Onboarding e Gamificação: otimizando o treinamento de integração da sua empresa
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Onboarding e Gamificação: otimizando o treinamento de integração da sua empresa

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Onboarding é o treinamento de integração de um novo funcionário em uma empresa. Trata-se de um processo de extrema importância para que os profissionais contratados se adaptem, de forma rápida e efetiva, ao ambiente de trabalho, aprendendo quais são as políticas da empresa e o que é necessário para que atuem de forma eficaz na organização.

Para promover um onboarding efetivo, é preciso apresentar ao colaborador toda a cultura da empresa, os seus diferenciais e os principais líderes e fazê-lo se sentir parte do grupo desde o início de sua trajetória. Assim, é possível garantir que a pessoa esteja motivada e engajada com os propósitos da companhia.

No entanto, como fazer isso? Entre as várias estratégias possíveis em um treinamento de integração, a gamificação é uma das que trazem os melhores resultados. Quer saber como aplicá-la na sua organização? Acompanhe o post!

Quais as vantagens de usar gamificação no treinamento de integração?

Gamificação é o uso de estratégias e mecânicas típicas de jogos para auxiliar no aprendizado, avaliar o desempenho e engajar as pessoas, entre outros propósitos. A ferramenta é o ponto de partida para motivar comportamentos específicos em situações reais, fora do ambiente do jogo. Entre os mecanismos mais comuns, podemos citar:

  • storytelling;
  • trilhas de conhecimento;
  • sistemas de pontuação;
  • quantificação de experiência;
  • missões e conquistas;
  • rankings e premiações.

São muitas as vantagens de usar a gamificação no onboarding de novos funcionários. Jogos costumam ser baseados em histórias e geralmente possuem objetivos bem específicos, o que facilita a imersão da pessoa no contexto desejado. No começo, o jogador não sabe nada sobre aquele ambiente, mas vai aprendendo aos poucos e tomando decisões na prática. Essa analogia entre o lúdico e o real facilita o aprendizado, junto à postura ativa que a pessoa precisa assumir na atividade.

Além disso, o sistema de pontuações, níveis e rankings recompensa o bom desempenho, deixando o usuário mais engajado. Com isso, o colaborador poderá sentir, por conta própria, seu aprendizado sobre a organização e descobrir como usar seus novos conhecimentos na sua rotina.

Outra vantagem é a possibilidade de medir desempenho e dar feedback em tempo real. Isso permite que a empresa tenha certeza de que o onboarding foi feito de forma efetiva e que seu conteúdo tenha sido corretamente transmitido, podendo fazer correções de rota, caso haja algum problema na integração do funcionário.

Como implementar o onboarding gamificado nas organizações?

A implementação do onboarding gamificado requer várias etapas. Cada uma delas deve ser seguida à risca, pois qualquer falha pode prejudicar todo o projeto. Por isso, montamos um passo a passo com tudo o que você precisa saber para ter sucesso com esse método. Confira a seguir!

Introduza a gamificação

Por ser uma tendência recente, a gamificação não é um conceito conhecido por todos os profissionais do mercado. Tendo isso em vista, é preciso introduzir a ferramenta aos funcionários da empresa, sobretudo àqueles que estarão envolvidos diretamente no projeto. Apresente a todos os detalhes mais importantes de um projeto gamificado, o que inclui:

  • game thinking: ato de traduzir os objetivos e estratégias do projeto em formato de jogo;
  • motivações: como o game poderá motivar o usuário e aproveitar suas motivações intrínsecas;
  • elementos dos jogos: níveis, rankings, pontuações, personagens e outras mecânicas que estarão presentes no projeto;
  • benefícios: vantagens do onboarding gamificado para a empresa e os novos funcionários;
  • cases: projetos de sucesso de outras empresas para comprovar a eficiência do método e aumentar a aceitação.

Identifique os objetivos da empresa

Qualquer projeto de gamificação requer conhecimento profundo sobre os objetivos da empresa e os problemas que ela quer resolver. Quando se trata de onboarding, é preciso pensar em todos os detalhes do treinamento de integração naquela companhia específica.

Como é a cultura organizacional? O que será esperado dos novos funcionários? Como eles ajudarão a empresa a alcançar suas metas? Perguntas desse tipo precisam ser feitas para que se possa desenvolver um game efetivo, que garanta a conquista dos resultados desejados.

Estude o perfil dos usuários

No onboarding gamificado, os usuários-alvo são os novos contratados ou os atuais colaboradores, com o intuito de reforçar a cultura da empresa. Sendo assim, estude o perfil desse público e desenvolva jogos compatíveis com seus padrões comportamentais.

Analisar suas formações, habilidades técnicas e capacidade de liderança é uma ótima maneira de definir quais serão os mecanismos e níveis de dificuldade dos games usados no treinamento de integração.

Programe os comportamentos desejados

Identificou os objetivos da empresa? Estudou o perfil dos candidatos? Agora é hora de traçar os comportamentos que o usuário deverá ter ao usar seu jogo. Mapeie cada passo que ele terá que dar durante a atividade: storytelling, caminhos a seguir, tarefas e missões.

Esses detalhes não podem ser escolhidos de forma aleatória: todos devem estar de acordo com o perfil da empresa e as metas desejadas para aquele momento. Nesse caso, é preciso fazer com que o novo funcionário entenda a cultura da empresa e adapte-se mais rápido ao ambiente de trabalho.

Implemente o sistema gamificado

Depois de todo esse estudo e planejamento, chega a hora de construir o sistema gamificado. Defina regras, modo de operação e motivadores do jogo. Escolha materiais de qualidade para montá-lo.

Se o game for eletrônico, conte com uma equipe de confiança para desenvolvê-lo tecnologicamente, minimizando falhas e garantindo seu funcionamento. Não basta apenas ter formação em desenvolvimento de sistemas. É essencial que esses profissionais tenham conhecimento especializado em criação de jogos, como game design e game balance.

Outro detalhe importante: o sistema não precisa subestimar a inteligência do usuário, mas deve ser simples. Aqui, está a importância do game balance, ou seja, equilibrar a dificuldade e os objetivos do game.

Jogos com regras muito difíceis ou mecanismos complexos demais não ajudarão a empresa a alcançar suas metas. O onboarding serve para ensinar e instruir, não para confundir o novo colaborador.

Analise os resultados

Com o projeto já em andamento, analise as métricas do seu jogo e avalie os resultados alcançados. Adote um sistema de metas conhecido como SMART, que pede objetivos específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais. Metas abstratas e complexas jogam contra o seu treinamento.

Para colocar isso em prática, utilize tecnologias que ofereçam amplo sistema de relatórios e acompanhem a jornada do usuário durante todo o processo de onboarding. A plataforma Ludos Pro, por exemplo, atende a todas essas necessidades.

Depois de analisar os resultados, planeje os ajustes que serão necessários no game. Dessa forma, o seu onboarding gamificado ficará cada vez melhor e mais assertivo. Por isso, é importante trabalhar com plataformas modulares, nas quais é possível inserir novos conteúdos e funcionalidades durante o processo.

Essas foram as nossas dicas para otimizar o treinamento de integração da sua empresa. Revise este post quantas vezes forem necessárias, siga o passo a passo de forma adequada e coloque tudo em prática! Com certeza, a gamificação ajudará a sua organização a receber os novos colaboradores de um jeito mais eficiente.

Gostou do post? Caso queira contar com uma plataforma gamificada com todas as vantagens citadas no texto, entre em contato conosco. Será um prazer ajudar você!

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