Fazer um checklist de performance pode ser uma ótima ideia para orientar o trabalho dos colaboradores de forma prática e fácil de ser entendida. Enquanto a correria do dia a dia pode atrapalhar o andamento da equipe, ter esse controle ajuda todos os envolvidos a saber o que fazer e as lideranças a avaliarem melhor os funcionários.

Quer saber como fazer um checklist de performance para sua empresa, independentemente do setor? Confira nossas dicas e os motivos para adotar esse controle! 

A Importância do Checklist 

Para muitas pessoas a vida é uma constante lista de afazeres: define-se uma para as demandas do trabalho; outra para o lado pessoal; para as compras da semana; para os presentes de Natal… Enumerar os compromissos e itens necessários para lidar com uma situação é fundamental para não deixar aquilo que realmente é importante passar batido e conseguir focar no que irá trazer mais resultados em seu contexto. 

Além disso, riscar um dos itens da lista ao completar a tarefa é sempre uma sensação prazerosa, não? A facilidade de organização e visualização de cada obrigação tornam o método de listagem um dos mais acessíveis e práticos que existem.  

Nas empresas adotar uma ferramenta com esta é uma excelente forma de organizar as tarefas com praticidade, controlando suas demandas e avaliando sua produtividade. É possível montar listas para avaliar os mais diferentes setores, como fazer um checklist de treinamento e desenvolvimento, por exemplo, tornando essa ação mais efetiva e facilitando o controle do RH. 

Um uso comum desse método é o checklist de performance: essa ferramenta pode servir para avaliar o trabalho dos colaboradores, analisando sua produtividade, alcance dos objetivos/metas da equipe e desempenho em geral — tudo com praticidade para todos os envolvidos. 

Checklist de Performance: motivos para adotar

Se para a vida pessoal fazer um checklist normal facilita o controle das atividades, usar essa ferramenta para avaliar o desempenho no trabalho pode ajudar as lideranças e profissionais em diversos sentidos. 

Melhora na comunicação 

Montar uma lista com os critérios de uma boa avaliação de performance ajuda os colaboradores a entenderem melhor o que é esperado de seu trabalho. Isso reduz os ruídos de comunicação entre o líder e os funcionários, alinhando as expectativas de todos para alcançar os objetivos da equipe. 

Ainda mais em equipes recém-formadas é importante ter essas escolhas bem claras, evitando equívocos justamente pela falta de entrosamento dos integrantes do grupo. 

Auxílio à Avaliação de Desempenho

Ter critérios claros e bem definidos sobre como acompanhar a performance dos colaboradores é um ótimo caminho para fazer uma avaliação de desempenho eficiente. 

Esses parâmetros vão ajudar o líder a entender como está a produtividade e qualidade do serviço dos funcionários, usando esses dados para ter uma conversa franca e que irá contribuir para o crescimento profissional dos liderados. 

Transparência

Esses mesmos critérios vão tornar as avaliações da liderança mais transparentes, ainda mais quando a empresa adota estratégias como o plano de carreira — que estrutura os parâmetros de crescimento do colaborador na organização. 

Tanto funcionários quanto gestores ficarão mais tranquilos com a montagem do checklist de performance, garantindo transparência e idoneidade nas avaliações. 

Solução de problemas

Ter um controle do desempenho ajuda a identificar problemas na produtividade e qualidade no serviço dos colaboradores. Isso é fundamental justamente para pensar em formas de solucionar essas lacunas e melhorar o trabalho da equipe.

Fazer um checklist de performance também colabora na redução de falhas nas tarefas dos colaboradores, dando suporte à avaliação de desempenho.

Método prático

Não existem muitos segredos para se fazer ou entender um checklist. Essa característica permite com que funcionários e gestores saibam usar essa ferramenta, que pode ser adotada em todos os departamentos e para os mais variados profissionais devido sua praticidade.  

Além disso, uma lista sempre pode ser atualizada, flexibilizando esse processo para ser mais adequado às necessidades da empresa, líderes e profissionais. 

Dicas para Montar um Checklist de Performance

Toda ferramenta usada por uma organização deve ser implementada seguindo às suas necessidade e realidade. O que funciona em determinada empresa pode não gerar os mesmos resultados e experiência à outra. 

Porém, algumas dicas podem servir de guia na hora de montar um checklist de performance para os colaboradores e equipe.

1- Mapeamento das atividades

O primeiro passo é sempre entender a situação presente, justamente para apontar lacunas e oportunidades de melhora. É preciso fazer um mapeamento dos profissionais e suas responsabilidades na equipe, vendo o que é competência de cada colaborador e o que pode ser delegado a outro. 

2- Definição dos objetivos e metas

Antes de qualquer estratégia ser implementada é importante ter claro quais são os objetivos e metas de cada ação. Sem esta etapa, a equipe e colaboradores não tem um norte para guiar seus passos, arriscando perderem-se no caminho em vez de alcançarem o destino desejado pela empresa e liderança. 

Existem uma série de táticas desenvolvidas justamente para facilitar esse trabalho e ajudar a definir objetivos eficientes, como as Metas S.M.A.R.T e Metodologia OKR, que podem ser adotadas por empresas de todos os portes e segmentos de mercado.  

3- Definir indicadores e métricas

Outro ponto importante em qualquer estratégia é definir como medir os resultados da ação. Sem este controle não é possível saber se as escolhas, planejamento e esforços estão indo na direção correta aos objetivos. 

É preciso definir indicadores e métricas para avaliar o desempenho dos colaboradores, verificando de perto qualquer problema na realização das atividades para resolvê-los e, assim, alcançar os resultados desejados. 

4- Motive sua equipe

Não adianta apenas enxergar os números e esquecer que se está lidando com pessoas: é preciso pensar em formas de motivar a equipe, justamente para que sua moral esteja alta e sejam produtivos e dedicados à qualidade de seus serviços. 

A motivação é um elemento fundamental para o sucesso de qualquer equipe, ainda mais com a pressão e correria do dia a dia nas empresas. Os elementos subjetivos e burocráticos devem andar de mãos dadas para que a organização tenha sucesso. 

Entendeu como funciona o checklist  de performance? Existem outras ferramentas que podem ajudar no planejamento e controle de diferentes áreas de um negócio. Conheça o Roadmap e como ele pode ajudar a sua gestão!