Por que gamificação?
Planos
Blog
  • English
Experimente 14 dias grátis!
Como transformamos seus treinamentos corporativos
Criação ágil com IA Crie cursos gamificados envolventes em minutos, não horas.
Aprendizado inclusivo Garanta que todos os seus colaboradores tenham uma experiência de aprendizado fluida e sem barreiras.
Ambiente personalizado Crie um ambiente de aprendizagem que reflita a cultura e a identidade da sua empresa.
Cursos e trilhas Crie cursos, trilhas e capacitações de forma intuitiva, garantindo a progressão do conhecimento.
Sistema de recompensas Transforme o aprendizado em um jogo com pontos, conquistas e prêmios.
Gestão de performance Acompanhe o desenvolvimento individual e coletivo, estimulando o crescimento contínuo e performance.
Dashboards e Relatórios Tome decisões estratégicas com informações claras e em tempo real sobre o aprendizado da sua equipe.
Comunicação Ferramentas que promovem a interação e o alinhamento em todos os níveis do treinamento.
Conheça todas as funcionalidades
Casos de sucesso:
12/03/2025
SAINT-GOBAIN
Quem é a Saint-Gobain: A Saint-Gobain é uma das maiores fábricas para materiais de infraestrutura e construção civil do Brasil e do mundo, com mais de 57 fábricas em território nacional e 12 mil colaboradores. O Desafio:  Para eles, o desafio era o engajamento de vendedores a treinamentos relacionados aos produtos da fábrica. O mais […]
11/03/2025
Grupo SM
Quem é o Grupo SM: O SM Educação é um dos maiores grupos educacionais privados do país, atende cerca de 12 milhões de alunos, em 10 países em que atua. A empresa surgiu com o propósito de criar soluções para melhorar a qualidade da educação. A empresa foi fundada há mais de 80 anos e […]
Ver todos os casos de sucesso
Conteúdos exclusivos e validados!
Planilhas, eBooks e mais! Aumente seu conhecimento com nossos materiais gratuitos.
Cases de sucesso Confira histórias de quem já inovou com a Ludos Pro
Guia prático da gamificação Aprenda com nosso passo a passo como gamificar processos e treinamentos corporativos
Plataforma LXP da Ludos Pro Confira as funcionalidades da plataforma gamificada Ludos Pro
NR-1 + Ludos Pro Confira 6 dicas sobre a NR-1 com a Ludos Pro
Última publicação
28/05/2025
10 Estratégias Para Transformar Treinamentos em Experiências que Engajam
Descubra 10 estratégias práticas para transformar treinamentos em experiências memoráveis — com storytelling, gamificação e design de aprendizagem.
13/02/2025
O Futuro do Treinamento e Desenvolvimento em 2025
Descubra as tendências que irão moldar o T&D e veja como aplicá-las para engajar equipes, otimizar treinamentos e gerar impacto real nos resultados do seu negócio.
Veja mais materiais de apoio
Como transformamos seus treinamentos corporativos
Criação ágil com IA Crie cursos gamificados envolventes em minutos, não horas.
Aprendizado inclusivo Garanta que todos os seus colaboradores tenham uma experiência de aprendizado fluida e sem barreiras.
Ambiente personalizado Crie um ambiente de aprendizagem que reflita a cultura e a identidade da sua empresa.
Cursos e trilhas Crie cursos, trilhas e capacitações de forma intuitiva, garantindo a progressão do conhecimento.
Sistema de recompensas Transforme o aprendizado em um jogo com pontos, conquistas e prêmios.
Gestão de performance Acompanhe o desenvolvimento individual e coletivo, estimulando o crescimento contínuo e performance.
Dashboards e Relatórios Tome decisões estratégicas com informações claras e em tempo real sobre o aprendizado da sua equipe.
Comunicação Ferramentas que promovem a interação e o alinhamento em todos os níveis do treinamento.
Conheça todas as funcionalidades
Casos de sucesso:
12/03/2025
SAINT-GOBAIN
Quem é a Saint-Gobain: A Saint-Gobain é uma das maiores fábricas para materiais de infraestrutura e construção civil do Brasil e do mundo, com mais de 57 fábricas em território nacional e 12 mil colaboradores. O Desafio:  Para eles, o desafio era o engajamento de vendedores a treinamentos relacionados aos produtos da fábrica. O mais […]
11/03/2025
Grupo SM
Quem é o Grupo SM: O SM Educação é um dos maiores grupos educacionais privados do país, atende cerca de 12 milhões de alunos, em 10 países em que atua. A empresa surgiu com o propósito de criar soluções para melhorar a qualidade da educação. A empresa foi fundada há mais de 80 anos e […]
Ver todos os casos de sucesso
Por que gamificação? Planos
Conteúdos exclusivos e validados!
Planilhas, eBooks e mais! Aumente seu conhecimento com nossos materiais gratuitos.
Cases de sucesso Confira histórias de quem já inovou com a Ludos Pro
Guia prático da gamificação Aprenda com nosso passo a passo como gamificar processos e treinamentos corporativos
Plataforma LXP da Ludos Pro Confira as funcionalidades da plataforma gamificada Ludos Pro
NR-1 + Ludos Pro Confira 6 dicas sobre a NR-1 com a Ludos Pro
Última publicação
28/05/2025
10 Estratégias Para Transformar Treinamentos em Experiências que Engajam
Descubra 10 estratégias práticas para transformar treinamentos em experiências memoráveis — com storytelling, gamificação e design de aprendizagem.
13/02/2025
O Futuro do Treinamento e Desenvolvimento em 2025
Descubra as tendências que irão moldar o T&D e veja como aplicá-las para engajar equipes, otimizar treinamentos e gerar impacto real nos resultados do seu negócio.
Veja mais materiais de apoio
Blog
Personalize
<<
Personalize sua experiência
  • English
Experimente 14 dias grátis!

