O que é e qual a importância da comunicação corporativa?

comunicacao corporativa
28 maio 2024

Com a dominação da internet dos últimos anos, as empresas viram a necessidade de investir ainda mais na comunicação corporativa para trazer maior visibilidade para a marca e gerar uma boa impressão tanto para consumidores como para os demais interessados.

A comunicação empresarial já era um elemento crucial na existência de um negócio antes mesmo da expansão digital – pois é por meio dela que as corporações se relacionam com diversos públicos –, mas a internet potencializou ainda mais a necessidade de ter uma comunicação com propósito e efetiva para os diferentes públicos da marca.

Pensando nessa relevância que a comunicação organizacional assumiu nos últimos anos, decidimos compartilhar com você, neste artigo, o que é comunicação corporativa. É comum que tenhamos um conceito empírico sobre o assunto, por ser algo que desde sempre esteve presente em nossas vidas, mas é importante se aprofundar e entender as características que envolvem a comunicação.

Além disso, vamos mostrar alguns motivos que fazem da comunicação algo de tanta relevância para o âmbito empresarial. Quer entender sobre? É só prosseguir com a leitura!

O que é comunicação corporativa?

A comunicação corporativa vai além do que simplesmente indicar a maneira que sua empresa se comunica. Ela coordena todo tipo de comunicação relacionada ao âmbito corporativo, levando em consideração tanto o interno como o externo.

Em outras palavras, a comunicação empresarial envolve todo o planejamento sobre o formato da comunicação, por qual canal será transmitido, quem é o público e qual a mensagem que precisa ser compartilhada.

É através dela, ainda, que a empresa entende quais informações devem ser compartilhadas e as pessoas que precisam estar envolvidas nesse processo. É nesse contexto, por exemplo, que a empresa identifica se as informações serão compartilhadas com um fornecedor, um cliente ou mesmo a equipe interna.

Quais são os tipos de comunicação corporativa?

Os modelos de comunicação empresarial mais adotados são:

Comunicação descendente (Top-down): A comunicação flui do topo da hierarquia para os níveis inferiores, transmitindo decisões, políticas e instruções dos gestores para os subordinados. É eficaz para manter o controle e a uniformidade nas operações.

Comunicação ascendente (Bottom-up): A comunicação flui dos níveis inferiores para os superiores, permitindo que os funcionários forneçam feedback, sugestões e relatórios de progresso aos gestores. É importante para a tomada de decisões informada e para o envolvimento dos funcionários.

Comunicação transversal: Também conhecida como comunicação horizontal, ocorre entre colaboradores de mesmo nível hierárquico, independentemente do departamento. Facilita a colaboração, a troca de informações e a resolução de problemas de maneira eficiente.

Como deve ser a comunicação corporativa?

A comunicação corporativa deve ser clara, consistente, transparente, direcionada e adaptável. 

Mensagens claras e compreensíveis, com uniformidade em todos os canais, são essenciais para construir confiança. A comunicação deve ser honesta e aberta, especialmente em momentos de crise, e adequada ao público-alvo, considerando suas necessidades e expectativas. 

A adaptabilidade é crucial para ajustar-se a novas situações e tecnologias, enquanto a regularidade mantém todos informados e engajados. Canais de feedback bidirecionais são importantes para melhorar processos e responder a preocupações. 

Respeitar as diferenças culturais, especialmente em empresas multinacionais, evita mal-entendidos e fortalece as relações

Qual a diferença entre comunicação interna e externa?

Sabia que a comunicação empresarial pode ser divida entre interna e externa? Veja as particularidades de cada uma.

Comunicação corporativa interna

A comunicação empresarial interna é aquela feita com os membros da empresa. Geralmente, ela acontece entre os colaboradores da empresa, tanto do mesmo setor como de setores distintos.

Ela é necessária para que a organização administre seus processos e os colaboradores cumpra com suas tarefas de forma mais eficiente. Além dessas características, ela ainda se torna essencial para minimizar erros, otimizar processos e executá-los com mais agilidade.

A partir da comunicação, os profissionais passam a entender qual sua contribuição para com a empresa, ou seja, quais atividades devem desenvolver. Os conflitos organizacionais tendem a diminuir porque as informações são compartilhadas de forma mais eficaz.

