5 Treinamentos empresariais inovadores para você conhecer!

30 ago 2019
Jornada da Gamificação

Propiciar o aprimoramento constante dos seus funcionários é uma ótima estratégia para tornar sua empresa mais competitiva no mercado. Ao investir no treinamento empresarial, você mantém seus colaboradores antenados às novidades da sua área e os desenvolve profissional e pessoalmente. Assim, eles podem trazer novas ideias para os processos internos, além de se tornarem mais engajados no trabalho.

Porém, muitas empresas estão fugindo dos métodos tradicionais de treinamento corporativo, como palestras e aulas, que podem não ser tão atrativas para os funcionários e, desta forma, não darem os resultados esperados. Neste sentido, várias metodologias inovadoras foram criadas para tornar este momento mais dinâmico e efetivo.

O que são treinamentos empresariais?

O que são treinamentos empresariais

Adotar o treinamento empresarial no cotidiano da empresa faz toda a diferença. Ações como esta capacitam os funcionários a resolverem problemas de seus setores, a conhecerem boas práticas de seu trabalho, saberem das novidades da área, se desenvolverem pessoalmente e a atuarem melhor em equipe. Tudo isso os tornam mais eficientes em suas funções, pois terão mais expertise e confiança ao realizar suas tarefas, e irão despertar novas habilidades e competências.

Além disso, o treinamento também ajuda a engajar os colaboradores. Eles se sentirão valorizados com este investimento em suas carreiras, irão desempenhar suas funções com mais dedicação e eficácia e, com isso, trarão mais resultados para a companhia. O engajamento dos funcionários ainda ajuda a reduzir a rotatividade de pessoal, problema que custa caro às empresas.

Ou seja, apostar no treinamento empresarial e nos colaboradores é investir no sucesso da empresa. Não adianta contratar os melhores profissionais e não oferecer oportunidades para que eles se desenvolvam cada vez mais, trazendo resultados melhores para a organização.

Exemplos de treinamentos empresariais

Geralmente os treinamentos corporativos tradicionais se baseiam no estilo expositivo de ensino. Existem algumas vantagens em adotar este modelo e, em alguns casos, é importante ter este momento para difundir determinadas informações e conceitos.

Entretanto, mesmo com o slide mais caprichado, este tipo de ação pode se tornar monótona, cansativa, pouco atrativa para os colaboradores e, ainda mais dependendo do perfil da pessoa, pouco efetiva. Desta forma, é bem provável que os funcionários tenham dificuldade de assimilar os conteúdos repassados na exposição, memorizando-os por pouco tempo e não conseguindo aplicá-los no seu cotidiano.

É possível incentivar que os próprios colaboradores preparem os treinamentos como forma de torná-los mais atraentes e dinâmicos. Cada profissional tem algo a ensinar para equipe, seja sobre aspectos técnicos do trabalho ou sobre experiências de aprendizado. Aproveitar esse conhecimento interno também é um jeito de valorizar seus empregados.

Uma maneira de obter melhores resultados é unir os dois mundos: desenvolver treinamentos expositivos para determinados temas e
complementá-los com técnicas inovadoras, ajudando a fixar os conhecimentos e deixá-los menos abstratos.

Treinamentos empresariais inovadores

Estes modelos de treinamentos fogem dos padrões tradicionais de exposição de conteúdos, criando atividades mais atrativas aos participantes, colocando o colaborador em ações práticas que exijam sua proatividade, criatividade e esforço.

Por serem mais dinâmicas e diferenciadas, estas técnicas se tornam mais memoráveis na cabeça dos funcionários, pois trarão experiências inusitadas para ensinar conhecimentos importantes. No entanto, é preciso ter em mente que este tipo de atividade também exige um planejamento estruturado para obter os resultados desejados.

Vamos conhecer alguns treinamentos empresariais inovadores e como implementá-los na sua empresa:

Coaching

Este modelo ajuda a desenvolver o âmbito profissional e pessoal dos colaboradores, líderes e altos executivos. Geralmente este trabalho é feito individualmente, usando metodologias de motivação e desenvolvimento humano para o aprimoramento do funcionário. Desta forma, esta técnica é personalizável às necessidades dos participantes, sendo assim bastante assertiva.

