Por que gamificação?
Planos
Blog
  • English
Experimente 14 dias grátis!
Como transformamos seus treinamentos corporativos
Criação ágil com IA Crie cursos gamificados envolventes em minutos, não horas.
Aprendizado inclusivo Garanta que todos os seus colaboradores tenham uma experiência de aprendizado fluida e sem barreiras.
Ambiente personalizado Crie um ambiente de aprendizagem que reflita a cultura e a identidade da sua empresa.
Cursos e trilhas Crie cursos, trilhas e capacitações de forma intuitiva, garantindo a progressão do conhecimento.
Sistema de recompensas Transforme o aprendizado em um jogo com pontos, conquistas e prêmios.
Gestão de performance Acompanhe o desenvolvimento individual e coletivo, estimulando o crescimento contínuo e performance.
Dashboards e Relatórios Tome decisões estratégicas com informações claras e em tempo real sobre o aprendizado da sua equipe.
Comunicação Ferramentas que promovem a interação e o alinhamento em todos os níveis do treinamento.
Conheça todas as funcionalidades
Casos de sucesso:
12/03/2025
SAINT-GOBAIN
Quem é a Saint-Gobain: A Saint-Gobain é uma das maiores fábricas para materiais de infraestrutura e construção civil do Brasil e do mundo, com mais de 57 fábricas em território nacional e 12 mil colaboradores. O Desafio:  Para eles, o desafio era o engajamento de vendedores a treinamentos relacionados aos produtos da fábrica. O mais […]
11/03/2025
Grupo SM
Quem é o Grupo SM: O SM Educação é um dos maiores grupos educacionais privados do país, atende cerca de 12 milhões de alunos, em 10 países em que atua. A empresa surgiu com o propósito de criar soluções para melhorar a qualidade da educação. A empresa foi fundada há mais de 80 anos e […]
Ver todos os casos de sucesso
Conteúdos exclusivos e validados!
Planilhas, eBooks e mais! Aumente seu conhecimento com nossos materiais gratuitos.
Cases de sucesso Confira histórias de quem já inovou com a Ludos Pro
Guia prático da gamificação Aprenda com nosso passo a passo como gamificar processos e treinamentos corporativos
Plataforma LXP da Ludos Pro Confira as funcionalidades da plataforma gamificada Ludos Pro
NR-1 + Ludos Pro Confira 6 dicas sobre a NR-1 com a Ludos Pro
Última publicação
28/05/2025
10 Estratégias Para Transformar Treinamentos em Experiências que Engajam
Descubra 10 estratégias práticas para transformar treinamentos em experiências memoráveis — com storytelling, gamificação e design de aprendizagem.
13/02/2025
O Futuro do Treinamento e Desenvolvimento em 2025
Descubra as tendências que irão moldar o T&D e veja como aplicá-las para engajar equipes, otimizar treinamentos e gerar impacto real nos resultados do seu negócio.
Veja mais materiais de apoio
Como transformamos seus treinamentos corporativos
Criação ágil com IA Crie cursos gamificados envolventes em minutos, não horas.
Aprendizado inclusivo Garanta que todos os seus colaboradores tenham uma experiência de aprendizado fluida e sem barreiras.
Ambiente personalizado Crie um ambiente de aprendizagem que reflita a cultura e a identidade da sua empresa.
Cursos e trilhas Crie cursos, trilhas e capacitações de forma intuitiva, garantindo a progressão do conhecimento.
Sistema de recompensas Transforme o aprendizado em um jogo com pontos, conquistas e prêmios.
Gestão de performance Acompanhe o desenvolvimento individual e coletivo, estimulando o crescimento contínuo e performance.
Dashboards e Relatórios Tome decisões estratégicas com informações claras e em tempo real sobre o aprendizado da sua equipe.
Comunicação Ferramentas que promovem a interação e o alinhamento em todos os níveis do treinamento.
Conheça todas as funcionalidades
Casos de sucesso:
12/03/2025
SAINT-GOBAIN
Quem é a Saint-Gobain: A Saint-Gobain é uma das maiores fábricas para materiais de infraestrutura e construção civil do Brasil e do mundo, com mais de 57 fábricas em território nacional e 12 mil colaboradores. O Desafio:  Para eles, o desafio era o engajamento de vendedores a treinamentos relacionados aos produtos da fábrica. O mais […]
11/03/2025
Grupo SM
Quem é o Grupo SM: O SM Educação é um dos maiores grupos educacionais privados do país, atende cerca de 12 milhões de alunos, em 10 países em que atua. A empresa surgiu com o propósito de criar soluções para melhorar a qualidade da educação. A empresa foi fundada há mais de 80 anos e […]
Ver todos os casos de sucesso
Por que gamificação? Planos
Conteúdos exclusivos e validados!
Planilhas, eBooks e mais! Aumente seu conhecimento com nossos materiais gratuitos.
Cases de sucesso Confira histórias de quem já inovou com a Ludos Pro
Guia prático da gamificação Aprenda com nosso passo a passo como gamificar processos e treinamentos corporativos
Plataforma LXP da Ludos Pro Confira as funcionalidades da plataforma gamificada Ludos Pro
NR-1 + Ludos Pro Confira 6 dicas sobre a NR-1 com a Ludos Pro
Última publicação
28/05/2025
10 Estratégias Para Transformar Treinamentos em Experiências que Engajam
Descubra 10 estratégias práticas para transformar treinamentos em experiências memoráveis — com storytelling, gamificação e design de aprendizagem.
13/02/2025
O Futuro do Treinamento e Desenvolvimento em 2025
Descubra as tendências que irão moldar o T&D e veja como aplicá-las para engajar equipes, otimizar treinamentos e gerar impacto real nos resultados do seu negócio.
Veja mais materiais de apoio
Blog
Personalize
<<
Personalize sua experiência
  • English
Experimente 14 dias grátis!

