Entenda as vantagens do treinamento EAD para sua empresa
Educação

Entenda as vantagens do treinamento EAD para sua empresa

Preencha seu email e receba conteúdos exclusivos
Obrigado pelo seu cadastro!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

O Treinamento EAD trouxe diversas vantagens para as empresas. Essa estratégia teve um boom com os avanços tecnológicos e popularização da internet, tornando a educação - seja empresarial ou tradicional - mais acessível. E tudo indica que a modalidade vai continuar crescendo no Brasil.


Conheça as vantagens em se adotar um treinamento EAD na sua empresa e tenha melhores resultados com a educação corporativa!


Educação a Distância e Empresas


O ensino a distância tornou o conhecimento mais acessível: quem, por dificuldades de deslocamento, horários e até mesmo financeiras, ficava à margem em relação a aprendizagem pode encontrar nessa modalidade um incentivo e tanto para estudar. Não é à toa que o EAD explodiu no Brasil, sendo adotado até de forma híbrida com o modelo presencial, como no caso do blended learning.


Se no início havia uma certa desconfiança com a modalidade, atualmente diversas instituições estão ganhando mercado com esse segmento e muitos profissionais tendo a oportunidade de renovarem seus conhecimentos e desenvolverem novas competências por meio do ensino a distância.


De olho nessa tendência, as empresas começaram a adotar o modelo EAD em seus treinamentos e ações de educação corporativa, buscando melhorar o desempenho dos colaboradores. 


E essa mudança de comportamento impactou o setor: o censo da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed) 2017/2018 relata que houve um aumento de 30,43% no número de alunos matriculados nas instituições que oferecem cursos livres corporativos nesse modelo, sendo que 16,67% das entidades afirmam que pretendem investir mais no segmento. Isso mostra que há demanda no mercado para esta modalidade de ensino, com cada vez mais pessoas buscando se capacitar profissionalmente por meio do EAD. 


Mas, quais seriam os benefícios para as empresas investirem no EAD em seus treinamentos corporativos em vez de somente apostar nas ações presenciais? 


Vantagens do Treinamento EAD


Assim como no ensino tradicional, a chegada do EAD no ambiente empresarial também trouxe mudanças, flexibilidade e acessibilidade à educação corporativa. E, se implementar um bom projeto de treinamento é algo extremamente benéfico às empresas, quais seriam as vantagens de se adotar especificamente essa modalidade?


Redução de custos


Não é barato fazer treinamentos corporativos presenciais. Além dos materiais físicos, geralmente é preciso contratar um instrutor, alugar um espaço e arranjar um meio para deslocar os funcionários até o local reservado, isso sem falar de parar a produção para que o momento aconteça. Não é uma quantia irrelevante que se revelaria ao colocar no papel cada um desses gastos.


Muitos desses custos são cortados quando se adota o treinamento EAD: basta ter um computador ou dispositivo mobile que o colaborador pode acessar conteúdos educacionais da sua área de atuação. No caso dos MOOCs, esse material é até mesmo gratuito! Evitar o deslocamento de um lugar para outro também ajuda a utilizar melhor o tempo dos seus funcionários - e o do RH ao não precisar despender de esforços para alugar locais e agendar horários. 


Flexibilidade


A vantagem anterior se expande para essa: adotar o EAD ajuda o treinamento a ser mais flexível, se adaptando ao ritmo, horários e preferências dos colaboradores. Assim, caso o dia deste funcionário esteja cheio de demandas - ainda mais as imprevistas - ele não precisa faltar ao curso e nem deixar suas obrigações de lado. Ele pode acessar os conteúdos mais tarde, quando lhe for mais conveniente. 


Outro ponto em que há flexibilidade no EAD é que o mesmo treinamento pode ser adotado em localidades diferentes. Se a empresa for grande, com várias filiais espalhadas pelo país ou até mesmo no exterior, é possível criar uma ação padronizada e enviá-la para as outras unidades. Não existem barreiras geográficas para essa modalidade de ensino. 


Disponibilidade dos conteúdos


No ensino presencial os funcionários não podem faltar e precisam escrever nos mínimos detalhes as explicações dos instrutores para adquirirem o conhecimento necessário, recorrendo mais tarde às suas anotações quando precisarem de reforço no aprendizado.


Já no caso dos treinamentos EAD a situação é diferente: os colaboradores podem acessar os materiais a qualquer hora. Com alguns cliques eles tiram dúvidas, reforçam os conhecimentos e se preparam para as atividades cotidianas. 


Desta forma, o treinamento se torna mais acessível, facilitando a aprendizagem dos seus colaboradores e estimulando sua autonomia e desenvolvimento profissional.


Formato amigável


O EAD traz conteúdos multimídia, o que pode favorecer pessoas que têm mais facilidade de aprendizagem com este formato, além de tornar mais dinâmico o treinamento - em vez de ser somente o instrutor explicando, vários elementos podem ser usados para enriquecer a experiência. 


Aliás, as pessoas estão cada vez mais preferindo o formato audiovisual ao navegar na internet. Segundo a Pesquisa Video Viewers: como os brasileiros estão consumindo vídeos em 2018 (encomendada pela Google com a parceria do Instituto Provokers e a consultoria Box 1824), em 4 anos o consumo de vídeos na web cresceu 135%, enquanto na TV foi um aumento de 13% no mesmo período.


Além disso, com a criação do LXP, as plataformas EAD se tornaram ainda mais práticas aos usuários ao dar um grande peso a sua experiência. Assim, tornou-se mais acessível e amigável o momento de estudo, o que consequentemente o fará ser mais eficiente. 


Combinação com outras metodologias


Os benefícios do treinamento EAD podem ser potencializados ao adotar outras estratégias em paralelo: a gamificação, por exemplo, pode ser uma grande aliada para melhorar ainda mais os resultados dos colaboradores. 


A gamificação usa elementos comuns aos jogos - como storytelling, pontuação e recompensa - para incentivar os participantes a realizarem determinadas ações. Nas empresas essa metodologia vem sendo adotada em processos como treinamento corporativo, onboarding de novos funcionários, recrutamento, comunicação interna e até mesmo nas tarefas cotidianas, transformando essas atividades em experiências imersivas e interativas.


Desta forma, o treinamento se torna ainda mais engajador e eficiente, pois os colaboradores irão aprender em uma dinâmica que estimula sua motivação. Além disso, as plataformas gamificadas oferecem relatórios detalhados do desempenho dos funcionários nas atividades, ajudando o RH a identificar mais rapidamente os pontos que precisam ser aprimorados e os conhecimentos que estão sendo bem assimilados. Assim, todo o processo pode ser otimizado e trazer resultados ainda melhores para a empresa.


Quer saber mais sobre como a gamificação pode beneficiar a sua empresa? Converse conosco e aprimore seus treinamentos corporativos!

No items found.
Veja outros conteúdos sobre assuntos relacionados:
O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários.
Veja outros posts relacionados
logo sioux grouplogo siouxlogo ludos prologo pgblogo movieplaylogo go gamers
icon linkedinicon instagramicon facebook