Gamificação e turismo: como a Ludos Pro atua no segmento?

04 mar 2024

A gamificação tem muito a contribuir com o setor de turismo: é possível oferecer experiências mais encantadoras aos clientes e treinamentos mais eficientes para os funcionários ao se adotar essa metodologia em suas atividades. 

Mas, para se ter os resultados positivos desejados, é importante contar com uma parceira confiável para aproveitar o melhor desse método e de suas tecnologias: descubra como a Ludos Pro pode desenvolver soluções gamificadas para sua empresa de turismo e dê um UP nas suas estratégias!

Gamificação no turismo

Áreas como política, saúde, educação, negócios e marketing estão investindo na gamificação para fortalecer algumas estratégias e processos e, assim como elas, o setor turístico também pode aproveitar os benefícios que essa metodologia tem a oferecer:

Quais os benefícios?

O principal chamariz das soluções gamificadas é sua grande capacidade de motivar e engajar o público-alvo nas mais diferentes atividades — especialmente aquelas que são pouco atraentes ou complexas. A gamificação oferece experiências imersivas e interativas, inovando e encantando as pessoas que participam de suas ações. 

Dessa forma, das ações menos atraentes (como o treinamento dos funcionários) às mais divertidas (como eventos e passeios) se tornam experiências encantadoras e positivas para todos os envolvidos.  

Como a gamificação pode ajudar no setor de turismo?

Algumas companhias e instituições já estão usando a gamificação para oferecer uma experiência ainda mais inovadora, engajadora e divertida aos turistas. Por meio de aplicativos e sistemas, eles podem cumprir missões e outras dinâmicas que estejam relacionadas à região, suas atrações e história, mergulhando e encantando-se no universo do lugar. 

As empresas podem aproveitar ainda mais os benefícios da gamificação ao adotá-la também internamente, com os seus funcionários e parceiros. É possível usar essa metodologia em ações como treinamentos, desenvolvimento de pessoas, onboarding de novos colaboradores, comunicação interna, plano de carreira, engajamento e até mesmo nas atividades do dia a dia.  

Entretanto, é preciso saber como usar os elementos lúdicos de forma atraente e equilibrada com os objetivos da ação para se ter os resultados desejados — e a ajuda de uma empresa especializada em gamificação como a Ludos Pro faz toda a diferença. 

Como a Ludos Pro atua no setor?

A Ludos Pro tem vários casos de sucesso no desenvolvimento de soluções gamificadas para diferentes áreas e segmentos de negócio. No caso do ramo turístico, podemos contribuir em diversas estratégias:

Treinamento para funcionários e ganho de escala

Adotar a gamificação nos treinamentos corporativos é uma excelente maneira de aumentar o engajamento dos funcionários nas atividades, sua absorção das informações e os impactos positivos da ação no dia a dia de suas funções. 

As soluções da Ludos usam os elementos lúdicos certos para atrair e reter a atenção dos colaboradores ao longo de todas as etapas e tarefas da educação corporativa, ajudando-os a assimilar os conhecimentos passados ao associá-los a estímulos positivos. 

Além disso, é possível oferecer o mesmo treinamento para todos os colaboradores e outros públicos de uma empresa — padronizando e capacitando cada um dos profissionais, mesmo que eles atuem fora da sede da companhia e que ela tenha uma grande equipe. 

Experiência de compras personalizada

A plataforma gamificada da Ludos Pro também pode ser adotada para encantar os clientes ao promover uma experiência de compras personalizada, oferecendo-lhes produtos e serviços de acordo com o seu perfil. 

Pode-se desenvolver uma dinâmica para ajudar o público a se preparar para a viagem, por exemplo, recompensando com pontuação cada etapa concluída na atividade. Outra ideia é trocar esses pontos por materiais complementares que enriqueçam a experiência dos turistas, como curiosidades sobre o destino, mapas dos pontos turísticos, entre outras informações interessantes. 

Fidelização e reconhecimento de marca

Conquistar os clientes a ponto deles se tornarem fiéis é o sonho de qualquer negócio. A gamificação pode contribuir nessa missão ao ser implementada junto com um programa personalizado de fidelização: pode-se trocar pontos obtidos nas viagens por recompensas para as próximas, como upgrade de acomodações, passeios grátis, milhas para viagens de avião, entre outras ideias. 

Esses mimos vão encantar os clientes e criar uma imagem positiva da marca para o público-alvo. 

Quais as funcionalidades da plataforma de treinamento Ludos Pro?

Além dessas ideias, a solução gamificada da Ludos Pro oferece uma série de recursos para as estratégias de uma empresa — independentemente do seu segmento de mercado:

Ambientação

É possível criar todo um ambiente engajador por meio de ferramentas como storytelling, avatares e design, oferecendo uma experiência divertida, imersiva e engajadora ao público-alvo. Uma ambientação gamificada faz a diferença no relacionamento do público com a atividade proposta. 

Aprendizagem

Os elementos lúdicos, além de aumentarem o engajamento, ajudam a fortalecer a aprendizagem dos funcionários nos treinamentos e a dos turistas a respeito dos locais que estão visitando — afinal, aliar estímulos positivos contribui na fixação das informações passadas. 

Recompensa

Os participantes da dinâmica ainda são motivados a cumprir “missões” ao receber recompensas, sejam tangíveis como simbólicas. Ganhar pontos, medalhas, níveis ou então mimos são formas de manter o interesse das pessoas nas atividades — sejam treinamentos ou passeios — e até mesmo fidelizar o público na marca. 

Progressão e Performance

O uso de mecanismos como ranking, níveis e missões permite com que as pessoas acompanhem o seu desempenho e evolução na dinâmica, estimulando ainda mais sua participação nas atividades e a busca por aprimoramento. 

Gestão e Inteligência de Dados

A plataforma Ludos Pro consegue coletar, organizar e analisar os dados das atividades e desempenho do público na dinâmica. Isso permite com que as empresas tenham em suas mãos informações estratégicas para aprimorar suas ações com maior eficiência — e de forma prática e ágil. 

Comunicação

A solução gamificada oferece recursos como feed de notícias, envio de e-mails, notificações, entre outras formas de contato, para facilitar a comunicação entre os participantes e responsáveis pelas atividades. Dessa forma, é possível sanar dúvidas, divulgar informações importantes e fortalecer o relacionamento com o público. 

Integrações

A plataforma da Ludos Pro permite a integração com outras ferramentas do mercado — como Youtube, Vimeo ou contas da Microsoft e Google, por exemplo —, facilitando a vida dos profissionais da empresa ao agilizar processos e otimizar o tempo e esforços de todos. 
Quer aproveitar o melhor da gamificação na sua empresa? Conte com as soluções para turismo da Ludos Pro e ofereça experiências encantadoras aos seus clientes e funcionários!

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