Home / Blog / Geral / Marketing de inovação: o que é e como aplicar nas empresas?

Marketing de inovação: o que é e como aplicar nas empresas?

Marketing de inovação: o que é e como aplicar nas empresas?
11 nov 2021

Assine nossa Newsletter

Receba nossas notícias e informações exclusivas diretamente no seu e-mail

O marketing de inovação não está apenas na criação ou implementação de novas tecnologias ou ideias revolucionárias. Ele se faz presente em pequenos ajustes da sua empresa que são feitos quando analisado as tendências de mercado.

As tendências evidenciam como as empresas podem atender seus desejos e necessidades. Logo, uma empresa que se atenta a isso, tem maior facilidade em entregar um produto ou serviço que vá de encontro com os interesses de seu público.

O que você vai ver neste artigo:

  • O que é inovação de marketing e qual é a sua importância?
  • Ações para aplicar inovações de marketing na empresa
  • Crie uma cultura de inovação
  • Abrace a tecnologia
  • Faça benchmarking
  • Dê autonomia às equipes envolvidas

Ou seja, muitos acreditam que é preciso implementar diferentes soluções de marketing e tecnologia da informação para gerar inovação, acontece que essas práticas só são efetivas quando a empresa consegue transformar tendência de mercado em realidade.

Pensando nisso, vamos compartilhar, neste artigo, como se dá o marketing de inovação em uma empresa e quais ações devem ser colocadas em prática. É só continuar com a leitura para ter acesso a tudo isso!

O que é inovação de marketing e qual é a sua importância?

A inovação de marketing é uma de quatro ações que precisam ser implementadas por uma empresa para que ela garanta seu espaço no mercado em que está inserida – as outras três são inovação de processo, de produtos ou serviços e de organização. 

Ela consiste em usar um método de comercialização até então não utilizado pela empresa, como mudanças significativas no logotipo da marca, embalagem, posicionamento ou promoção. Como resultado final, essas alterações são sempre voltadas para melhorar a prospecção outbound de cliente e, consequentemente, aumentar as vendas, mas as metas buscadas podem ser várias:

  • Melhorar a visibilidade ou a exposição dos serviços ou produtos;
  • Aumentar ou preservar a quota de mercado;
  • Se inserir em novos mercados, por exemplo.

