Por que gamificação?
Planos
Blog
  • English
Experimente 14 dias grátis!
Como transformamos seus treinamentos corporativos
Criação ágil com IA Crie cursos gamificados envolventes em minutos, não horas.
Aprendizado inclusivo Garanta que todos os seus colaboradores tenham uma experiência de aprendizado fluida e sem barreiras.
Ambiente personalizado Crie um ambiente de aprendizagem que reflita a cultura e a identidade da sua empresa.
Cursos e trilhas Crie cursos, trilhas e capacitações de forma intuitiva, garantindo a progressão do conhecimento.
Sistema de recompensas Transforme o aprendizado em um jogo com pontos, conquistas e prêmios.
Gestão de performance Acompanhe o desenvolvimento individual e coletivo, estimulando o crescimento contínuo e performance.
Dashboards e Relatórios Tome decisões estratégicas com informações claras e em tempo real sobre o aprendizado da sua equipe.
Comunicação Ferramentas que promovem a interação e o alinhamento em todos os níveis do treinamento.
Conheça todas as funcionalidades
Casos de sucesso:
12/03/2025
SAINT-GOBAIN
Quem é a Saint-Gobain: A Saint-Gobain é uma das maiores fábricas para materiais de infraestrutura e construção civil do Brasil e do mundo, com mais de 57 fábricas em território nacional e 12 mil colaboradores. O Desafio:  Para eles, o desafio era o engajamento de vendedores a treinamentos relacionados aos produtos da fábrica. O mais […]
11/03/2025
Grupo SM
Quem é o Grupo SM: O SM Educação é um dos maiores grupos educacionais privados do país, atende cerca de 12 milhões de alunos, em 10 países em que atua. A empresa surgiu com o propósito de criar soluções para melhorar a qualidade da educação. A empresa foi fundada há mais de 80 anos e […]
Ver todos os casos de sucesso
Conteúdos exclusivos e validados!
Planilhas, eBooks e mais! Aumente seu conhecimento com nossos materiais gratuitos.
Cases de sucesso Confira histórias de quem já inovou com a Ludos Pro
Guia prático da gamificação Aprenda com nosso passo a passo como gamificar processos e treinamentos corporativos
Plataforma LXP da Ludos Pro Confira as funcionalidades da plataforma gamificada Ludos Pro
NR-1 + Ludos Pro Confira 6 dicas sobre a NR-1 com a Ludos Pro
Última publicação
28/05/2025
10 Estratégias Para Transformar Treinamentos em Experiências que Engajam
Descubra 10 estratégias práticas para transformar treinamentos em experiências memoráveis — com storytelling, gamificação e design de aprendizagem.
13/02/2025
O Futuro do Treinamento e Desenvolvimento em 2025
Descubra as tendências que irão moldar o T&D e veja como aplicá-las para engajar equipes, otimizar treinamentos e gerar impacto real nos resultados do seu negócio.
Veja mais materiais de apoio
Como transformamos seus treinamentos corporativos
Criação ágil com IA Crie cursos gamificados envolventes em minutos, não horas.
Aprendizado inclusivo Garanta que todos os seus colaboradores tenham uma experiência de aprendizado fluida e sem barreiras.
Ambiente personalizado Crie um ambiente de aprendizagem que reflita a cultura e a identidade da sua empresa.
Cursos e trilhas Crie cursos, trilhas e capacitações de forma intuitiva, garantindo a progressão do conhecimento.
Sistema de recompensas Transforme o aprendizado em um jogo com pontos, conquistas e prêmios.
Gestão de performance Acompanhe o desenvolvimento individual e coletivo, estimulando o crescimento contínuo e performance.
Dashboards e Relatórios Tome decisões estratégicas com informações claras e em tempo real sobre o aprendizado da sua equipe.
Comunicação Ferramentas que promovem a interação e o alinhamento em todos os níveis do treinamento.
Conheça todas as funcionalidades
Casos de sucesso:
12/03/2025
SAINT-GOBAIN
Quem é a Saint-Gobain: A Saint-Gobain é uma das maiores fábricas para materiais de infraestrutura e construção civil do Brasil e do mundo, com mais de 57 fábricas em território nacional e 12 mil colaboradores. O Desafio:  Para eles, o desafio era o engajamento de vendedores a treinamentos relacionados aos produtos da fábrica. O mais […]
11/03/2025
Grupo SM
Quem é o Grupo SM: O SM Educação é um dos maiores grupos educacionais privados do país, atende cerca de 12 milhões de alunos, em 10 países em que atua. A empresa surgiu com o propósito de criar soluções para melhorar a qualidade da educação. A empresa foi fundada há mais de 80 anos e […]
Ver todos os casos de sucesso
Por que gamificação? Planos
Conteúdos exclusivos e validados!
Planilhas, eBooks e mais! Aumente seu conhecimento com nossos materiais gratuitos.
Cases de sucesso Confira histórias de quem já inovou com a Ludos Pro
Guia prático da gamificação Aprenda com nosso passo a passo como gamificar processos e treinamentos corporativos
Plataforma LXP da Ludos Pro Confira as funcionalidades da plataforma gamificada Ludos Pro
NR-1 + Ludos Pro Confira 6 dicas sobre a NR-1 com a Ludos Pro
Última publicação
28/05/2025
10 Estratégias Para Transformar Treinamentos em Experiências que Engajam
Descubra 10 estratégias práticas para transformar treinamentos em experiências memoráveis — com storytelling, gamificação e design de aprendizagem.
13/02/2025
O Futuro do Treinamento e Desenvolvimento em 2025
Descubra as tendências que irão moldar o T&D e veja como aplicá-las para engajar equipes, otimizar treinamentos e gerar impacto real nos resultados do seu negócio.
Veja mais materiais de apoio
Blog
Personalize
<<
Personalize sua experiência
  • English
Experimente 14 dias grátis!

