Conheça agora 8 ferramentas de RH que vale a pena investir
Negócios

Conheça agora 8 ferramentas de RH que vale a pena investir

Preencha seu email e receba conteúdos exclusivos
Obrigado pelo seu cadastro!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

O setor de RH mudou muito nos últimos anos. Processos operacionais, pilhas de documentos e atividades burocráticas perderam lugar para uma atuação com foco em resultados, valorização das pessoas e papel estratégico do setor. Porém, essas mudanças levaram a uma ampliação da demanda sobre esse setor e complexidade das atividades desenvolvidas.

Para garantir um bom trabalho nessa área é importante investir em inovações tecnológicas e processos estratégicos do setor. Essas ferramentas de RH geram mais agilidade nas ações, aumentam a produtividade da sua equipe e possibilitam uma tomada de decisão mais assertiva e estratégica da área como um todo.

Diante disso, descubra agora mesmo as 8 ferramentas de RH que podem potencializar os seus resultados, favorecendo a criação de equipes mais engajadas, colaboradores mais motivados e produtivos e, consequentemente, uma gestão de RH mais eficiente!

1. Plataforma de treinamento 

Capacitar os seus colaboradores é essencial para garantir a motivação e engajamento no trabalho, uma vez que essa atitude demonstra preocupação com o desenvolvimento pessoal e profissional da sua equipe de trabalho. Além disso, investir em treinamento e desenvolvimento aumenta o nível de capacitação dos seus funcionários, que realizam a entrega com maior qualidade e agilidade. 

Dessa forma, umas das ferramentas de RH que vale a pena investir é a plataforma de treinamento. Essa ferramenta consiste em um software ou plataforma web na qual você consegue inserir treinamentos e capacitações específicas para os seus colaboradores. 

O material da capacitação fica disponível 24 horas por dia durante determinado período de tempo e sua equipe de trabalho tem autonomia para realizar os cursos e consultar o material de estudo a qualquer hora. Dessa forma, a qualificação da sua mão de obra se torna mais eficiente e coerente com a rotina de trabalho dos seus funcionários. 

2. Coaching

O coaching é uma metodologia de desenvolvimento pessoal e profissional que vem ganhando cada vez mais espaço nas empresas. Ele é baseado em achados científicos e atua na aceleração da evolução dos seus colaboradores. Ele propõe o uso de ferramentas eficazes para que os indivíduos alcancem os seus objetivos da melhor maneira possível.

Portanto, a utilização dessa metodologia como uma ferramenta de RH pode gerar diversos benefícios para a sua empresa. Os seus colaboradores se tornam mais capacitados pessoal e profissionalmente, o que faz com que eles gerem mais e melhores resultados e se tornem mais produtivos e engajados em suas atividades.

3. Plataforma de gestão de talentos

No mercado existem diversas plataformas que podem ser utilizadas na gestão dos talentos da sua organização. Por meio dessa ferramenta de RH você consegue identificar com facilidade as principais competências dos seus profissionais, assim como as necessidades de desenvolvimento de cada um.

Além disso, com a utilização de uma plataforma de gestão de talentos, você é capaz de cruzar os dados dos seus colaboradores com os cargos que ainda não foram ocupados na sua empresa. Essa atitude permite que você faça realocações mais assertivas e aproveite ainda mais o talento dos seus profissionais.

4. Pesquisa de clima organizacional

O ambiente de trabalho da sua empresa é um aspecto extremamente importante na motivação e engajamento dos seus colaboradores. Desse modo, a pesquisa de clima organizacional se torna uma ferramenta estratégica para uma atuação efetiva do setor de RH.

Por meio do uso dessa ferramenta de RH você consegue diagnosticar aspectos do seu ambiente organizacional que impactam a produtividade dos funcionários da sua empresa, tanto positiva quanto negativamente. Com isso, você é capaz de criar planos de ação e realizar intervenções de modo a ofertar um ambiente de trabalho cada vez melhor aos profissionais da sua organização.

5. Dashboard

O dashboard consiste em uma apresentação visual sobre todos os aspectos críticos do seu setor de RH. Nele você visualiza com facilidade e de maneira interativa os seus processos críticos, assim como suas metas e resultados.

Portanto, ele organiza as informações de maneira sistemática e transforma-as em insumos para a tomada de decisão. Além disso, com a utilização de um dashboard, você é capaz de visualizar falhas e atuar de maneira eficaz na correção desses elementos, melhorando a sua gestão e os processos como um todo.

6. Avaliação de desempenho

São os seus colaboradores que efetivamente geram os resultados da sua empresa, permitindo que você alcance — ou não — os seus objetivos estratégicos. Isso faz com que a avaliação de desempenho seja uma ferramenta de extrema importância na mensuração de resultados individuais e das suas equipes de trabalho como um todo.

Essa ferramenta é uma análise quantitativa da produtividade e performance dos seus colaboradores. Esses dados são essenciais para identificar os seus melhores talentos, possíveis realocações e necessidade de investimento em treinamentos e capacitação para a sua equipe de trabalho.

7. Gamificação

gamificação começou a ser utilizada recentemente no setor de RH das empresas. A ideia principal dessa ferramenta é a inserção de elementos e técnicas de jogos nos processos dos seus colaboradores. Ou seja, você cria um jogo personalizado e adequado ao perfil dos profissionais e à realidade da sua organização com o objetivo de mensurar competências ou motivá-los a atingirem as suas metas.

Com isso, você insere um elemento lúdico no processo seletivo, avaliação de desempenho ou mensuração de resultados da sua empresa. Você pode utilizar recompensas personalizadas para o atingimento de metas e deixar os seus processos mais leves.

Você também pode utilizar essa ferramenta para capacitar os seus colaboradores ou para aperfeiçoar a adaptação de novos à sua organização — o que é chamado de onboarding. Dessa forma, você potencializa os resultados desses dois processos, gerando resultados positivos para a empresa como um todo. 

Tudo isso aumenta o engajamento dos seus colaboradores nos processos do RH da empresa, melhorando os seus resultados e permitindo uma atuação amais estratégica. Dessa forma, você desenvolve um diferencial para o setor de RH da sua organização.

8. People Analytics

O People Analytics é a utilização de grande quantidade de dados para identificar e prever comportamentos na sua organização. Para isso, você precisa utilizar programas de análise de dados específicos e escolher as fontes de coleta de informação de acordo com os seus objetivos e necessidades.

Ele permite que você preveja o comportamento de candidatos de processos seletivos, identifique variáveis que interferem na produtividade e satisfação dos seus colaboradores e avalie o desempenho de forma mais eficaz.

Com isso, você aumenta a probabilidade de uma decisão assertiva e cria planos de ação mais conectados com a realidade, com maiores chances de atingirem os resultados esperados.

Agora que você já conhece as melhores ferramentas de RH, invista hoje mesmo na inovação e profissionalização do seu setor. Com isso, você pode criar um plano de melhorar que permite uma atuação mais estratégica e aumenta a eficácia das suas ações.

E para colocar esse plano em prática, entre em contato com o Ludos Pro! Nós temos as melhores soluções em gamificação e inovação para o seu setor de RH!

Veja outros conteúdos sobre assuntos relacionados:
O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários.
Veja outros posts relacionados
icon localização
Av. Nova Independência, 87 - 9º andar - São Paulo/SP • CEP 04570-000
icon telefone
+55 11 5171-6940
logo sioux grouplogo siouxlogo ludos prologo pgblogo movieplaylogo go gamers
icon facebookicon instagramicon linkedin