A tecnologia LMS pode ser uma grande aliada para sua empresa. Adotar essa estratégia abre novas possibilidades ao treinamento corporativo, capacitando com maior eficiência os colaboradores para que tragam mais resultados ao negócio.

Descubra nesse artigo o que é o LMS, suas vantagens e como melhorar os treinamentos corporativos ao implementar soluções tecnológicas. 

Tecnologia LMS: o que é?

O Learning Management System (LMS), ou Sistema de Gestão de Aprendizagem em português, é basicamente uma plataforma de educação virtual. Esse modelo foi desenvolvido a partir de uma metodologia pedagógica aliada a inovações tecnológicas como o conhecido EAD. O LMS é uma ferramenta educacional que pode ser adotada por diversos segmentos e organizações: desde instituições; profissionais autônomos a até mesmo empresas. 

A tecnologia LMS expandiu os recursos usados no ensino a distância, elaborando um software único para criar, personalizar, organizar e fazer a gestão de cursos e treinamentos online. Desta forma, o RH não precisa usar diversas ferramentas para adotar o ensino a distância – cada plataforma com um objetivo e estilo diferente – basta apenas um sistema para realizar todas as atividades referentes à estratégia. 

Assim, o LMS oferece uma solução educacional mais avançada ao EAD, abrindo um mundo de novas possibilidades e tornando as ações de educação corporativa mais dinâmicas, atrativas e efetivas.

Benefícios da Tecnologia LMS

Existem várias vantagens de se adotar um Learning Management System na empresa. Descubra como a tecnologia LMS pode contribuir para o seu negócio:

Flexibilização do ensino

Enquanto o treinamento presencial depende de um espaço físico e de um horário fixo, adotar o ensino online disponível no LMS permite com que o colaborador acesse os conteúdos educacionais em qualquer hora e local. Isso significa que não é necessário tirar os funcionários da produção para realizar as capacitações, e sim aproveitar os momentos em que a demanda de serviço estiver menor para que eles possam participar das atividades. Isso otimiza o tempo das equipes e evita atrasos nas entregas, que prejudicam a empresa.  

Redução de custos

O estilo do EAD usado no LMS ajuda a evitar alguns gastos que ocorrem com os treinamentos presenciais, como o aluguel de espaços físicos, o deslocamento dos colaboradores e a interrupção da produção para a participação nas atividades, por exemplo. 

Porém, no caso dessa tecnologia, existe outra possibilidade de redução de custos: em vez de ter que usar investir em várias ferramentas diferentes, tudo que precisa para fazer uma boa gestão dos treinamentos online está em uma mesma plataforma. Assim, não é necessário adquirir softwares adicionais para ter maior controle de toda operação: basta apenas um.

Centralização das atividades

Essa facilidade de ter diversas ferramentas em uma única plataforma torna o trabalho do RH mais prático. Não é preciso que os profissionais tenham que fazer malabarismos em sistemas diferentes, cada um com suas possibilidades, limitações e particularidades. Todas as atividades estão centralizadas em um software, o que também otimiza o tempo, esforços e recursos desse setor.

Acompanhamento do desempenho

Uma das possibilidades do LMS são os relatórios do desempenho dos colaboradores nas atividades educacionais. As plataformas oferecem esse controle de forma prática e imediata ao RH, ajudando a facilitar seu trabalho de monitoramento. Desta forma, basta analisar os dados para entender quais profissionais estão com dificuldades no treinamento, quais pontos precisam ser aprimorados e quais conhecimentos estão sendo bem assimilados. 

Diferentes usos

A tecnologia LMS pode ser adotada em diversos contextos educacionais na empresa, não se restringindo apenas ao treinamento corporativo. A estratégia também costuma ser aplicada na integração de novos funcionários e até em ações com os clientes, como ensiná-los a utilizar melhor o produto ofertado, por exemplo.

Personalização da interface

Por permitir mais recursos do que as simples plataformas EAD, a tecnologia LMS possibilita que as empresas possam personalizar o sistema de acordo com suas necessidades, objetivos e identidade. Assim, não se oferece algo genérico aos colaboradores/outros públicos e que não vai sanar a demanda educativa da forma correta, e sim desenvolve-se um material e uma interface moldada ao perfil dos funcionários e da organização. 

Engajamento dos colaboradores

O uso de tecnologias e métodos que tragam diversos estímulos ajudam a engajar os colaboradores nas dinâmicas. Com cada vez mais a capacidade de concentração das pessoas diminuindo, é fundamental investir em metodologias que prendam a atenção dos funcionários e os mantenham motivados nos treinamentos. Sem engajamento, nenhum processo e estratégia vai para frente, por isso é preciso despertar esse elemento na sua equipe para aí sim colher bons resultados com a educação corporativa. 

Tecnologias para Melhorar a Educação Empresarial

Vendo todos esses benefícios, é fácil entender como a tecnologia LMS pode contribuir para as ações de educação corporativa. Mas, para tornar esse trabalho ainda mais efetivo e trazer os resultados desejados, pode-se investir em outras estratégias que complementem essa. 

Existem vários modelos de LMS, incluindo a sua evolução – o Learning Experience Platform (LXP) – que podem se utilizados dependendo das necessidades e realidade das empresas. Porém, essa tecnologia e o EAD em geral podem trazer resultados ainda mais positivos ao serem aliados a outras metodologias tecnológicas como a gamificação. Essa estratégia utiliza elementos de jogos – como storytelling, pontuação e recompensas – para motivar as pessoas a realizarem determinadas tarefas ou mudarem certos comportamentos, alcançando assim melhores resultados.

A gamificação está sendo usada em áreas como saúde, política e educação, e recentemente ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro. Nas empresas, essa metodologia costuma ser adotada no recrutamento, onboarding de novos funcionários,  treinamento corporativo, comunicação interna e até nas tarefas cotidianas – transformando todas essas atividades em experiências imersivas e interativas.

Desta forma, a gamificação ajuda a motivar e engajar os colaboradores nas ações educativas e com a própria empresa, aumentando assim seus resultados. O RH ainda pode conferir na plataforma gamificada relatórios detalhados do desempenho dos funcionários nos treinamentos, identificando os profissionais que estão com dificuldades, os pontos que precisam ser aprimorados e os conteúdos que estão sendo bem assimilados – tudo isso de forma prática e imediata.


Use a tecnologia a favor da sua empresa! Converse conosco e descubra o que a gamificação pode fazer por você.