Home / Blog / Geral / Marketing de afiliados: o que é e como aplicar nas empresas?

Marketing de afiliados: o que é e como aplicar nas empresas?

Marketing de afiliados: o que é e como aplicar nas empresas?
07 jan 2022

Assine nossa Newsletter

Receba nossas notícias e informações exclusivas diretamente no seu e-mail

Marketing de Afiliados é uma estratégia usada para ampliar as vendas de uma empresa, seja no meio digital ou offline, contando com parceiros para aumentar o alcance de um produto, serviço e da marca. 

O que você vai ver neste artigo:

  • A Importância do Digital nas Vendas
  • O que é o Marketing de Afiliados? 
  • Benefícios do Marketing de Afiliados
  • Como aplicar o Marketing de Afiliados na empresa?

Quer saber mais sobre essa ferramenta? Descubra o que é e como aplicar o Marketing de Afiliados na sua empresa e aproveite essa estratégia para alavancar as vendas!

A Importância do Digital nas Vendas

O Marketing Digital abriu as portas para diversas estratégias de vendas no ambiente online: métodos como inbound marketing, marketing de conteúdo, Ads, mídia paga, local, SEO, entre tantas outras, permitiram com que as empresas explorassem meios variados de se alcançar o público e conquistar novos clientes. 

E não adianta fugir — as vendas online vêm crescendo a cada ano e ignorar esse ambiente pode ser fatal para determinados negócios. As pessoas estão se acostumando a procurar produtos e serviços nas plataformas, redes sociais e buscadores em geral, até mesmo de forma não ativa, onde são impactadas por anúncios e conteúdos ligados às marcas e acabam adquirindo soluções que não conheciam anteriormente. 

Ignorar essas possibilidades significa perder vendas, alcance e competitividade no mercado, dando de bandeja espaço para a concorrência se conectar com o público-alvo e aumentar seu lucro. 

Porém, com tantas estratégias de marketing digital disponíveis, a empresa pode estudar e escolher uma que mais se encaixe em sua realidade e necessidades. Não é preciso investir em métodos mirabolantes ou que fujam completamente do que é possível para a organização, mas sim trabalhar com ferramentas que façam sentido ao seu público-alvo e atual capacidade.

E, de tantas possibilidades, o Marketing de Afiliados traz uma oportunidade interessante de ampliar as vendas ao contar com parcerias estratégicas. 

O que é o Marketing de Afiliados? 

