A Importância da Ludicidade na Gamificação da Educação Corporativa

29 jan 2024

Aproveitar a ludicidade nas estratégias de gamificação aplicadas à educação corporativa é uma ótima forma de fortalecer essa metodologia. É possível torná-la ainda mais engajadora e eficiente, melhorando a aprendizagem e desenvolvimento dos funcionários e, consequentemente, o seu desempenho na empresa. 

O que é ludicidade?

Esse termo é ligado à brincadeiras e jogos, mas esse conceito vai além: como elemento nos processos de aprendizagem, a ludicidade costuma ser adotada para trabalhar a  criatividade e imaginação do público-alvo de uma ação. 

Apesar de ser bastante associada à educação infantil, várias metodologias aplicadas a diversos grupos usam essa ferramenta em suas atividades para gerar melhores resultados em suas estratégias — e um dos métodos mais renomados que faz isso é a gamificação

Por que a Gamificação na Educação Corporativa é Crucial

A educação corporativa tem um papel estratégico em qualquer negócio. Por meio dessa ação é possível aumentar a produtividade e qualidade do serviço dos funcionários e até mesmo melhorar sua motivação e engajamento com a empresa. 

Porém, não basta adotar qualquer metodologia nessas atividades e esperar resultados incríveis: é preciso usar as ferramentas e métodos mais adequados para os objetivos da ação, a realidade da companhia e ao perfil dos colaboradores para que os impactos positivos desejados sejam conquistados. 

Felizmente, existem estratégias eficientes e inovadoras que podem ser implementadas nas diferentes atividades da educação corporativa, como a gamificação. 

Engajamento dos Funcionários

Um dos maiores benefícios que a gamificação traz a qualquer estratégia é a sua capacidade de atrair e reter a atenção das pessoas em determinada atividade, mesmo que em algo que — em uma primeira impressão — não seja tão interessante assim. 

Nesse sentido, ao adotar essa metodologia, é possível aumentar o engajamento dos funcionários em ações como treinamentos corporativos, desenvolvimento de pessoas, onboarding de novos colaboradores, entre outras. 

Aprendizagem Eficaz

Mais engajados nas atividades, os colaboradores irão aproveitar melhor os conteúdos, materiais e experiências oferecidas nas ações de educação corporativa. Consequentemente, os profissionais irão aprender e se desenvolver mais, aplicando os conhecimentos e competências adquiridas na dinâmica no seu dia a dia com maior facilidade. 

Além disso, as plataformas gamificadas costumam oferecer relatórios de desempenho dos funcionários nas atividades, ajudando o RH e as lideranças a identificarem pontos de melhoria nas estratégias de educação corporativa e na aprendizagem de cada colaborador. 

Integrando a Ludicidade na Gamificação 

Muitas empresas acreditam que apenas criar um sistema de pontuação e um ranking é o suficiente para gamificar uma estratégia ou processo interno. Porém, para realmente engajar o público-alvo — ainda mais nas ações de educação corporativa — é fundamental investir em elementos lúdicos para encantar os funcionários e tornar as atividades mais interessantes e dinâmicas.

Abraçar a ludicidade ajuda a fazer a gamificação ainda mais eficaz ao aumentar sua capacidade de motivar os funcionários nas ações educativas. 

Elementos Lúdicos que Cativam

A gamificação consegue incorporar vários elementos lúdicos em suas ações, começando pelas estratégias e passando pelo próprio design das plataformas. Inclusive, é possível que uma temática específica seja adotada na dinâmica: uma viagem pelo espaço, pelo globo ou pelo mundo dos esportes — existe um universo de possibilidades para explorar com os colaboradores.   

Pode-se desenvolver todo um storytelling para tornar a ação mais imersiva, criando uma narrativa baseada na temática escolhida, nos objetivos da ação e no perfil dos funcionários. Além disso, é possível permitir com que os usuários criem e personalizem avatares para participar das atividades, dando-lhes a chance de engajar ainda mais na dinâmica e se sentirem parte dela. 

Esses são apenas alguns exemplos de elementos lúdicos que podem enriquecer as ações de gamificação na educação corporativa. 

Exemplos de Sucesso

Um deles vem da parceria do Grupo All Nations com a Ludos Pro, empresa especializada em gamificação. A companhia precisava de uma plataforma para centralizar os treinamentos dos colaboradores e oferecer uma capacitação engajadora e interativa. 

Dessa parceria foi desenvolvida a plataforma Mundus, usando gamificação e um storytelling de viagem pelo mundo. Além desses recursos, foram aplicados elementos como pontuação, moedas e medalhas como forma de recompensar os participantes, além de um design especial para ambientar toda a atividade. 

Mais de 15 mecânicas de jogos diferentes foram adotadas na dinâmica, criando trilhas de aprendizagem interativas. A plataforma ajudou a treinar mais de 200 colaboradores, resultando em uma taxa superior a 87% de engajamento e de mais de 85% na performance nos módulos. 

Benefícios Tangíveis da Ludicidade na Educação Corporativa

Existem vários motivos que tornam a aplicação da ludicidade na educação corporativa, ainda mais em estratégias como a gamificação, algo bastante vantajoso para as empresas: 

Retenção de Conhecimento

Tudo que é associado a algo positivo é mais fácil de ser lembrado. Essa lição parece simples, mas faz toda a diferença nos processos de aprendizagem: associar os momentos de estudo a estímulos amigáveis e até divertidos ajuda a melhorar a retenção dos conhecimentos adquiridos nas atividades. Isso ocorre até mesmo de forma inconsciente — quantas pessoas já aprenderam uma língua estrangeira ao ler livros, assistir obras audiovisuais ou jogar videogame? 

Imagine então usar essa mesma lógica, só intencionalmente e de maneira estratégica, na educação corporativa: é possível aumentar a fixação dos conteúdos abordados nos treinamentos ao se usar a ludicidade na gamificação, ajudando os funcionários a aplicarem o que aprenderam nos desafios do dia a dia. 

Motivação e Produtividade

Um dos maiores benefícios que a ludicidade oferece a qualquer estratégia educativa é a sua capacidade de motivar o público-alvo. As atividades dinâmicas e divertidas oferecem uma experiência mais engajadora de aprendizagem, quebrando barreiras como a indiferença, baixo interesse ou até mesmo as inseguranças dos estudantes. 

Dessa forma, metodologias lúdicas estimulam uma maior e melhor participação dos funcionários nos treinamentos e ações de educação empresarial, permitindo com que aproveitem mais os conteúdos e dinâmicas propostas.

No fim, ações como estas impactam na produtividade e qualidade do serviço dos profissionais, tornando-os mais competentes para lidar com os desafios e oportunidades de suas funções. 

De tantas metodologias lúdicas que podem beneficiar as estratégias de uma companhia, a gamificação se destaca ao aliar os elementos divertidos e motivadores dos jogos com métodos e tecnologias eficientes para fortalecer os processos de aprendizagem dos colaboradores.

Desbloqueie o potencial dos seus talentos: use o melhor da gamificação com a Ludos Pro e  invista na gestão de pessoas do seu negócio!

Banner-teste-gratis-artigo

Engaje. Incentive. Inspire.

  • Engajar times
  • Aumentar performances
  • Agilizar a aprendizagem
Mulher em ambiente gamificado se transformando em sereia

Nossas conquistas

  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo watchlist company
  • Selo boostlab
  • Selo cubo Itaú
  • Selo GESAwards
  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo watchlist company
  • Selo boostlab
  • Selo cubo Itaú
  • Selo GESAwards
Pular para o conteúdo