Um coach empresarial pode auxiliar os funcionários em sua evolução pessoal e profissional, ajudando a intensificar suas habilidades e competências, mudar comportamentos que prejudiquem sua carreira e definir sua missão e propósito de vida. Tudo isso traz benefícios para a empresa, pois com este treinamento seus colaboradores terão atitudes mais positivas e serão mais efetivos em seu trabalho.

Troca de papéis

Esta técnica é uma forma simples de engajar os colaboradores e mostrar na prática como cada setor é importante na empresa.

Basicamente, este treinamento permite ao funcionário experimentar estar em outra função, desenvolvendo tarefas que não as suas e, na pele, descobrir como funciona cada departamento da organização e como o trabalho de cada um é fundamental para o bom desempenho da companhia.

Isso faz com que os colaboradores valorizem o trabalho uns dos outros, criem empatia e proximidade por seus colegas e, assim, fortaleçam os relacionamentos e formem um ambiente mais amigável e colaborativo.

Além disso, é possível que o “novo” colega traga diferentes ideias e visões para as atividades cotidianas, aumentando os horizontes e ajudando a resolver problemas que não eram considerados anteriormente.

Atividades especiais

Algumas empresas acreditam tanto nos treinamentos empresariais inovadores que promovem atividades de outros campos de atuação que não os seus, como aulas de culinária, equitação e experiências de empreendedorismo.

Estas dinâmicas podem trabalhar questões como tomada de decisões, confiança, trabalho em equipe e gestão de tempo, desenvolvendo novas
habilidades e competências em seus colaboradores. Todas essas aptidões contribuem com o desempenho das tarefas diárias dos funcionários, ajudando-os a serem mais eficientes e colaborativos.

Além disso, essas experiências tornam-se mais marcantes para os participantes do que apenas aulas expositivas, reforçando assim em sua memória os ensinamentos aprendidos na atividade.

Treinamento online

Este tipo de metodologia se difere dos treinamentos tradicionais expositivos por trazer mais flexibilidade e autonomia aos participantes. É possível acessar os conteúdos educacionais a qualquer hora do dia e em qualquer lugar - seja em casa, no trabalho, intervalo, ônibus - basta ter conexão à internet. Assim, os colaboradores poderão aprender em seu ritmo.

O treinamento online também tem a vantagem de reduzir custos para as empresas, pois não é necessário mobilizar as equipes para participar da ação, interrompendo sua produção, nem reservar um espaço físico para a atividade - isso sem considerar a disponibilidade na agenda do palestrante.

Gamificação

Esta metodologia alia entretenimento à aprendizagem de conteúdos. Usando características comuns ao universo dos jogos, como pontuação, ranking e storytelling, os participantes devem progredir na dinâmica ao cumprir as missões e objetivos determinados. Isto pode ser desde realizar suas tarefas cotidianas na empresa a participar dos treinamentos empresariais.

Por sua natureza, a gamificação já atrai a atenção das pessoas, tornando-se assim uma técnica bastante engajadora. Esse método ajuda os colaboradores a assimilar conteúdos densos mais facilmente, por isso é também usada na integração dos novos funcionários.

teste gratis por 7 dias
O que são treinamentos empresariais?

São ações que capacitam os funcionários a resolverem problemas de seus setores, a conhecerem boas práticas de seu trabalho, saberem das novidades da área, se desenvolverem pessoalmente e a atuarem melhor em equipe.

Engaje, incentive e inspire: Gamifique.

A Ludos Pro foi desenvolvida com os recursos que você precisa para oferecer treinamentos gamificados rápidos, eficientes e muito mais dinâmicos. Tudo em um único lugar!

  • Impulsione o engajamento da sua equipe
  • Potencialize a performance com foco em resultados
  • Revolucione o processo de aprendizagem e desenvolvimento

Nossas conquistas

  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo GESAwards
  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo boostlab
Pular para o conteúdo