Como a gamificação pode ajudar no crescimento profissional?

27 jul 2023

A gamificação é uma estratégia que pode ajudar a impulsionar o crescimento profissional dos colaboradores de uma empresa. Mais do que uma atividade lúdica, essa metodologia é capaz de fortalecer as competências técnicas e comportamentais dos funcionários, impactando positivamente na sua produtividade e qualidade no trabalho.

Investir no crescimento profissional dos colaboradores é investir no crescimento da empresa — saiba como usar a gamificação para aprimorar a capacitação dos trabalhadores e melhore os resultados do seu negócio!

Quais os benefícios da gamificação para os colaboradores?

A gamificação é uma solução completa que pode potencializar diversas estratégias de uma empresa, especialmente em relação ao desempenho e bem-estar dos seus funcionários. Dessa forma, adotar essa ferramenta é uma ótima ideia para beneficiar os profissionais de uma organização de diversas formas. 

O uso de elementos comuns aos jogos em atividades estratégicas faz toda a diferença no dia a dia dos funcionários: tarefas que poderiam ser mais monótonas e maçantes se transformam em experiências mais amigáveis e divertidas, reduzindo o estresse e a desmotivação dos colaboradores e tornando o cotidiano mais leve.

Essa simples mudança ajuda a melhorar a motivação dos profissionais e até mesmo o clima interno. Pessoas mais animadas acabam contribuindo para a manutenção de uma dinâmica saudável no ambiente, além de serem mais dedicadas ao trabalho. 

Todos esses pontos influenciam, de certa maneira, no bem-estar dos colaboradores. Ainda mais em negócios de segmentos altamente competitivos ou complexos, é inevitável que momentos de estresse e pressão ocorram e acabem afetando o equilíbrio e produtividade dos profissionais. Por isso, é importante investir em estratégias que ajudem a aliviar esses sintomas, seja no cotidiano ou nos períodos mais desafiadores — e a gamificação pode ser usada em conjunto com outras ações para essa finalidade. 

Além disso, a metodologia também pode contribuir para aumentar o engajamento dos funcionários com a organização, estimulando um sentimento de pertencimento e de integração ao grupo. Assim, os trabalhadores terão uma relação mais saudável com seus colegas e com a instituição em si, algo positivo para todos os envolvidos. 

Mas, um dos principais benefícios que adotar a gamificação na empresa traz para os seus colaboradores é o de fortalecer o seu crescimento profissional e as ações de educação corporativa. 

Como a gamificação ajuda no crescimento profissional? 

Um dos maiores usos da gamificação pelas organizações é nas estratégias de educação empresarial. A metodologia ajuda a potencializar ações como treinamento corporativo e desenvolvimento de pessoas, melhorando seus resultados ao oferecer uma experiência mais imersiva e interativa para o público-alvo. 

Em vez de se limitar a atividades expositivas, como aulas e palestras, a aplicação desse método inovador permite com que os funcionários interajam com o material de forma divertida, melhorando assim sua motivação e engajamento nos treinamentos — algo que é fundamental para melhorar os índices de participação, aproveitamento e resultados das ações. 

Além disso, a dinâmica enriquece os momentos de aprendizagem ao trazer recursos diversos para esse contexto, auxiliando a assimilação das informações ao investir em estímulos diversificados e, dessa forma, potencializar a aplicação dos conhecimentos no dia a dia. 

A gamificação pode ser adotada nas ações de desenvolvimento de pessoas, ainda mais por ser uma estratégia que estimula o despertar de determinadas competências comportamentais. É possível trabalhar habilidades como liderança, competitividade, colaboração, espírito de equipe, criatividade e até mesmo empatia com atividades gamificadas desenvolvidas com esse objetivo — e elas podem fazer toda a diferença na carreira do profissional, no clima interno e nos resultados da organização. 