Como o sucesso de uma empresa não está relacionado somente à entrega de bons produtos ou processos de fabricação eficiente, para atrair o público-alvo é fundamental ter uma estratégia de marketing inovadora. 

Jornada da Gamificação

Com a crescente tecnologia digital, os consumidores têm acesso a diversas marcas, porém são poucas que chamam a atenção. Com isso, é essencial que as empresas trabalhem com a inovação no marketing para gerar novas maneiras de alcançar o público e aumentar as vendas, assim como técnicas e práticas de neuromarketing.

São inúmeras as inovações de marketing que uma empresa pode recorrer, mas para que elas sejam efetivas, é necessário que a equipe responsável esteja a par das tendências de seu mercado para que consiga de fato se destacar.

É importante enfatizar que a inovação de marketing não pode ser confundida com a criação do perfil empresarial nas redes sociais ou mesmo o compartilhamento de memes. Apesar de serem práticas válidas e que ajudam no processo de desenvolvimento de inovação no marketing, é importante que haja um planejamento por trás de todas as ações.

Ações para aplicar inovações de marketing na empresa

Há diversas ações simples que podem ser realizadas com objetivo de criar uma cultura de inovação no setor de marketing. A seguir, você pode conferir as principais ações que vão ajudar a atingir esse objetivo. Veja!

Crie uma cultura de inovação

Os líderes da empresa precisam instigar no ambiente corporativo uma cultura de inovação, em que os colaboradores do setor de marketing possam se apropriar de sua criatividade e inovação e, com isso, trazer novas estratégias que rendem melhores resultados.

Essa prática garante mudanças significativas dentro do contexto corporativo, que são rapidamente abraçadas pelas equipes, visto que elas trazem maior autonomia e confiabilidade no trabalho dos profissionais. Além disso, a equipe passa a cometer menos erros e se tornam mais engajados em suas tarefas.

Abrace a tecnologia

Implementar a tecnologia no ambiente corporativo é questão de sobrevivência nos dias atuais. Mas quando se trata sobre a área de inovação, algumas empresas tendem a recorrer somente ao marketing raiz e ignorar o potencial que existe nas demais ferramentas, como é o caso do marketing digital.

As grandes empresas do Brasil e do mundo já estão adaptadas ao digital e inclusive estão nas principais redes sociais, utilizando estratégias, como Analytics para analisar o seu desempenho, definirem conteúdos que gerem relacionamento com seus públicos, além de internet das coisas e outros.

Profissionais do Futuro

O foco dessas ações está no ciclo de vida do cliente, isso porque a decisão de compra dos consumidores atuais não está apenas no seu desejo ou necessidade, mas também está diretamente relacionado com as tendências das redes sociais, a alternativa de fazer compras on-line, por meio de dispositivos mobile, e por conta da imagem da marca no âmbito digital.

Assim, o marketing de uma empresa não é responsável apenas por desenvolver campanhas e ações de venda, mas em identificar a forma correta de aliar as estratégias do setor com a tecnologia para gerar mais interesse de compra aos consumidores.

Faça benchmarking

Benchmarking quer dizer “referência”. Na prática significa realizar uma análise aprofundada das melhores ações utilizadas por empresas concorrentes e que podem ser usadas na sua organização.

No processo de benchmarking são feitas interpretação, avaliação e mensuração dos dados coletados sobre as instituições do mesmo nicho e que são qualificadas como concorrentes da sua empresa.

Essa estratégia pode ser utilizada em qualquer empresa, seja ela de porte pequeno ou grande. Na realidade, esta ação tem-se mostrado essencial para garantir o entendimento sobre o que está ou não funcionando no mercado. Isso porque ela tem ajudado a facilitar o desenvolvimento dos processos de inovação de marketing das empresas.

Dê autonomia às equipes envolvidas

Dar autonomia para as equipes que estão de alguma forma relacionadas com a inovação de marketing, é uma maneira de colocar as ideias em prática, testar e experimentar novas soluções para identificar se vale ou não a pena continuar com tais ações. 