Home / Blog / Negócios / Como a gamificação pode ajudar a melhorar a saúde dos funcionários

Como a gamificação pode ajudar a melhorar a saúde dos funcionários

Como a gamificação pode ajudar a melhorar a saúde dos funcionários
29 ago 2022

Assine nossa Newsletter

Receba nossas notícias e informações exclusivas diretamente no seu e-mail

Gamificação é uma solução que pode impactar positivamente em diversos contextos de uma empresa

A gamificação é uma ferramenta capaz de ajudar no aumento do engajamento e do interesse dos colaboradores de uma empresa, prática esta que impacta na saúde deles, porque torna diversas atividades maçantes e burocráticas em verdadeiros momentos lúdicos e motivantes.

Na contemporaneidade empresas têm visto a necessidade de investir cada vez mais na saúde de seus colaboradores. Pois, o bem-estar e a autoestima elevada são aspectos que influenciam diretamente na produtividade e na conquista dos objetivos da empresa.

O que você vai ver neste artigo:

  • O que é gamificação?
  • Será que a gamificação na saúde muda o comportamento dos funcionários?
  • Porque a gamificação é importante para a saúde?
  • Gamificação na prática
  • Trabalhe a gamificação na sua organização

Uma prática que tem repercutido no Brasil e que têm garantido grandes resultados para organizações de qualquer porte e nicho, é a gamificação, uma estratégia que tem como finalidade adotar elementos dos jogos em ocasiões fora do contexto do entretenimento, como é o caso do ambiente colaborativo.

Neste artigo, você vai entender porque a gamificação tem se destacado quando o assunto é melhorar a saúde dos funcionários e, ainda, receber dicas de como aplicá-la ainda hoje na sua organização. Então, se você se interessou pelo assunto, é só continuar com a leitura para saber mais!

O que é gamificação?

A gamificação, ou ludificação, é composta como um conjunto de práticas que utilizam elementos e processos dos jogos para ocasiões rotineiras, que fogem do contexto de entretenimento que estamos acostumados a encontrar.

5 Passos para Gamificar sua Empresa

É comum que a gamificação seja adotada em ambientes cujo foco é melhorar a interação com as pessoas. Porque ela busca incentivar os indivíduos a concluir projetos, ter determinado comportamento ou adquirir novos conhecimentos, por exemplo.

Isso é possível porque os recursos usados na gamificação gera o sentimento de conquista, evolução e conclusão. O participante é estimulado a continuar suas ações para completar missões, ir para outro nível, melhorar sua pontuação e, consequentemente, ganhar recompensas.

Será que a gamificação na saúde muda o comportamento dos funcionários?

Será que a gamificação na saúde muda o comportamento dos funcionários

A gamificação tem se apresentado como uma alternativa para melhorar o alarmante cenário que a saúde atravessará nos próximos anos. Um estudo realizado pela Brazil – US Business Council e U.S Chamber of Commerce, alertou para o impacto do aumento de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e câncer, por exemplo. 

Os dados indicam que a perda para o Brasil totalizará em 8,7% do PIB em 2030. A ideia revolucionária da gamificação ganhou adesão na área da saúde, buscando transformar os cuidados diários em um jogo, de maneira interativa e divertida. 

A gamificação proporciona aos profissionais o sentimento de conquista por conta própria, na medida em que os ajuda a ganhar confiança. Os colaboradores de uma empresa, ao utilizarem deste recurso, a empresa previne futuros danos à própria saúde. 

Porque a gamificação é importante para a saúde?

