Conheça 4 dicas para melhorar o seu treinamento em vendas!
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Conheça 4 dicas para melhorar o seu treinamento em vendas!

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Capacitação é a chave para o melhor desempenho em praticamente qualquer área, inclusive em atendimento e vendas. Um profissional melhor orientado sempre terá uma performance melhor e mais consistente ao longo do tempo, em comparação com outro que está descobrindo tudo sozinho por tentativa e erro. Por isso, você deve investir bastante no treinamento em vendas da sua empresa.

Porém, não se trata apenas de oferecer um protocolo de atendimento e mostrar aos vendedores como utilizar a lista de contatos da empresa. Você precisa definir quais são as competências mais importantes para a performance da sua equipe e aprender técnicas de treinamento que otimizem o aprendizado.

Para te ajudar a alcançar melhores resultados, separamos aqui 4 dicas para aprimorar o treinamento em vendas do seu negócio. Acompanhe:

1. Faça sessões curtas e direcionadas

Se você já tem um conhecimento aprofundado sobre a área de vendas, com bastante experiência no seu trabalho, há o risco de acabar sobrecarregando a equipe com conteúdo sem nem perceber. Pode ser que tudo se encaixe bem na sua cabeça, mas é muito para os novatos assimilarem de uma só vez.

A melhor abordagem aqui seria utilizar o microlearning, muito usado em treinamentos gamificados. Ao invés de transmitir toda a informação de uma vez, você foca cada sessão em um conteúdo específico bem delimitado. Isso permite um feedback imediato e reforça o uso da interação como fonte de aprendizado.

2. Tenha um sistema de recompensa

Motivação é uma parte importante do bom desempenho em qualquer trabalho. Isso inclui o resultado obtido em uma sessão de treinamento. Se você tiver alguma forma de recompensar seus colaboradores durante esses treinamentos, logo verá um aumento no empenho e no aprendizado.

Há diversas formas de implementar um sistema de recompensas em seus treinamentos, os quais não precisam ser na forma de dinheiro. Por exemplo, vendedores que excederem a performance esperada podem ganhar algum destaque ou prestígio. Isso gera um ciclo de feedback positivo, onde bons resultados levam a recompensas e vise-versa.

3. Aposte em feedbacks rápidos e detalhados

Em todo treinamento em vendas, é importante que você seja direto, rápido e específico em seus feedbacks. Elogios e críticas muito abrangentes, como “você é muito bom” ou “precisa melhorar”, não são bons pontos de referência para o aprimoramento. Após um erro, o colaborador deve saber exatamente o que fazer para ajustar seu desempenho.

Por exemplo, se o colaborador comete um erro simples durante o treinamento, notificá-lo permitirá que ele corrija sua ação e aprenda a ação correta imediatamente. Dessa forma, os colaboradores poderão desenvolver habilidades específicas mais rapidamente.

4. Sempre faça treinamentos práticos

Pode parecer óbvio, mas muitos gestores acabam esquecendo esse ponto. Treinamentos práticos, com simulações e trabalho monitorado, são tão importantes quanto a teoria. Após aprenderem a utilizar uma nova ferramenta de atendimento, eles ainda precisam de tempo e experiência para conseguir colocar tudo em prática com a qualidade desejada.

Com essas técnicas para treinamento em vendas, você já deve conseguir mais eficiência nos treinamentos, gerando mais rentabilidade para a equipe e um faturamento mais consistente. Com um pouco mais de direcionamento e gamificação, você obterá resultados bem melhores.

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