Será que a gamificação na saúde muda o comportamento dos funcionários?
Negócios

Será que a gamificação na saúde muda o comportamento dos funcionários?

Preencha seu email e receba conteúdos exclusivos
Obrigado pelo seu cadastro!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

A gamificação tem se apresentado como uma alternativa para melhorar o alarmante cenário que a saúde atravessará nos próximos anos. Um estudo realizado pela Brazil – US Business Council e U.S Chamber of Commerce, alertou para o impacto do aumento de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e câncer, por exemplo. Os dados indicam que a perda para o Brasil totalizará em 8,7% do PIB em 2030.

A ideia revolucionária da gamificação ganhou adesão na área da saúde, buscando transformar os cuidados diários em um jogo, de maneira interativa e divertida. A gamificação proporciona aos profissionais o sentimento de conquista por conta própria, na medida em que os ajuda a ganhar confiança.

Os colaboradores de uma empresa, ao utilizarem deste recurso, previnem futuros danos à própria saúde. Veja a seguir algumas dicas para mudar o comportamento dos funcionários por meio desta prática!

Tenha um objetivo em mente

A maneira como a sua organização desenvolverá esta prática, depende muito do objetivo que se quer alcançar. A maioria dos tratamentos de saúde, além de não serem prazerosos, são caros, o que desestimula o usuário a seguir em frente. Se você busca engajar os colaboradores e reduzir custos, investir na gamificação é uma ótima ideia.

Pesquise sobre o assunto para desenvolver uma estratégia que permita promover comportamentos mais saudáveis e mostrar os benefícios para os profissionais. Faça uma proposta de modo a engajá-los e permitir que estejam livres para utilizar-se ou não do recurso.

A novidade irá despertar a curiosidade, desenvolvendo um espírito de competitividade saudável entre os funcionários. Observe se o objetivo foi alcançado, trabalhe com feedbacks e faça testes, mudando a estratégia caso seja necessário.

Desenvolva recompensas para os colaboradores

A competitividade é algo presente na natureza do ser humano. A vontade de superação do outro e de si próprio sempre esteve presente e a gamificação na saúde trabalha com este desejo intrínseco. Desenvolver recompensas para os funcionários pode ser a chave para motivá-los a dar o próximo passo.

Sabemos que funcionários desmotivados apresentam pouco engajamento e contribuem para diminuir a produtividade de uma empresa. Ao desenvolver recompensas, você proporcionará aos seus colaboradores uma experiência divertida em que ele tem benefícios caso se sobressaiam. O comportamento refletirá em sua atuação dentro da organização.

Conte com ajuda especializada para a gamificação na saúde

Este é um ponto crucial para o sucesso da sua estratégia. Ainda que a gamificação tenha tido boa adesão na área da saúde, uma estratégia mal implementada implicará em gastos sem retorno algum. Busque por plataformas que tenham melhor custo-benefício, e que também, otimizarão o tempo dos profissionais de RH.

De nada adianta implantar o novo método de gamificação na saúde e não acompanhar os resultados de perto. Opte por uma plataforma que permita mensurar diversos fatores e que permita o controle do desempenho e desenvolvimento dos funcionários.

Métricas detalhadas trazem informações preciosas sobre os colaboradores e suas particularidades. Isto proporciona também maior facilidade em implementar futuros treinamentos e estratégias de aprendizagem, na medida em que torna possível saber o que funciona melhor para cada um.

Gostou das dicas? Entre em contato conosco e saiba mais!

Veja outros conteúdos sobre assuntos relacionados:
O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários.
Veja outros posts relacionados
icon localização
Av. Nova Independência, 87 - 9º andar - São Paulo/SP • CEP 04570-000
icon telefone
+55 11 5171-6940
logo sioux grouplogo siouxlogo ludos prologo pgblogo movieplaylogo go gamers
icon facebookicon instagramicon linkedin