Porque a gamificação é importante para a saúde

Cada vez mais estudiosos têm comprovado que a motivação e a autoestima são aspectos de grande importância para que o colaborador tenha disposição para levantar de sua cama todos os dias para trabalhar e encarar novos desafios.

Esses aspectos estão diretamente relacionados à saúde do trabalhador, então investir no âmbito psicológico e físico se tornou uma estratégia empresarial, visto que aqueles que estão saudáveis trazem mais resultados.

Mas não basta querer do dia para a noite adotar práticas para melhorar a saúde dos seus profissionais. É importante estudar as necessidades de cada um e criar um plano de ação que vá de fato possibilitar que a empresa alcance seu objetivo.

maratona de conteudos

Há diferentes maneiras de se fazer isso, convênio com academias, farmácias, plano de saúde, auxílio psicológico, rede social corporativa e, inclusive, a gamificação.

Outra questão que a empresa precisa se preocupar nesse processo de cuidar da saúde de seus colaboradores, é o de incentivar essas mudanças. Mudar um hábito é desafiador, então não basta só fornecer meios para isso acontecer, é preciso motivar os profissionais para que eles também engajem nessa visão.

Neste contexto, a gamificação é uma excelente ferramenta, já que é um recurso que busca exatamente isso, despertar o interesse das pessoas em melhorar hábitos e comportamentos. Logo, através dela, práticas rotineiras deixam de ser desinteressantes e passam a ser lúdicas e atrativas.

Gamificação na prática

Provavelmente, você conhece The Sims, uma série de jogos eletrônicos criada pelo designer Will Wright e produzida pela Maxis. Ele surgiu nos anos 2000 e desde então já foram lançadas várias versões e extensões.

O jogo simula a vida real. O jogador consegue criar um avatar bastante semelhante a sua aparência e, inclusive, personalidade, mas também deixa o usuário completamente livre para ser alguém totalmente diferente do que ele é na realidade. É possível, por exemplo, ser estrela do rock, médico e barista. Também dá pra ser vampiro, fazer faculdade, casar e ter filhos.

Assim como na vida real, o sims (nome dado ao avatar) tem suas necessidades e responsabilidades. É preciso trabalhar para ter dinheiro, se alimentar para não morrer de fome, tomar banho, ir ao banheiro, lavar louça, consertar eletrodomésticos quebrados e mais. 

Apesar de ser um jogo, a dinâmica é baseada em contexto reais. E o modo em que é apresentado para o usuário, torna atrativa várias das tarefas do dia a dia. Se você já jogou The Sims certamente gostou mais de lavar louça lá do que de verdade, vai dizer. 

De certo modo, a gamificação busca trazer esse contexto lúdico em esferas comuns, com objetivo de deixar tudo mais interessante, assim como o jogo deixou a louça mais atrativa.

Com algumas práticas já é possível implementar essa dinâmica no contexto empresarial. Veja, a seguir, algumas dicas e entenda ainda mais como a gamificação pode ser uma ferramenta com grande potencial para melhorar a saúde dos seus funcionários!

Trabalhe a gamificação na sua organização

Trabalhe a gamificação na sua organização

Práticas simples são suficientes para que a gamificação seja implementada de forma efetiva. Antes de tudo, é necessário dispor de um planejamento que descreva com clareza qual objetivo da empresa. 

Logo em seguida, é importante entender qual recompensa será dada aos colaboradores. Contar com ajuda profissional é essencial para garantir sucesso nessa jornada. A seguir, entenda mais sobre o passo a passo.

Tenha um objetivo em mente

A maneira como a sua organização desenvolverá esta prática depende muito do objetivo que se quer alcançar. A maioria dos tratamentos de saúde, além de não serem prazerosos, são caros, o que desestimula o usuário a seguir em frente. Se você busca engajar os colaboradores e reduzir custos, investir na gamificação é uma ótima ideia. 

Pesquise sobre o assunto para desenvolver uma estratégia que permita promover comportamentos mais saudáveis e mostrar os benefícios para os profissionais. Faça uma proposta de modo a engajá-los e permitir que estejam livres para utilizar-se ou não do recurso. 

A novidade irá despertar a curiosidade, desenvolvendo um espírito de competitividade saudável entre os funcionários. Observe se o objetivo foi alcançado, trabalhe com feedbacks e faça testes, mudando a estratégia caso seja necessário.

Desenvolva recompensas para os colaboradores

A competitividade é algo presente na natureza do ser humano. A vontade de superação do outro e de si próprio sempre esteve presente e a gamificação na saúde trabalha com este desejo intrínseco. Desenvolver recompensas para os funcionários pode ser a chave para motivá-los a dar o próximo passo. 