Os profissionais devem se sentir figuras importantes no processo e, ainda, ter a oportunidade de atuar e dar suas opiniões quanto às decisões que serão tomadas. Mas é importante que na implementação dessa mudança, sua empresa se atente em definir metas e prazo para que os resultados de fato apareçam. Com isso, os colaboradores vão se empenhar ainda mais em suas tarefas.

Para acompanhar mais conteúdos como esse, basta assinar nossa newsletters.

teste gratis por 7 dias
O que é inovação de marketing e qual é a sua importância?

A inovação de marketing é uma de quatro ações que precisam ser implementadas por uma empresa para que ela garanta seu espaço no mercado em que está inserida – as outras três são inovação de processo, de produtos ou serviços e de organização. 

Ações para aplicar inovações de marketing na empresa

- Crie uma cultura de inovação
- Abrace a tecnologia
- Faça benchmarking
- Dê autonomia às equipes envolvidas

Geral

Materiais gratuitos

8 Pilares da Motivação
Guia para Elaborar um Treinamento Online Gamificado
Transformação Digital na Educação Corporativa
A gamificação no processo de seleção de colaboradores
Guia para aumentar a produtividade de seus funcionários.
Como motivar e engajar as gerações Y e Z no ambiente de trabalho

Mais populares

Geral Negócios
Gamificação: o que é e quais os benefícios na aprendizagem?
amigos em processo de aprendizagem felizes todos sentados em uma mesa, apenas dois de frente um homem de amarelo e loiro e uma melhor feliz de cinza e faixa amarela na cabeça
Educação
As 5 etapas do processo de aprendizagem
Dois homens sorrindo sentados e de azul no trabalho em equipe nas empresas
Comportamento Geral
Trabalho em equipe: qual importância nas empresas e como aperfeiçoar

Veja também

Administrativo

brand awareness

Comportamento

Educação

Educação corporativa

Teamwork and leadership vector concept metaphor

Gamificação e Engajamento

Geral

Gestão

Na Mídia

Negócios

Recrutamento e seleção

Tecnologia

Treinamento e desenvolvimento

Artigos relacionados

Comportamento
Como treinar sua equipe para lidar com a diversidade nas empresas
Comportamento
5 dicas para desenvolver a comunicação assertiva
Um homem e uma mulher próximos um do outro
Comportamento
Como liderar pessoas: 5 segredos que só o tempo te ensina
O que é LMS
Educação Geral
O que é LMS? Conheça o sistema de gestão de aprendizagem

Engaje, incentive e inspire: Gamifique.

A Ludos Pro foi desenvolvida com os recursos que você precisa para oferecer treinamentos gamificados rápidos, eficientes e muito mais dinâmicos. Tudo em um único lugar!

  • Impulsione o engajamento da sua equipe
  • Potencialize a performance com foco em resultados
  • Revolucione o processo de aprendizagem e desenvolvimento
Agende uma demonstração
Agende uma demonstração

Nossas conquistas

  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo GESAwards
  • Selo boostlab
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
SOLUÇÕES
  • Varejo
  • Turismo
  • Telecomunicações
  • Serviços
  • Seguros
  • Saúde e bem-estar
  • Mídia e entretenimento
  • Instituição financeira
  • Indústria
  • Governamental
PRODUTO
  • Inteligência Artificial Gamificada
  • Acessibilidade
  • Ambientação
  • Aprendizagem
  • Recompensa
  • Progressão e performance
  • Gestão e inteligência de dados
  • Comunicação
  • Integração
  • Planos
INSTITUCIONAL
  • Quem Somos
  • Fale com a gente
  • Cases
  • Política de privacidade
  • Termos de uso
RECURSOS
  • Blog
  • Materiais Gratuitos
  • Web Stories
FIQUE POR DENTRO
Gamificação: o que é e quais os benefícios na aprendizagem? Edtechs: o que são e como estão transformando a educação? LXP x LMS: O que são e quais as diferenças Jogos corporativos para engajar e motivar colaboradores
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
<<
Personalize sua experiência