Gamificação nas empresas: 5 casos de sucesso que você precisa conhecer
Negócios

Gamificação nas empresas: 5 casos de sucesso que você precisa conhecer

Preencha seu email e receba conteúdos exclusivos
Obrigado pelo seu cadastro!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Com a chegada da tecnologia, muitos negócios precisaram reinventar a forma como lidam com seu público e com suas próprias equipes. Há cada vez mais oportunidades de engajar os dois grupos com sua marca, elevando seu faturamento e garantindo uma base mais sólida. A gamificação nas empresas é um bom exemplo disso.

Para quem não sabe, “gamificar” significa que você utiliza mecânicas de jogos, como pontuações, missões e conquistas, para estimular o empenho de um indivíduo em uma tarefa. Para isso, é utilizada uma plataforma gamificada que acompanha o desempenho de cada um, oferece feedback rápido e melhora sua análise dos resultados.

Isso faz com que ela seja mais interessante e menos cansativa. Além de ser uma maneira de facilitar o aprendizado e o engajamento de seus colaboradores, também é uma ótima estratégia para se aproximar de seus clientes.

Ainda não está convencido? Então, veja aqui 5 casos de sucesso da gamificação nas empresas e entenda como ela pode ser útil para você também:

1. Vivo

A qualidade do Call Center é a essência de qualquer operadora de telefone. Diante disso, a Vivo resolveu utilizar uma plataforma interativa baseada em storytelling para capacitar seus atendentes com mais eficiência. Cada um cria um avatar para interagir com outros colaboradores e 4 personagens fictícios que auxiliam no processo de desenvolvimento de competências.

São mais de 8 mil usuários, com 95% deles bem ativos, com duas campanhas realizadas por ano até hoje. Graças a esse recurso, foi possível elevar a qualidade do atendimento e melhorar o desempenho geral da empresa.

2. Netflix

Entender os jogos como “filmes interativos” não é uma ideia fora da realidade. Tanto que eles já fazem parte da gamificação nas empresas. Na Comic Con 2015, por exemplo, a Netflix usou uma plataforma que integra um acesso via smartphone com uma atividade realizada em uma grande tela.

Dessa forma, várias pessoas puderam jogar simultaneamente, sem necessidade de fios ou de uma grande rede. Ela continua utilizando essa ferramenta até hoje, com mais de 15 mil participantes nos 5 dias da Comic Con 2017.

3. Starbucks

gamificação também pode ser realizada de formas mais simples, como é o caso do Starbucks Rewards. Por meio de um aplicativo no celular, o cliente recebe uma pontuação de acordo com seu nível de fidelidade, ganhando algumas recompensas relacionadas. É uma forma bem prática e eficaz de manter os clientes interessados e mais satisfeitos.

4. Santander

O serviço de educação do Santander Universitário já é bem reconhecido em vários lugares, ainda mais agora que envolve a gamificação nas empresas. Com a ajuda de um aplicativo, estudantes participam de atividades gamificadas para disputar diversas bolsas em diversos cursos de empreendedorismo.

Em duas campanhas, com 3 meses de duração cada, foram lançadas 50 bolsas internacionais, dando ótimas oportunidades para novos profissionais. Nesse mesmo período, houve um salto de 12 mil novas contas abertas!

5. Madcode

Aprender a programar sempre foi uma tarefa difícil, mesmo nas linguagens mais simplificadas. Diante disso, a Madcode resolveu adotar uma plataforma gamificada para sua rede de escolas e cursos, ensinando seus alunos a programar desde o básico até o avançado por meio de diversos módulos mais digeríveis.

Com atividades lúdicas e o direcionamento por trilhas de aprendizagem, a qualidade do ensino cresceu consideravelmente. Hoje, são mais de 25 unidades, com total de mais de 15 mil alunos!

Agora que você conhece esses cases de sucesso, já deve estar mais interessado na gamificação nas empresas e em como ela pode contribuir para o seu negócio. Se quiser tirar mais alguma dúvida, deixe um comentário abaixo.

No items found.
Veja outros conteúdos sobre assuntos relacionados:
O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários.
Veja outros posts relacionados
logo sioux grouplogo siouxlogo ludos prologo pgblogo movieplaylogo go gamers
icon facebookicon instagramicon linkedin