As vantagens da competitividade empresarial

As vantagens da competitividade empresarial
18 jun 2025

Em um cenário corporativo cada vez mais dinâmico, tecnológico e humano ao mesmo tempo, habilidades técnicas já não são suficientes para definir um bom líder. Cada vez mais, competências emocionais têm ganhado destaque, e entre elas, a inteligência emocional ocupa o centro do palco.

Não deixe seu negócio ficar para trás! Invista na competitividade empresarial e fortaleça a presença da sua marca no mercado. 

Acirramento da Competitividade das Empresas na Atualidade

O mundo dos negócios não é mais o mesmo. Antigamente as pessoas tinham acesso a poucas marcas, baseando seu consumo apenas no preço e na qualidade dos produtos e serviços. De certa forma, a competição era limitada em alguns fornecedores e empresas. 

Agora, a situação é completamente diferente: os clientes podem encontrar centenas de ofertas com uma rápida pesquisa na internet, recebendo a solução desejada da forma mais prática o possível, mesmo que de uma loja localizada no outro lado do mundo. 

É assim que marcas como a Shein e Shopee explodiram no mercado, possibilitando com que os compradores explorassem uma enorme quantidade de produtos, com gostos e propósitos variados. Obviamente sua chegada e avanço no mercado impactou negativamente as vendas das concorrentes, por mais bem estabelecidas que estivessem.

Além disso, a decisão de compra tornou-se mais complexa do que antes, com os consumidores agora considerando fatores como inovação, design, praticidade e até a responsabilidade social e imagem da organização na escolha entre a empresa A, B, C...Z. 

Existem pessoas que são completamente fieis a uma determinada marca (como os fãs da Apple e de suas funcionalidades, por exemplo), enquanto existem movimentos organizados de boicote a determinadas companhias e que geram significativas repercussões negativas em seu faturamento e imagem.

No quesito responsabilidade social e os seus impactos nas empresas, os empreendedores brasileiros se mostram bastante atentos. Um estudo global da empresa SAP com 4.750 líderes de negócios em 21 países (incluindo o Brasil), divulgado em 2023, mostrou como iniciativas voltadas à sustentabilidade estão ligadas à competitividade empresarial.

Segundo a pesquisa, 60,8% dos empreendedores brasileiros entrevistados acreditam que há uma forte relação entre as ações de sustentabilidade de suas organizações e a sua competitividade empresarial, sendo que 53,8% também enxergam essa conexão com sua lucratividade. 

Ou seja, ao escolherem um elemento para ser seu diferencial competitivo e melhorarem seu posicionamento de mercado (neste caso, abraçando a sustentabilidade nos negócios), essas empresas descobriram uma forma de aumentar seus lucros e ganhar mais espaço perante a concorrência.

Outras estratégias empresariais podem ser adotadas nesse sentido. Por exemplo, a TOTVS investiu na inovação para se destacar no ambiente competitivo. Uma matéria de 2024 da CNN relata que a companhia quadruplicou seu valor de mercado em apenas 5 anos, atribuindo a este direcionamento como um dos fatores para esse aumento. 

Mais do que nunca é preciso que o negócio seja competitivo para sobreviver, ainda mais em um cenário de incertezas. Mais do que isso, investir nessa estratégia é imperativo para se ter sucesso — é aí que entra a competitividade empresarial. 

O que é a Competitividade Empresarial?

Basicamente, ela é a capacidade que uma empresa tem de se manter relevante no mercado, disputando em igualdade com os concorrentes. Isso não significa apenas oferecer produtos e serviços atraentes ao público, mas sim ter uma postura — em diversas frentes — que torne o negócio valioso para os clientes e proeminente em seu segmento. 

A competitividade empresarial permite com que uma organização se destaque da concorrência, alcançando novos públicos, otimizando processos e sobrevivendo no mercado. Ou seja, é uma postura que deve ser perseguida por negócios de todos os portes e setores. 

Fatores que impulsionam a competitividade

Essa estratégia empresarial pode ser desenvolvida a partir de diversos fatores:

  • Preços: pode atrair mais compradores e/ou projetar uma imagem de excelência e exclusividade ao público, dependendo do objetivo da organização;
  • Qualidade: contribui para fidelizar clientes e torná-los promotores da marca;
  • Inovação: ajuda a otimizar as operações internas, além de também oferecer valor aos compradores;
  • Processos eficientes: podem reduzir custos e o tempo de produção, aumentando assim os resultados da empresa;
  • Funcionários motivados e competentes: são mais produtivos e buscam excelência em seus trabalhos, sendo grande diferenciais em suas equipes;
  • Marketing: é capaz de alçar a imagem da marca a um grande público, além de associá-la a características positivas no coração dos compradores;
  • Atendimento de excelência: oferece uma experiência premium ao público e ajuda a fidelizar clientes.