Basicamente, o Marketing de Afiliados é uma estratégia em que a empresa negocia com pessoas físicas e jurídicas para fortalecerem a divulgação de um produto, serviço ou da marca. É realizado um acordo em que esses parceiros recebem uma comissão por seu trabalho, que pode ser em cima de vendas individuais ou por determinada quantia. 

Apesar de ser forte no marketing digital, muitas corporações já aplicam a lógica dessa estratégia no comércio tradicional. Várias empresas fazem parcerias com outras pessoas jurídicas para alavancar o alcance e vendas uma das outras, unindo-se para ganhar mais mercado. 

No meio online, costuma-se contar com pessoas — inclusive que não são grandes influenciadores digitais, ou seja, não são acompanhadas por um número astronômico de seguidores, mas os que lhe seguem são bastante engajados — para participar dessa estratégia. 

A Amazon é um exemplo do uso dessa estratégia no online: qualquer pessoa pode se inscrever para se tornar um afiliado e receber um link especial. Esse parceiro divulga o link para seus conhecidos e todas as compras realizadas por meio dele contabilizam para ganhar uma comissão em cima das vendas. 

Dessa forma, o afiliado ajuda a promover o e-commerce e seus produtos, ganhando uma porcentagem significativa por seus esforços. Quanto mais ele vende para a empresa, mais ele ganha. 

Porém, existem ainda mais vantagens em realizar esse tipo de parceria para a empresa que aplica o conceito em suas estratégias de marketing e vendas. 

Benefícios do Marketing de Afiliados

A ideia por trás dessa estratégia é bastante simples. No entanto, esse modelo pode gerar resultados significativos nas vendas, além de outras vantagens para a empresa. Algumas delas são: 

Demanda poucos investimentos

Por sua dinâmica, o Marketing de Afiliados é uma estratégia que não exige grandes investimentos para funcionar, ainda mais quando comparado a outras metodologias. Basta ter os produtos, serviços, uma campanha de vendas bem planejada e uma quantia relevante de parceiros para correr atrás dos clientes. 

Isso significa que é possível reduzir ou não se preocupar tanto com algumas questões costumeiras, como contratar novos vendedores, por exemplo. No entanto, uma dica que pode fazer a diferença para a campanha é oferecer algum tipo de preparação para os afiliados, garantindo que comuniquem da forma correta as soluções — evitando informações equivocadas que possam induzir o consumidor ao erro ou certas condutas que acabem impactando negativamente a imagem da marca. 

Aumento do alcance da empresa

No fim das contas, o Marketing de Afiliados funciona como o tradicional boca-a-boca. Uma pessoa conhece o produto e serviço e indica aos seus contatos — sejam 3 pessoas ou milhares — usando sua credibilidade e imagem para incentivar a compra. 

Isso ajuda a ampliar o alcance da empresa para novos públicos, tanto para efetivar a venda ou apenas para criar maior reconhecimento da marca. Tudo isso permite com que o negócio se fortaleça no mercado ao construir uma imagem positiva e para aumentar o seu lucro. 

Como aplicar o Marketing de Afiliados na empresa?

Existem algumas orientações fundamentais para montar uma ação com afiliados de sucesso: 

1- Definir a campanha

Um dos primeiros passos é definir o objetivo da campanha e suas ofertas: quais produtos ou serviços podem ser explorados pelo programa de afiliados? Ou então como fortalecer a imagem da marca por meio dessa dinâmica? Quanto tempo durará a ação? Como será pago e calculado a comissão dos parceiros? 

Também deve-se estabelecer a meta de vendas e alcance da campanha, definindo os indicadores usados para avaliar o desempenho da ação e para identificar lacunas e oportunidades nela. Assim, é possível fortalecer as estratégias para que gerem resultados cada vez melhores. 

2- Definir o programa de afiliados

Quem poderá participar dessa campanha — todos que se interessarem (como a Amazon faz) ou apenas alguns parceiros selecionados (sejam pessoas físicas ou jurídicas)? Essa ação será online, offline ou mista? Esses afiliados devem passar por algum tipo de treinamento ou orientação? 

São várias as questões importantes que precisam ser resolvidas para desenvolver uma campanha eficiente: por isso é fundamental se dedicar a montar um planejamento detalhado para se alcançar os resultados desejados. 

