoas para verdadeiramente transformar seu quadro de colaboradores em uma equipe de alta performance.

Contratação e processos de seleção

Tudo começa na contratação dos seus funcionários: encontrar os profissionais mais alinhados com a proposta da sua empresa e que tenham conhecimentos técnicos adequados pode ser uma operação complicada - porém fundamental para o sucesso da sua empresa e para montar uma equipe vitoriosa. Além disso, um processo de seleção bem feito também ajuda a reduzir a temida alta rotatividade na empresa, que acaba gerando custos produtivos e financeiros.

Por isso invista em processos de seleção bem estruturados que avaliam não somente as experiências profissionais, como também as características pessoais do candidato e seu perfil comportamental. Algumas correntes acreditam que quanto mais diversificada for sua equipe - com colaboradores de variadas áreas e vivências - melhor será para trazer novas ideias e soluções à empresa.

Lideranças

Outra questão fundamental para desenvolver uma equipe de alta performance, e também para demais questões ligadas à gestão de pessoas, é ter boas lideranças na empresa. Os gestores são o contato direto da instituição com os funcionários, ajudando no seu direcionamento, motivação e crescimento profissional e até pessoal.

Ter líderes inspiradores faz com que os colaboradores se dediquem ainda mais em seu trabalho, estejam mais engajados na empresa e, assim, rendam mais. Neste sentido, realize atividades e treinamentos especiais para os líderes, preparando-os para serem bons exemplos e para extrair o melhor de cada profissional.

Cultura empresarial

Uma forma de engajar os funcionários, e até outros públicos, é desenvolver uma boa cultura empresarial. Definir os valores que norteiam a postura da instituição ajuda as pessoas a se identificarem com ela e aos funcionários se sentirem parte de algo maior, dando mais significado ao seu trabalho diário.

Neste sentido, é importante verificar se os colaboradores estão alinhados à cultura interna, fazendo atividades para reforçar essa mensagem. Também é preciso estar atento: os valores e missão não podem ficar apenas no discurso, e sim devem ser vividos no cotidiano - a empresa tem que ser reconhecida interna e externamente por estas qualidades.

Treinamento e desenvolvimento

Incentivar e dar oportunidades para seus colaboradores se desenvolverem profissional e pessoalmente também é uma estratégia para transformar seu time em uma equipe de alta performance. Ao fazer treinamentos corporativos e outras formas de aprendizagem, sua empresa investe na capacitação e atualização técnica dos seus funcionários, que usarão esses conhecimentos em seu trabalho e terão melhores resultados.

Nesse processo, o funcionário se sente valorizado ao perceber o investimento que está sendo feito em sua carreira profissional e aprimoramento pessoal, e o cuidado que a empresa tem com cada colaborador. Isso estimula sua motivação no trabalho e o engajamento com a organização.

Motivação e Integração

Funcionários motivados se dedicam mais a entregar um trabalho de qualidade e apresentar bons resultados. Por isso, pense em estratégias para despertar esse espírito em sua equipe: sugira metas e projetos desafiadores para estimulá-los continuamente; proponha recompensas por atingirem objetivos ou terem comportamentos exemplares e ofereça atividades dinâmicas, como a gamificação, para engajar e transformar processos complexos em tarefas mais lúdicas.

Outra maneira de motivar os funcionários e melhorar a performance do setor é promover atividades de integração dos funcionários, incentivando o contato e bom relacionamento entre os colegas.

Quais perfis ter em mente para fazer o processo?

Ao trabalhar em equipe, as pessoas desenvolvem alguns tipos de perfis diferentes. E é a combinação desses perfis que diferenciam uma equipe de alta performance de uma equipe improdutiva.

Esses perfis estão agrupados em três grandes categorias: executores, estrategistas e relacionadores. Cada categoria engloba três perfis diferentes. Cada um tem seus pontos fortes e seus pontos fracos. Confira a seguir.

Executores

Esse grupo é formado por pessoas que tomam a frente e fazem acontecer. São os primeiros a agir e tomar decisões. São eles os:

  • implementadores: disciplinadas, organizadas e eficientes. Inflexíveis, demora na decisão.
  • estruturadores: não trabalham com pressão, gostam de desafios, dinâmicas, corajosas e ativas. Insensíveis e provocativas.
  • finalizadores: dão seguimento às ações, corrigem erros e distribuem tarefas. Não confiam no trabalhos outros, ansiosas.

Estrategistas

Orientados pela razão, os estrategistas são ótimos em análises e sabem resolver bem os problemas. São pessoas inovadoras, monitoradoras ou especialistas.

  • inovadoras: criativos e inovadores, focam apenas nas suas ideias e não se comunicam com a equipe.
  • monitoradoras: honestos, discretos, estratégicos e justos. Cautelosos, não são enérgicos e nem inspiradores.
  • especialistas: estudiosas, experientes e possuem muito conhecimento. Técnicas, com visão restrita.

Relacionadores

São pessoas que estimulam o restante da equipe, se movem pela socialização. Eles podem ser divididos em:

  • coordenadores: dividem as tarefas, delegam e são confiantes, maduros e motivadores. Controladores, delegam mais do que executam.
  • oportunizadores: extrovertidas, entusiastas e comunicativas, facilidade para novas ideias e oportunidades. Otimistas demais, desanimam com facilidade.
  • unificadores: diplomáticos, empáticos e observadores, sabem ouvir e encontrar soluções. Dificuldade para decisões difíceis, evitam os problemas ao invés de solucionar.

Não basta ser um bom gestor, é preciso ser um líder e um líder sabe o que é melhor não somente para a empresa, mas também para os colaboradores. Além disso, percebeu como uma equipe de alta performance pode fazer toda a diferença no sucesso da sua empresa? Por isso, não deixe de desenvolvê-la.

O engajamento dessa equipe é essencial para alcançar os objetivos do gestor quanto à organização. Mas você realmente sabe o que é engajamento? Confira o artigo que preparamos sobre o assunto e saiba mais sobre esse crucial processo.

A tecnologia a favor da criação de Equipes de Alta Performance

Existem várias soluções tecnológicas que podem ser adotadas com o objetivo de melhorar a gestão de pessoas. A educação a distância e o LMS podem ser usados na capacitação e aprendizagem dos colaboradores, por exemplo.

Uma estratégia que pode ser aplicada de forma ampla e englobando essas várias áreas é a gamificação. Esta metodologia utiliza elementos dos jogos para tornar processos como treinamento corporativo, onboarding e a realização das funções cotidianas em atividades mais dinâmicas, atrativas e engajadoras.

A gamificação desperta o espírito de motivação nos participantes, tornando conteúdos densos em materiais mais fáceis de serem assimilados e atividades rotineiras em pequenos desafios engajadores, além de propor uma competição saudável entre os colaboradores - incentivando a busca por desempenhos melhores no trabalho.

Invista na gestão de pessoas da sua empresa! Converse conosco e descubra como usar a gamificação para a criação de uma equipe de alta performance.

No items found.
Veja outros conteúdos sobre assuntos relacionados:
O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários.
Veja outros posts relacionados
logo sioux grouplogo siouxlogo ludos prologo pgblogo movieplaylogo go gamers
icon facebookicon instagramicon linkedin