O que é aprendizagem organizacional e como aplicá-la
Educação

O que é aprendizagem organizacional e como aplicá-la

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Um bom profissional não é formado apenas de conhecimentos técnicos e de capacitações, mas também pelo seu conjunto de experiências, observações e relacionamentos. Nesse sentido, o aprendizado organizacional é uma maneira de aprimorar a educação empresarial no seu negócio para tornar sua equipe mais produtiva, engajada e eficiente.

Confira neste artigo o conceito de aprendizagem organizacional, como adotar esse modelo e usar métodos inovadores para melhorar os processos de ensino da sua empresa. Vamos lá?

O que é a Aprendizagem Organizacional?

Para esta linha de pensamento a construção do conhecimento ocorre de diversas formas e não se restringe apenas ao ensino formal. A aprendizagem é vista como um processo contínuo, formado por estímulos como a experiência prática, a observação da conduta de terceiros e bons exemplos de superiores. Ou seja, o saber é feito de um conjunto diverso de vivências e outros elementos, formados com o passar do tempo e que não são adquiridos apenas com a capacitação técnica.

Outra teoria que traz ideias semelhantes é o modelo 70/20/10 de aprendizagem. Este conceito afirma que a maior parte das informações assimiladas por adultos acontece a partir do seu cotidiano (70%), seguidos por aquelas adquiridas por meio do relacionamento com outros, como a observação e troca de ideias (20%). Para essa ideia, apenas 10% dos conhecimentos são formados por cursos e métodos de ensino formal.

A aprendizagem organizacional considera que todos os conhecimentos, informais ou formais, podem ser aplicados no cotidiano dos colaboradores para trazer melhores resultados para a empresa. Este conjunto de informações também pode ser utilizado para que a companhia crie seu próprio modelo de gestão.

Assim, apesar de acontecer em um nível individual, a aprendizagem de cada colaborador contribui para o sucesso da organização - e esta pode estimular o desenvolvimento profissional e pessoal dos seus funcionários para ter uma equipe mais eficiente.

O que forma a Aprendizagem Organizacional?

O conhecimento é construído por diversos fatores segundo as considerações da aprendizagem organizacional. Vamos conhecer estes elementos?

1) Experiências próprias

Uma das formas de aprendizado mais assimiladas pelas pessoas é a formada por suas vivências. As experiências positivas e negativas ajudam os profissionais a compreender seus erros e acertos e, desta forma, a construir estratégias e ações diferentes para atingir seus objetivos.

2) Aprendizagem prática

Esse tipo de saber é construído a partir das experiências cotidianas da função exercida pelo profissional. Também chamada de aprendizagem ativa, ela acontece com a prática dos conhecimentos teóricos adquiridos na educação formal e essa ação ajuda a fortalecer as informações assimiladas.

3) Compartilhamento de ideias e informações

Essa troca acontece quando algum profissional obtém determinado saber e o dissemina com seus colegas, superiores e liderados - contribuindo assim para a gestão do conhecimento da organização. A difusão de informações internas com a equipe também entra nessa categoria.

4) Exemplo dos líderes

Todos nós buscamos nos espelhar em alguém como modelo positivo de conduta. No caso das empresas, os gestores são o contato mais direto da organização com seus colaboradores, por isso é essencial que os chefes sejam bons exemplos para seus liderados, tanto em sua postura profissional e quanto na pessoal, incentivando-os inclusive a buscar formas de se desenvolver nos dois pontos. Neste sentido é importante investir no treinamento das lideranças, para saberem se relacionar bem com suas equipes e serem verdadeiros reflexos da companhia.

5) Aprendizagem sistêmica

Este estilo está baseado na empresa como todo, não em ações individuais dos funcionários. Ao analisar os processos e estrutura interna, o colaborador pode entender melhor como as atividades são realizadas e as decisões são tomadas, além de lhe permitir visualizar as falhas na gestão e trazer novas soluções para aprimorar o desempenho da companhia.

6) Cultura interna

Tudo que forma a identidade da empresa - missão, valores, cultura organizacional - também ajuda a formar os conhecimentos dos seus colaboradores. Estas informações geralmente são construídas coletivamente e impactam diversos públicos, desde os funcionários, fornecedores, parceiros e até mesmo as pessoas externas à companhia.

7) Benchmark

Também é possível aprender com a concorrência e outras empresas. A partir da observação e análise das ações, estratégias e boas práticas de terceiros, é possível aplicar novas posturas, processos e soluções em sua própria companhia. Esta pesquisa é uma técnica comum em diversas áreas, como o marketing, e ajuda a organização a conhecer melhor seu mercado e a planejar como se destacar nele.

Como aplicar a Aprendizagem Organizacional?

Como visto, segundo essa linha de pensamento, a aprendizagem é formada por diversos estímulos - tanto internos quanto externos. Desta forma, desenvolver o conhecimento nos colaboradores não é um processo instantâneo e nem tão simples assim. É preciso investir em atividades que contemplem diferentes experiências, como práticas, dinâmicas de grupo e ações inovadores. Vamos conhecer alguns métodos que podem contribuir com este objetivo?

Dinâmicas

Existem atividades práticas que o RH pode implementar na educação corporativa para tornar a aprendizagem mais prática e lúdica. Estratégias como dinâmicas e jogos corporativos tornam a experiência mais prazerosa e reforçam os conhecimentos ao permitir o colaborador “pôr a mão na massa” e até mesmo trabalhar em equipe, possibilitando a troca de ideias e a fortificação dos relacionamentos internos.

EAD

A educação a distância trouxe diversas mudanças para os processos de aprendizado. Graças a esta tecnologia, o ensino se tornou mais flexível e acessível: agora as pessoas podem acessar os conteúdos educativos a qualquer hora e local, estudando de acordo com seu ritmo e disponibilidade. O EAD pode ser aplicado em capacitações estritamente técnicas como também em assuntos diversos, sendo um método que engloba a abordagem de diversos assuntos.

Gamificação

Essa estratégia une o lado lúdico dos jogos com a tecnologia e inovação do EAD. A gamificação permite trabalhar o treinamento corporativo, onboarding de novos funcionários e até mesmo as tarefas cotidianas dos colaboradores de forma imersiva e interativa. Desta forma o aprendizado se torna um processo mais dinâmico, engajador e eficiente, reforçando a fixação dos conhecimentos adquiridos na atividade.

Conclusão

A aprendizagem organizacional é uma estratégia que traz resultados especialmente a longo e médio prazos, mas que seus benefícios ajudam seus colaboradores a serem mais eficientes, proativos e engajados - pois um funcionário valorizado é mais fiel e tem maior facilidade para vestir a camisa da empresa - e a sua organização ter vantagem competitiva ao contar com uma equipe de qualidade.

Saiba como aplicar a gamificação na aprendizagem dos seus colaboradores! Converse conosco e descubra mais benefícios desta metodologia.

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