Por que gamificação?
Planos
Blog
  • English
Experimente 14 dias grátis!
Confira nossos recursos
Inteligência artificial Crie cursos gamificados em menos de 2 minutos
Acessibilidade Uma experiência de aprendizagem inclusiva
Personalização Crie um ambiente de aprendizagem com a cara da sua empresa
Aprendizagem Crie cursos, trilhas de aprendizagens e muito mais
Recompensa Engaje seus usuários através de recompensas
Progressão e Performance Estimule o desenvolvimento da sua equipe
Dashboards e Relatórios Gerencie e analise tudo com precisão
Comunicação Mantenha contato dentro e fora da plataforma
Conheça todas as funcionalidades
Casos de sucesso:
12/03/2025
SAINT-GOBAIN
Quem é a Saint-Gobain: A Saint-Gobain é uma das maiores fábricas para materiais de infraestrutura e construção civil do Brasil e do mundo, com mais de 57 fábricas em território nacional e 12 mil colaboradores. O Desafio:  Para eles, o desafio era o engajamento de vendedores a treinamentos relacionados aos produtos da fábrica. O mais […]
11/03/2025
Grupo SM
Quem é o Grupo SM: O SM Educação é um dos maiores grupos educacionais privados do país, atende cerca de 12 milhões de alunos, em 10 países em que atua. A empresa surgiu com o propósito de criar soluções para melhorar a qualidade da educação. A empresa foi fundada há mais de 80 anos e […]
Ver todos os casos de sucesso
Conteúdos exclusivos e validados!
Planilhas, eBooks e mais! Aumente seu conhecimento com nossos materiais gratuitos.
Cases de sucesso Confira histórias de quem já inovou com a Ludos Pro
Guia prático da gamificação Aprenda com nosso passo a passo como gamificar processos e treinamentos corporativos
Plataforma LXP da Ludos Pro Confira as funcionalidades da plataforma gamificada Ludos Pro
Última publicação
13/02/2025
O Futuro do Treinamento e Desenvolvimento em 2025
Descubra as tendências que irão moldar o T&D e veja como aplicá-las para engajar equipes, otimizar treinamentos e gerar impacto real nos resultados do seu negócio.
Veja mais materiais de apoio
Confira nossos recursos
Inteligência artificial Crie cursos gamificados em menos de 2 minutos
Acessibilidade Uma experiência de aprendizagem inclusiva
Personalização Crie um ambiente de aprendizagem com a cara da sua empresa
Aprendizagem Crie cursos, trilhas de aprendizagens e muito mais
Recompensa Engaje seus usuários através de recompensas
Progressão e Performance Estimule o desenvolvimento da sua equipe
Dashboards e Relatórios Gerencie e analise tudo com precisão
Comunicação Mantenha contato dentro e fora da plataforma
Conheça todas as funcionalidades
Casos de sucesso:
12/03/2025
SAINT-GOBAIN
Quem é a Saint-Gobain: A Saint-Gobain é uma das maiores fábricas para materiais de infraestrutura e construção civil do Brasil e do mundo, com mais de 57 fábricas em território nacional e 12 mil colaboradores. O Desafio:  Para eles, o desafio era o engajamento de vendedores a treinamentos relacionados aos produtos da fábrica. O mais […]
11/03/2025
Grupo SM
Quem é o Grupo SM: O SM Educação é um dos maiores grupos educacionais privados do país, atende cerca de 12 milhões de alunos, em 10 países em que atua. A empresa surgiu com o propósito de criar soluções para melhorar a qualidade da educação. A empresa foi fundada há mais de 80 anos e […]
Ver todos os casos de sucesso
Por que gamificação? Planos
Conteúdos exclusivos e validados!
Planilhas, eBooks e mais! Aumente seu conhecimento com nossos materiais gratuitos.
Cases de sucesso Confira histórias de quem já inovou com a Ludos Pro
Guia prático da gamificação Aprenda com nosso passo a passo como gamificar processos e treinamentos corporativos
Plataforma LXP da Ludos Pro Confira as funcionalidades da plataforma gamificada Ludos Pro
Última publicação
13/02/2025
O Futuro do Treinamento e Desenvolvimento em 2025
Descubra as tendências que irão moldar o T&D e veja como aplicá-las para engajar equipes, otimizar treinamentos e gerar impacto real nos resultados do seu negócio.
Veja mais materiais de apoio
Blog
Personalize
<<
Personalize sua experiência
  • English
Experimente 14 dias grátis!

