A Ludos Pro oferece uma solução gamificada capaz de aumentar os resultados de diversas ações e estratégias de uma empresa de telecomunicação. Melhorar os treinamentos dos vendedores e atendentes do SAC e call center, fortalecer o engajamento dos funcionários… são várias as possibilidades ao adotar essa metodologia.
O que você vai ver neste artigo:
Como funciona a gamificação nas empresas de telecomunicações?
Empresas de todos os portes e segmentos de mercado podem aproveitar os benefícios que a gamificação oferece em seus diversos processos e ações, como recrutamento e seleção, treinamento corporativo, desenvolvimento de pessoas, onboarding de novos funcionários, comunicação interna, plano de carreira, marketing, lançamento de produtos e serviços e até nas tarefas cotidianas dos colaboradores.
No caso das empresas de telecomunicação, a gamificação é capaz de fazer a diferença em diversas áreas, especialmente as mais desafiadoras e estratégicas do negócio.
Quais as vantagens?
A gamificação pode gerar uma série de benefícios ao ser implementada em várias áreas e estratégias de uma empresa de telecomunicações:
Garantir o conhecimento sobre produtos e serviços
Ter domínio sobre os produtos, serviços e outras soluções que a companhia oferece é indispensável para os vendedores, profissionais de marketing, SAC e outros trabalhadores. Investir em metodologias diferentes no treinamento dos colaboradores é importante para garantir que eles assimilem todas as informações importantes e consigam transmiti-las corretamente para o público.
Nesse sentido, a gamificação contribui para motivar os funcionários a aproveitar o máximo dos treinamentos sobre os produtos e serviços, reduzindo índices como abandono ou baixo desempenho nessa estratégia.
Há cases de sucesso nesta questão em que os vendedores puderam se aprofundar no universo do negócio e de seus itens para educar e encantar os clientes nas abordagens. Inclusive, os elementos lúdicos da gamificação são essenciais para facilitar a fixação dos conhecimentos para que os profissionais abordem o público de forma qualificada e com credibilidade.
Estimular o envolvimento dos colaboradores
Aumentar o engajamento dos funcionários é um dos maiores motivos para se investir na gamificação. Por meio de elementos estratégicos, é possível fortalecer a motivação dos colaboradores no dia a dia, tornando o cotidiano mais dinâmico e produtivo.
Também é possível desenvolver ações gamificadas específicas para fortalecer a conexão dos colaboradores com a marca, estimulando o sentimento de pertencimento à equipe e à organização — algo que vai fazer toda a diferença na dedicação dos profissionais da empresa.
Diminuir a rotatividade dos colaboradores
Fortalecer o engajamento, motivação e até mesmo o desempenho dos trabalhadores é algo que, consequentemente, contribui para que os talentos fiquem na empresa. Em vez deles saírem por desmotivação, baixa performance ou por outros motivos, a adoção da gamificação ajuda a alimentar o ânimo e crescimento profissional dos funcionários constantemente e contribui para evitar problemas como esses.
Assim, essa metodologia colabora para reduzir índices danosos como a rotatividade de pessoal, garantindo com que os talentos continuem na equipe — o que muitas vezes é um grande desafio que as empresas de telecomunicações enfrentam.
Facilitar o processo de integração para os novos contratados
Investir em onboarding de novos funcionários é fundamental para acolher e preparar os novatos para assumirem suas funções e serem integrados à equipe. Nesse processo, é importante passar algumas orientações mais teóricas, como as normas e políticas internas da empresa, histórico e cultura organizacionais, missão, visão, valores, rotinas e outras informações necessárias para o recém-contratado se situar e realizar seu trabalho com eficiência e engajamento na companhia.
Em vez de promover essa ação apenas com uma apresentação expositiva, é possível tornar esse momento mais produtivo e dinâmico ao adotar a gamificação. Essa metodologia vai trazer mais leveza ao desafiador período de transição para os novos colaboradores, além de ajudar na fixação dos conhecimentos adquiridos nesse treinamento.
Aumentar a produtividade da equipe de vendas
Uma das áreas que mais pode se beneficiar de ações gamificadas é o setor de vendas, atendimento e call center. Além de usar essa metodologia nos treinamentos corporativos, é possível adotá-la nas rotinas do dia a dia para aumentar a produtividade e engajamento dos vendedores, mesmo nos momentos mais desafiadores dessa área.
As soluções gamificadas ainda podem orientá-los a como superar as objeções dos clientes e outras barreiras que impeçam a compra, tornando sua abordagem mais eficaz.
Melhorar o desempenho da equipe de SAC
Oferecer um atendimento de qualidade é essencial para fidelizar os clientes e evitar que se tornem detratores da marca. Porém, manter os atendentes motivados e eficientes no seu trabalho é um dos grandes desafios de qualquer empresa de telecomunicação.
A gamificação pode ser adotada para trazer um pouco mais de leveza no setor, sem deixar de estimular o aumento da produtividade e do bom desempenho dos profissionais. É possível criar dinâmicas que despertem a empatia dos atendentes em relação ao público, aproximando-os de suas necessidades e dores de forma lúdica e eficiente. Assim, eles terão um estímulo a mais para cumprirem as demandas cotidianas, atingir suas metas e oferecer um atendimento excelente para o público.
A Ludos Pro tem um case de sucesso com a Vivo nesse contexto, promovendo treinamentos e ações para motivar a realização das tarefas do dia a dia com o call center da empresa.
Melhorar a experiência do cliente, gerar fidelização da marca
Fortalecer as equipes que lidam diretamente com os clientes é fundamental para promover um atendimento de qualidade. Além de treinar os colaboradores nessa área, o estilo engajador desse método contribui para estimular com que eles transmitam esse mesmo espírito para o público.
Também é possível desenvolver soluções gamificadas voltadas ao público, engajando-os ainda mais na marca e oferecendo a eles experiências inovadoras e divertidas.
Como implementar a gamificação na sua empresa de telecomunicações?
Toda empresa pode adotar a gamificação com eficiência se investir em planejamento, organização e acompanhamento dos resultados. No entanto, para extrair o melhor dessa estratégia, é importante contar com uma parceira especializada nessa metodologia — que vai saber como desenvolver soluções alinhadas às necessidades do negócio e do público-alvo da ação.
A Ludos Pro é a plataforma ideal para treinar, engajar e oferecer experiências encantadoras em diferentes contextos. Por meio de recursos como storytelling, avatares, pontuações, recompensas e inteligência de dados, é possível otimizar ações como treinamento corporativo, desenvolvimento de pessoas, engajamento e motivação de equipes, comunicação interna e capacitação de vendedores e atendentes.
Mas, este é só o começo: descubra o que a Ludos Pro pode fazer por sua empresa de telecomunicações e use o melhor da gamificação em favor dos seus negócios!
A gamificação pode gerar uma série de benefícios ao ser implementada em várias áreas e estratégias de uma empresa de telecomunicações:
- Garantir o conhecimento sobre produtos e serviços
- Estimular o envolvimento dos colaboradores
- Diminuir a rotatividade dos colaboradores
- Facilitar o processo de integração para os novos contratados
- Aumentar a produtividade da equipe de vendas
- Melhorar o desempenho da equipe de SAC
-Melhorar a experiência do cliente, gerar fidelização da marca
Qualquer empresa tem a capacidade de implementar a gamificação de maneira eficaz ao investir adequadamente em planejamento, organização e avaliação dos resultados. Contudo, para otimizar essa estratégia, é crucial ter o suporte de um parceiro especializado nesse método, capaz de criar soluções sob medida para as demandas específicas do negócio e do público-alvo envolvido..