Sabemos que funcionários desmotivados apresentam pouco engajamento e contribuem para diminuir a produtividade de uma empresa. Ao desenvolver recompensas, você proporcionará aos seus colaboradores uma experiência divertida em que ele tem benefícios caso se sobressaiam. O comportamento refletirá em sua atuação dentro da organização.

Conte com ajuda especializada para a gamificação na saúde

Este é um ponto crucial para o sucesso da sua estratégia. Ainda que a gamificação tenha tido boa adesão na área da saúde, uma estratégia mal implementada implica em gastos sem retorno algum. 

Busque por plataformas que tenham melhor custo-benefício, e que também otimizem o tempo dos profissionais de RH. De nada adianta implantar o novo método de gamificação na saúde e não acompanhar os resultados de perto. 

Opte por uma plataforma que permita mensurar diversos fatores e que permita o controle do desempenho e desenvolvimento dos funcionários. Métricas detalhadas trazem informações preciosas sobre os colaboradores e suas particularidades. 
Isto proporciona também maior facilidade em implementar futuros treinamentos e estratégias de aprendizagem, na medida em que torna possível saber o que funciona melhor para cada um. Gostou das dicas? Entre em contato conosco e saiba mais!

teste por 14 dias grátis

Perguntas Frequentes:

O que é gamificação?

A gamificação, ou ludificação, é composta como um conjunto de práticas que utilizam elementos e processos dos jogos para ocasiões rotineiras, que fogem do contexto de entretenimento que estamos acostumados a encontrar.

Porque a gamificação é importante para a saúde?

Motivação e autoestima são aspectos que estão diretamente relacionados à saúde do trabalhador, então investir no âmbito psicológico e físico se tornou uma estratégia empresarial, visto que aqueles que estão saudáveis trazem mais resultados.

Geral Negócios

Materiais gratuitos

Profissionais do Futuro
8 Pilares da Motivação
Transformação Digital na Educação Corporativa
Como motivar e engajar as gerações Y e Z no ambiente de trabalho
Guia para Elaborar um Treinamento Online Gamificado
A gamificação no processo de seleção de colaboradores

Mais populares

Geral Negócios
Gamificação: o que é e quais os benefícios na aprendizagem?
amigos em processo de aprendizagem felizes todos sentados em uma mesa, apenas dois de frente um homem de amarelo e loiro e uma melhor feliz de cinza e faixa amarela na cabeça
Educação
As 5 etapas do processo de aprendizagem
Dois homens sorrindo sentados e de azul no trabalho em equipe nas empresas
Comportamento Geral
Trabalho em equipe: qual importância nas empresas e como aperfeiçoar

Veja também

Administrativo

brand awareness

Comportamento

Educação

Educação corporativa

Teamwork and leadership vector concept metaphor

Gamificação e Engajamento

Geral

Gestão

Na Mídia

Negócios

Recrutamento e seleção

Tecnologia

Treinamento e desenvolvimento

Artigos relacionados

Comportamento
Quiet quitting: O que é, por que acontece e como evitar
Geral Negócios
Tecnologia de RH: saiba quais são as principais tendências
Comportamento
RH ágil: não fique de fora desta transformação
Comportamento
Competências do Futuro: Conheça as 13 mais valiosas

Engaje, incentive e inspire: Gamifique.

A Ludos Pro foi desenvolvida com os recursos que você precisa para oferecer treinamentos gamificados rápidos, eficientes e muito mais dinâmicos. Tudo em um único lugar!

  • Impulsione o engajamento da sua equipe
  • Potencialize a performance com foco em resultados
  • Revolucione o processo de aprendizagem e desenvolvimento
Agende uma demonstração
Agende uma demonstração

Nossas conquistas

  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo GESAwards
  • Selo boostlab
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
SOLUÇÕES
  • Varejo
  • Turismo
  • Telecomunicações
  • Serviços
  • Seguros
  • Saúde e bem-estar
  • Mídia e entretenimento
  • Instituição financeira
  • Indústria
  • Governamental
PRODUTO
  • Inteligência Artificial Gamificada
  • Acessibilidade
  • Ambientação
  • Aprendizagem
  • Recompensa
  • Progressão e performance
  • Gestão e inteligência de dados
  • Comunicação
  • Integração
  • Planos
INSTITUCIONAL
  • Quem Somos
  • Fale com a gente
  • Cases
  • Política de privacidade
  • Termos de uso
RECURSOS
  • Blog
  • Materiais Gratuitos
  • Web Stories
FIQUE POR DENTRO
Gamificação: o que é e quais os benefícios na aprendizagem? Edtechs: o que são e como estão transformando a educação? LXP x LMS: O que são e quais as diferenças Jogos corporativos para engajar e motivar colaboradores
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
<<
Personalize sua experiência