O termo core business é utilizado para se referir ao negócio principal de uma empresa. Em outras palavras, é a atividade em que a empresa é especialista e que sabe fazer de melhor.

Mas mais do que apenas diagnosticar qual é a atividade que a empresa realiza, o core business ajuda a organização a entender qual é a dor ou o desejo que seu cliente possui e, consequentemente, o negócio precisa solucionar.

O que você vai ver neste artigo:

Essa informação é essencial para criar e fortalecer estratégias e definir novas metas, porque por meio delas, você sabe exatamente o que está oferecendo, se sua entrega corresponde com as necessidades do seu cliente em potencial e como sua organização tem se diferenciado dos concorrentes.

Vem entender exatamente o que é core business e como identificá-lo na sua empresa para utilizá-lo de forma estratégica. É só continuar com a leitura! 

O que é core business e o que ele significa para a empresa?

Em uma tradução literal, o termo core business quer dizer “negócio principal” e corresponde a atividade de uma empresa. Na prática, o conceito representa o que a organização faz e realiza de melhor, resposta essa que é encontrada a partir da reflexão de diferentes questionamentos.

Dentre as perguntas há: qual foi a motivação do empreendedor para criar a empresa? Onde a empresa encontrou espaço para inovar e entregar soluções para seus clientes?

Mas você deve estar se perguntando: por que definir o conceito de core business é tão essencial para uma empresa? E é porque a partir de uma descrição clara da organização que todo o planejamento estratégico de uma empresa é construído, desde metas até os processos organizacionais que ela abrange.

Logo, é a partir da identificação do core business que uma empresa identifica como satisfazer seus clientes e com isso gerar excelentes resultados.

Além disso, os stakeholders (público interessado na marca, como colaboradores, fornecedores e acionistas) conseguem entender melhor qual é o negócio. Entendimento que gera melhor posicionamento da marca no mercado e maior relacionamento com os funcionários.

A importância de conhecer o seu core business

É comum no ambiente empresarial as pessoas confundirem o termo core business com modelo de negócios. Apesar de serem duas práticas importantes e essenciais para a parte estratégica da empresa, elas são totalmente diferentes. 

O negócio principal é voltado para identificar o que a empresa sabe fazer, já o modelo de negócios é designado para entender como a organização vai colocar em prática essas ações. 

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O core business precisa estar alinhado ao plano de negócios da empresa, ou seja, estar conectado com a missão, a visão e os valores, também com as políticas internas e no desenvolvimento de relacionamentos e solução de problemas.

Essas respostas estão todas conectadas com o propósito da empresa e ajudam a definir com clareza a principal atividade da organização. Todas essas informações permitem identificar os pontos fortes e aqueles que ainda precisam ser desenvolvidos, servindo como um manual de aperfeiçoamento.

Apesar de estar relacionado à estratégia do negócio, a definição da atividade central da empresa deve ser feita antes da etapa de planejamento, pois um único core business pode ser usado em diferentes estratégias, mesmo que em segmentos distintos.

Como identificar o core business da sua empresa?

O core business de uma empresa é identificado quando a organização responde uma série de perguntas sobre ela. Geralmente, o CEO e diretores são os responsáveis por respondê-las, por serem as figuras que mais estão a par sobre a empresa em nível estratégico.

Na hora de identificar o core business da sua empresa, é importante que detalhe sobre. Quanto mais específica for a definição da atividade central, maiores são os índices de criação e desenvolvimento de uma base forte de clientes.

O que a empresa faz de melhor?

A primeira pergunta que deve ser respondida para identificar o core business da sua empresa é: o que a empresa faz? Ou seja, qual é seu objetivo? A resposta precisa ir além da parte prática, ela deve conter o propósito da instituição. 

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A Nike, por exemplo, sabe que vende artigos esportivos, mas quando questionada sobre seu propósito, ela diz que deseja proporcionar inspiração e inovação a todos os atletas do mundo. E para ela, atletas são todos aqueles que se movimentam de alguma forma.

Quais são os diferenciais da sua marca?

Após definir o que sua empresa faz de melhor, é chegado o momento de especificar quais elementos tornam seu negócio único, que nenhuma outra instituição consegue copiar.

Assim, pode ter concorrentes que disponibilizam o mesmo produto ou serviço, mas porque sua empresa dispõe de tais atributos, elas não poderão ser comparadas a você.

Esse diferencial pode estar no atendimento, no discurso, no customer experience ou na qualidade. São infinitas as possibilidades, por isso é importante olhar para dentro da empresa e entender quais as qualidades que ela possui e a torna diferente das demais também disponíveis no mercado.

Quem é seu público-alvo?

A próxima pergunta que deve ser respondida é com relação ao público que sua empresa deseja atrair. Ao pensar no público-alvo e definir a persona do seu cliente ideal, você consegue identificar problemas que ele precisa que sua empresa solucione e as maneiras que você pode resolver essa dor que ele apresenta.

Às vezes, é difícil estabelecer um personagem semi-fictício, mas, geralmente, quem criou a empresa um dia foi o próprio cliente da empresa, ou seja, porque se deparou com tal necessidade resolveu gerar uma solução através de sua empresa. Com isso, ao criar uma persona, a empresa pode se basear no perfil do próprio CEO da empresa na época em que ela foi criada.

Agora se você já tem uma estrutura e consegue coletar dados, então essa persona pode ser adaptada conforme os leads que dispõem.

Quais são os canais de venda e pontos de contato?

A última pergunta é destinada para os canais de venda e pontos de contato. É preciso identificar onde o seu negócio está presente atualmente e em que lugares e por quais pessoas ele será mais procurado. Se sua marca é mais forte na internet, por exemplo, provavelmente a faixa etária do seu público seja mais jovem. 

Além de hoje em dia precisarem identificar o core business, as empresas também devem estar atentas às demais tendências do mercado, como é o caso da gamificação aplicada aos negócios, que utiliza elementos lúdicos para engajar e treinar os colaboradores.
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O que é core business e o que ele significa para a empresa?

Em uma tradução literal, o termo core business quer dizer “negócio principal” e corresponde a atividade de uma empresa. Na prática, o conceito representa o que a organização faz e realiza de melhor, resposta essa que é encontrada a partir da reflexão de diferentes questionamentos.

Qual a importância de conhecer o seu core business?

É comum no ambiente empresarial as pessoas confundirem o termo core business com modelo de negócios. Apesar de serem duas práticas importantes e essenciais para a parte estratégica da empresa, elas são totalmente diferentes.