O plano de carreira é uma ótima ferramenta para aumentar a motivação dos colaboradores, oferecendo-lhes uma visão de futuro mais clara dentro da empresa. Mas esta estratégia pode se tornar ainda mais engajadora ao se adotar metodologias como a gamificação.

Nesse artigo vamos explicar como implantar um plano de carreira gamificado pode beneficiar sua empresa, ajudando a reter os talentos e a motivar todos os colaboradores.

Plano de Carreira: motivação e engajamento dos funcionários

A falta de perspectiva de crescimento dentro da empresa é um dos motivos que mais fazem os colaboradores pedirem demissão. Ninguém gosta de se sentir estagnado, especialmente na vida profissional: muitos funcionários desejam construir uma carreira sólida, ganhando cada vez mais destaque na organização em que já atuam.

Mas nem sempre o caminho até lá é claro. E nem sempre o processo de crescimento é transparente. Isso faz com que muitos colaboradores acabem saindo da empresa, aumentando a rotatividade na equipe e deixando os talentos escaparem. 

Uma maneira de evitar este problema é adotando um plano de carreira. Esta ferramenta é um programa estruturado que mostra o caminho que o colaborador deverá seguir para crescer dentro da empresa, estipulando os cargos internos e as regras para receber as promoções.   

O plano de carreira determina quais são as competências necessárias para cada posição dentro da organização e as expectativas que se tem para quem assumir a função. Desta forma, ele define os parâmetros para subir de cargo, tornando o processo de evolução mais transparente — em vez de usar critérios subjetivos para as promoções, que podem ser postos em dúvida. 

O funcionário saberá o que será necessário para crescer dentro da empresa: investir em sua educação, aumentando o grau de escolaridade ou fazendo cursos livres; melhorar o seu desempenho, entre outras possibilidades. Todas as informações estarão detalhadas no plano de carreira. 

Assim, todo novo contratado irá saber das oportunidades de crescimento dentro da organização, percebendo que sua carreira não estará estagnada: pelo contrário, que terá chances de se aprimorar profissionalmente e ser recompensado palpavelmente por este esforço. 

Isso pode aumentar a motivação da equipe e ajudar a reter os talentos, mantendo os melhores e mais engajados colaboradores na empresa e incentivando-os a crescer cada vez mais. 

Porém, às vezes não basta apenas inserir o plano de carreira e esperar que ele logo traga os resultados desejados. Assim como todos os processos de uma empresa, é preciso planejar os detalhes antes de implementar as ações: definir quais serão os critérios usados; quais serão os caminhos possíveis — pois não existe apenas o modelo linear — para a promoção; as competências exigidas para cada função; entre outras questões.

Uma decisão importante para se tomar neste processo é se será adotada alguma estratégia complementar para tornar o plano de carreira mais engajador. Pois, no estresse do dia a dia, os colaboradores podem acabar se esquecendo deste programa e de sua importância, perdendo a motivação no trabalho.

Adotar um plano de carreira gamificado é uma forma de resolver este problema, tornando o programa ainda mais engajador e eficaz.

O que é o Plano de Carreira Gamificado?

Em resumo, é a união entre o plano de carreira e a gamificação — uma estratégia inovadora que usa elementos de jogos em contextos que não se resumem ao entretenimento. Por meio de recursos como storytelling, pontuação e recompensas, os colaboradores serão motivados a realizar as atividades para evoluir de cargo, tornando assim essa experiência mais engajadora e interativa.

São várias as vantagens de se adotar a gamificação no plano de carreira. Vamos conferir algumas?

Transparência no Processo

Se o plano de carreira já torna a promoção de cargo um processo mais transparente, isso fica ainda mais claro com a gamificação. A dinâmica deixa explícito o progresso dos funcionários até alcançar o seu objetivo: sabe nos jogos quando o personagem ganha pontos, aumenta sua experiência e isso o faz subir de nível? O jogador tem plena noção do que é preciso fazer para receber essa recompensa.

O mesmo acontece no plano de carreira gamificado. O colaborador consegue visualizar de forma mais didática a sua evolução no programa e o que ainda falta para atingir a sua meta, tornando a experiência ainda mais transparente e objetiva — reduzindo o risco de julgamentos subjetivos e de dúvidas no processo.

Tangibilidade no Progresso

Neste sentido, o uso de recursos como a pontuação e níveis ajudam a tornar o progresso do colaborador mais palpável. Durante o programa do plano de carreira tradicional o funcionário pode se perder no meio dos certificados e ações necessárias para a sua evolução, fazendo assim este processo parecer distante no cotidiano.

Usando a gamificação o cenário é diferente: o colaborador poderá acompanhar a sua evolução todos os dias, tornando esse crescimento algo tangível e, desta forma, um objetivo possível de ser alcançado. 

Rapidez e Praticidade no Controle

Adotar um plano de carreira gamificado, ainda mais na versão eletrônica, pode facilitar o acompanhamento da evolução dos colaboradores. As plataformas costumam oferecer relatórios detalhados do desempenho dos participantes nas atividades.

Assim o RH e líderes tem dados concretos do progresso dos funcionários, adquiridos e disponibilizados de forma prática e ágil, economizando assim tempo e esforços ao automatizar este processo. 

Também é possível usar as informações para identificar o que precisa ser melhorado na dinâmica e tornar a estratégia cada vez mais efetiva. 

Engajamento e Motivação

O estilo lúdico da gamificação torna participar do plano de carreira uma atividade mais dinâmica e engajadora. Em vez de ser apenas um pedaço de papel pregado no mural, esse processo se transforma em uma experiência imersiva e interativa que irá motivar os colaboradores a cumprir suas tarefas e ganhar cada vez mais pontos.

Desta forma, os funcionários irão se dedicar mais a alcançarem suas metas — seja de aprendizado, produtividade, comportamento ou outros critérios adotados no plano de carreira —, irão evoluir em seus cargos, se engajar na empresa e, consequentemente, ter melhores resultados no seu dia a dia. 

Quer implementar um plano de carreira gamificado na sua empresa? Conte conosco para desenvolver esse projeto e aumentar os resultados da sua gestão de pessoas!