Isso mostra como se destacar no mercado não é algo simples ou fácil: é preciso pensar, planejar e agir em diversas frentes, tudo para conquistar o público e garantir sua fatia entre tantos negócios. 

Vantagens da Competitividade Empresarial

Existem vários benefícios em se investir na competitividade empresarial, seja por qual frente for:

Otimização de processos

É possível buscar essa vantagem perante a concorrência ao desenvolver atividades e operações mais eficientes, porém sem desperdícios ou gastos maiores. Isso pode aumentar a margem de lucro ou aproveitar o excedente em pontos estratégicos do negócio para se obter mais resultados. 

Organizações de diferentes portes e segmentos estão buscando a eficiência operacional ao investir em diferentes estratégias, como o mapeamento de processos (para otimizá-los), soluções tecnológicas e em inteligência empresarial, por exemplo.

Valorização do capital humano

Investir nos colaboradores como forma de aumentar a vantagem competitiva da empresa significa contar com profissionais mais tecnicamente capacitados e com habilidades subjetivas importantes. Esse cuidado gera uma série de impactos positivos na organização, como o aumento da inovação, produtividade, qualidade e motivação, por exemplo. 

Não é à toa que tantas companhias investem continuamente em ações de treinamento e desenvolvimento de pessoas. Elas têm plena consciência do papel decisivo dessas estratégias nos resultados da empresa e até mesmo na diferenciação de marca.

Além de treinamento, as organizações investem em uma série de ações para engajar e motivar seus funcionários, até mesmo incentivando um espírito de competição saudável no trabalho para impulsionar a produtividade e qualidade de seu serviço. 

Redução da rotatividade e absenteísmo

O cuidado com os colaboradores também ajuda a reduzir índices negativos como a rotatividade e absenteísmo, que geram prejuízos econômicos, intelectuais e produtivos para a empresa. Todo RH sabe que manter um profissional é menos custoso e trabalhoso do que ter que fazer todo o processo de recrutamento, seleção e onboarding de novos contratados. 

Motivados e engajados, os funcionários produzem mais e com maior qualidade. E, bem atendidos, os talentos ficam na organização e não vão parar na concorrência — o que iria dar a eles a vantagem competitiva.  

Aumento da atratividade da marca

Quanto mais sua organização se destacar no ambiente competitivo, mais olhares se atrairão para ela. 

Em vez de ser confundida ou ignorada em meio a tantos competidores, tanto a sociedade em geral quanto outros públicos de interesse (investidores, stakeholders, fornecedores, profissionais, entre outros) irão buscar conhecer mais sobre seu negócio. E essa é uma grande chance para atrair novos negócios e talentos para a empresa, fortalecendo assim mais seu posicionamento e lucratividade. 

Fidelização e aumento das vendas

Todos esses fatores consequentemente impactam na ponta: as vendas do negócio. Ter destaque no mercado atrai novos compradores para a marca; colaboradores eficientes e motivados produzem mais e melhor; produtos e serviços com maior qualidade encantam os clientes; um atendimento bem prestado retém o público… assim a roda gira em favor da empresa.

Desta forma, mais do que apenas investir em preços atraentes, pensar na competitividade empresarial em diversas esferas da companhia pode ser uma grande estratégia para não apenas sobreviver, mas ter sucesso e aumentar as vendas do negócio. 

Desvantagens de não ter Competitividade Empresarial

Não se preocupar ou não investir em formas de se destacar da concorrência pode ser um dos maiores erros de uma empresa:

Perda de espaço para a concorrência

Primeiro, essa postura dá espaço para que os concorrentes explorem oportunidades que foram deixadas de lado pela organização. Assim eles não só fortalecem sua posição como também conseguem expandir a marca no mercado, conquistando novos públicos e aumentando suas vendas. 

Por um tempo, a Blockbuster e a Netflix atuavam no mesmo segmento — o aluguel de DVDs —, mas apenas uma delas ainda está de pé e com seu lucro na casa dos bilhões de dólares. Foi apostando em inovação, tecnologia e competitividade que a Netflix criou um novo mercado e ainda se mantém em primeiro lugar, mesmo com vários concorrentes disputando espaço.

Queda nas vendas e lucros

Segunda desvantagem: com a perda de espaço, consequentemente o negócio vai diminuir suas vendas e lucro. Cada vez mais o mercado vai ser dominado por suas concorrentes, que irão atrair mais compradores constantemente. 

Assim como a Blockbuster, muitas locadoras no mundo todo foram pouco a pouco perdendo seu lucro com o avanço da Netflix e de outros streamings. 

H3: Estagnação da empresa

Uma organização que não é competitiva acaba estagnada. Ela não investe em inovações, em melhorias contínuas, em crescimento sustentável, em aprimoramento de seus produtos, serviços e atendimento ou em outros pontos-chave do seu negócio.

