5 estratégias eficazes de gamificação para motivar equipes no trabalho

24 ago 2023

A gamificação é uma ótima estratégia para motivar as equipes no trabalho. Por meio de atividades lúdicas e produtivas, é possível aumentar o ânimo, dedicação, produtividade, qualidade e até mesmo o engajamento dos funcionários, impactando assim os resultados da empresa. 

Já ouviu falar dessa metodologia, mas não sabe como aplicá-la para motivar as equipes no trabalho? Confira 5 ideias de como adotar a gamificação nesse contexto e fortaleça os times da sua organização!

5 estratégias eficazes de gamificação para motivar equipes no trabalho

A gamificação é um método que pode impactar positivamente a gestão de pessoas de uma empresa em diferentes níveis — e um deles é na motivação dos profissionais. Ao promover dinâmicas gamificadas com esse objetivo, é possível melhorar a disposição, produtividade e qualidade do trabalho dos funcionários e até do departamento inteiro. 

Algumas atividades gamificadas que podem ajudar a motivar as equipes no trabalho são: 

1- Tarefas cotidianas

Apesar de ser um método inovador e completo, a gamificação é uma estratégia que não precisa ser apenas adotada em ações excepcionais. Também é possível aplicar a ferramenta no cotidiano, gamificando as tarefas do dia a dia.

Pode-se desenvolver uma plataforma em que as missões estejam relacionadas ao cumprimento das obrigações diárias, usando recursos como pontuação, moedas virtuais e conquistas para motivar os funcionários a realizarem as tarefas e, desta forma, terem um bom desempenho no jogo e no trabalho. 

Há empresas que utilizam estratégias gamificadas para incentivar os vendedores a fechar mais negócios, por exemplo, usando especialmente mecanismos de recompensa para estimular a melhora na produtividade cotidiana. 

2- Fortalecer a cultura organizacional  

Muitos profissionais preferem trabalhar em uma empresa que tenha valores similares aos seus e um propósito claro — e, quando sentem que seu serviço não tem um sentido maior, acabam se desmotivando e perdendo o engajamento na companhia.

Uma das formas de estimular o senso de propósito nos funcionários é por meio da cultura organizacional: os valores da empresa podem inspirar as equipes e fazê-las entenderem como seu trabalho gera impactos positivos em diferentes sentidos, inclusive para a sociedade.

Gamificar as ações para promover a cultura organizacional é uma forma de inovar e tornar essa atividade mais imersiva e interativa. Em vez do colaborador somente escutar alguém falando sobre a identidade da companhia, ele participa de uma dinâmica divertida ligada aos valores e propostas da empresa — ajudando a fixar melhor esses ideais em sua mente e postura. 

As atividades gamificadas também podem incluir o recurso de storytelling para desenvolver uma história imersiva e engajadora, atraindo e retendo a atenção dos participantes na dinâmica. Muitas organizações usam esse elemento especialmente para educar os colaboradores sobre o histórico da instituição e valores internos, tornando essa ação de sensibilização mais divertida e menos monótona. 

3- Campanhas especiais

Algumas empresas promovem dinâmicas e atividades especiais para aumentar a motivação e engajamento dos funcionários. A ideia é que essas ações estimulem um relacionamento mais saudável entre os colegas e com a própria organização, fortalecendo o senso de pertencimento e de equipe — sentimentos que, por sua vez, acabam influenciando a produtividade, empenho e qualidade do trabalho. 

A gamificação também pode ser adotada nesse contexto, oferecendo uma experiência mais inovadora para envolver os funcionários em alguma campanha interna ou até externa. Imagine criar uma ação para arrecadar doações para uma causa social ou envolvendo algum público relacionado a empresa, por exemplo: uma atividade gamificada iria tornar essa dinâmica ainda mais engajadora e, desta forma, bem sucedida. 

É possível inclusive desenvolver ações que estimulem um senso de cooperação entre os colaboradores ou promovam uma competição saudável, incentivando a troca de experiências entre os participantes e o esforço para se alcançar determinado objetivo. 