3- Organizar a ação

Não adianta definir toda a campanha, mas se esquecer de, por exemplo, preparar o estoque para o aumento das vendas ou treinar os vendedores para atender o boom no fluxo de clientes. Caso contrário, imagine se não tiver produto para todos ou o atendimento for demorado — a ação pode acabar se tornando um tiro no pé para o negócio. 

Também é importante pontuar que apenas adotar uma estratégia isolada pode não gerar os benefícios desejados na empresa. É preciso aliar forças para se alcançar um impacto maior nas vendas e lucro, usando todas as ferramentas disponíveis e possíveis em favor dos negócios. 

Existem vários outros métodos que podem fortalecer suas campanhas: conheça o Inbound Sales e aumente as vendas da sua empresa!

Teste por 7 dias grátis

Perguntas Frequentes:

O que é o Marketing de Afiliados? 

O Marketing de Afiliados é uma estratégia em que a empresa negocia com pessoas físicas e jurídicas para fortalecerem a divulgação de um produto, serviço ou da marca.

Quais São os Benefícios do Marketing de Afiliados?

- Demanda poucos investimentos;
- Aumento do alcance da empresa.

Como aplicar o Marketing de Afiliados na empresa?

1- Definir a campanha;
2- Definir o programa de afiliados;
3- Organizar a ação.

Geral

Materiais gratuitos

Como motivar e engajar as gerações Y e Z no ambiente de trabalho
Guia para aumentar a produtividade de seus funcionários.
Guia para Elaborar um Treinamento Online Gamificado
8 Pilares da Motivação
Profissionais do Futuro
A gamificação no processo de seleção de colaboradores

Mais populares

Geral Negócios
Gamificação: o que é e quais os benefícios na aprendizagem?
amigos em processo de aprendizagem felizes todos sentados em uma mesa, apenas dois de frente um homem de amarelo e loiro e uma melhor feliz de cinza e faixa amarela na cabeça
Educação
As 5 etapas do processo de aprendizagem
Dois homens sorrindo sentados e de azul no trabalho em equipe nas empresas
Comportamento Geral
Trabalho em equipe: qual importância nas empresas e como aperfeiçoar

Veja também

Administrativo

brand awareness

Comportamento

Educação

Educação corporativa

Teamwork and leadership vector concept metaphor

Gamificação e Engajamento

Geral

Gestão

Na Mídia

Negócios

Recrutamento e seleção

Tecnologia

Treinamento e desenvolvimento

Artigos relacionados

Comportamento Geral
A ligação entre o líder democrático e a geração Y
Geral Negócios
O que é turnover, quais são os tipos e como reduzí-lo
Comportamento
Competências do Futuro: Conheça as 13 mais valiosas
indicadores de clima organizacional
Geral
5 indicadores de clima organizacional ideais para sua empresa

Engaje, incentive e inspire: Gamifique.

A Ludos Pro foi desenvolvida com os recursos que você precisa para oferecer treinamentos gamificados rápidos, eficientes e muito mais dinâmicos. Tudo em um único lugar!

  • Impulsione o engajamento da sua equipe
  • Potencialize a performance com foco em resultados
  • Revolucione o processo de aprendizagem e desenvolvimento
Agende uma demonstração
Agende uma demonstração

Nossas conquistas

  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo GESAwards
  • Selo boostlab
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
SOLUÇÕES
  • Varejo
  • Turismo
  • Telecomunicações
  • Serviços
  • Seguros
  • Saúde e bem-estar
  • Mídia e entretenimento
  • Instituição financeira
  • Indústria
  • Governamental
PRODUTO
  • Inteligência Artificial Gamificada
  • Acessibilidade
  • Ambientação
  • Aprendizagem
  • Recompensa
  • Progressão e performance
  • Gestão e inteligência de dados
  • Comunicação
  • Integração
  • Planos
INSTITUCIONAL
  • Quem Somos
  • Fale com a gente
  • Cases
  • Política de privacidade
  • Termos de uso
RECURSOS
  • Blog
  • Materiais Gratuitos
  • Web Stories
FIQUE POR DENTRO
Gamificação: o que é e quais os benefícios na aprendizagem? Edtechs: o que são e como estão transformando a educação? LXP x LMS: O que são e quais as diferenças Jogos corporativos para engajar e motivar colaboradores
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
<<
Personalize sua experiência