Com o passar do tempo, os clientes podem acabar se desinteressando pela empresa e indo atrás de outras propostas — especialmente ao ver que a concorrência lhes oferece novidades e bônus atraentes em comparação à sua marca tradicional.

Risco de falência  

Perdendo espaço, vendas e clientes, somente um resultado é possível: a falência, ao não conseguir bancar o funcionamento da empresa. 

Assim como as grandes redes de videolocadoras fecharam com a popularização dos streamings ou uma loja tradicional pode não conseguir bater de frente com uma recém-inaugurada e que tenha maior apelo do público, não competir e não se adaptar pode ter um fim trágico para a organização.  

Por isso, para qualquer tipo de negócio, é fundamental investir em competitividade, não só para aumentar os lucros, como para garantir sua sobrevivência. 

Como Investir em Competitividade Empresarial?

Como vimos, são vários os elementos que podem ser explorados para aumentar a competitividade de um negócio e que, de qualquer forma, investir nessa estratégia empresarial não é uma tarefa simples ou fácil de realizar. No entanto, existem algumas dicas que podem ajudar nesse processo e fortalecer o espaço de uma empresa no mercado. 

Conheça seu cliente

Conhecer o público-alvo é fundamental para oferecer produtos, serviços, atendimento e ações de marketing realmente atraentes e engajadores. Uma criança não tem os mesmos hábitos e gostos de um idoso, por exemplo, ou uma pessoa fitness não costuma se alimentar como alguém sedentário — cada grupo tem o seu perfil de consumo. 

Por isso, é importante saber quais são as expectativas, desejos, dores, comportamentos e perfil dos seus clientes, alinhando suas soluções e estratégias para conquistar o seu coração com assertividade. 

Analise o mercado

Fazer uma análise da concorrência é essencial para conseguir se diferenciar dos seus competidores. Investir em diferentes ferramentas como o benchmarking e a SWOT/FOFA ajuda a descobrir as especialidades e fraquezas dos concorrentes, além de contribuir na identificação de lacunas e oportunidades de negócio no mercado. 

Avalie a própria empresa

A Análise SWOT/FOFA também é uma ferramenta importante para avaliar a própria companhia. Ao conhecer suas forças, fraquezas e pontos que possam ser explorados é possível usar essas informações de forma estratégica e competitiva.

Imagine descobrir que seus clientes aproveitam bastante uma funcionalidade do produto/serviço que não é tão explorada pelo setor de desenvolvimento, por exemplo. Não seria interessante fortalecer essa área para encantar ainda mais seus compradores e atrair novos consumidores para a empresa?

Invista em colaboradores

Fortalecer seu público interno também significa fortalecer seu negócio. Nesse sentido, implementar ações para aumentar as competências técnicas e sociais, o engajamento e a motivação dos funcionários é fundamental para se ter uma equipe eficiente e competitiva.

O RH pode adotar uma série de estratégias para fortalecer os colaboradores da empresa, como aplicar jogos empresariais, por exemplo, lapidando assim os talentos internos para que brilhem cada vez mais. 

Aposte em inovação

Investir em tecnologia e inovação é essencial para manter seu negócio competitivo na atualidade. Toda empresa deve continuamente pesquisar novas soluções e avanços que possam ser implementados em suas diferentes áreas e processos — da produção ao atendimento.

Além disso, também é importante capacitar sua equipe para que aproveite o melhor das tecnologias e para que contribua com ideias que agregem à companhia, criando assim uma cultura de inovação na companhia.

Fortaleça o marketing

Investir em marketing ajuda a destacar a empresa em um ambiente competitivo, fortalecendo sua imagem perante o público. Considerando os novos hábitos de compra na atualidade, é interessante aliar esse trabalho com ações de responsabilidade social — como sustentabilidade, comunidade, diversidade, entre outras causas — mostrando como sua marca também se preocupa com a sociedade.

Use indicadores de desempenho

Ter indicadores de performance empresarial permite com que os gestores saibam se o negócio realmente está gerando resultados e a identificar os pontos que precisam ser aprimorados para que isso aconteça. 

Além disso, pode-se compará-los com os da concorrência, quando possível, para descobrir se sua organização está sendo competitiva ou perdendo seu lugar para os competidores.  

Nesse sentido, usar as métricas mais alinhadas à realidade da empresa é fundamental para fazer um acompanhamento eficiente e descobrir como anda a disputa por espaço no mercado. Conheça os indicadores de competitividade e sua importância para o negócio!

Engaje, incentive e inspire: Gamifique.

A Ludos Pro foi desenvolvida com os recursos que você precisa para oferecer treinamentos gamificados rápidos, eficientes e muito mais dinâmicos. Tudo em um único lugar!

  • Impulsione o engajamento da sua equipe
  • Potencialize a performance com foco em resultados
  • Revolucione o processo de aprendizagem e desenvolvimento

Nossas conquistas

  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo GESAwards
  • Selo boostlab
  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo GESAwards
  • Selo boostlab