Home / Blog / Negócios / Blitzcaling: o modelo de crescimento exponencial de empresas

Blitzcaling: o modelo de crescimento exponencial de empresas

Blitzcaling: o modelo de crescimento exponencial de empresas
01 fev 2021

Assine nossa Newsletter

Receba nossas notícias e informações exclusivas diretamente no seu e-mail

Blitzcaling é uma metodologia utilizada por corporações do mundo inteiro para alcançar um crescimento rápido e conquistar a liderança no mercado. Desenvolvido pelo fundador do LinkedIn, Reid Hoffman, o Blitzcaling já foi aderido por grandes empresas, como Netflix, Facebook e Airbnb.

O objetivo de qualquer empresa é desenvolver práticas e estratégias que levem ao crescimento do negócio, e há diferentes modelos no mercado disponíveis para isso. O Blitzscaling é um deles, e bastante conhecido por ser utilizado em corporações internacionais. Agora ele tem sido bastante explorado no Brasil, se tornando uma grande tendência para o mercado nacional.

Com este artigo, você irá conferir de maneira aprofundada sobre o modelo de gestão Blitzscaling e maneiras de como começar a aplicá-lo na sua organização.

Se aprofundando no conceito de Blitzscaling

Blitscaling é um termo que surgiu no exército alemão, na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), dando referência a uma tática militar para surpreender os adversários. 

Na época, ele possibilitou que a Alemanha conquistasse quase toda a Europa, isso porque os soldados passaram a analisar quais as ferramentas de fato eram essenciais levar na mochila, descartando as menos necessárias, ganhando, assim, maior mobilidade e habilidade para tomar rápidas decisões.

Reid Hoffman, fundador do LinkedIn, assemelhou as necessidades do exército com as carências de startups e empresas que precisam se mover rápido e com o menor risco possível, e adaptou a técnica de anos atrás para os dias atuais e para o universo corporativo.

Apesar da forma que adveio, atualmente, o Blitzscaling é entendido como uma excelente prática para construir uma empresa em alta velocidade e com impacto no mercado global. Sendo um modelo que foca em um crescimento acelerado e que traz alternativas para mudar a realidade de um negócio em um período de tempo curto, impactando amplos mercados e aumentando o faturamento, bem como a lucratividade de uma corporação.

O principal intuito do Blitzscaling é ajudar as empresas a focar nos lugares e nos problemas certos, pois uma corporação possui diversos problemas, mas é fundamental compreender quais são as reais prioridades de um negócio disruptivo, visto que o crescimento impossibilita a correção de todos erros que são deixados pelo caminho.

Para isso, o Reid Hoffman criou 5 estágios, compreendidos como:

  1. família;
  2. tribo;
  3. vila;
  4. cidade; e
  5. nação.

Cada estágio está relacionado a um tipo de tamanho e impacto de negócio e, portanto, o modo com que se analisa a empresa muda significadamente.

As prioridades de cada etapa no Blitzcaling

Para saber como aplicar o Blitzcaling, é preciso analisar como cada estágio funciona.

Família

Na fase família o foco deve ser o produto ou o serviço que você oferece aos seus clientes. Você deve analisar como ele pode atingir uma necessidade única do mercado, qual a proposta de valor que ele irá fornecer e os melhores canais de distribuição.

O objetivo central aqui é estruturar a empresa, encontrar excelentes fornecedores, dispor de soluções simples e automatizar os processos burocráticos, de modo a contribuir com o cotidiano da pequena empresa.

É também neste estágio que se define a função de cada fundador e de funcionários - se houver a necessidade de contratá-los. É importante dispor de uma gestão enxuta para não aumentar significamente os custos da empresa, sendo fundamental dispor de ferramentas e profissionais que possam atuar em várias vertentes.

Tribo

Na segunda fase, conhecida como a tribo, as prioridades mudam. Agora você já dispõe de um produto ou serviço bem definido e estruturado, só precisa analisar os feedbacks e ajustar pequenas características que os consumidores atuais possam ter evidenciado. 

Fora isso, o foco deve ser em conquistar recursos para investir no seu crescimento, pois sua ideia foi promovida no mercado, os concorrentes estarão atentos para replicarem seu produto ou serviço, por isso é fundamental para esta etapa dispor de segurança financeira para sustentar sua evolução no mercado.

Vila

Na fase de Vila, o objetivo central precisa ser escalar seu negócio. Mas para isso é fundamental observar o mercado e os recursos que dispõe para realizar projeções de médio e longo prazo.

Seja rápido e estratégico ao contratar funcionários, eles precisam ser excelentes profissionais e estar alinhados com a cultura de marca que sua empresa dispõe. Contrate apenas as pessoas que terão a capacidade de lidar e acompanhar o crescimento de sua empresa.

