A área comercial é uma das mais importantes de uma empresa. Por isso é fundamental investir em estratégias que melhorem o desempenho dos profissionais, aumentando o lucro do negócio e fortalecendo a organização. Entre tantas opções, o uso da gamificação para vendas vem se destacando nesse quesito e tornando a rotina e capacitação das equipes mais engajadora.

Descubra como a gamificação pode transformar o time de vendas da sua empresa, motivando todos os vendedores a baterem suas metas e darem um UP nos lucros!

A Importância do Investimento no Setor de Vendas

Uma empresa sem um departamento comercial forte e vendedores qualificados está fadada ao fracasso: não importa se o seu produto ou serviço for o melhor do mercado, sem ter as pessoas certas para fechar o negócio dificilmente será possível manter a organização de pé por muito tempo.

Investir em uma campanha de vendas matadora é uma ótima ideia para atrair o público-alvo, no entanto, seus vendedores precisam estar preparados para lidar com as pessoas, descobrindo suas dores, derrubando suas objeções quando necessário e encantando os clientes.

Assim será possível conquistar o público e aumentar a lucratividade da empresa. Mas, para isso ocorrer, seus colaboradores deverão passar por treinamentos específicos, aprendendo as melhores técnicas comerciais e se atualizando nas boas práticas do segmento para melhorar seu desempenho e fechar mais negócios. 

Um treinamento de vendas é fundamental para capacitar, de forma contínua, a equipe de empresas de qualquer porte e segmento de mercado. No entanto, não adianta investir em uma ação que gere pouco interesse dos vendedores, com atividades monótonas e nada interativas. Provavelmente os funcionários não irão assimilar os conhecimentos como o esperado, desperdiçando o tempo, esforços e recursos empregados. 

Despertar a motivação e engajamento dos participantes é algo imprescindível nas estratégias de educação empresarial. Uma atividade dinâmica pode ajudar a fortalecer o aprendizado dos colaboradores, melhorando a aplicação dos conhecimentos na prática e, desta forma, melhorar as vendas. 

E a gamificação é uma metodologia que pode contribuir bastante nessa questão.

O Poder da Gamificação

Uma ferramenta que conquistou o exterior e vem ganhando força agora no Brasil é a gamificação. Em resumo, ela usa elementos comuns aos jogos em contextos que não se resumem ao entretenimento. 

Imagine participar de uma dinâmica com pontuação e ranking para estimular a prática de exercícios físicos ou uma experiência com storytelling e avatares para aprender mais sobre política ou empatia em situações práticas: isso é a aplicação da lógica dos games para alcançar benefícios concretos.

A gamificação usa elementos tradicionais dos jogos e que despertam naturalmente a motivação das pessoas para incentivar a realização de atividades nem sempre tão interessantes ou até para ajudar na mudança de comportamentos. Desta forma, em vez de participar de uma ação pouco engajadora, promove-se uma experiência interativa e imersiva que irá trazer resultados concretos e positivos para os participantes. 

Essa metodologia vem sendo adotada nas mais diversas áreas, inclusive nas empresas, em processos como comunicação interna, atividades cotidianas, recrutamento e seleção, onboarding de novos funcionários e treinamento corporativo. E pode fazer uma grande diferença nas ações especificamentes voltadas aos vendedores. 

Gamificação para Vendas: uma parceria de sucesso

Adotar um treinamento mais dinâmico para o time de vendas pode ser um ótimo investimento, preparando os vendedores para lidar com o público ao usar uma metodologia ativa de aprendizagem

A gamificação tem diversas características que podem ajudar a tornar o treinamento de vendas mais eficiente: 

Engajamento

Uma das qualidades-chave da gamificação é a sua capacidade de despertar a motivação das pessoas para realizarem tarefas que não tão atrativas — como um treinamento corporativo — mesmo que tenham completa ciência dos seus benefícios. 

Em vez de colocar todos os vendedores em uma sala, escutando e copiando os ensinamentos de um instrutor durante um determinado período de tempo, investir em uma metodologia ativa de aprendizagem pode tornar esse momento uma experiência mais agradável e, consequentemente, mais efetiva.

Os funcionários terão dificuldades de aproveitar os conhecimentos transmitidos se não se engajarem nas atividades, praticando o conhecido “escuta de um ouvido, sai pelo outro”. Os elementos dos jogos ajudam a capturar a atenção dos colaboradores no treinamento, melhorando assim o seu desempenho nas atividades: afinal, os games despertam o natural interesse das pessoas

Fortalecimento dos conhecimentos

O lado lúdico não contribui apenas para aumentar o engajamento dos colaboradores nas ações de educação empresarial, como também ajuda na retenção dos conhecimentos adquiridos: tudo que é aprendido com estímulos positivos é mais fácil de ser lembrado posteriormente. 

Isso significa que os conhecimentos abordados nos treinamentos serão aplicados mais frequentemente na rotina dos funcionários, impactando assim em seus resultados. 

A dinâmica da gamificação ainda pode ajudar a preparar os vendedores em conceitos mais práticos, que vivem no seu dia a dia: imagine uma plataforma que dá pontos aos participantes que conseguem vencer os “vilões” das objeções de vendas, usando falas comuns do público para não adquirir o produto ou serviço da empresa, por exemplo? Esses detalhes podem fazer toda diferença no preparo da equipe.

Uso de Dados

As plataformas gamificadas trazem uma grande vantagem: elas coletam as informações das atividades realizadas pelos colaboradores, gerando relatórios detalhados sobre seu desempenho no treinamento. 

Essa automação facilita a vida do RH, que tem de forma prática e ágil os dados necessários para saber quais são os pontos da estratégia que estão sendo efetivos, os que precisam de melhorias e quais são os funcionários com mais dificuldades de aprendizado. 

Desta forma, é possível ter informações corretas para tomar as decisões que irão aprimorar o treinamento. Tudo isso para fortalecer as competências dos vendedores e aumentar sua performance.  

Como Adotar a Gamificação para Vendas?

Todas essas características das plataformas gamificadas permitem oferecer uma experiência de aprendizagem mais engajadora e eficiente aos vendedores, além de tornar o trabalho do RH mais prático. 

No entanto, assim como toda estratégia, é preciso saber planejar e implementá-la de forma eficiente para se ter os resultados desejados. Isso tudo passa por uma pesquisa do público da ação — os vendedores —, descobrindo suas necessidades, preferências e perfil, para montar plataformas verdadeiramente engajadoras, e de um estudo para entender como desenvolver a dinâmica mais eficiente.
Para isso é importante contar com uma empresa parceira para criar a melhor solução para seu time de vendas. Descubra como o Ludos Pro pode ajudar a dar um UP no treinamento corporativo da sua empresa e transforme seus resultados!