Treinamentos de segurança: como garantir a participação dos funcionários
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Treinamentos de segurança: como garantir a participação dos funcionários

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O Ministério do Trabalho e Emprego exige que as empresas invistam em treinamento de segurança, de modo a repassar para todos os membros da empresa — desde os colaboradores até a diretoria — conhecimentos a respeito da preservação da integridade física de todos os envolvidos.

Apesar de sua importância, alguns colaboradores não dão a devida atenção a esse tipo de treinamento. E os responsáveis por repassar esse conhecimento, tem uma importante responsabilidade na formação, execução e engajamento de todos os funcionários nessa etapa.

Pensando nisso, trouxemos algumas técnicas simples e práticas que ajudarão você a engajar a sua equipe nos treinamentos de segurança da empresa. Confira!

Importância de treinar e capacitar a equipe

Com o mercado se tornando cada vez mais competitivo, as organizações estão constantemente investindo em estratégias para manter os colaboradores na empresa, além de torná-los mais engajados. A estratégia mais usada sem sido (e continuará sendo) os treinamentos e capacitações.

Investir em treinamentos e capacitações é o mesmo que investir na própria empresa. Isso porque os resultados são profissionais mais motivados, engajados, satisfeitos e dispostos a lutar pelos objetivos individuais e coletivos.

Responsabilidade pela Segurança do Trabalho

Os técnicos de segurança do trabalho têm uma função muito importante na geração de engajamento e assimilação das equipes a respeito da prática de segurança no trabalho. Além disso, exercem a manutenção de um ambiente mais positivo e seguro.

Porém, a segurança dos trabalhadores não pode ficar restrita somente aos técnicos e, portanto, algumas responsabilidades precisam ser repassadas para os próprios trabalhadores, especificado em normas regulamentadoras e leis.

Como mencionamos, é comum que alguns colaboradores não levem esse tipo de treinamento muito a sério. Porém, a participação e atenção dos colaboradores é fundamental para o sucesso do treinamento de segurança.

Principais técnicas para engajar os funcionários no treinamento de segurança

Os motivos para a falta de importância que alguns colaboradores dão aos treinamentos de segurança podem ser os mais variados, e um deles é o famoso jargão "isso nunca acontecerá comigo". No entanto, imprevistos podem ocorrer, e por isso, é fundamental que os funcionários deem uma maior relevância para esse processo.

Pensando nisso, trouxemos algumas técnicas para engajar os colaboradores nos treinamentos de segurança. Confira!

Seja paciente

Engajar colaboradores, em qualquer ocasião, não é algo muito fácil de se conseguir e pode levar algum tempo. Por isso, estruture um treinamento que seja dinâmico e criativo, algo que retenha a atenção deles, e até mesmo os desafie! Além disso, sempre enfatize a importância do treinamento para a realização das tarefas diárias e a segurança do trabalho.

Envolva os gestores nos treinamentos e deixe os objetivos bem claros

O mais recomendado é que todos os envolvidos participem do treinamento — diretores, gerência e colaboradores. Dessa forma, os colaboradores têm a percepção de que os gestores se importam com a segurança deles dentro da empresa e que eles também querem ter novos aprendizados.

Além disso, é muito importante que a gerência tenha os objetivos bem definidos e que os repassem de forma clara e efetiva para os colaboradores. Assim, eles entendem o que a empresa deseja passar no treinamento e quais atitudes são esperadas.

Seja consistente

Gestores consistentes se comunicam, estipulam as expectativas e, depois, aplicam as recompensas. Além disso, ele deve ser exemplo para os demais, deixando que os colaboradores percebam que ele também segue as regras de segurança. Ou seja, dessa forma, ele inspira os outros a fazer o mesmo.

Use a criatividade

Treinamentos de segurança costumam ser chatos e cansativos. Portanto, a dica é ir além do esperado e criar programas que engajem e incitem o interesse dos colaboradores em participar de mais processos como esse.

Dinâmicas em grupo e competições são uma ótima ideia para deixar os treinamentos de segurança, que costumam ser técnicos, mais divertidos e animados.

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Seja o mais acessível possível

É normal que surjam algumas dúvidas e preocupações por parte dos funcionários. Sendo assim, deixe-os à vontade para solicitar ajuda de maneira informal e sanar suas perguntas e receios assim que surgirem.

Além disso, reserve um momento do treinamento para que eles exponham suas opiniões — essa parte é muito importante. Você pode executar essa etapa por meio de uma pesquisa, por exemplo. A intenção é fazer com que eles sintam que a opinião deles dentro da empresa é realmente importante.

Dê feedbacks

Toda opinião deve ter um feedback, e seja a reposta positiva ou negativa, responda a todas as sugestões, pois, o fato de elas serem levadas a sério garante uma participação satisfatória durante o treinamento.

A princípio crie um sistema para que o repasse de sugestões e opiniões ocorra de forma anônima, assim que a ideia de participação for estipulada, procure não usar mais essa metologia.

Use a gamificação

Impossível falar de engajamento e motivação de equipes sem mencionar a gamificação (do inglês “gamification”). Essa é uma metodologia usada, cada vez mais, para aplicar diferentes tipos de treinamento e capacitação de funcionários.

A gamificação traz a união de desafios divertidos, recompensa e feedbacks. E, por meio dessa metodologia, é possível tornar tarefas tediosas em opções atraentes. Contudo, não basta estipular metas e exibir uma pontuação. É importante converter as atividades e objetivos em algo possível de alcançar com suas habilidades (como nos jogos!), mas que os pontos adquiridos e a motivação competitiva sejam alcançados de forma saudável.

Engajar funcionários para uma certa atividade do qual não estão acostumados é uma tarefa um tanto difícil, principalmente quando se trata de treinamento de segurança. Contudo, não desanime e siga essas técnicas super simples e práticas que repassamos neste post.

Para garantir o sucesso da empresa, investir na satisfação do funcionário é tão importante quanto a do cliente. No post sobre Employee Experience, veja como melhorar a experiência do colaborador explicamos mais sobre o assunto, confira lá!

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