4- Integração de novos funcionários

É importante motivar e engajar os colaboradores desde o seu primeiro contato com a empresa, especialmente assim que eles começam a trabalhar. Investir no onboarding é uma ótima forma de acolher e preparar os recém-contratados a assumirem suas novas funções e a se sentirem parte da organização.

Adotar a gamificação nesse contexto ajuda a quebrar o gelo, usar recursos mais engajadores nas atividades e até mesmo a promover um primeiro contato mais lúdico e positivo do novo funcionário com sua equipe. 

Em vez de ficar ouvindo alguém explicando a história da organização ou as orientações de segurança digital adotadas internamente, o novato participará de uma atividade gamificada que transmita todas essas informações importantes — só que de forma divertida. 

5- Treinamentos corporativos

Mesmo as ações de educação empresarial podem ajudar a motivar as equipes no trabalho ao promover o seu crescimento profissional e fazer os funcionários se sentirem valorizados. Mas, esses sentimentos positivos serão reduzidos caso adote-se uma metodologia monótona e pouco engajadora de ensino.

A gamificação pode transformar os treinamentos corporativos em atividades divertidas e produtivas, conseguindo atrair e reter a atenção dos participantes nas tarefas e, desta forma, fortalecer a capacitação dos colaboradores.

Valorizados e mais competentes, as equipes terão maior motivação para realizar suas atividades e gerar mais resultados para o negócio. 

Como implementar a gamificação na sua empresa?

A gamificação é uma estratégia completa, que pode beneficiar um negócio para além de motivar as equipes no trabalho, inclusive contribuindo em diferentes ações, tanto para o público interno quanto externo. 

Por isso, é uma metodologia que demanda planejamento e investimento para alcançar os objetivos desejados. Não se pode aplicar uma estratégia sem ter qualquer avaliação sobre quais as necessidades que devem ser resolvidas com a ação, sem entender o perfil do público-alvo ou sem definir questões importantes como cronograma e orçamento, por exemplo. 

Também deve-se ter recursos para desenvolver as atividades. Um sistema ou aplicativo gamificado demanda a capacidade de criar esses produtos com o mínimo de qualidade, mas mesmo uma dinâmica analógica exige um certo investimento, precisando de materiais e itens para aplicar a experiência. 

Além disso, é importante entender como funciona a metodologia para saber quais elementos usar nas atividades: seria interessante adotar um sistema de pontuação e ranking? Que narrativa desenvolver como storytelling e que tema abordar na ambientação? Quais recompensas usar e em quais casos? — esses são apenas alguns exemplos de questões específicas que vão aparecer durante o desenvolvimento da dinâmica. 

Por conta de particularidades como estas, muitas empresas contam com parceiras para criar e fazer a gestão das estratégias de gamificação. Essas prestadoras de serviço têm expertise para aproveitar os melhores recursos e promover uma atividade verdadeiramente engajadora e produtiva para o público-alvo e organização. 

Quer adotar a gamificação na sua empresa e obter resultados? Conheça a plataforma gamificada da Ludos Pro e tenha uma estratégia de sucesso!

Como implementar a gamificação na minha empresa?

É importante entender como funciona a metodologia para saber quais elementos usar nas atividades: seria interessante adotar um sistema de pontuação e ranking? Que narrativa desenvolver como storytelling e que tema abordar na ambientação? Quais recompensas usar e em quais casos? — esses são apenas alguns exemplos de questões específicas que vão aparecer durante o desenvolvimento da dinâmica. 

Qual a importância de fazer uma boa integração de novos funcionários?

É importante motivar e engajar os colaboradores desde o seu primeiro contato com a empresa, especialmente assim que eles começam a trabalhar. Investir no onboarding é uma ótima forma de acolher e preparar os recém-contratados a assumirem suas novas funções e a se sentirem parte da organização.

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