O crescimento profissional também pode vir do cotidiano: a prática ensina e aprimora muitas competências de um indivíduo e é possível adotar a gamificação nesse contexto. Pode-se desenvolver uma atividade gamificada que contemple as tarefas diárias e recorrentes, ajudando a motivar os colaboradores mesmo nos dias mais desafiadores e corridos. Dessa forma, os funcionários terão mais disposição para lidar com suas obrigações do dia a dia, contribuindo para aumentar sua produtividade e qualidade no serviço. 

Além de aprimorar a educação corporativa e a rotina de forma geral, a empresa pode oferecer um plano de carreira gamificado para aproveitar a dinâmica lúdica e fortalecer essa estratégia. Essa ideia permite com que os colaboradores tenham uma perspectiva mais sólida do seu crescimento na organização e em suas vidas profissionais, aumentando a sua motivação e esforço para se aprimorar e chegar no cargo que desejam alcançar. Tudo isso em uma atividade divertida e engajadora, que estimula o progresso dos funcionários — algo fundamental para esse programa.

Mas, essa é apenas uma das possibilidades que a gamificação oferece para as companhias. 

Por que implementar gamificação na minha empresa?

Não é à toa que muitas empresas estão adotando plataformas gamificadas em diversas estratégias empresariais: elas oferecem uma solução completa, que pode gerar vários benefícios para múltiplas ações promovidas pela organização. 

É possível aplicar a gamificação para diferentes públicos, não somente para os colaboradores: fornecedores; parceiros; investidores; clientes; compradores em potencial e até o público em geral podem participar de atividades desenvolvidas com essa dinâmica para fortalecer seu relacionamento com a organização.

Essa ação pode contribuir para promover a imagem da marca de forma positiva, aumentar o interesse e engajamento de públicos estratégicos para o negócio e até mesmo para dar uma alavancada nas vendas, especialmente ao usar esse método no lançamento de produtos e serviços — criando um buzz ao oferecer uma experiência inovadora nessa campanha. 

Além disso, há outra vantagem que a tecnologia oferece: as plataformas gamificadas costumam coletar, organizar e analisar os dados dos usuários e disponibilizá-los em relatórios. Isso significa que a empresa terá em suas mãos, de forma prática e ágil, informações estratégicas para aprimorar suas ações e tomar decisões diversas. 

Nos treinamentos corporativos, por exemplo, a ferramenta pode demonstrar quais colaboradores estão tendo dificuldades de assimilar determinados conteúdos, quais materiais são mais acessados pelos participantes e o número total de profissionais que completam as atividades. Assim, é possível identificar os problemas no processo e agir assertivamente para corrigí-los e melhorar os seus resultados e impactos na companhia. 

A gamificação também pode ser adotada em outras estratégias que envolvam os funcionários, melhorando os resultados de ações como a integração de novos profissionais, comunicação interna e fortalecimento da cultura organizacional, por exemplo.  

Todas essas vantagens não são teorias ou suposições: existem vários casos positivos da adoção dessa metodologia na prática. Descubra 7 exemplos de empresas que utilizam gamificação com sucesso e suba de nível nas estratégias do seu negócio!

Quais os benefícios da gamificação para os colaboradores?

A gamificação é uma solução completa que pode potencializar diversas estratégias de uma empresa, especialmente em relação ao desempenho e bem-estar dos seus funcionários. Dessa forma, adotar essa ferramenta é uma ótima ideia para beneficiar os profissionais de uma organização de diversas formas. 

Como a gamificação ajuda no crescimento profissional? 

A gamificação pode ser adotada nas ações de desenvolvimento de pessoas, ainda mais por ser uma estratégia que estimula o despertar de determinadas competências comportamentais. É possível trabalhar habilidades como liderança, competitividade, colaboração, espírito de equipe, criatividade e até mesmo empatia com atividades gamificadas desenvolvidas com esse objetivo — e elas podem fazer toda a diferença na carreira do profissional, no clima interno e nos resultados da organização. 

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