Reconhecer o bom trabalho dos funcionários é algo essencial para motivar e engajar sua equipe. A falta desse incentivo pode acabar prejudicando a qualidade do trabalho e produtividade do pessoal, impactando assim os resultados da organização. Por isso toda empresa deve promover ações para o reconhecimento dos colaboradores. 

Descubra nesse artigo a importância e como fazer o reconhecimento dos colaboradores na sua organização, mantendo sua equipe motivada e engajada!

A Importância do Reconhecimento dos Colaboradores

Não é só de remuneração que vive o trabalhador: sem ter os incentivos mais atraentes, o profissional pode desanimar em sua carreira e esse espírito acabar impactando sua produção. Diminuição de produtividade, redução da motivação, falta de engajamento, absenteísmo e até mesmo o aumento da rotatividade na equipe são algumas das consequências deste problema, prejudicando a organização por inteiro.

Esse incentivo extra pode vir de diversas maneiras, como um gesto de reconhecimento pelo bom desempenho vindo das lideranças e empresa. Pode parecer pouco, mas oferecer este estímulo faz toda a diferença no dia a dia da companhia: uma pesquisa do Instituto Locomotiva, divulgada em 2017 pelo G1, revelou que 96% dos entrevistados acreditam ser importante que as empresas recompensem seus colaboradores por meio de formas materiais — como dinheiro, vale-presente, viagens, etc — e 90% consideram opções imateriais neste caso — como elogios, homenagens, etc. 

Estes dados mostram como os colaboradores esperam e anseiam por este reconhecimento. Especialmente as gerações mais novas precisam ter feedbacks constantes para se motivarem no trabalho e saberem se estão no caminho certo. 

Reconhecer o esforço e bom desempenho dos colaboradores pode trazer uma série de benefícios a empresa.

Aumento da Motivação

Um profissional desanimado não produz na qualidade e quantidade de alguém motivado. Esse estado gera diversos problemas para a empresa, como redução na produção, desapontamento do cliente e, inclusive, a saída de um talento — que não foi bem zelado pela organização.

Reconhecer o bom trabalho do colaborador o ajuda a se motivar no emprego, percebendo suas qualidades e sentindo-se importante para o negócio. Funcionários motivados elevam o ânimo na equipe, influenciando o desempenho dos colegas.

Aumento do Engajamento

Quando o colaborador se sente parte da empresa ele irá considerar o sucesso dela como o seu próprio: irá vestir a camisa e se dedicar ao máximo para alcançar bons resultados e trazer soluções para a organização.

Os incentivos ajudam o colaborador a se sentir valorizado, o que consequentemente fortalecerá sua relação com a empresa. Por isso o engajamento profissional é fundamental para que a organização funcione bem.

Melhora do Clima

Aumentar a motivação e engajamento dos funcionários irá por sua vez impactar o clima interno na organização. Colaboradores desmotivados e que não se importam com a empresa acabam influenciando seus colegas, gerando um ambiente negativo na equipe. 

Porém, o contrário também acontece: profissionais motivados podem ajudar a elevar o bem estar do departamento, contagiando os colegas com sua boa disposição. Assim, o ambiente se torna mais saudável e mais propício para um trabalho de qualidade.

Retenção dos Talentos

Colaboradores motivados e engajados dificilmente saem da empresa — seja por conta própria ou por não atenderem às expectativas. Eles trabalham melhor e se mantém fiéis, reduzindo assim o risco da alta rotatividade.

Um número muito grande de troca de profissionais gera despesas produtivas, financeiras e intelectuais a empresa, sendo uma das maiores dores de cabeça do RH. Assim, reconhecer o bom trabalho dos colaboradores pode ser um pequeno detalhe, mas que vai fazer a diferença no dia a dia do funcionário.

Como fazer o Reconhecimento dos Colaboradores?

Existem várias maneiras de valorizar o trabalho dos funcionários por meio desse reconhecimento. Ele pode ser feito tanto individualmente como para uma equipe específica ou empresa em geral, quando uma meta importante de vendas é batida ou um a organização recebe prêmio, por exemplo.

Mas, podemos dividir essa questão em três categorias:

1- Reconhecimento Imaterial

Este tipo de recompensa é simples de ser oferecida: pode ser um elogio pelo bom comportamento, melhora no desempenho, atitude proativa, excelente atendimento, entre tantas outras situações que geram consequências positivas para a empresa. O reconhecimento desta categoria pode ser feito até mesmo diariamente, ainda mais em épocas que demandam mais dos colaboradores.

Também é possível colocar neste grupo atos como fazer homenagem a algum colaborador de bastante destaque, como o trabalhador mais antigo da organização, o funcionário do mês ou alguém que tenha trazido uma inovação bem sucedida para a empresa.

Outra ideia é celebrar os aniversários dos funcionários, não precisando ser algo sofisticado: um bolo, uma decoração especial, um cartão e a alegria de todos bastam para levantar a moral do colaborador e equipe.

2- Pequenos Prêmios

O reconhecimento deste tipo é um pouco mais elaborado, porém ainda é possível de ser realizado em negócios de menor porte. Pode ser um brinde simples, mas ligado às preferências do colaborador em particular; um medalhão ou qualquer representação física da conquista do profissional.

A entrega deste símbolo ajuda o funcionário a ter uma recompensa palpável da importância e respeito que a empresa tem por ele, motivando-o mesmo após aquele momento passar ao ter este elemento tangível em mãos.

Também pode-se incluir nessa categoria pequenos bônus ou quantias financeiras, que certamente irão agradar qualquer funcionário. 

3- Grandes Prêmios

Já empresas com estruturas maiores podem investir em recompensas mais sofisticadas. Desde participação nos lucros à viagens, esses prêmios devem ser dados para os funcionários que tiveram um trabalho de excelência. 

Pode-se incluir nesta categoria até mesmo o plano de carreira, uma estratégia para motivar os colaboradores a se aprimorarem cada vez mais — mas que não demanda tanto assim de empresas menores, que podem adotar essa ferramenta tranquilamente. 

Conclusão

Oferecer um reconhecimento dos colaboradores por seu bom desempenho é uma excelente ideia para motivá-los e engajá-los na empresa, evitando que percam a produtividade ou — pior — abandonem o emprego.

Existe uma série de opções para recompensar os funcionários, que servem tanto para empresas menores quanto para as grandes organizações. O empreendedor, líderes e RH devem avaliar qual tipo funciona melhor não somente levando em consideração os recursos financeiros, mas também qual motivará melhor cada colaborador. 
Cada pessoa tem o seu estilo e, dependendo do estímulo, ele pode ajudar ou prejudicar as intenções por trás da ação. Uma maneira de descobrir qual recompensa é melhor para a sua equipe? Aposte na gestão humanizada e fortaleça seu relacionamento com os colaboradores.