Como aplicar metodologias ativas de aprendizagem em empresas?
Comportamento

Como aplicar metodologias ativas de aprendizagem em empresas?

Preencha seu email e receba conteúdos exclusivos
Obrigado pelo seu cadastro!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Os métodos tradicionais de ensino já não estão dando conta das necessidades das pessoas. É preciso investir em metodologias ativas de aprendizagem para conquistar a atenção dos colaboradores e ter resultados com os treinamentos corporativos.


Descubra neste artigo como implementar o conceito de aprendizagem ativa na sua empresa e torne seus treinamentos corporativos verdadeiramente efetivos.


Modernidade e metodologias ativas de aprendizagem


Os avanços tecnológicos das últimas décadas causaram enormes impactos na sociedade, mudando diversas áreas nas nossas vidas. Já não nos locomovemos, trabalhamos e nos divertirmos da mesma maneira como era antes da internet - e isso também atingiu a educação.


Várias pesquisas mostram que a capacidade de concentração das pessoas está diminuindo a cada ano. Imagine então o desafio atual de um indivíduo ficar por um longo período em uma sala de aula, escutando e anotando o que o instrutor ensina sem se distrair, e realmente sair dali aprendendo alguma coisa. Difícil, não?


Por isso é preciso investir em novos métodos de ensino para que o treinamento corporativo seja eficaz. Caso o contrário, o colaborador somente vai perder tempo de serviço e sua empresa irá gastar dinheiro a toa.


As metodologias ativas de aprendizagem são uma forma de solucionar o problema de falta de concentração, motivação e engajamento na educação - e também podem ser aplicadas no contexto empresarial.


Esse conceito de ensino permite maior autonomia aos estudantes, pois eles terão mais presença no processo de aprendizagem, ao contrário do estilo tradicional. Isso não vai apenas exigir mais atenção, como também ajudar na retenção do conhecimento - várias teorias discorrem sobre a necessidade de ter maior interação com as informações para obter melhores resultados. E a metodologia ativa se encaixa nesse parâmetro.


Além disso, esse modelo desperta maior confiança pessoal nos participantes e incentiva outras qualidades como o desenvolvimento do senso crítico, responsabilidade e habilidade em solucionar problemas.


Como adotar metodologias ativas de aprendizagem em empresas


Existem várias estratégias que colocam os estudantes em uma posição mais ativa no processo de aprendizagem e que podem ser aplicadas na educação empresarial. Algumas exigem um nível de comprometimento maior ou menor dos colaboradores, outras podem ser feitas em grupo, valorizando assim a troca de ideias e fortalecimento dos relacionamentos interpessoais.


Também há a possibilidade de aliar a tecnologia a esse processo, usando métodos mais inovadores como a gamificação, especialmente em sua versão eletrônica. Essa é uma forma de tornar o treinamento mais amigável aos colaboradores - cada vez mais familiarizados com as ferramentas digitais.


É importante verificar quais metodologias se encaixam nas possibilidades e necessidades da sua organização, para saber a mais adequada a sua realidade.


Vamos conhecer algumas metodologias ativas de aprendizagem?


Sala de aula invertida


A sala de aula invertida é um conceito que vem sendo aplicado na educação tradicional, mas também pode ser adotada nas empresas.


Essa estratégia funciona assim: antes da aula o estudante acessa os conteúdos educacionais que foram previamente selecionados e, em sala, realiza atividades de fixação de conhecimento, principalmente participando de ações de discussão sobre o assunto estudado. Debates, apresentações, troca de ideias com os colegas e momento para tirar dúvidas com o instrutor são algumas das possibilidades de trabalho nessa metodologia.


Na empresa, é possível disponibilizar o conteúdo do treinamento antes, até mesmo por EAD, e marcar encontros presenciais para discutir o tema e conversar com o instrutor. Assim, otimiza-se o tempo de estudo e o profissional que está orientando a atividade terá um papel mais estratégico no processo de aprendizagem.


Aprendizagem baseada em problemas


Esse estilo é uma forma de estimular a mentalidade de solucionar desafios, geralmente propondo um trabalho em equipe. É criado um contexto no qual o colaborador desenvolve suas habilidades de investigação, reflexão e atuação no problema apresentado - tudo em uma situação teórica.


Nesse sentido, o instrutor se torna um facilitador da ação, com o papel de incentivar e provocar a autonomia dos participantes.


Aprendizagem baseada em projetos


O modelo é similar a aprendizagem baseada em problemas, porém saindo do campo teórico e deixando os colaboradores botarem a mão na massa. Aprender na prática é uma ótima forma de fixar os conhecimentos, além de ser - de acordo com a teoria dos diversos estilos de aprendizagem - uma das melhores formas de se adquirir conhecimento para determinadas pessoas.


Estudo de caso


A atividade é parecida com a aprendizagem baseada em problemas, porém nesta os participantes usam exemplos de situações reais para aprender com cenários complexos. Enquanto no caso anterior são usados cenários didáticos, aqui são os erros e acertos que ocorreram de verdade que irão pautar a aprendizagem.


O orientador da atividade deve trazer situações reais do segmento da empresa ou do departamento específico para trabalhar com os participantes. Assim, os colaboradores aprendem com circunstâncias que poderiam ou poderão acontecer com eles e com a organização, descobrindo quais foram os erros e acertos dos outros para terem atitudes melhores caso algo similar ocorra.


Aprendizagem de duplas ou equipes


Esse tipo de metodologia estimula o trabalho coletivo, para que os colaboradores consigam juntos aumentar sua bagagem de conhecimento. A troca de ideias é uma das principais atividades realizadas nesse modelo, porém é possível incorporar outras possibilidades como o estudo de caso ou projetos.


Assim, incentiva-se a colaboração e os relacionamentos interpessoais - habilidades que podem trazer diversos benefícios no futuro.


Gamificação


Esse método inovador também se inclui nas metodologias ativas de aprendizagem em empresas. A gamificação cria uma experiência imersiva e interativa de ensino, usando elementos de jogos para engajar os colaboradores na dinâmica.


Assim como as pessoas sentem-se motivadas a cumprir as missões dos jogos, na gamificação esse fator impulsiona os colaboradores a realizar o treinamento corporativo, recebendo incentivos para continuar seu caminho para a aprendizagem. Ao associar o ensino com estímulos positivos, o conhecimento é melhor retido na memória dos participantes, facilitando sua prática no dia a dia.


Além dos treinamentos corporativos, a gamificação pode ser adotada em atividades como recrutamento, onboarding de novos funcionários, comunicação interna e até mesmo nas tarefas diárias - tornando essas ações mais motivadoras e engajadoras.


Quer saber mais sobre como a gamificação pode beneficiar sua empresa? Converse conosco e descubra como essa estratégia pode transformar sua gestão de pessoas!

No items found.
Veja outros conteúdos sobre assuntos relacionados:
O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários.
Veja outros posts relacionados
logo sioux grouplogo siouxlogo ludos prologo pgblogo movieplaylogo go gamers
icon linkedinicon instagramicon facebook