5 Passos Práticos para montar um programa de treinamento

15 dez 2022

Um bom treinamento é aquele em que a capacitação foca em resolver um problema ou uma necessidade da empresa. Além disso, ele também deve ser claro e levar em consideração a metodologia de ensino, que precisa ser adequada ao perfil do público-alvo, no caso os colaboradores da corporação.

Muitas empresas ainda não investem em um programa de treinamento ou então não sabem como implementar corretamente essa estratégia. Além de deixar de colher os benefícios dessa estratégia, não promover ações de educação corporativa pode gerar desperdícios de tempo, esforços e recursos ao apostar em metodologias e iniciativas ineficientes.

Quer saber como começar um programa de treinamento e desenvolvimento de pessoas para sua empresa? Siga estes 5 passos e aprimore a gestão de pessoas da sua organização!

5 Passos Práticos para montar um programa de treinamento

Um bom programa de treinamento pode fazer a diferença na vida profissional de um funcionário seja aquele que está apenas começando ou aquele que está se destacando em sua posição. Também pode significar a diferença entre uma empresa que está lutando para se manter à tona e outra que está prosperando. 

Um programa de treinamento bem executado pode fornecer aos funcionários as habilidades necessárias para serem bem-sucedidos, além de ajudar a melhorar sua performance e construir uma cultura positiva dentro da organização.

Sabendo disso, configurar um programa de treinamento pode ser uma tarefa assustadora, mas com planejamento e execução cuidadosos pode ser um empreendimento bem-sucedido. Aqui estão 5 passos práticos para configurar um programa de treinamento:

  1. Defina as metas e objetivos do programa de treinamento. Quais são as habilidades ou conhecimentos específicos que você deseja que seus funcionários obtenham com o programa? Quais são os objetivos gerais da organização que você espera alcançar com este treinamento?
  2. Desenvolva um currículo para o programa. Quais tópicos serão abordados? Como as informações serão apresentadas? Haverá algum componente de aprendizagem prática?
  3. Escolha um método de entrega para o treinamento. Será realizado pessoalmente, on-line ou uma combinação de ambos? A instrução tradicional em sala de aula funcionará melhor ou o treinamento no local de trabalho seria mais eficaz? Considere os estilos e horários de aprendizado de seus funcionários ao tomar essa decisão.
  4. Foque na instrução. Selecione um instrutor ou equipe de instrutores que conheçam o assunto e que tenham experiência na condução de treinamentos e tenha em mente a forma avaliativa do seu processo.
  5. Identifique os recursos necessários. Depois de escolher o formato do seu programa de treinamento, considere quais recursos serão necessários para torná-lo bem-sucedido. Precisa contratar agentes externos?

Além desses 5 passos práticos para montar um programa de treinamento você deverá focar no conteúdo. Seus funcionários só vão aprender o conhecimento compartilhado nele, portanto, certifique-se de que o conteúdo seja envolvente e relevante para suas necessidades.

O programa de treinamento é uma excelente oportunidade para os usuários aprenderem mais sobre o que a empresa tem a oferecer. Com tantos recursos disponíveis, pode ser difícil para os usuários saberem por onde começar.

O quanto é importante oferecer treinamentos para seus colaboradores?

A formação adequada é um dos aspectos mais importantes da gestão de um negócio de sucesso. Funcionários devidamente treinados são mais produtivos, têm menos eventos relacionados a sinistros e até desperdiçam menos recursos. 

Além disso, eles são mais propensos a estarem satisfeitos com seus empregos e contribuírem para um melhor ambiente de trabalho. Há muitos benefícios em fornecer treinamento aos funcionários. 

  • Primeiro, pode melhorar seu desempenho no trabalho. Trabalhadores devidamente treinados são mais produtivos e cometem menos erros. Eles também são menos propensos a ter acidentes. 
  • Em segundo lugar, funcionários bem treinados tendem a ficar mais satisfeitos com seus empregos e menos propensos a pedir demissão. 
  • Finalmente, fornecer treinamento pode economizar o dinheiro de uma empresa a longo prazo, reduzindo a rotatividade e aumentando a produtividade.

O objetivo do programa de treinamento é ajudar os funcionários a desenvolver as habilidades necessárias para serem bem-sucedidos em seus trabalhos. Em suma, as empresas devem certificar-se de fornecer treinamento adequado para seus funcionários.

Investir em treinamento de funcionários é uma decisão sábia para qualquer empresário ou gerente. Ao fornecer treinamento para seus funcionários, você pode melhorar a qualidade de sua força de trabalho, aumentar a produtividade e elevar a motivação. 

Treinar seus funcionários mostra que você investe no desenvolvimento deles e está comprometido em ajudá-los a crescer em suas carreiras. Quando bem feito, o treinamento de funcionários pode ser uma ferramenta poderosa para qualquer negócio.