Além de todos os aspectos já contemplados por aqui, a comunicação interna ainda serve para informar sobre eventos que ocorrem na empresa e engajar os profissionais da instituição.

Comunicação corporativa externa

Diferente da comunicação interna que foca no público interno (colaboradores da empresa), a comunicação corporativa externa é desenvolvida para que a empresa possa atrair, interagir e se relacionar com clientes, fornecedores, governo, mercado e demais profissionais que não fazem parte da instituição.

Ela serve então para promover positivamente a imagem da empresa, sendo um meio essencial para construir e validar a reputação da empresa. Ainda, é uma ferramenta para atender o cliente, promover vendas, divulgar ofertas e anunciar produtos e serviços.

Além de todos esses aspectos, a comunicação externa serve para comunicar falhas da corporação, o que é determinante para reter e fidelizar consumidores e identificar processos que podem ser aprimorados. E, como se já não fosse muito, a comunicação empresarial externa ainda serve para construir uma relação com fornecedores e estabelecer uma relação com entidades governamentais.

A importância da comunicação empresarial

É por meio da comunicação corporativa que uma empresa consegue fechar parceiras, manter suas operações funcionando e desenvolver um clima organizacional que vá de encontro com seus valores.

Fora isso, a comunicação empresarial é responsável por garantir que os profissionais da empresa realizem suas atividades conforme as políticas e objetivos da organização. 

Ainda relacionado ao público interno, ou seja, os colaboradores, ela também é parte fundamental para melhorar o ambiente corporativo e garantir a efetividade das relações, sendo assim de fundamental importância compreender como utilizar a ferramenta de comunicação para obter sucesso no seu negócio.

Vantagens da comunicação empresarial

Ao ler sobre a importância da comunicação empresarial, certamente já conseguiu deduzir alguns dos benefícios que ela gera a uma empresa. Mas antes de compreender definitivamente quais são eles, há uma questão que precisa ser observada.

A comunicação empresarial acontece independente de promover práticas de melhoria, mas, quando você não trabalha intencionalmente para melhorá-la, quase sempre você não obtém os resultados que procura. Ao contrário, há grandes chances dela atrapalhar a sua empresa, por não ser uma comunicação assertiva.

Então, os benefícios em torno da comunicação corporativa quase sempre só são encontrados nas organizações que trabalham intencionalmente a comunicação. Sendo alguns deles:

  • Alinhamento dos propósitos e valores da empresa;
  • Diminuição de especulações externas e internas;
  • Canais para trabalhadores e público terem maior relacionamento com a empresa, estando aberto para reclamações e sanar dúvidas;
  • Gestão da marca da empresa, para que seja bem vista no mercado;
  • Alinhamento da cultura organizacional;
  • Maior transparência entre mercado, colaboradores e empresa.

Canais para trabalhar a comunicação empresarial

Com o surgimento da comunicação digital, a tendência é que a comunicação empresarial foque nas ferramentas tecnológicas. 

As conhecidas reuniões, os murais, os jornais impressos e os comunicados ainda têm relevância, mas não são tão consumidos ou são de maneira diferente. É possível e comum, por exemplo, que as reuniões presenciais sejam agora digitais, os jornais impressos agora sejam on-line.

Hoje em dia, a presença de videoconferência, blogs corporativos, newsletters, redes sociais, chatos e aplicativos de mensagens, como Telegram, WhatsApp e Slack, são algumas alternativas bastante aderidas pelo meio corporativo para potencializar a comunicação organizacional.

Em meio a tantas possibilidades, sua empresa precisa encontrar quais ferramentas de comunicação vão de encontro ao propósito da sua empresa.

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O que é comunicação corporativa?

A comunicação corporativa vai além do que simplesmente indicar a maneira que sua empresa se comunica. Ela coordena todo tipo de comunicação relacionada ao âmbito corporativo, levando em consideração tanto o interno como o externo.

Qual a diferença entre comunicação interna e externa?

A comunicação empresarial interna é aquela feita com os membros da empresa.
A comunicação corporativa externa é desenvolvida para que a empresa possa atrair, interagir e se relacionar com clientes, fornecedores, governo, mercado e demais profissionais que não fazem parte da instituição.

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