O orçamento empresarial é uma ferramenta que possibilita maior visualização do cenário financeiro atual de uma empresa. A partir da observação das despesas e receitas do negócio, o orçamento permite analisar possíveis contextos futuros, que podem servir como base para possíveis decisões.

Como manter uma empresa ativa e saudável é bastante desafiador, principalmente no contexto atual em que o mercado é volátil, incerto, complexo e ambíguo, ter uma previsão financeira auxilia a organização a lidar com as circunstâncias, sendo elas esperadas ou inesperadas, sendo indispensável para um empreendedor dispor de conhecimento dessa parte da administração financeira.

O que você vai ver neste artigo:

Como o título já indica, não existe apenas um tipo de orçamento que possa realizar para ter conhecimento sobre a saúde da sua empresa, há diversos e cada um pode beneficiar sua empresa de alguma maneira. Por isso, resolvemos compartilhar hoje quais são os principais tipos de orçamento.

Se você tem interesse em se aprofundar nesse assunto e com isso ter uma base maior sobre como reger sua empresa também no contexto financeiro, então basta continuar com a leitura. Aqui, você terá acesso a todas informações importantes sobre orçamento e suas particularidades.

Tipos de orçamento? O que isso quer dizer?

Orçamento empresarial tem como objetivo organizar as receitas, custos, despesas e investimentos futuros de um negócio. O período de análise pode variar entre 1 a 3 anos, conforme a empresa e o nicho de atuação.

O objetivo principal dessa metodologia é definir metas e objetivos orçamentários, de forma que seja possível acompanhar e conferir resultados e, quando requisitado, determinar possíveis práticas para corrigir a rota.

O orçamento empresarial também está conectado ao planejamento estratégico da empresa, que pode ser considerado uma tradução desses números em práticas para o crescimento e desenvolvimento da empresa.

É possível encontrar diferentes maneiras de se fazer um orçamento e gestão orçamentária. A escolha de qual tipo usar vai depender exclusivamente do perfil do negócio.

jornada-da-gamificacao

Orçamentos empresariais: descubra 7 tipos

Confira, abaixo, quais são os principais tipos existentes e as particularidades que cada um dispõe.

Orçamento estático

O orçamento empresarial estático é aquele que não muda ao longo do processo. Aquilo que é definido no início é seguido à risca até o final, ou seja, não há mudanças até que o próximo planejamento orçamentário aconteça.

Esse tipo de orçamento geralmente é aderido por pequenas empresas que tem como principal princípio focar somente em uma atividade ou ação. 

Isso porque, ele possibilita que o empreendedor tenha entendimento rápido quanto a possíveis erros, facilitando, assim, necessárias correções e ajudando a tomar decisões mais assertivas e direcionadas.

Orçamento variável

Também compreendido como orçamento flexível, o orçamento variável é o oposto do orçamento estático, que não permite mudanças durante sua execução. Nesse modelo, o empreendedor tem autonomia para ajustar o orçamento de acordo com as mudanças de cenário.

Isso porque ele é baseado em índices unitários, pode-se utilizar como exemplo a relação entre o número de produtos disponibilizados à venda e a saída de cada um deles. Conforme esses dados indicam, o empreendedor vai ajustando seu orçamento.

Esse tipo de orçamento é voltado para o controle de cursos operacionais e de fabricação, contrário ao estático que é recomendado para funções administrativas.

Orçamento contínuo

O orçamento contínuo é uma opção para empreendedores que querem cobrir um ano dentro do planejamento, mas também revisar constantemente o que foi planejado no plano de negócios, seja de forma mensal, trimestral ou semestral.

Com isso, ele consegue mensurar o que tem dado certo e o que não e, a partir desta análise, fazer ajustes e alterações no orçamento da empresa ao longo do processo e de acordo com as necessidades dela.

O orçamento contínuo é usado por corporações que precisam de rapidez nas tomadas de decisão e na projeção de novos orçamentos, baseando-se nos resultados. 

Orçamento ajustado

O orçamento ajustado é conhecido por ser bastante flexível às mudanças. Assim como no orçamento contínuo, nesse a empresa analisa quais práticas geram lucro e quais despesas. Nessa observação tudo fica passível de mudanças.

Geralmente essas revisões são feitas mensalmente, possibilitando mudanças no orçamento inicial e original do projeto. 

Orçamento base zero

O orçamento base zero é aquele que, como o nome diz, se inicia do zero. Nele novas metas e objetivos são traçados, deixando de lado todo dado histórico até então construído, por isso demanda de tempo para ser desenvolvido.

Esse tipo de orçamento é usado em reestruturação de empresas porque o orçamento é baseado de acordo com possíveis despesas de todos os projetos, processo e práticas futuras.

Aqui é descartado projetos que estejam fora do planejamento e das metas predeterminadas pela organização.

Orçamento do planejamento estratégico

O orçamento do planejamento estratégico é aquele que cria toda estrutura para o desenvolvimento do orçamento anual com objetivo de diminuir os riscos e levar a empresa a tomar decisões mais eficazes.

Perante o orçamento de planejamento estratégico são inseridos diversos cenários, a partir disso são discutidas possíveis soluções para todas as situações encontradas. A empresa, por exemplo, pode pensar como seria se houvesse a criação de novos produtos, abertura de novas filiais, uma crise econômica ou mesmo uma pandemia.

A partir disso, a empresa passa a ter melhores objetivos e metas para cada setor, levando em consideração essas circunstâncias, positivas e negativas, que podem influenciar no mercado e, consequentemente, no âmbito empresarial.

Orçamento incremental

O orçamento incremental é totalmente diferente do orçamento base zero, pois ele se utiliza de dados históricos e antigos. Em outras palavras, o orçamento incremental leva em consideração a análise de dados de períodos anteriores para desenvolver suas projeções futuras.

A principal característica do orçamento incremental é que ele se relaciona com os objetivos da empresa, não sendo necessário, então, detalhar informações de cada área. Isso traz rapidez e agilidade para o desenvolvimento do orçamento.

Outro ponto importante do orçamento incremental é que nele existe uma área responsável por aprovar ou reprovar o orçamento, não ficando sob responsabilidade dos gestores. Assim, esses profissionais podem se dedicar nos objetivos correspondentes às suas áreas.

Como você conferiu, aderir a um tipo de orçamento e ao budget empresarial, você garante a saúde da sua empresa.

Gostou deste conteúdo? Então assine nossa newsletters para acompanhar tudo o que acontece por aqui.

teste-gratis-por-7-dias
Tipos de orçamento? O que isso quer dizer?

É possível encontrar diferentes maneiras de se fazer um orçamento e gestão orçamentária. A escolha de qual tipo usar vai depender exclusivamente do perfil do negócio.