Programa de Treinamento: Benefícios e Desafios

Investir na educação empresarial é investir no sucesso da sua organização: ter profissionais mais capacitados tecnicamente e com habilidades sociais bem desenvolvidas torna sua empresa mais competitiva, pois seus colaboradores irão adotar as melhores práticas de suas funções, entregando produtos/serviços de maior qualidade aos seus clientes e até mesmo com uma produtividade maior. 

Porém, não basta implantar qualquer treinamento isolado e achar que é o bastante. Essa estratégia deve ser contínua e resultar de bastante planejamento. Caso contrário, a ação pode se tornar ineficiente ao:

  • Não contemplar as reais necessidades da sua empresa;
  • Não compreender o perfil dos colaboradores e assim não conseguir transmitir conhecimento e despertar a mudança de comportamento;
  • Não usar metodologias eficazes;
  • Não engajar os funcionários nas atividades;
  • Não saber se as ações estão realmente trazendo resultados.

Tudo isso pode transformar uma ação benéfica como o programa de treinamento em algo que gere desperdícios de tempo, esforços e dinheiro. Imagine montar uma estratégia inteira, investindo tantos recursos, e ela acabar não dando os resultados desejados? Isso ficaria bem feio para o RH.

Por isso é fundamental que todo programa de treinamento seja feito com bastante planejamento. Somente assim seus funcionários serão capacitados em diversas habilidades, melhorando o seu desempenho, beneficiando a empresa e garantindo sua vantagem competitiva no mercado.

Para isso acontecer, elaboramos um passo a passo do que você precisa fazer para implementar um programa de treinamento eficiente na sua empresa.

Programa de Treinamento: como fazer

Desenvolver um programa de treinamento não é um bicho de sete cabeças! Confira como aplicar essa estratégia na sua organização em 5 passos:

1- Identificar as necessidades e definir os objetivos

O primeiro passo é entender o que realmente falta na sua empresa: quais habilidades, conhecimentos e atitudes são necessárias aos seus colaboradores para que cumpram melhor sua função cotidiana e tragam melhores resultados? Quais são as lacunas na gestão de pessoas que impedem o aumento do desempenho dos funcionários? É preciso conhecer bem os problemas antes de criar as soluções.

Para isso existe o Levantamento das Necessidades de Treinamento (LNT), uma ferramenta desenvolvida para ajudar a descobrir as lacunas, dificuldades e oportunidades na gestão dos colaboradores. Usar esse método facilita o trabalho de identificar os pontos que precisam ser aprimorados na equipe.

Com as considerações desse levantamento, e pensando no futuro que a empresa deseja ter, é a hora de definir os objetivos que este treinamento deverá cumprir: capacitar os colaboradores a utilizar determinado software? Despertar o espírito de colaboração na equipe? Desenvolver novas lideranças? Essa questão vai pautar os próximos passos.

2- Conhecer o público-alvo 

Outro ponto que precisa ser estudado antes de montar o treinamento é o perfil das pessoas que irão fazer as capacitações. Compreender as necessidades, expectativas, repertórios e desejos desses profissionais irá ajudar a montar uma ação que seja verdadeiramente engajadora e eficiente. 

Não é possível aplicar um treinamento específico da área comercial, cheio de jargões e conceitos próprios do setor para a sua equipe jurídica. Imagine falar sobre leads, prospects, objeções de venda. Seria realmente necessário este tipo de ação? E imagine desenvolver uma aula somente expositiva e com slides cheios de textos para quem aprende melhor com outros formatos de ensino? Seria uma boa ideia?

Saber com quem se fala é uma das regras básicas de todo processo de comunicação. E ela também é válida para a educação, inclusive corporativa. Por isso, faça pesquisas com o público-alvo da capacitação antes de montar o treinamento. 

3- Escolher a metodologia mais adequada

Após todos esses estudos fica mais fácil descobrir qual estratégia mais se aproxima dos objetivos e da realidade da empresa. E são tantas opções de metodologias de treinamento para o RH escolher: desde métodos tradicionais a inovações tecnológicas.

Um grupo de colaboradores que ainda não domina totalmente a linguagem web pode aproveitar os benefícios do ensino híbrido para fazer a transição de uma metodologia presencial para um EAD, por exemplo. 

E se os treinamentos estão com pouco engajamento, a gamificação pode tornar essa atividade obrigatória em uma experiência mais divertida e efetiva ao usar o lado lúdico dos jogos para motivar os funcionários a se aprimorar. 

Por isso é importante conhecer as estratégias disponíveis no mercado, até combinando-as para ter resultados ainda melhores. 

4- Executar o programa de treinamento

Todas essas pesquisas e considerações levam a etapa de botar a mão na massa e fazer o treinamento acontecer na prática. Mas esse passo envolve vários processos:

  • Produzir o conteúdos dos treinamentos de acordo com as necessidades da equipe/organização ou iniciar uma parceria com uma empresa de confiança que elabore os materiais educacionais;
  • Preparar o local - físico ou digital - para os treinamentos, atentando-se aos equipamentos e materiais utilizados, a disponibilidade dos instrutores e colaboradores, a autorização dos líderes e outras demandas;
  • Explicar aos colaboradores como tudo vai funcionar, incluindo demonstrar como o programa de treinamento irá beneficiar não somente a empresa, como o próprio funcionário - tanto no seu lado profissional quanto pessoal. 

