User Generated Content – em português Conteúdo Gerado pelo Usuário – é todo tipo de material gerado espontaneamente pelo consumidor sobre sua marca. Esse conteúdo criado pelo cliente pode ser importante para diversas finalidades, mas ele se destaca, principalmente, por gerar e estreitar relacionamento entre a sua marca e seus consumidores.

Essa estratégia é utilizada pela área de marketing de conteúdo de corporações em diversos segmentos, desde as micro empresas até as multinacionais – para ajudar na propaganda orgânica, na prova social, no engajamento e no relacionamento das marcas para com seus clientes.

O que você vai ver neste artigo:

Através deste artigo, você passará a entender como funciona uma estratégia de User Generated Content, qual a importância dela para um negócio e terá acesso a cases de sucesso para tirar insights e aplicar na sua empresa. 

O que é User Generated Content?

O termo User Generated Content passou a ser conhecido no meio digital em meados de 2005, quando houve a popularização da internet e marcas e clientes puderam dialogar e se relacionar no mundo digital. 

Ele é utilizado para conceituar qualquer tipo de mídia (posts, fotos, vídeos) que o usuário desenvolve de maneira espontânea para uma empresa. É possível utilizar como exemplo os comentários publicados nas mídias sociais, onde há avaliações sobre o produto ou serviço que a empresa oferece, criados pelos próprios consumidores da marca.

Os benefícios do User Generated Content para uma empresa

O User Generated Content traz diversos benefícios para uma empresa, como: retenção de cliente e prova social. Veja alguns deles:

Prova social

Prova social significa considerar a experiência de outros usuários para então tomar a decisão de compra ou não. Quando o possível cliente analisa os feedbacks de pessoas que já fizeram um pedido em determinado restaurante no Ifood; quando verifica review antes de baixar algum aplicativo; confere através de comentários se um e-commerce é confiável e de fato envia a encomenda; todos esses dados são considerados provas sociais, pois o usuário está se certificando por meio de outras pessoas que já passaram pela experiência se vale ou não apena adquirir determinado serviço ou produto.

Mesmo que você desenvolva várias maneiras para estar mais próximo de seu cliente, para garantir a confiança dele e para gerar credibilidade – como criar um blog corporativo e compartilhar conteúdo de valor por lá -, nada é mais valioso para outros potenciais consumidores do que o depoimento de pessoas que já tiveram contato com seu produto ou serviço.

Apesar dessa estratégia abrir portas para feedbacks negativos, ser uma marca que se posiciona a favor da transparência e que está em constante processo de melhoria, é imprescindível para o consumidor atual que valoriza marcas humanitárias. 

Baixo investimento

O conteúdo gerado pelo consumidor não exige nenhum investimento financeiro para ser reaproveitado, ao contrário. Investir em UGC tem mais a ver com desenvolver um bom produto ou serviço, dispor de um excelente atendimento e trabalhar sua gestão de marca do que qualquer outra coisa.

Banco de ideias

As informações que o seu consumidor final entrega são extremamente valiosas para sua corporação, pois podem trazer ideias de produção de conteúdo, aperfeiçoamento do produto ou serviço e, inclusive, para o desenvolvimento de outros produtos e serviços.

Definição da persona

Persona é um personagem fictício que representa seu cliente ideal. Ele é desenvolvido a partir de dados reais acerca de seu comportamento, interesses, necessidades, características demográficas, motivações, objetivos, preocupações e desafios diários.

A partir do UGC, é possível filtrar esses tipos de informações e utilizá-las para criação ou aperfeiçoamento do perfil de sua persona. Isso possibilita que você alinhe seu conteúdo, produto ou serviços para corresponder melhor ao interesse do seu público.

Cases de UGC bem sucedidos

Agora que você já teve acesso a detalhes sobre o que especificamente é o User Generated Content e os benefícios que ele pode trazer para a sua organização, confira alguns cases de sucesso para se inspirar e colocar em prática na sua empresa!

GoPro

GoPro é uma câmera compacta que surgiu para registrar vídeos e fotos radicais, sendo muito utilizada pelas pessoas praticantes de esportes, mas também profissionais do âmbito digital. Em seu perfil do Instagram, a marca compartilha todos os dias fotos tiradas por usuários que têm suas câmeras.

A resposta desse UGC é tão grande que a marca decidiu criar o GoProAwards, um prêmio endereçado aos usuários que compartilham com a GoPro as melhores fotos ou vídeos tirados com a câmera da marca.

Coca-Cola

Há algum tempo, a Coca-Cola desenvolveu uma campanha de vendas que promovia garrafas e latas personalizadas com nomes de pessoas. A proposta era que as pessoas compartilhassem com seus amigos latinhas com os nomes deles. A campanha fez tanto sucesso que recebeu diversos prêmios e teve repercussão em todo o mundo.

Starbucks

Outra empresa que promove concursos para gerar UGC é a Starbucks, toda sua estratégia é voltada para os copos da marca. O concurso White Cup Contest foi um evento em que a empresa chamava seus consumidores para criar e compartilhar suas artes desenhando no copo do Starbucks. 

A marca entregava copos em branco para os clientes e eles desenhavam e postavam suas artes nas redes sociais. Nesta promoção, como prêmio, o vencedor teve sua arte impressa em todos os copos da Starbucks em uma edição limitada. A ideia foi toda promovida nas redes sociais da marca e gerou muito engajamento entre empresa e cliente.

Adobe

Há empresas que utilizam o User Generated Content para mostrar aos usuários a possibilidade ou solução que seus serviços podem oferecer, e este é o caso da Adobe que dispõe de uma hashtag exclusiva (#adobe_perspective) para compartilhar conteúdo gerado pelo usuário, mostrando o trabalho dos designers e ajudando os demais a ter ideias do que fazer com o software.

Agora que você já sabe sobre UGC, que tal compartilhar com colegas de trabalho ou outros profissionais que também precisam saber dessa estratégia?