Cidade

Por conta dos demais estágios, no estágio Cidade sua empresa já terá um produto ou serviço bem definido e adaptado ao seu público, uma cultura empresarial estabelecida e uma quantidade significativa de colaboradores. 

Isso significa que nesta etapa será um momento para desenvolver ferramentas e mecanismos que façam o controle e análise disso tudo para que a operação funcione da melhor forma possível. Nisto inclui processos, mas evite burocratizar demais, pois isso pode influenciar no crescimento de sua empresa.

Indicadores de desempenho são fundamentais nesta etapa, pois eles ajudam a validar ou não estratégias que você possui, melhorando ainda mais a gestão de sua empresa. 

Esta também é uma etapa em que sua organização deve dispor de mais que um produto ou serviço

Se seu objetivo é internacionalizar sua empresa, aqui também é o momento para começar a analisar o mercado externo observando possíveis oportunidades.

Nação

O último estágio que o modelo Blitzcaling apresenta é o “Nação”. Neste, o desafio está relacionado à comunicação, pois, com colaboradores no mundo inteiro, a empresa precisa manter a comunicação da marca alinhada.

O trabalho de gestão empresarial é fundamental neste processo, afinal é preciso preparar pessoas que solucionem problemáticas sem depender de apenas um indivíduo, como o CEO, diretores ou gerentes, isso porque nesta etapa o foco desses profissionais deve estar em âmbitos mais estratégicos.
Agora você já sabe sobre o modelo Blitzcaling! Se você gostou de conhecer esta tendência para o âmbito corporativo e deseja acompanhar mais conteúdos relevantes como este, faça parte da nossa comunidade no Facebook. Lá você fica por dentro de todas as novidades do blog.

Negócios

Materiais gratuitos

Transformação Digital na Educação Corporativa
Guia para Elaborar um Treinamento Online Gamificado
Como motivar e engajar as gerações Y e Z no ambiente de trabalho
Profissionais do Futuro
A gamificação no processo de seleção de colaboradores
8 Pilares da Motivação

Mais populares

Geral Negócios
Gamificação: o que é e quais os benefícios na aprendizagem?
amigos em processo de aprendizagem felizes todos sentados em uma mesa, apenas dois de frente um homem de amarelo e loiro e uma melhor feliz de cinza e faixa amarela na cabeça
Educação
As 5 etapas do processo de aprendizagem
Dois homens sorrindo sentados e de azul no trabalho em equipe nas empresas
Comportamento Geral
Trabalho em equipe: qual importância nas empresas e como aperfeiçoar

Veja também

Administrativo

brand awareness

Comportamento

Educação

Educação corporativa

Teamwork and leadership vector concept metaphor

Gamificação e Engajamento

Geral

Gestão

Na Mídia

Negócios

Recrutamento e seleção

Tecnologia

Treinamento e desenvolvimento

Artigos relacionados

Educação Geral Treinamento e desenvolvimento
Como realizar um treinamento técnico efetivo na sua empresa
core business
Geral
Entenda como identificar o core business da sua organização!
rapport
Geral
Conheça 7 técnicas de rapport que vão alavancar suas vendas
Educação Geral
A evolução do EAD no Brasil frente à educação presencial

Engaje, incentive e inspire: Gamifique.

A Ludos Pro foi desenvolvida com os recursos que você precisa para oferecer treinamentos gamificados rápidos, eficientes e muito mais dinâmicos. Tudo em um único lugar!

  • Impulsione o engajamento da sua equipe
  • Potencialize a performance com foco em resultados
  • Revolucione o processo de aprendizagem e desenvolvimento
Agende uma demonstração
Agende uma demonstração

Nossas conquistas

  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo GESAwards
  • Selo boostlab
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
SOLUÇÕES
  • Varejo
  • Turismo
  • Telecomunicações
  • Serviços
  • Seguros
  • Saúde e bem-estar
  • Mídia e entretenimento
  • Instituição financeira
  • Indústria
  • Governamental
PRODUTO
  • Inteligência Artificial Gamificada
  • Acessibilidade
  • Ambientação
  • Aprendizagem
  • Recompensa
  • Progressão e performance
  • Gestão e inteligência de dados
  • Comunicação
  • Integração
  • Planos
INSTITUCIONAL
  • Quem Somos
  • Fale com a gente
  • Cases
  • Política de privacidade
  • Termos de uso
RECURSOS
  • Blog
  • Materiais Gratuitos
  • Web Stories
FIQUE POR DENTRO
Gamificação: o que é e quais os benefícios na aprendizagem? Edtechs: o que são e como estão transformando a educação? LXP x LMS: O que são e quais as diferenças Jogos corporativos para engajar e motivar colaboradores
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
<<
Personalize sua experiência