Desta forma, tudo fica alinhado para implementar os treinamentos e seguir para a próxima etapa. 

5- Avaliar e Aprimorar o programa de treinamento

O último passo é importante para todo o processo - por mais que seja ignorado em algumas empresas. É fundamental avaliar constantemente o resultado dos treinamentos para saber se estão sendo efetivos e, também, identificar os pontos que precisam ser melhorados e os que estão dando certo. Desta forma, cada vez mais a educação corporativa impacta positivamente o desempenho da organização e se torna uma estratégia valiosa para o seu sucesso.

Essa etapa pode até parecer um desafio para alguns RHs, porém, ao adotar métodos tecnológicos, essa tarefa se torna mais fácil e ágil do que nos tradicionais. Metodologias como a gamificação costumam oferecer relatórios detalhados e em tempo real do desempenho dos colaboradores nas atividades, ajudando os profissionais a terem um monitoramento confiável dos resultados da estratégia.

Como elaborar um programa de treinamento

Quando se trata de criar um programa de treinamento, há algumas coisas importantes a serem lembradas. Primeiro, você precisa identificar os objetivos do programa de treinamento. O que é que você espera realizar? Depois de ter uma ideia clara dos objetivos, você pode começar a desenvolver um plano para melhor alcançá-los.

Em seguida, você precisa considerar quem participará do programa de treinamento. Quais são suas necessidades e objetivos? Depois de ter uma boa compreensão do seu público, você pode começar a adaptar o programa especificamente para eles.

Finalmente, você precisa pensar na logística do programa de treinamento. Como será estruturado? Quais materiais serão usados? Quanto tempo vai demorar? Ao cuidar de todos os detalhes desde o início, você pode garantir que o programa de treinamento seja executado sem problemas e atinja seus objetivos.

Um programa de treinamento bem elaborado pode fazer uma grande diferença no sucesso de uma organização. Portanto, há algumas coisas importantes a ter em mente ao desenvolver um programa de treinamento:

  • O conteúdo do treinamento: quais tópicos serão abordados?
  • A forma de entrega: como a informação será apresentada? Será através de palestras, discussões em grupo, atividades práticas, etc.?
  • O formato: qual será a duração do treinamento? Será dividido em várias sessões ou entregue de uma só vez?
  • O cronograma: quando será o treinamento?
  • O local: onde será realizado o treinamento?

Como avaliar a eficácia do programa de treinamento?

As organizações investem muito tempo e dinheiro em programas de treinamento de funcionários. Mas como você pode dizer se esse treinamento está realmente valendo a pena?

Quando se trata de treinamento de funcionários, existem alguns indicadores-chave que podem ajudá-lo a avaliar seu sucesso. Primeiro, você deve observar as taxas de frequência e conclusão. Se os funcionários não estão participando do treinamento ou não terminando, é sinal de que algo está errado.

Você também deve observar o desempenho dos funcionários antes e depois do treinamento. Eles são capazes de fazer seu trabalho melhor? Nesse caso, o treinamento provavelmente foi bem-sucedido.

Se os funcionários conseguirem concluir suas tarefas com mais rapidez e eficiência após a conclusão do treinamento, o treinamento foi bem-sucedido. Além disso, os empregadores devem ver uma diminuição no número de erros cometidos pelos funcionários. Se os funcionários estão cometendo menos erros no trabalho, é sinal de que absorveram as informações do treinamento e estão colocando em prática.

Finalmente, você deve pedir aos funcionários seus comentários sobre o treinamento. Eles acharam útil? Eles aprenderam algo novo? Se os funcionários estão dando feedback positivo, é um bom sinal de que o treinamento foi bem-sucedido.
Implementar metodologias tecnológicas nos programas de treinamento não é algo difícil. Descubra como adotar a gamificação em 5 passos e tenha ainda melhores resultados com sua educação corporativa!

teste por 14 dias grátis
Como fazer um Programa de Treinamento?

1- Identifique as necessidades e defina os objetivos
2- Conheça o público-alvo 
3- Escolha a metodologia mais adequada
4- Execute o programa de treinamento
5- Avalie e Aprimore o programa de treinamento

Engaje, incentive e inspire: Gamifique.

A Ludos Pro foi desenvolvida com os recursos que você precisa para oferecer treinamentos gamificados rápidos, eficientes e muito mais dinâmicos. Tudo em um único lugar!

  • Impulsione o engajamento da sua equipe
  • Potencialize a performance com foco em resultados
  • Revolucione o processo de aprendizagem e desenvolvimento

Nossas conquistas

  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo GESAwards
  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo boostlab
Pular para o conteúdo